Canadá: sonho ou pesadelo?
É fato que o Canadá virou um dos destinos preferidos para muita gente e recebe milhares de imigrantes com os mais variados sonhos e objetivos. Entre eles estão oportunidade de trabalho, obtenção de uma experiência internacional, qualidade de vida ou simplesmente porque não se vêem adaptado no país de origem. O forte e organizado processo de imigração tem um enorme peso na sociedade e na estrutura política e sócio/econômica. O recém-chegado encontra um enorme aporte em território canadense, seja de organizações não governamentais, seja de associações ou institutos que trabalham em conjunto com o governo federal.
O mercado brasileiro é um dos que mais cedem profissionais qualificados para o Canadá e as áreas de atuação são das mais variadas. Tudo vai depender da lista que o governo divulga anualmente e que vai de acordo com a demanda do mercado. De modo geral, o brasileiro recebe uma boa resposta de empregadores e empresas pela competência, profissionalismo e experiência demonstrados. O mercado canadense adquire uma mão de obra altamente qualificada e o profissional ganha a condição de viver legalmente e ainda realizar o grande sonho.
Agora, o que realmente significa morar no Canadá? Morar no Canadá é estar em um dos países mais belos do mundo e se deparar com paisagens deslumbrantes. É fazer parte de uma sociedade mais ajustada e ter qualidade de vida. Viver dignamente e ter liberdade. É ter a oportunidade de estudar e trabalhar. Estar sempre aprendendo e ser valorizado. É conviver com gente do mundo todo e ouvir diversas línguas diariamente. Importante também relatar o fator segurança, o que faz uma diferença enorme para os que têm filhos ou aqueles que, um dia, sentiram a falta dela. Viver no Canadá significa também encarar o mundo por outro ângulo, além de poder experimentar as 4 estações do ano e ter a sensação de morar em países diferentes sem sair da sua cidade. É descobrir coisas novas no inverno, esperar ansiosamente pela primavera, curtir intensamente o verão e se deixar encantar pelo colorido do outono. É também viver numa economia estável e saber que seus impostos estão sendo bem aplicados para o bem comum. Para muitos viver no Canadá é como estar num filme e ainda realizando um sonho.
Porém, vir para o Canadá pode ser um grande erro. Para muitos o Canadá virou puramente um regresso profissional, já que não conseguem a equivalência dos diplomas e certificados. Esses encontram muita resistência das associações e do próprio mercado, principalmente profissionais da área de saúde como médicos, psicólogos e enfermeiros por exemplo. Para outros, o Canadá significa enfrentar meses de frio, viver trancado em casa por causa da neve e sentir depressão pela ausência do sol e do calor, alem dos vários dias curtos. O Canadá também pode passar uma falsa promessa na tão divulgada qualidade de vida. Ter empregada é considerado um luxo, salão de beleza é caro e não poder contar com o vizinho são alguns exemplos. Viver aqui significa superação, ter perseverança e autocontrole. Ter que arriscar na carreira, deixar família e amigos para trás, assim como a diferença cultural são empecilhos para muitos. Ter que se acostumar com a comida, aprender outra língua e conviver com o frio são alguns desafios na vida do recém-chegado. A falta de um plano de saúde privado também pode ser outro tormento, já que o sistema de saúde é público (existe o privado, mas é muito caro). Muitos se irritam com as longas esperas em clínicas e hospitais, pois a falta de profissionais na área de saúde afeta todo o país. Não obscuro, para a grande maioria existe uma coisa que beira o insustentável e é de longe o mais difícil de superar. Ela é constante, incômoda e diária. Falo da saudade. A saudade, principalmente da família, é a parte mais dura que o novo imigrante passa a administrar. A falta do abraço, do carinho, do afeto e da presença física. Pai, mãe, irmãos, sobrinhos, primos e tios. Avós. A saudade é eterna. Dolorida. Para todos, viver no Canadá significa estar emocionalmente dividido e ter q aprender a se comunicar por telefone, skype ou qualquer outro meio. Por fim, o Canadá não é para todos e ele pode se tornar sim um verdadeiro pesadelo.
Para os que ingressam nesta jornada o Canadá é uma grande aventura. É fundamental que o futuro imigrante esteja bem preparado e saber o que vai enfrentar. “É como eu sempre falo: ‘‘é nascer de novo”. Enfrentar situações inesperadas e problemas inimagináveis. O recém-chegado pode se deparar com uma dura realidade. É ter que conviver com a saudade. Imigrar requer planejamento, força de vontade e convicção. Ter um plano bem fomentado e segui-lo. É também ter alternativas caso o plano não vingue e saber dar um passo pra trás e ter consciência antes de dar um passo pra frente.
Fundamental em qualquer planejamento é ter informação sobre a cidade, o mercado de trabalho, visitar os sites oficiais, ler os blogs e tentar contato com quem já está aqui e passou por algo similar.
Aos que estão vindos, boa sorte.
Aos que aqui já se encontram o Canadá e’ um sonho? Ou um pesadelo?
Participe.
18 comentários