Um pouco sobre a minha vida em Granada, Espanha
Estou morando na Europa há quase 07 meses para fazer um mestrado, mas é claro que eu já tinha um interesse em morar fora do país. Queria a clássica de “juntar o útil ao agradável”. O fato de ter encontrado um edital de bolsas na internet e ter sido selecionada foi ainda mais agradabilíssimo!
Quando recebi o e-mail dizendo que eu tinha sido escolhida para o tal programa “Erasmus Mundus” da Comissão Europeia, senti aquele frio na barrigaaaaaaaaaaa… Ai, e agora? Meu namorado, minha família, meu apartamento, minha gata (bicho mesmo, gente!), minha faculdade no Brasil… Ficar longe de tudo por 1 ano, talvez mais que isso?
A questão central é que, apesar disso tudo, amei a notícia! Meu chão se abriu porque eu já não tinha mais resposta para nada do que me perguntavam: onde você vai morar, o que você vai fazer etc. Se antes não havia muitas dúvidas em minha vida, a partir desse e-mail, houve uma rotação de 180 graus. O vento encontrou outra rota para meu barquinho a vela. Iria sair do nosso Atlântico para então conhecer o Mediterrâneo.
Como não dá pra contar tudo de uma vez, até porque esse processo demorou vários meses, aos poucos vou trazer aqui como foi minha experiência de “Sair do Brasil” e as águas que passaram debaixo dessa ponte desde então.
Bom, o resumo da ópera é que vim morar em Granada, na Espanha, uma cidade que eu nunca tinha ouvido falar… E olha que eu já tinha feito um mochilão com uma amiga em terras espanholas, mas, como a grande maioria dos viajantes brasileiros, conhecemos apenas Madri e Barcelona.
Pra vocês terem uma ideia, a Universidade de Granada (UGR) onde estou estudando foi fundada em 1531!!!!!! Isso mesmo, meu queixo quase caiu quando soube disso… Aqui tem uma foto que eu tirei de uma das várias bibliotecas.
Nessa hora, achei que eu tinha entrado no cenário do filme “O Nome da Rosa” (Granada, Espanha)
Os livros estão escritos à mão, em latim e são do século XVI! (Granada, Espanha)
Tudo bem, gente, não sou dona de antiquário, mas meu namorado é historiador e aprendi com ele a admirar e a querer conhecer o que veio antes da gente…
E, nessa foto abaixo, aqui vocês podem ter uma ideia do que são as infinitas ruelas charmosas dessa cidadezinha de pouco mais de 200 mil habitantes, sendo – pasmem! – 60 mil só de estudantes de fora que vem morar aqui!
Uma ruela muito simpática do bairro onde moro em Granada (Espanha)
Só posso cair no lugar-comum de dizer que é uma experiência incrível se abrir para o mundo e para as possibilidades que a vida nos apresenta! Até a próxima!
37 comentários