Envio e Recebimento de dinheiro do exterior

Com o crescimento dos brasileiros vivendo fora do país, cresce de forma exponencial a preocupação por parte da família e demais envolvidos em enviar dinheiro para fora do país (ou vice-versa). Aliado a isso, surgem as dificuldades, burocracias e altas taxas de impostos.

Existem algumas formas de enviar dinheiro legalmente para fora do país, mas, no entanto, algumas opções acabam saindo mais caras do que as outras. Obviamente condenamos e não incentivamos nenhuma prática ilícita. O objetivo deste artigo é mostrar a você opções para o envio, e a partir disso, pesquise e escolha aquela maneira que se adeque melhor em seu perfil e a sua necessidade.

Por assim dizer, temos 5 formas de enviar (e receber) dinheiro do exterior. Vou explicar de forma superficial sobre as formas:

|1. Cartão de Crédito

Essa é uma das opções mais caras que existem, apesar de ser a mais comum de utilização. Quando você efetua um saque de um valor x com seu cartão de crédito internacional, isso é considerado um empréstimo, e logicamente, o custo disso é muito elevado.

|

2. Cartão de Débito

Essa é outra opção para saques de dinheiro. Para tal, você precisa de seu cartão de débito internacional (filiado às bandeiras Cirrus e Plus). Se no caso, a pessoa que vai enviar o dinheiro está no Brasil, ela deposita o valor relativo (em reais), na conta corrente da pessoa que está fora do país, e, caso o banco (ou um correspondente) em questão tenha uma agência no exterior, você pode utilizar os caixas eletrônicos para efetuar os saque.

|

3. PayPal

Outra opção é utilizar o PayPal. Se você tiver uma conta no PayPal, você pode receber dinheiro de outras pessoas, que vão utilizar o cartão de crédito para efetuar o pagamento a você. Ah, e sem falar que você não precisar ser pessoa jurídica. Com o PayPal, você tem a opção de ser pago através de cartão de crédito e/ou cartão de débito, e você não precisa fornecer nenhum tipo de informação pessoal, como número de conta bancária ou número de cartão de crédito. Dessa forma, você mantém o máximo da sua privacidade e segurança.

|

4. Swift

Se você tem uma conta em um banco do exterior você pode receber o dinheiro por meio de transferência entre contas. Esse processo é chamada “Swift”. Tais operações serão realizadas somente em instituições autorizadas pelo Banco Central, logo, não são todas as agências que fazem. Portanto, antes de enviar o dinheiro, verifique se é possível fazer a transferência e onde deve ser realizada. Como era de se esperar, essa operação é tarifada, tanto para quem envia quanto para quem recebe o dinheiro, e o valor varia de acordo com a instituição.

|

5. Western Union

Quem não tem conta em banco no exterior, pode receber dinheiro por meio dos serviços da Western Union, empresa faz o intermédio das remessas de dinheiro. Para ver o passo-a-passo de como utilizar a Western Union, clique aqui.

Ressalto que no blog Going To Canadá, a Julia criou um tópico de excelente qualidade, tratando a respeito de Transferências Internacionais, inclusive mostrando formas de envio/recebimento de dinheiro no exterior. Leitura recomendada.

|

7 pensamentos sobre “Envio e Recebimento de dinheiro do exterior

  • 13 de novembro de 2008 às 19:02
    Permalink

    Olá. E quanto a questão dos impostos? Tanto no Brasil e no Canadá para transfeência de lá e para cá?

    Responder
  • 13 de novembro de 2008 às 21:54
    Permalink

    @Mauricio – Caro Mauricio,

    No caso do banco HSBC, as taxas são o seguinte:

    – HSBC Canada = R$ 90,00 (qualquer valor, podendo passar de 10 mil dolares)
    – HSBC Brasil = 25$ CAD (se feita pela Internet não paga comissão)

    Se for fazer uma transferência de uma conta para outra, o HSBC Canada custa R$ 60,00 (pois era de HSBC para HSBC), e do HSBC para outro banco custa 150 reais. Caso seja um valor acima de 10 mil dolares, você só consegue com autorização do BC.

    Essas informações consultei direto no site da Julia =)

    Espero que ajude 😉

    Responder
  • 25 de junho de 2010 às 00:11
    Permalink

    Sabe o q é mais legal???? O blog Going To Canadá, da Júlia só aceita leitores convidados…
    Aí é melhor não publicar na matéria, concorda?
    Então tá né???

    Responder
  • 12 de setembro de 2010 às 13:13
    Permalink

    gostaria de saber o valor das taxas ou impostos cobrados para transferencia de dinheiro do EUA para o brasil para contas correntes ou poupanca no brasil. por exemplo, no ano de 2008 enviei varias remessas de dinheiro para minha conta neste ano e no final deu um valor de 45 mil. como saberei o valor de imposto cobrado?

    Responder
    • 10 de outubro de 2010 às 09:00
      Permalink

      Olá, você pode baixar o programa de declaração do IR,no site da receita, e tentar fazer a simulação.

      Responder
  • 16 de fevereiro de 2011 às 21:36
    Permalink

    Ola queria saber quantos dollares eu posso levar para canada, mas queria levar 8 mil dollares e 2 mil euros, grato

    Responder
  • 11 de junho de 2011 às 11:26
    Permalink

    e possivel receber dinheiro do exterior pela minha conta poupança?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *