Página Inicial Destino Américas O que esperar do Canadá?

O que esperar do Canadá?

O Canadá é sem Dúvida uma das maiores experiências multi-culturais que um viajante pode ter visitando um único país.

Nas grandes cidades como Toronto, Montreal e Vancouver, a quantidade de imigrantes e estudantes internacionais é muito grande, fazendo com que o contato com diferentes culturas seja elevado.

Para quem vai ficar em casa de família, achar que vai morar com uma família de pessoas caucasianas e que falam inglês perfeito é uma grande ilusão. Como 60 % da população do Canadá é de imigrantes, as chances do estudante ficar numa casa de família de imigrantes é de 60% ou mais.

Ainda falando da experiência dos estudantes, mais especificamente nas salas de aula, dependendo da época do ano as nacionalidades vão variar um pouco, sendo que os brasileiros estão SEMPRE em grande quantidade nos períodos de férias escolares (Dezembro, Janeiro, Julho e Agosto), além dos brasucas, sem dúvida os Coreanos, Árabes e Japoneses serão companheiros garantidos nas salas de aula. É mais fácil encontrar europeus no verão canadense do que no inverno, mas ainda assim eles também são abundantes por lá.

Os canadenses são bastante amigáveis e hospitaleiros, mas difíceis de criar um grande vinculo de amizade em curto espaço de tempo. O mais normal é que eles vão passar a considerar amigos depois de um longo tempo, mas, como toda regra, há suas exceções.

As casas são sempre aquecidas (no inverno) assim como os transportes públicos e lojas, restaurantes, etc, ou seja, passar frio mesmo só na rua indo de um lugar ao outro, mas como os ambientes são preparados, nosso corpo se mantém aquecido por mais tempo quando estamos na rua, o que significa que demoramos mais para sentir o frio, muitas vezes nem mesmo sentindo de um lugar para o outro. É mais fácil passar frio no inverno no Brasil do que lá, devido ao despreparo de nossas instalações.

Lá as regras são bastante claras e cumpridas, e as pessoas fazem questão que isso continue assim (nada de jeitinho brasileiro).

Espere por estações do ano bastante marcantes, com temperaturas distintas entre cada uma delas, assim como sua beleza natural e os costumes das pessoas (que variam de acordo com cada estação).

O Canadá é um país aberto a todas as nacionalidades, costumes, tradições e religiões. É muito comum ver as pessoas extremamente à vontade nas ruas, usando roupas de seus países (túnicas, turbantes, etc).

Existe uma grande concentração de chineses nas grandes cidades, assim como indianos e árabes.

Verão é SEMPRE época de construção, pois não é possível realizar muitos dos trabalhos no período de inverno, portanto, preparem-se para muitas reformas nessa época do ano.

Com tudo isso, o Canadá é, na minha opinião, o melhor país para quem deseja ter uma grande experiência de intercâmbio ou mudança de vida. Espero que todos aproveitem sua estada por lá!

COMPARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Quero fazer um intercâmbio de 6 meses (work+study) no próximo ano, mas gostaria de ficar hospedada em algum lugar onde eu pudesse cozinhar minhas comidinhas saudáveis, essa opção é muito mais cara? Aliás, o hábito alimentar dos canadenses é tão ruim quanto o dos americanos?

    • Olá Rosana, tudo bem?
      Essa opção não só é mais barata como muito viável. Eu sempre recomendo aos estudantes de longa duração que vão com apenas o primeiro mês em casa de familia, justamente para ter tempo de procurar um apartamento para alugar e dividir com amigos. Essa é uma forma de economizar e ter liberdade. O Canadá é um país onde 60% das pessoas são imigrantes, portanto os hábitos alimentares variam muito.
      Me procure caso queira ajuda para planejar seus estudos, tenho excelentes opçnoes de escolas e cursos, além de ser especialista em Canadá.
      Abrs

  2. Obrigado Rafael mas prefiro me virar so, vc deve ser mais um brasileiro querendo levar vantagem assim como toda nasçao de brasileiros, desculpe me mas e a realidade do povo brasileiro, ja presenciei muitos recem chegados serem explorados pelos proprios conterranos..

    • Paulo, fique a vontade para se virar, mas não precisa julgar os outros assim. Ainda existem pessoas de boa indole no mundo. Eu morei no Canadá muito tempo e aprendi muito coisa por lá, me identifiquei com o pais justamente por não suportar o jeitinho brasileiro e pelo aprecio em fazer as coisas certas. Escrevo não somente para esse blog como muitos outros, sempre ajudando as pessoas sem receber um tostão! Acho que minha experiência pode ajudar sim as pessoas e não economizo meu tempo para assim fazer.
      Sinto muito se suas experiiencias com outros brasileiros não foram das melhores, mas confesso que fiquei bastante ofendido com o que vc escreveu e não acho que eu mereço tal julgamento. Me conheça primeiro, depois aceito suas críticas, ok?
      Passar bem!

  3. E para quem pretende ir em família morar no canadá e trabalhar como é o custo de vida a hora da chegada essas coisas.
    Tem muito emprego lá para quem é da área da saúde por exemplo enfermeiro, técnico.?

  4. Como é a area de moda no canada ? estou em duvida entre vancouver,toronto ou calgary , alguma dica ?! Vou ficar fevereiro e março como é o tempo por ai ?

    • Olá Débora, tudo bem?
      Deixa eu ver se entendi direito…. vc vai ficar 2 meses lá no Canadá, não sabe ainda em qual cidade, e quer saber sobre o mercado de moda??
      A não ser que eu esteja errado, vc não terá permissão para trabalhar ficando lá apenas por 2 meses (a não ser que seu curso seja de estudo + estagio 1 + 1 mês, não remunerado). Se esse for o seu caso, tanto faz a cidade pois quem vai arrumar o trabalho pra vc será a escola. Agora, se não for esse o seu caso, nem se preocupe muito com isso pois vc não poderá trabalhar (a não ser que vc queira participar apenas de algum evento de moda). De qualquer forma, Toronto e Vancouver seriam as melhores opções pois são as maiores cidades (cada uma do seu lado, leste e oeste respctivamente). Calgary JAMAIS será cidade da moda (é uma barretos desenvolvida).
      Quanto a temperatura, veja esse link: http://www.rafacanada.com/p/media-de-temperatura-em-algumas-cidades.html
      Mais alguma dúvida?

  5. SOU MECANICO INDUSTRIAL E ELETRICISTA, TENHO ESPERIENCIA DE SUPERVISOR. TRABALHO EM UMA FABRICA DE REFRIGERANTE, AGUA, GELO UMA DAS LIDERES EM MANAUS.SERA QUE TERIA EMPREGO NO CANADA PARA MIM?SABE…. SOU UMA PESSOA MUITO CORRETA E SER CORRETO NO BRASIL E MUITO DURO. JA FUI ASALTADO 5 VEZES É MAIS FACIO EU PERDE A VIDA DO QUE A LEI ME AMPARA E MANTER O BANDIDO PREZO. FICARIA FELIZ EM MORAR LA.

  6. Olá Rafael,
    Vou estudar 6 meses em Toronto, meu plano de viagem não inclui trabalho, porém, gostaria de saber como poderia trabalhar no que chamam de “bicos” aqui no Brasil. Existe essa possibilidade?? Além disso, gostaria muito de saber os melhores lugares para compras, onde encontro melhores preços para roupas, maquiagens , eletrônicos etc…

Deixe uma resposta