Página Inicial Destino Américas Estados Unidos – Natal em Nova York

Estados Unidos – Natal em Nova York

"Nativity tree2011" by Jeff Weese - Flickr: Nativity. Licensed under CC BY 2.0 via Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nativity_tree2011.jpg#/media/File:Nativity_tree2011.jpg

Dezembro chegou e com ele vem as lembranças de anos de celebração, união e alegria.

Desde que sai do Brasil em 2005, este mês ficou marcado como um mês difícil. É muito duro não poder estar com aqueles que você ama em ocasiões especiais assim. Já conto 6 natais – e este será o sétimo – que estou longe. Normalmente neste mês as passagens ficam muito caras e nunca pude voltar ao Brasil para estar com a minha família. Então, como qualquer outro bom aventureiro, desesperar JAMAIS!

Aproveito esta época do ano para viajar para perto mesmo! Não importa em que país você esteja sempre há algo especial acontecendo nesta época, cabe a você encontrar, desfrutar e deixar a depressão bem longe!

Quando estava me preparando para escrever este artigo estava pensando nos locais mais legais que vi nesta época do ano, e minha sugestão de viagem são duas, empatadas no primeiro lugar da minha lista: Nova York e Jerusalém.

 Começando por Nova York, é realmente aquilo que se vê nos filmes mesmo!

Tive a oportunidade de passar dois natais e ano novo por lá e sempre me encantava. O frio deixa o ar mas quieto, a sensação de que pode nevar a qualquer instante não parava de rondar meu coração. O cheiro das árvores de Natais naturais vira um perfume pelas casas e lojas. Tudo me fascinava. Muitas luzes, muita decoração, a possibilidade de comprar presentes bons, bonitos e baratos – Claro!! Não posso me esquecer o ponto crucial de qualquer viagem para NY: compras! – absolutamente tudo vira meio que mágico.

Então, se estiver de bobeira nos EUA, seja visitando ou morando por lá, aproveita uma dessas promoções relâmpagos de passagem que de vez em quando rolam nesta época e experimente o Natal em Nova York! Não tenha vergonha de ser turista! Vá ver a árvore de Natal no Rockefeller Center, vá patinar no gelo no Central Park, assista um show na Broadway, curta um bom chocolate quente no Serendipity (ao lado de uma lareira sensacional), enfim! Vá sem vergonha de ser feliz a faça do seu natal sozinho ou em família um mais que feliz Natal!

Depois de anos nos EUA eu me mudei para Israel, onde vivo hoje. E aqui a experiencia no primeiro ano foi chocante. Eu tinha tudo para estar na pior: longe de casa mais uma vez, pior, MAIS longe ainda, em um país onde nem se fala em Natal, sozinha, ainda com poucos amigos…eu tinha certeza que aquela depressão de fim de ano finalmente bateria! Mas não dá para deixar a peteca cair, e resolvi me lançar e mergulhar na cultura da terra. Israel é um lugar especial em todos os sentidos, e nesta época do ano estar aqui dá um significado muito maior a todas estas festas que são celebradas. De uma forma ou de outra, tudo começou aqui.

Com meus amigos Judeus aprendi sobre o Hannukah, que é celebrado praticamente na mesma época do Natal. E eles aprenderam comigo um pouco mais das tradições natalinas – pelo menos as brasileiras! No meu primeiro Natal/Hannukah aqui resolvi ir para o coração deste lugar: Jerusalém. O clima em Israel fica muito frio no inverno e em Jerusalém chega a nevar. A antiga cidade bíblica ganha proporções épicas em Dezembro, é um mês de celebração para as 3 grandes religiões que habitam, nem sempre harmoniosamente, em Jerusalem: Cristianismo com o Natal, o Judaísmo com o Hannukah e os Muçulmanos com o Eid ul-Adha. Cada um com suas decorações e dando um show cultural no final.

É um mês de celebração, o clima na cidade fica mais leve e a temperatura de quase 0 graus não esfria a alegria do mês de Dezembro em Jerusalem.

Vou ficando por aqui, planejar meu Natal deste ano, mais uma vez longe de casa, mas que com certeza promete!

Feliz Natal! Hag Sameach ( הג שמח!)

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. oi Letícia!!
    adorei!! deu vontade de me jogar para Israel e passar o natal no meio de tudo isso!
    por outro lado, também me deu vontade de colocar a mao na massa e escrever o meu artigo sobre o natal na Alemanha…
    daqui a pouco chega!!
    até lá,
    Feliz Natal! Hag Sameach ( הג שמח!) e fröhliches Weihnachten!

Deixe uma resposta