10 razões para visitar a Rússia

Se antes você não tinha motivo algum para conhecer e visitar a Rússia, agora acredito que não só terá motivos de sobra como uma vontade de explorar ainda mais essa terrinha!

1- Visitar as igrejas, catedrais e paláciosFoto do arquivo pessoal de Deise

Por ser em sua maioria de religião Ortodoxa, a Rússia é um berço de catedrais bem diferentes das quais nós estamos acostumados por aqui. Além disto, os palácios construídos para os czares são simplesmente de tirar o fôlego. O da Catarina, a Grande – que fica perto de São Petersburgo – é um exemplo disto.

2 – LiteraturaFoto do arquivo pessoal de Deise

Visitar o país de renomados escritores e poder entrar em suas casas é muito emocionante. Sem dúvida a literatura russa é uma das mais ricas do mundo e ela está muito presente na cultura russa. Muitas das casas dos escritores viraram museus e está aberta a visitação.

3- Arte e seus museusFoto do arquivo pessoal de Deise

Se você é fã de arte, você encontrará aqui diversos expoentes das artes plásticas e museus tão bons quanto os da Europa Ocidental. Exemplo disto é o maravilhoso museu Hermitage em São Petersburgo, que antigamente abrigou os czares em seus 3 andares, agora é um dos maiores museus do mundo.

4- Balé e concertosFoto do arquivo pessoal de Deise

Não adianta. Do mesmo jeito que nós somos bons em futebol, os russos são bons no xadrez, no balé e na música clássica; já está na cultura. Agora imagine assistir ao balé Bolshói na Rússia? É de arrepiar de tanta emoção!

.

5- Extensão territorialFoto do arquivo pessoal de Deise

Por ser um país enorme, não tem como achar que todos os russos são loiros de olhos azuis. Se você for mais para o sul, o povo terá cara de chinês, mas falará russo. Não é demais? E eu nem preciso falar da Transiberiana, né? É um sonho que um dia eu ainda concretizarei!

6- Inverno rigorosoFoto do arquivo pessoal de Deise

Se o seu sonho é vivenciar um inverno de verdade, venha para cá. Durante esta época os russos vão para o campo andar de trenó. Quem sabe você não encontra um Papai Noel russo por lá?

.

7- SocialismoFoto do arquivo pessoal de Deise

Apesar de no papel a Rússia não ser mais um país socialista, o regime está por toda a parte. Ainda há o célebre símbolo da foice e o martelo em quase todos os lugares e também estátuas de Lênin e Stálin. Há até mesmo o corpo de Lênin de verdade que pode ser visitado.

8- Coma e bebaFoto do arquivo pessoal de Deise

Prepare-se para comer pães e embutidos maravilhosos. O caviar aqui é vendido a preço de banana e a vodka também. Aproveite para experimentar a cerveja de 9% de álcool.

.

9- A língua e o povoFoto do arquivo pessoal de Deise

Ok! Eu sou suspeita para dizer, mas a língua russa é linda e muito diferente de tudo que nós estamos acostumados. As mulheres são bonitas de dar inveja e os homens muito mais charmosos do que bonitos.

.

10 – Os meios de transporteFoto do arquivo pessoal de Deise

Principalmente por Moscou e São Petersburgo é muito fácil de se locomover. Há bondes, diversas estações de metrô e ônibus para praticamente todos os lugares. Além disto, diversas pessoas usam seus carros pessoais como táxi e com uma tarifa mais em conta.

As fotos foram gentilmente cedidas pela autora Deise de Oliveira de seu arquivo pessoal.

Deise de Oliveira

Mestranda em literatura russa pela USP e apaixonada por viagens. Mal começou a viajar e já está planejando a próxima. Já mochilou pela América do Sul, morou na França e estudou na Rússia.

12 pensamentos sobre “10 razões para visitar a Rússia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *