O que os portugueses comem.

Os Bolos de Portugal

A gastronomia portuguesa é indiscutivelmente reconhecida e apreciada nos quatro cantos do mundo.  E uma parte dessa respeitável gastronomia é representada pelos doces portugueses. Não consigo imaginar um português longe de um cafezinho e um pastel de natas, por exemplo. Tanto é que um dos maiores embaixadores da cultura portuguesa no exterior são os pastéis de Belém.

"irmão" do pastel de Belém

Fonte: http://www.blogkrups.com/2010/04/

 

Dedico este artigo aos doces que nem são tão famosos assim no exterior, mas que são presentes no quotidiano dos portugueses no país inteiro: os bolos de Portugal.

São bolos que não são feitos em casa, nem as mães e nem avós sabem os fazer. É a pastelaria semi-industrial portuguesa que os produz todas as madrugadas em dezenas de pastelarias e pequenas unidades industriais espalhadas por todo o país, sempre da mesma forma. Ao contrário da “alta pastelaria” francesa e do centro da Europa, ou das exóticas especialidades asiáticas, não há nada de sofisticado nesta pastelaria.

(Texto encontrado em Fabrico Próprio e adaptado por Debora Midori)

 

Vamos ficar com água na boca?


Guardanapo

Cornucópia

Fonte: http://www.bimboca.com/mini-cornucopias/

 

Travesseiro

Fonte: http://www.bemhaja.com.pt/index.php?cPath=21_34&page=5

 

Bola de Berlim

Fonte: http://eusougourmet.blogspot.com/

 

Uma curiosidade: a Bola de Berlim é conhecida como Sonho no Brasil. E aqui em Portugal, costumava-se comê-la na praia. Até o dia em que a bola de Berlim teve toda a atenção da vigilância sanitária e hoje, quase não se vê sua venda nas areias lusitanas.

Em Fabrico Próprio, há uma lista com mais de 70 exemplos de bolos portugueses encontrados por todo o país.

O meu favorito?

Bolo de Arroz.

 

 

Mas confesso manter-me firme no processo de degustação e seleção.

Categoria: Dicas

Tags: , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 9 artigos para o Sair do Brasil.

Nascida e criada em São Paulo, vive em Lisboa desde Novembro de 2009. Assuntos relacionados a hospitalidade é com ela mesma, formou-se em hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, onde trabalhou desde cedo em hotéis conceituados e numa agência de viagens muito respeitada. É pós-graduada em turismo pela Universidade Lusófona de Lisboa. Em Lisboa teve a chance de provar a vida de imigrante integralmente. Trabalhou em um hostel, num café e numa empresa de autocarros turísticos. Fica feliz com as diversificada experiência, afinal, teve contato direto com a hospitalidade de diversas maneiras, área em que se identifica e investe seus esforços através de sua empresa Mileva Lisboa. Sua trajetória pessoal, em Portugal, encontra-se em seu blog, Na Terra dos Bules que Babam. A paulistana partilha suas experiências, erros, acertos, gostos, desgostos e descobertas nestas terras que tanto ama. Além de curiosidades, gastronomia, cultura e muito mais.

10 Respostas para “O que os portugueses comem.”

  1. e muito legal adorei as receitas e as dicas

  2. eu adorei os resultado que as pessoas escrevem as resposta sao muito legais e anteciosas.

  3. banana,batata,leite,frutas,bacalhau,mandioca,pao,etc…

  4. mario disse:

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!!!!!!!????????????

  5. silvia carvalho disse:

    Debora Miodori,voce é uma vecedora e estou louca para ir a portugal para trabalha na culinaria portuguesa,olha isso é que é delicia pastel de nata,(pastel Belem tenho uma amiga aquim no brasil ela é portuguesa etem um boteco portugues.voce colocou essas coisas tão deliciosa um dia estarei ai em portugal.

  6. Olá, eu me chamo thamirys e tenho 9 anos, e achei muito legal sua pesquisa Parabéns viiu!!!!!!! ERA TUDO QUE PRECISAVA… EU ESTAVA HORAS E HORAS NO COMPUTADOR PESQUISANDO SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS PORTUGUESES, MINHA PROFESSORA PEDIU PARA EU PESQUISAR SOBRE O VESTUÁRIO, ALIMENTAÇÃO, DANÇAS E FESTAS (DOS PORTUGUESES). Obrigada ! Bjos …

  7. Este post deu até agua na boca boa dica de gastronomia em portugal.

  8. Cássia disse:

    Olá Debora, parabéns pelo post e pelas fotos incríveis! Olha que não sou muito chegada a doce, mas confesso que fiquei literalmente com água na boca! Bom, também sou autora aqui no site Sair do Brasil e na próxima semana irei para Portugal com um amigo. Queria saber se você tem alguma sugestão de hospedagem BB (boa e barata) em Faro? Um abraco! Cássia

  9. Renato Alves disse:

    Que sacanagem esse post bem no meio da minha dieta. Agora estou com um desejo incontrolável de visitar Portugal e me esbaldar nos doces portugueses. Mina avó era portuguesa e a culinária portuguesa é a minha preferida
    Muito bem escrito e as fotos são sensacionais!
    Abs

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta

Fique atualizado

Fique atualizado via e-mail. Cadastre-se!
Twitter - Sair do Brasil Facebook - Sair do Brasil Google+ Sair do Brasil Feed - Sair do Brasil