Cultura e muita diversão em Istambul, Turquia
Olá leitores! Estréio minha participação no “Sair do Brasil” apresentando um dos lugares mais fascinantes que já visitei na vida. A Turquia é um país belíssimo com muitas peculiaridades e características culturais bem diferentes das nossas. Caminhar pelas ruas de Istambul, por exemplo, significa ouvir as orações em turco, claro, advindas dos auto-falantes das mesquitas. Uma se correspondendo com a outra por quilômetros de distância. É ver mulheres de burca, de lenço nos cabelos e ombros, mas também com roupas comuns, como as nossas. É vivenciar uma miscelânea cultural e religiosa, com muitos turistas curiosos para entender como tudo isso funciona.
Mesquita azul
Embora Ankara seja a capital do país, Istambul é sempre o centro das atenções. Com uma parte de seu território localizado na Europa e a outra na Ásia, a antiga Constantinopla é a maior cidade da Turquia e abriga variadas atrações. Um bom lugar para se hospedar é em sultanahmed, pois é bem perto da maioria dos pontos turísticos. Sugiro ficarem de três a cinco dias por lá. Não deixe de visitar a mesquita azul. Além de sua beleza e magnitude, existe também o fator cultural. A maioria dos habitantes é muçulmana, o que faz com que as mesquitas fiquem lotadas nos horários de oração. Só que nesse período, os turistas não entram.
Basílica de Santa Sophia
Logo em frente, encontra-se a Santa Sophia, que tem uma história bastante peculiar. Essa linda basílica, já foi um templo cristão, construído pelos bizantinos. Depois passou a ser muçulmana após a queda de Constantinopla, e, mais tarde, se transformou em museu com a queda do Império Otomano.
Meduza – Cisterna
Também é altamente recomendado visitar a cisterna da cidade, datada de 532. Ela é muito visitada porque ela abastecia a cidade durante anos, por isso sua grandiosidade. Ela também abriga duas enormes cabeças de meduza em suas colunas, uma de lado e a outra de cabeça para baixo. E o motivo disso ainda é desconhecido, embora existam algumas especulações.
Topkapi Palace
Palácio Topkapi é uma parada obrigatória. Foi construído entre 1459 e 1465, logo após a conquista de Constantinopla, por Mehmet II e foi residência de sultões por mais de 400 anos. Hoje é um museu que abriga objetos super valiosos e de grande importância histórica como tronos revestidos com pedras preciosas, vestimentas da época, conjuntos de porcelanas japonesas e chinesas, e por incrível que pareça, o cajado de Moisés.
Grand Bazar
E para fazer umas comprinhas bem diferentes, é legal visitar o Grand Bazar. Na verdade, você encontrará melhores preços fora do Bazar, mas é legal visitar pelo local em si. Mas tome cuidado, só toque ou pergunte sobre algum produto, se realmente tiver se interessado por ele, pois eles levam muito a sério as negociações e vão ficar tentando te vender aquilo de qualquer jeito. Tente sempre negociar antes de efetivamente comprar. Aproveite também para visitar a parte asiática da cidade. Perto da ponte, existem ótimos restaurantes e bares, além de um climinha super agradável.
Parte Asiática
Prepare-se para um clima frio e, para as mulheres, é bom levar sempre um lencinho consigo, pois alguns lugares não permitem a entrada com os cabelos e ombros à mostra. Alguns deles emprestam um lencinho na entrada.
A Turquia é fascinante e surpreendente. E o melhor, brasileiros não precisam de visto nem vacina para estadia de até três meses e a moeda de lá é bem barata, aproximadamente R$1,40. Sem dúvida, um ótimo lugar para curtir as férias. Aproveite!
Beijos e até a próxima!
6 comentários