Posso usar meu celular no exterior?

A grande vantagem de levar o celular é que seu número será mantido. A outra é que, dependendo da tecnologia, ele também serve para enviar dados, como fotos e e-mails. Além disso, as operadoras brasileiras não cobram pelas mensagens de texto recebidas no exterior.

E quem as envia, aqui do Brasil, paga o valor de um torpedo local. Mas a habilitação dos celulares fora do país – o chamado roaming internacional – não é tão simples assim no Brasil. Tarifas altas (algumas ultrapassam os 20 reais por minuto) e detalhes técnicos (certos países só usam tecnologia CDMA/TDMA ou GSM, enquanto o Brasil usa as duas) são empecilhos ao avanço do sistema. Portanto, vale informar-se antes de utilizar seu aparelho lá fora. Primeiro, é preciso ter um pós-pago. Depois, cada operadora tem a sua receita. Veja mais detalhes abaixo

logo_tim Tim (              11/6847-6144       , www.timbrasil.com.br)
Como opera principalmente com GSM, o roaming internacional para países compatíveis é liberado no aparelho mediante solicitação (a TIM informa que é preciso ter pago a primeira fatura, em caso de aparelho recém-adquirido). Mas para usá-lo nos EUA ou na Argentina, por exemplo, é preciso ter um celular de frequência quadriband (sim, além da tecnologia do aparelho, importam as bandas em que ele opera: 850, 900, 1800 e 1900 MHz). Um diferencial: é possível saber a tarifa vigente no país em que você se encontra, ligando à central.

vivo Vivo (0800-102-00, www.vivo.com.br)
Para quem está em trânsito nos países que usam a tecnologia TDMA/CDMA (Estados Unidos, México, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, República Dominicana, Ilhas Virgens, Porto Rico, China, Nova Zelândia e Coréia do Sul), basta ligar ao 0800 para desbloquear as ligações internacionais no seu próprio aparelho. Ainda é preciso checar se a freqüência é compatível. Muitos aparelhos possibilitam a troca dessa banda manualmente. No caso dos países que adotam o GSM – Europa, África, outros países da Ásia não citados anteriormente e outros da Oceania –, a Vivo empresta, mediante reserva antecipada e entrega de um cheque-caução no valor do equipamento, um kit com celular de tecnologia compatível. Este faz chamadas, mas não recebe no seu número habitual. Para tanto, é preciso pedir o serviço Follow Internacional (imediato e também gratuito), que direciona as ligações para o aparelho do kit.

Claro Claro (1052, www.claro.com.br)
O site oficial possui um excelente passo-a-passo, inclusive ensinando a trocar as freqüências do aparelho e fornecendo as tarifas válidas em vários países. Por trabalhar com as tecnologias CDMA/TDMA e GSM, convém checar qual é a do seu celular. Em países que empregam a primeira, como os Estados Unidos e a Argentina, os aparelhos GSM podem funcionar, mas só se forem de alcance triband ou quadriband. No caso europeu e dos demais continentes que adotam o GSM, um celular CDMA não funcionará, independentemente da freqüência. Para contornar o problema a, Claro também aluga kits e/ou linhas, em parceria com a Gradiente Cellular Travel.

Categoria: Dicas

Tags: , , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

22 Respostas para “Posso usar meu celular no exterior?”

  1. andresa disse:

    Gostaria de sabe o meu namorado esta no mexico e me ligou do numero do brasil dope acontecer isso esta la no mexico e a pareceu fortaleza o numero 085 mas o numero da tim

  2. morais disse:

    estou indo p argentina, quando estiver lá e fizer uma ligação para o Brasil, como aparecerá o meu número da claro no aparelho da pessoa aki?

  3. dilene disse:

    recebi um telefonema do meu namorado, e ele mora na argentina .
    Quando olhei o número era 021 o estado do rio de janeiro aqui no brasil.
    È possível uma pessoa que esta em outro pais e ligar pra me com o código do pais em que eu estou.

  4. jonny disse:

    o numero de atendimento tim nao estar funcionando

  5. Elias disse:

    Porque motivo este trabalho não contemplou a operadora oi?

  6. Geisi disse:

    Ola,estou para o chile,sou do brasil,gostaria de saber se meu cel funciona la,lógico q comprando um chip de la!Um abraço

  7. EMDUVIDA disse:

    LINHA VIVO CONTROLE É CONSIDERADO POS-PAGO?

  8. cristiane disse:

    Olá, gostaria de saber se celular da oi funciona no canada

  9. Edith disse:

    Ola sou do Chile, estou indo para Brasil, quero saber sim posso usar meu celular ali?, desbloqueando antes o celular aqui no Chile e comprar um chip ala, sera que se pode?? meu celular es un Nokia M2710
    obrigada

  10. Andréa disse:

    Olá,meu namorado é americano e mora em Medina,Ohio.Gostaria de saber como fazer para ligar no celular dele,sendo que estou no Brasil,tenho as operadoras Vivo e Tim.
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente

  11. raquel disse:

    Olá meu aparelho é claro e gostaria de saber como faço pra mandar torpedos pra uma pessoa q está em Paris,é necessário q o aparelho dele esteja ativado internacional eo meu também?e qto é o valo aproximado dao torpedo?

    • Juliana disse:

      Meu amigo esta na china o celular dele é de conta, gostaria de saber qual valor que pagara para enviar torpedo para o meu celular que é tim

      obrigada

  12. Roberto disse:

    Tenho um celular Claro desbloqueado. Qual a melhor forma de utilizá-lo durante viagem aos EUA para ligações locais?

  13. Ricardo Santos disse:

    Estou em Miami, foi cadastrado o roaming internacional, mas o meu aparelho não tem sinal. Tem alguma configuracao para fazer?

  14. Ulisses disse:

    Eu tenho um amigo que está na Espanha, caso eu ligue para o celular dele (No do Brasil), eu pago a taxa de ligação internacional?

    Grato,

  15. Tadeu Tazinato disse:

    estou na argentina e preciso liberar o roaning internacional para que eu possa utilisar meu aparelho.
    Como faço?

  16. Maurício disse:

    Como faço para entrar em contato com um celular de um amigo que está nos Estados Unidos? Não sei se ele desbloqueou as ligações internacionais.

  17. Antonio Paulo disse:

    Ola, o que seria mais fácil e economico: comprar 1 celular nos eua para falar com fixo no Brasil ou, levar o meu pos-pago e fazer as ligações em roaming internacional
    Grato

  18. edilaine disse:

    tenho celular a pos-pago,da vivo, quero ir para londres,posso levar o meu aparelho,vai ser o mesmo numero? ou tem mudar alguma pode me ajudar????

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta