Página Inicial Dicas Qual a melhor época para viajar?

Qual a melhor época para viajar?

Conheça as diferenças entre alta temporada e baixa temporada

Uma viagem de sucesso precisa de algumas coisas para dar certo: um destino bacana, companhia agradável, um pouquinho de sorte… E muito, muito planejamento. Pesquisar sobre o destino que se deseja visitar não só te deixa na maior animação pré-viagem, como garante que você descubra dicas preciosas sobre o lugar que podem até mesmo te ajudar a economizar uns trocados.

Dentre os itens essenciais que compõe um bom planejamento, “quando ir” é uma das perguntas que mais tira o sono dos viajantes. Se você já se deparou com essa dúvida na hora de programar as férias, esse artigo vai te ajudar a escolher o melhor período para viajar.

Antes de mais nada, vamos entender como funcionam a alta temporada e baixa temporada nos destinos:

Alta temporada

Alta temporada é o período em que o destino recebe mais visitantes. Geralmente isso inclui períodos de férias escolares, Natal, Reveillon e feriados prolongados. Alguns lugares também tem eventos específicos que acabam tornando o destino muito procurado, como o Tomorrowland na Bélgica, a Black Friday nos Estados Unidos (especialmente Miami para os brasileiros) e até mesmo a Oktoberfest em Blumenau, Santa Catarina.

Como viajante, isso quer dizer que você provavelmente irá lidar com aumento do preço das passagens aéreas, diárias de hotéis, algumas atrações e hordas de viajantes de todas as partes do mundo que também são atraídos por esses eventos – ou têm apenas essa data para viajar.

Isso não quer dizer que é impossível viajar em alta temporada para o brasileiro médio. De fato, se o destino não está recebendo a quantidade de turistas esperada, é bem possível que agências especializadas e cias aéreas divulguem promoções que podem fazer das suas férias dos sonhos uma verdadeira pechincha.

Baixa Temporada 

Baixa temporada é o período em que o destino recebe menos visitantes. Isso pode acontecer por motivos climáticos (monções na Ásia e furacões no Caribe), por particularidades do destino (São Paulo é super barata para se hospedar aos finais de semana porque é essencialmente um destino de negócios) e também porque tem meses em que as pessoas simplesmente costumam trabalhar, logo menos famílias viajam.

A vantagem para o viajante são preços mais em conta, promoções de última hora e destinos com menos turistas e mais nativos, o que qualifica como bônus se você gosta de interagir com os locais e apreciar o dia a dia deles.

Agora que você já sabe a diferença entre ambos, a última coisa que precisa ser levada em conta é que cada região – e muitas vezes cada País – têm períodos de alta e baixa temporadas diferentes. Por isso, uma pesquisa mais aprofundada do destino é um passo importante que não pode faltar em seu planejamento.

No entanto, nós queremos facilitar a sua vida, querido viajante, então preparamos um resumo de quando ir à alguns dos principais destinos visitados por brasileiros:

Quando ir aos Estados Unidos?
São Francisco Área Da Baía Califórnia Golden Gate.
São Francisco Área Da Baía Califórnia Golden Gate.

Nos Estados Unidos, as temporadas variam um pouco conforme a região. Maio, Junho e de Setembro a Novembro costumam ser considerados meses de alta temporada (lembrando que a Black Friday acontece em Novembro). Entretanto, Julho também pode ser considerada alta temporada para Flórida, pois coincide com as férias de verão dos americanos e com as nossas férias escolares – todos correm para Disney! Carnaval é um feriado que o brasileiro aproveita para viajar bastante, então possivelmente você irá encontrar preços elevados em pacotes e passagens. Contudo, fique de olho em promoções de última hora que costumam ocorrer com frequência.

Quando ir a Europa?
Veneza - Itália
Veneza – Itália

Na Europa, a alta temporada acontece no verão (Junho a Setembro) especialmente para os países do Mediterrâneo e destinos símbolos do verão, como a ilha de Ibiza na Espanha que lota durante a estação. Você consegue os melhores preços em Novembro a Fevereiro (exclua dessa sentença Natal e Reveillon), contudo irá pegar bastante frio e tempo fechado. Já no norte da Europa, onde um dos principais atrativos é a Aurora Boreal, a alta temporada costuma ser justamente no final do ano quando o fenômeno acontece (Outubro a Março).

Quando ir a Ásia?
Vietnã
Vietnã

A Ásia tem várias regiões de micro climas, mas de modo geral você vai querer evitar a alta temporada (Janeiro a Abril) e as monções (Maio a Outubro). Abril e Maio ainda são bons meses para viajar, pois embora exista a possibilidade de pegar tempestades, elas são menos frequentes. Isso também quer dizer que é possível encontrar diversas ofertas para o período, o que pode te ajudar a economizar uma boa grana.

E o Brasil?
municipal-theatre-of-sao-paulo-532633_1280
Theatro Municipal de São Paulo

Já no Brasil, a alta temporada é o verão (Dezembro a Fevereiro), Carnaval (todo o litoral, Rio de Janeiro e Salvador), Semana Santa e Julho. Mas, alguns destinos tem peculiaridades: Outubro em Santa Catarina é considerado alta temporada, devido a Oktoberfest; meados de Novembro a meados de Janeiro também é alta em Gramado (Rio Grande do Sul), pois ocorre um dos maiores festivais do país, o Natal Luz; Outubro também pode ser um mês caro para visitar algumas capitais do Nordeste, pois boa parte dos estudantes do ensino médio visitam esses destinos como viagem de formatura; já em Salvador, por incrível que pareça, é possível encontrar diversas ofertas em dezembro.

 Curta e deixe seu comentário!

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta