Dúvidas sobre a Irlanda – Você pergunta e eu respondo – parte I

Dúvidas sobre a Irlanda – Você pergunta e eu respondo – parte I

Dúvidas sobre a Irlanda ?

Olá intercambistas!  Como o número de dúvidas sobre a Irlanda têm aumentado muito, tenho recebido vários e-mails contendo perguntas bem parecidas, por isso resolvi montar uma série de artigos pra esclarecer as mais comuns e facilitar a busca de quem tá vindo.

Com quanto dinheiro preciso pra ficar na Irlanda?

Depende. Você pretende trabalhar ou vai só estudar? A imigração irlandesa pede uma quantia de 3 mil euros para o ingresso no país pra estudar. Três mil euros é dinheiro. Quando vim pra cá, na época em que a exigência era de 1.000 euros consegui sobreviver trazendo 1.700 euros pagando aluguel de 150E morando perto do centro, comprando laptop, pagando contas (40 euros a cada dois meses), comendo, saindo e etc quando um mês e meio, dois meses depois arrumei emprego. Nessa época eu ainda tinha o dinheiro que havia trazido.

Uma dica valiosa é que você vai saber o quanto vai precisar se souber o quanto pretende gastar.

Vale a pena eu pegar a acomodação estudantil?

Não acho que valha se isso envolver mais de uma semana ou duas semanas. Quando você pedir um orçamento à agência, de  uma observada no valor semanal de acomodação. Quando vim, lembro que era alguma coisa a ver com 500 reais ou 200 euros a semana. Se você for às comunidades de brasileiros em Dublin nas redes sociais você vai encontrar um milhão de anúncios de acomodação perto do centro, fora do centro, no centro, com quarto single, shared, com estrangeiros ou brasileiros. Então não vale à pena você ir pelo caminho da acomodação sendo que uma semana pode custar um mês de casa em Dublin. Muita gente não quer alugar casa do Brasil ou assim que chegar já pensando no prejuízo do depósito, mas esse dinheiro é um que será gasto de qualquer maneira no próximo mês, afinal não conheço muitas pessoas que tenham reservado acomodação por um ano inteiro, ou que estejam satisfeitas em morar por lá. Lembrando que o depósito você recupera quando sair da casa.
Onde alugar? www.daft.ie

Que escola devo escolher?

Recomendo que antes de perguntar você pegue as mais vendidas nos sites de agências, faça uma triagem das interessantes e pesquise nas redes sociais. Quem sabe se a escola é boa, ruim e porquê é quem estuda nela, por isso vá atrás, pergunte, pesquise, saiba se o material é gratuito, se as provas são pagas, qual a tolerância com faltas, quanto sai a renovação, qual o horário ou se tem taxa para a troca de horário.

 Qual agência devo escolher?

O critério pra escolher a agência não é muito diferente do quesito anterior. A melhor solução da maioria das dúvidas do intercâmbio é resolvida perguntando pra quem já foi por circunstâncias parecidas pelas quais você está indo. Quer saber sobre a agência X? Pergunte a quem foi por ela. Saiba qual o procedimento sobre trocar passagens se você comprou por agência, se ela te apoia com a documentação depois da viagem e se paga seu seguro, curso e acomodação direitinho.

Já começou a ver  uma luz no fim do túnel? Tá ansioso pra vir, mais ainda tem aquelas 45677654 perguntas que ninguém soube te responder? Tem alguma curiosidade? Quer saber como proceder na imigração, o que precisa ter em mãos ao chegar? Mande o seu e-mail pra tamara.lorena@hotmail.com com o cabeçalho “Você pergunta e eu respondo” que logo logo ela entra na série de artigos.

Beijo e até a próxima.

3 comentários

comments user
Felipe

oi Tamara….valeu pelas dicas….me ajudou bastante!!!!

bjaum….

comments user
Rafael Peres

Muito bom, ajudou bastante a esclarecer algumas dúvidas, o problema é que vão surgindo outras…
O negócio é pesquisar bastante, e logo logo também estarei aí em Dublin.

Valeu!!

Publicar comentário