Página Inicial Destino Ásia Uma adoração a natureza e a simplicidade – Loi Krathong, Tailândia

Uma adoração a natureza e a simplicidade – Loi Krathong, Tailândia

O final do ano sempre nos remete a algumas reflexões, emoções e esperanças. Afinal, todos nós no fundo precisamos de momentos como esse, e essa é a época ideal para isso, pois representa o término de um ciclo e promove, mesmo que inconscientemente, o desejo de mudanças. E celebrar esse momento é fundamental para que as nossas energias se renovem da melhor forma possível.

Escolhi discorrer sobre a festa Loi Krathong, primeiro pela magia do lugar. A Tailândia é mesmo um país muito especial. E segundo pela beleza e valor simbólico dessa festa que acontece sempre na primeira lua cheia do 12º mês lunar.

Loi Krathong surgiu em Sukhothai, no norte da Tailândia, e é uma celebração de agradecimento ao rio pelo uso de suas águas. Nela são feitas oferendas na forma de barquinhos com flores de lótus ou folhas de bananeiras com incenso e velas, acompanhadas de pedidos de sorte no futuro e de perdão. É um momento em que as pessoas se reúnem para adorar a natureza e renovar suas esperanças.

Mas o que mais fascina nesse cenário é o lindo show de luzes no céu originadas por centenas de lanternas lançadas por tailandeses e visitantes que participam da cerimônia. Nessas lanternas, as pessoas escrevem seus pedidos, com a esperança de que as forças da natureza os realizem. E toda essa celebração acontece ao som de músicas que completam a magia do espetáculo.

Sem dúvida, Loi Krathong é uma experiência incrível para todos os que participam dela. Seja pelo fator religioso que inclui adoração ao Buda, seja pela adoração à natureza ou mesmo pela beleza de uma celebração tão emocionante que também inclui danças, vestimentas tradicionais e uma apresentação de fogos de artifício.

Como a festa não tem data fixa, pois depende da lua cheia, ela pode ocorrer em novembro ou dezembro. E os melhores lugares para participar do evento são Sukhothai e Chiang Mai, também no norte da Tailândia, pois a celebração ocorre de maneira mais tradicional e intensa.
A Tailândia é um destino muito procurado e adorado por razões que muito tem a ver com este evento. Por ser um país que abriga uma população de muitos costumes tradicionais, pelos cenários naturais exuberantes e pela espiritualidade que transborda no cotidiano de seu território, independente da religião a ser seguida.

Se você gostou deste artigo e deseja conhecer a cultura de outros países não deixe de ler também  a matéria sobre “O natal em Berlim” e ”  O Natal em Nova York e Israel

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta