Página Inicial Destino Américas Onde acontece o maior Carnaval do Mundo?

Onde acontece o maior Carnaval do Mundo?

Las Llamadas | Carnaval. Foto: Jimmy Baikovicius

Considerado o de maior duração do mundo, com 40 dias de festa, o Carnaval do Uruguai ocorre geralmente em meados de janeiro até março. Uma das principais festas deste grande acontecimento é o “Desfile de Llamadas”, que completa 61 anos de existência em 2017, e com uma expectativa de público superior a 80 mil pessoas. O evento acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro, nos bairros Sur e Palermo, na capital Montevidéu.

O Candombe, ritmo típico no “Desfile de Llamadas”, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO. O ritmo é composto a partir dos sons de três tipos de tambores e chegou ao Uruguai com os escravos africanos e integra a cultura do país há mais de 200 anos.

Las Llamadas | Carnaval. Foto: Jimmy Baikovicius
maior Carnaval do Mundo - Uruguai
Repique de la Cuerda Lulonga | Las Llamadas | Carnaval. Foto: Jimmy Baikovicius

Da mesma forma que acontece aqui no Brasil, os mais de 2.800 percussionistas são acompanhados por cerca de 3.200 pessoas durante todo o desfile, que se inicia na típica rua Isla de Flores e se estende por dez quadras da cidade.

Sobre o Carnaval no Uruguai:

Se no Brasil acontece o Carnaval, no Uruguai o Carnaval vem associado ao Candombe. O carnaval uruguaio é conhecido como o mais longo do mundo. As principais atrações são os dois desfiles coloridos chamados de Desfile de Carnaval e “Desfile de Llamadas” e o Concurso Oficial de “Agrupaciones Carnavalescas”. Durante mais de 40 dias, teatros populares chamados tablados são construídos e espalhados ao longo das cidades, principalmente em Montevidéu. Assim como no Brasil, no Uruguai, já é tradicional o uso de fantasias e adereços.

O maior Carnaval do Mundo - Uruguai
Carnaval Uruguai. Foto: Montecruz Foto

Sobre o “Desfile de Llamadas”:

O Desfile de Chamadas é a maior manifestação da cultura dos afrodescendentes do país. Nele se apresentam 40 grupos, chamados comparsas, com 150 integrantes cada um que fazem uma festa inigualável em cor e sons. Na festa é possível entrar no ritmo dos tambores e da dança acompanhando as melhores e mais belas dançarinas do país, as personagens típicas como “Mama Vieja”, “Gramillero” e “Escobero” e o som dos tambores, único em todo o mundo. A festa é nomeada “chamadas” porque acredita-se que no tempo colonial os tambores eram tocados em diferentes notas, particulares de cada corda, para chamar o povo negro e escravo para a festa.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta