Página Inicial Destino Dá para cuidar da casa sem sofrer e ainda sobrar tempo para...

Dá para cuidar da casa sem sofrer e ainda sobrar tempo para andar na Ille Saint Louis

Quando cheguei a Paris, tive uma amiga que me ajudou muito em diversas coisas, entre elas a difícil tarefa de cuidar da casa e da roupa.

Limpar a casa para mim nunca foi um bicho de sete cabeças. Mas o fato é que nem no Brasil eu sabia direito que produto comprar – alguém fazia isso por mim – imagine aqui a dificuldade para fazer isso aqui! A única coisa que eu sabia exatamente do que se tratava era o Pato Purific, que além de ter embalagem idêntica, se chama Canard – pato, em francês.

Mas como nem todo mundo tem uma amiga que já passou pelas mesmas dificuldades, listei algumas dicas para ajudar quem vier morar na França. A ideia é não só deixar a casa tinindo, mas também facilitar o dia-a-dia para que sobre tempo para fazer outras coisas mais legais.

1.   A água aqui tem muito calcário, e isso reflete nos cuidados domésticos.

1.1.      Os metais de banheiros e cozinhas ficam embaçados, sem brilho e com aspecto de sujo. O mesmo acontece com o boxe do banheiro. É preciso limpar com produto específico, chamado Antikal – gel nettoyant anti-calcaire. Ele tem cheiro forte, mas deixa tudo tinindo.

1.2.      O calcário também deixa suas marcas nas louças, talheres e copos. Se você tiver que lavar louça à mão e quiser evitar isso, basta secar tudo. Se tiver lava-louças, certifique-se de que há liquido secante na máquina. Também é preciso colocar de tempos em tempos um sal específico na máquina para “amolecer a água”. Dê uma olhada no manual para ter certeza onde está localizado o reservatório específico para este sal, e também onde fica a luz que se acende quando é preciso acrescentar mais produto. O nome disso é sel régénérant pour lave-vaisselle. Ele evita também que o calcário danifique a máquina.

1.3.      Para tirar as marcas de cal das panelas, basta deixar um pouco de molho na água com vinagre; 10 ou 15 minutos são suficientes.

2.   Para limpar o chão, a melhor coisa que tem são os produtos da Swiffer. Compre a vassourinha (le balai Swiffer) na qual você prende os lencinhos. Primeiro você usa o lenço seco (les lingettes sèches), que puxa a poeira – puxa mesmo, não é força de expressão! Depois, coloca o lenço úmido (les lingettes humides) e passa para deixar a casa com cheirinho gostoso. E pano de chão nunca mais!

3.   E tem lencinhos umedecidos para cada tipo de superfície e finalidade. Mas antes de passar o lenço, é necessário tirar a poeira. O espanador (plumeau da Swiffer) puxa a poeira mesmo!

4.   Lencinhos – Para o vaso sanitário, uso Harpic – Lingettes Désinfectantes. Para móveis de madeira, sugiro lingettes dépoussiérantes – O’Cédar – nettoyant bois. Para pias e outras superfícies que não sejam de madeira, qualquer lingette multi-usage serve. E para limpar vidros uso os lenços da marca Carrefour, lingettes vitres.

5. Para limpeza pesada, compre produtos que contenham Javel, que é  a nossa velha conhecida cândida. O mais conhecido é o Saint Croix avec javel – Spray Ultra Dégraissant.

6.   Para limpar paredes e armários brancos, a dica é o Carolin – Spray nettoyant multi-usages au savon de Marseille. É milagroso!

7.   Para tirar manchas de roupas, o produto é o Détacheur  Eau Ecarlate.

8.   Lembre-se sempre de usar luvas.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só para dizer que adorei o blog por inteiro, adorei as dicas, as experiencias…adorei tudo. Semmpre passava por aqui e nunca comentava, mas agora tô aqui…e agora que eu vou começar meu curso de turismo pela faculdade IESB aqui de Brasília estou mais atenta a esses espaços, unir o útil ao agradável está sendo sensacional…tô feliz p caramba nessa nova fase da minha vida.
    Parabéns!

  2. O blog é bárbaro, mas esse post inusitado é ÓTEMO! Outro dia pedi um help às expatriadas no twitter. Fiquei me achando um louca! Não pe que você colocou tudo aqui!! Bom, agora só falta venderem tudo isso no Brasil! Eu de tanto googlar , achei uns lencinhos umidecidos da Scotch, mas tive que comprar pela internet; não tem em supermercado.´País onde todo mundo tem empregada é isso! ;-))

Deixe uma resposta