Informações sobre voos com conexão

Muita gente confunde um voo com escalas com outros voos com conexões. Pensando nisso, agora esclareço aqui o que significa um voo com conexões e respondo a algumas dúvidas frequentes dos passageiros.

O termo conexão é utilizado na aviação civil para designar a troca de aviões em uma parada durante uma viagem.

Pergunta: Eu tenho que esperar na sala de embarque o meu novo voo de conexão?

Resposta: Não necessariamente. Tudo vai depender do tempo de espera para o seu próximo voo, a saber:

Uma medida é fundamental, ao chegar no destino de conexão, acerte seu relógio para o horário local. Isso vale tanto no Brasil em lugares com fusos horários diferentes, quanto no exterior e pode fazer com que você perca ou não o novo voo.

Vale lembrar que os horários marcados na passagem aérea são sempre da cidade onde parte o avião e não todos da cidade de origem.

Pergunta: O que eu posso fazer enquanto aguardo a conexão de meu voo?

Até 1 hora de espera: Recomendo que fique na sala de embarque, ou visite as lojas e lanchonetes que estão localizadas dentro do terminal. A chamada para embarque acontece geralmente 20 minutos antes do horário previsto.

De 1 hora a 4 horas de espera: Você pode desembarcar e ficar passeando pelo saguão do aeroporto. Nos aeroportos maiores, principalmente no exterior, o saguão mais parece um shopping center, repleto de lojas e atividades.

Mais de 4 horas de espera: Você pode avaliar se vale a pena ir a cidade para passear e voltar depois. Verifique a distância do aeroporto para a cidade, o tempo do percurso e os custos para os deslocamentos. Se considerar que vale a pena, vá, mas fique de olho no relógio para não perder o voo. Planeje chegar ao aeroporto 1 hora antes do embarque para não correr riscos.

Pergunta: Que cuidados devo tomar em um voo de conexão?

Lembre-se que se deixar a sala de embarque, você vai precisar estar com o cartão de embarque em mãos para o seu novo voo. Você deve entrar pela sala de embarque, passando novamente pela imigração (voo internacional) e pelo sistema de segurança do aeroporto.

No desembarque de voos internacionais, você passará pela imigração no aeroporto de conexão e terá seu passaporte ou visto (se necessário) checado, podendo ter sua entrada permitida ou não.

Vale lembrar que quando o seu voo faz conexão, você já recebe geralmente o cartão de embarque do seu segundo vôo já na origem, de onde partiu. Guarde-o com cuidado em local seguro.

Se o seu vôo for internacional e você tiver que tirar visto de trânsito para poder fazer conexão em um determinado país, não saia do aeroporto, porque isso poderá gerar desconfiança dos oficiais da imigração, além do fato de que o visto de trânsito só permite a sua permanência no terminal do aeroporto para reembarque.

Por: Pedro Roberto – Turismo e Variedades

3 pensamentos sobre “Informações sobre voos com conexão

  • 20 de setembro de 2009 às 11:13
    Permalink

    Bom dia !
    Preciso pegar visto canadense? Vou para os EUA no final do ano, de SP p/NYC e vi que tem um voo com conexão no Canadá.
    Saliento que tenho o visto aprovado da embaixada americana,que obtive no dia 18/09/09.
    O tempo de conexão parece que são duas horas.
    Obrigada e aguardo resposta.
    Att.

    Responder
  • 26 de julho de 2011 às 22:11
    Permalink

    farei viagem ao canada com conexao em miami; pergunto: quando o intervalo e mais de 6 horas e a noite, a cia aerea disponibiliza hotel e refeicao?

    Responder
  • 25 de outubro de 2011 às 07:52
    Permalink

    Vou fazer uma viagem internacional e meu tempo de um voo para o outro (escala), e de apenas 1hora, como devo proceder? Ante já, agradeço. Abs.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *