O hábito de mascar folhas de coca, muito comum no Peru

O hábito de mascar folhas de coca, muito comum no Peru

No Peru é penalizado tanto o consumo como o tráfico de drogas. Mas o consumo de folhas de coca é permitido.

As folhas de coca são usadas para fazer chá, que visam amenizar os efeitos da altitude da cordilheira. “Chacchar” – que no idioma local significa mascar – é de grande importância para os povos andinos.

Mascar a folha da coca também contribui para uma boa digestão e para desfazer a sensação de desconforto causada pelo excesso de altitude. Há um porém: o “chacchar” produz um sumo que deixa os dentes com a coloração esverdeada e a boca ligeiramente adormecida.

A coca é uma planta narcótica da família das Erythroxylesd, indígena do Peru (Erythoxylon coca). Ao arbusto conhecido por este nome, os peruanos chamam “ipatú”, podendo atingir de 1 a 3 metros de altura. Uma casca esbranquiçada cobre toda a sua haste. As flores são pequenas e amarelas e o fruto vermelho, oblongo e carnoso.

Em estado selvagem, abunda nos Andes até dois mil metros de altura. Os incas exaltavam excessivamente este arbusto e utilizavam a folha como moeda. Na antiga Colômbia, os sacerdotes do Sol mastigavam e queimavam folhas de coca em honra a divindades.

Os peruanos e bolivianos mascam as folhas, assim resistem à fadiga e ao sono, como também aos jejuns prolongados.

A coca já cumpriu e ainda cumpre, um grande papel em todas as práticas religiosas e supersticiosas dos peruanos. Por exemplo, quando estão para empreender uma viagem ou um negócio, recorrem a coca do seguinte modo: molham com saliva a folha inteira e a pregam à ponta do nariz; logo dão um sopro forte e olham para o lado que caiu, se para a direita, é sorte, se para esquerda é sinal de desgraça. Raras vezes empreendem algo, se a coca lhe anunciou má sorte.

Para os indígenas aymaras e quechuas, a folha da coca é sagrada, como a hóstia dos cristãos. É utilizada em cerimônias sociais e rituais.

Uma lenda conta que o Deus do Sol disse ao sacerdote Khana Chuyma:”Sobe esta montanha e encontrarás uma pequena planta com grande poder. Guarda suas folhas com amor e usa-a quando doer teu coração, ou quando tua carne sentir fome e tua mente estiver obscura.Mas quando o conquistador branco a tocar, encontrará veneno para seu corpo e loucura para sua mente.”

As folhas de coca podem ser facilmente adquiridas nos mercados. É normal criar o hábito de tomar chá de coca depois de certo tempo no país. Mas não queira levar folhas para casa; é preferível comprar o chá que se vende preparado em sachês de infusão, com registro sanitário. Desta maneira evita-se problemas com a guarda civil no caso de revista às bagagens, no país de origem ou com a própria polícia peruana na saída do país.

3 comentários

comments user
ggglk

não vale nada

comments user
cesar

folhas de coca, para consumo personal, sao legal no brasil?

comments user
glória

Eles não querem que mais ninguém saiba disto porque o veneno se curar com o próprio veneno.

Publicar comentário