Página Inicial Outros Notícias Brasil e Espanha: tensões à vista!

Brasil e Espanha: tensões à vista!

45

Hoje vou falar sobre o “lado B” de uma viagem, considerando que viajar nem sempre são flores… Claro que sempre queremos saber o que um país tem de bom, sua cultura, sua história, sua gastronomia, etc. Mas também não dá pra ignorar os contratempos que podem surgir em qualquer deslocamento. Há uma série de problemas que são passíveis de acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar, mas me atentarei ao caso de viagens internacionais, envolvendo países com relações diplomáticas “abaladas”. Sim, é o caso recente entre Brasil e Espanha.

Brasil e Espanha: relação sujeita à pancadas de chuva e possíveis trovoadas…
Desde que fui morar na Europa, passei a observar com mais atenção as questões migratórias e o crescente movimento discriminatório para com todas as pessoas vindas de países “suspeitos”. Posso dizer que essa lista é grande e o Brasil infelizmente está incluído nela… E agora, acompanhando os últimos acontecimentos desencadeados, principalmente, a partir do caso de uma senhora brasileira que foi barrada no aeroporto de Barajas, em Madri, vi que a tensão entre os dois países só aumenta.

Não quero jogar balde de água fria em ninguém, mas confesso que organizar minha ida para a Espanha em CNTP (= condições normais de temperatura e pressão) já foi complicada o suficiente, fico imaginando como seria se eu estivesse indo agora… Desde o pedido do visto no consulado espanhol, ainda aqui no Brasil, até a emissão da minha identidade espanhola como estudante, posso dizer que foi pura dor de cabeça… Não vou fazer meu rosário de queixas sobre esse assunto, mas apenas ponderar como as dificuldades podem ter aumentado nos últimos tempos, com essa nova conjuntura.

E, nesse um ano morando fora do Brasil, uma coisa eu aprendi e consegui re-significar. Brasileiro/a, em geral, sofre de uma coisa que resolvi nomear como “síndrome de colonizado/a”. Me refiro à recorrente necessidade que temos (e ainda me incluo nisso) de receber bem todas as pessoas em nosso país, achando que será a mesma coisa quando sairmos daqui. Doce ilusão. O melhor exemplo disso é que, não raras vezes, falamos inglês quando algum estrangeiro não consegue se comunicar conosco. Isso não existe fora daqui, minha gente! Experimenta chegar em qualquer país da Europa, falando português pra ver o que acontece! Você será completamente ignorado/a porque infelizmente a realidade é essa!

Por quê as diferenças prevalecem? (Aeroporto de Havana, Cuba)

Também não estou defendendo a grosseria nem a lei de Talião. Na verdade, passei a admirar ainda mais nosso país e a nossa indescritível hospitalidade. Apenas tenho mais certeza de que devemos deixar de ser ingênuos e devemos aprender a nos “defender” lá fora. Isso significa sair da lógica de “colonizado/a” e baixar as expectativas ao sair do país pela primeira vez…

COMPARTILHAR

45 COMENTÁRIOS

  1. olá cássia, amei o q li, vc tem razão, em tudo..e ainda tem mais, qdo as garotas de programa e gays vão se virar na europa, sujam muito mais a nossa brasilidade…já morei em portugal, tem mais de 30 anos, ficando somente 2 anos e pouco, e depois a passeio e, paris e bruxelas, madrid tbm..e sem falar ingles, ou espanhol, qdo morei foi diferente, pq meu ex-marido foi trabalha na embaixada do brasil em portugal, ..amei morar lá e tenho sonho de lá voltar, mas o nosso jeito de receber as pessoas são unicos..é possivel ter o seu endereço do blog? agradeço, e felicidades..bjos

  2. é possivel ter o seu blog? me interessou, escrevi uma resposta aqui, mas deu erro, e como era gde, fiquei com preguiça de reescrever..fique bem..bjos

  3. Só esqueceu de dizer que a maioria que tenta entrar por Barajas é imigrante ilegal que não sabe falar uma palavra em inglês (ou español). Aí os inocentes é que pagam o pato.

    • Oi Guillermo! Acho que falando ou não a língua deles, o mínimo que se espera de um país desenvolvido e civilizado é que tratem todas as pessoas com dignidade. E infelizmente não é isso que tem acontecido com os/as brasileiros/as que retornam da Espanha…

  4. Pois eu passei por isso em Espanha e fiquei chocada com o tratamento que recebi, estava apenas fazendo escala p vir p Portugal e tive que voltar para o Brasil. Acho muito correto que nosso país aplique as mesmas regras com relação a entrada de estrangeiros. Somos hospitaleiros sim mas devemos deixar de ser idiotas. Aqui fora a realidade é muito diferente qd se fala em brasileiros. Uma triste realidade.

    • Concordo contigo Priscilla! Nesse caso com a Espanha, acho que apenas aplicando a lei da reciprocidade, poderemos falar “de igual pra igual”. Pode apostar que ainda teremos novos capítulos nessa questão!

      • pois e cassia indepentende de que falamos o indioma local o ñ eles tem q trata agente com respeito e dignidade aqui na espanha faz uns meses brasil coloco uma lei q pra os espanhois entra no brasil tinha q ter carta convite o hospedagem de hotel e uma determinada quantia de dieiro pro dia …

        e muito amigos espanhoeis ñ gosto do assunto e começo a criticar agente pq fiz isso .. sendo que aqui en espanha eles fazem pior com agente …..

  5. Olá amigo,

    Saí também do Brasil. Morei em Londres por 8 anos, e agora estou em Praga.

    Sou editor do maior portal da web para Finanças Pessoais, Emprestimo.org

    Estou criando um artigo sobre os problemas dos empréstimos para quem quer viajar. Podemos publicar exclusivamente no site sairdobrasil.com?

    Um abraço,

    Guilherme

  6. Olá Cássia, gostei bastante dos seus artigos e gostaria de saber se você poderia me dar algumas dicas sobre Granada, pois em setembro irei estudar aí.

    Muito obrigado.

  7. O jeito peculiar brasileiro é nosso e não devemos mudar, sindrome do colonizado? Não, pode ser visto também como o simples ato de respeito.
    Outro ponto, Ingles é a lingua universal, jamais vou sair do Brasil querendo falar português lá fora porque não vou conseguir, assim seu argumento é fraco demais.
    E você deveria deixar dito nessa sua matéria que está omitindo informações, como: a senhora foi deixada fora porque não tinha o tanto de dinheiro que eles pedem e os dois filhos dela moram ilegalmente na Espanha. Poxa convenhamos, ou você não sabia disso? Porque eu vi essa informação de que ela teria sido a pobre coitada na globo, ou seja, omitindo.

  8. Cássia, que situação, hein =/.
    Eu estou juntando dinheiro para ano que vem fazer um intercâmbio na Espanha, mas não sabia que as coisas são assim neste país. Eu achava que povo era no “mínimo” educado, porque antes de preconceito, vem a educação.
    O grande problema é quando um cara destes, que trata brasileiro mal, vem para cá (Brasil), todo mundo trata ele como rei. Entregando cargos altos em empresas, mesmo sem experiência só pelo simples fato de ser “gringo”. Mas fazer o que é Brasil!!!
    Suas dicas já vão me ajudar muito nesta viagem, vou ficar atento com as pessoas.

  9. Parece que a maré vai virar e vamos ter um monte de espanhóis mortos de fome querendo vir para o Brasil; vamos mandar todos eles, que estão com uma mão atrás e outra na frente, voltarem do aeroporto.

  10. Aí Galera que gosta de viajar…. A Lygtur Câmbio e Turismo, oferece os melhores pacotes de viagens, com as melhores condições do mercado. E você ainda pode comprar sua moeda estrangeira com as melhores taxas. Adquirindo seu Visa Travel Money você recebe um super desconto na tarifa. Acesse http://www.lygtur.com.br ou ligue (21) 25129927. Você planeja sua viagem e compra sua moeda em um único local

  11. La única “amabilidad” que existe en Brasil con los europeos o norteamericanos es cuando te dejan con vida después de ponerte una pistola en la cabeza para robarte 100 cochinos reales. Por otra parte, si ellos nos llaman gringos, que es una palabra despectiva, no entiendo por qué les molesta tanto que les llamen sudacas. No sé lo que les llaman a los brasileños en Estados Unidos. Aparte de que la palabra gringo fue inventada en España. Os sugiero que si quereis insultar a alguien inventeis vuestra propia palabra en vez de copiarlo todo.

  12. En Brasil me han expulsado de una tienda por pronunciar silicone en vez de siliconi. Por supuesto allí me esforzé siempre por hablar en portugués pero ahora estoy en mi país y por eso escribo en español. No existe en general ninguna amabilidad y sí mucha xenofobia hacia el extranjero, incluso existe hacia los portugueses, que hablan la misma lengua.

  13. Todo ese cuento que contó la vieja loca brasileña diciendo que la habían dado de beber agua del grifo. Resulta que en Madrid todo el mundo bebe agua del grifo, porque es buena para beber. A mí en Brasil no me dieron ni agua, la tuve que comprar con dinero.

  14. A Galmarini le tuvieron que coser el brazo, el jefe de prensa tenia un golpe tremendo en la cara tenia todo hinchado, otro del cuerpo tecnico tenia la cara cortada, la pared cerca de la puerta de la entrada al vestuario tenia un manchon de sangre, Albil tenia la marca del culatazo en el pecho.

    Y eso es lo que se vio nomas, tambien con todo lo que paso antes del partido no deberia sorprender, no le dejaron usar el estadio para entrenar, no les dejaron hacer el calentamiento en el campo, apedrearon el micro que tardo mas de una hora en llegar al estadio, los hacian entrenar a 2 horas de donde estaban alojados, entre otras.

  15. Esto es Brasil:

    A Galmarini le tuvieron que coser el brazo, el jefe de prensa tenia un golpe tremendo en la cara tenia todo hinchado, otro del cuerpo tecnico tenia la cara cortada, la pared cerca de la puerta de la entrada al vestuario tenia un manchon de sangre, Albil tenia la marca del culatazo en el pecho.

    Y eso es lo que se vio nomas, tambien con todo lo que paso antes del partido no deberia sorprender, no le dejaron usar el estadio para entrenar, no les dejaron hacer el calentamiento en el campo, apedrearon el micro que tardo mas de una hora en llegar al estadio, los hacian entrenar a 2 horas de donde estaban alojados, entre otras.

    Sos todos unos boludos.

  16. Así son los sudamericanos, unos desagradecidos. Fíjate que en España les hemos quitado el hambre a miles de brasileños y argentinos y ahora que aquí vienen mal dadas se han apresurado a cerrar las fronteras.

  17. Oi,

    Moro nos EUA há um tempo, conversando numa pequena roda de amigos americanos, 3 disseram que não voltarão à Espanha. O motivo é que foram roubados ou muito mal atendidos nas lojas… Espero ter minha própria experiência para dar meu parecer…

  18. No entiendo por qué estos españoles tienen el odio y la ira de los brasileños. Los españoles no son tontos en contra de los brasileños, un día va a terminar pasando por una situación difícil en su país y finalmente huyó a Brasil, donde los brasileños continúan maltratando a usted terminará encima de conseguir el cambio, porque la noticia de los españoles están maltratando y humillando a la Brasil es tal que es usted el que va a terminar pagando un alto precio por lo que hacen, no como venganza, sino como dice el dicho: se cosecha lo que se siembra, cuidado, alegría recibir a los brasileños y los extranjeros no sólo, sino todos. Li que hablan mal del brasileño, un mono es más racional que tú, y un mono tiene más amor por los demás que tú.

  19. Os espanhois sao xenofobos ate com os portugueses. Isso é visivel desde sempre e mais agora com profissionais reconhecidos no mundo inteiro, como Ronaldo e Mourinho. Não chega ser muito bom, ou melhor que qualquer espanhol. Jugam-se sempre superiores, se bem que nao de para perceber porque. Tambem acontece com qualquer cidadão hispano americano, mas esses ja sabem disso ha muito mais tempo.

    • já dá pra ver que de España nao sabe do que fala. Eu trabalho com espanhóis e nos tratam muito bem. a diferenca é que nao somos pessoas desqualificadas, temos o mesmo nível técnico e bagagem profissional que eles!

  20. Os espanhóis estao cem por cento corretos pois ninguem quer ficar abrigando gente sem condicoes de vida em seu país. Nao pensem que o mundo inteiro é a bagunca como o Brasil que fica importando imigrante haitiano sem visto e sem qualificacoes. Eu quando saí do Brasil fui por vias legais, com contrato de trabalho e com servico garantido. Jamais fui barrado em aeroporto!
    TEm gente que nao consegue emprego no seu proprio país e depois vai infestar os outros acreditando que algum país tem obrigacao de recebe-lo de bracos abertos… nao sejam tao ingenuos, facam como alguns brasileiros já estao fazendo, se qualificando, estudando e depois indo atrás de seus objetivos de emigracao, esse negocio de ir pra España com visto de turista mas sem provar que tem hotel e que realmente é pra turismo é coisa de louco e eu acho muito certo barrar pois a pessoa só irá conseguir lá virar marginal ou mendigo.

  21. Rio, 220215

    Cássia, boa noite.

    Por favor me ajude: quero passar vinte dias na Espanha… compro Euros no Brasil ou Dólar Americano. Quanto devo levar para ficar esses dias, um casal? O hotel já escolhi e fica no Centro de Madri.

    Aguardo suas respostas e vivência.

    Beijos e muito sucessos.

    Lauro.
    22/02/15
    18h31min HVerão.

  22. boa tarde, estou começando a amdurecer a idéia de mudança para o sul da espanha. não sou nova no quisito me mudar, mas se possível gostaria de trocar idéias com a senhora. aguardo, grata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui