Página Inicial Eventos Porto Alegre recebe o pavilhão Canadá, com mais de 10 instituições de...

Porto Alegre recebe o pavilhão Canadá, com mais de 10 instituições de ensino, no próximo dia 26 setembro.

feira de intercâmbio no estande do CanadáNo Hotel Sheraton Porto Alegre as instituições de ensino do Canadá estarão apresentando as opções de intercâmbio e estudo para brasileiros, com ótimo custo/ benefício

O Governo do Canadá e as escolas de idiomas e ensino médio, universidades e colleges (cursos e diplomas de ensino superior) chegam a Porto Alegre com um Pavilhão exclusivo, reunindo instituições de ensino do país, que estarão oferecendo o maior número de opções de intercâmbio e estudo para os brasileiros, com ótimo custo/ benefício. O evento acontece no próximo dia 26 de setembro, em parceria com a EDUEXPO, no Sheraton Hotel Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento), em Porto Alegre, das 14h às 19h. Com entrada gratuita, mais informações sobre as instituições canadenses e como se inscrever para a feira podem ser encontradas no site:www.imagineestudarnocanada.com.

Fazer intercâmbio já é uma realidade para uma boa porcentagem dos brasileiros. Somente em 2014, cerca de 234 mil estudantes fizeram intercâmbio, de acordo com pesquisa da Belta (BrazilianEducational&LanguageTravelAssociation) e, há oito anos consecutivos, o Canadá é o destino preferido dos brasileiros, com um ótimo custo/benefício.

Em 2013, segundo pesquisa da Belta, 91% das agências de viagem e especializadas em intercâmbio relataram que o Canadá foi o principal destino dos estudantes brasileiros, seguido dos Estados Unidos e Reino Unido. A pesquisa revelou ainda que 66% dos brasileiros que optam por estudar inglês no exterior escolhem o Canadá. Além disso, como um país oficialmente bilíngue, o Canadá é o segundo mais procurado para estudar francês. Pesquisa da Belta revela, ainda, que o intercâmbio cresceu 15% entre os anos de 2013 e 2014. Somente em 2014, o setor movimentou cerca de US$ 1,4 bilhão em negócios.

Esse interesse dos estudantes brasileiros pode ser explicado pela excelência do sistema educacional naquele país em todos os níveis de ensino. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o Canadá é um dos países que mais investem em pesquisa, per capita, entre os países membros. A educação básica também é reconhecida internacionalmente, comprovada pelos resultados dos estudantes canadenses nos testes internacionais do PISA.

Além dos elevados índices no ensino, o Canadá possui uma ótima qualidade de vida, constatada em diversas pesquisas, que vai desde os Índices de Progresso Social (6ª colocação) e de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (8º), até os rankings da revista The Economist das cidades mais seguras (Toronto e Montreal, 1ª e 2ª respetivamente) e as que são melhores para se viver (Vancouver, Toronto e Calgary – 3º, 4º e 5º, respetivamente). O mais recente reconhecimento foi divulgado pelo ReputationInstituteno último mês de julho, que colocou o país em primeiro lugar no mundo no quesito Boa Reputação. Estabilidade política, econômica e fatores ambientais foram os destaques, que se uniram a itens como presença do governo, população amigável e hospitaleira e sistema que privilegia o bem-estar da população.

“O Canadá tem muito para oferecer aos estudantes brasileiros: excelentes instituições com infraestrutura fantástica, qualidade de ensino e preços muito atrativos; qualidade de vida em cidades seguras com opções de lazer e atividades ao ar livre, mas o grande diferencial do país é que temos um povo multicultural e muito hospitaleiro, que recebe bem e faz com que o estrangeiro se sinta em casa. E, nesse sentido, estamos ansiosos por poder receber cada vez mais brasileiros para que possam vivenciar tudo isso. O Brasil é um grande parceiro do Canadá no fomento da educação e da pesquisa e esperamos ampliar, cada vez mais, essa relação”, destaca Stéphane Larue, cônsul-geral do Canadá em São Paulo.

feira intercâmbio estande CANADÁDurante a feira, o Governo do Canadá irá apresentar esses diferenciais e as instituições de ensino canadenses irão oferecer programas de idiomas, ensino fundamental e médio, graduação, pós-graduação e especialização. Os visitantes poderão tirar dúvidas e obter informações sobre os processos de seleção e busca de uma vaga nas instituições canadenses. Os representantes do Governo do Canadá no Brasil também vão conversar com os visitantes e falar sobre questões gerais, além disso, a programação conta ainda com palestras que vão abordar temas como: estudando no Canadá; estrutura educacional do país e opções de bolsas de estudo. Veja a lista completa de palestras:

Horário           Palestra                                                    

15:00               Os diversos destinos de estudos no Canadá (palestra em inglês)

16:00               Canadá, a chave para o seu futuro

17:00               Dicas para ter sucesso no Canadá

18:00               Canadá, a chave para o seu futuro

Relações Brasil-Canadá na Área de Educação

Segundo o Governo do Canadá, o Brasil é um dos principais parceiros na área educacional do país. Nos últimos anos, além de registrar um crescimento no número de brasileiros que estudam no Canadá, aumentaram os acordos entre associações de ensino, escolas e governo federal, estadual e municipal. Alguns exemplos são o Programa do governo federal brasileiro Ciência Sem Fronteiras, que já levou 8.000 estudantes ao Canadá, bem como o programa do governo pernambucano Ganhe o Mundo, que enviou mais de 1.600 alunos da rede pública de ensino do estado para o país, e outros 600 devem embarcar até o final do ano.

Além disso, houve um aumento significativo nas parcerias entre universidades e institutos tecnológicos brasileiros e canadenses, que inclui pesquisas bilaterais e intercâmbio de alunos e professores. O Governo do Canadá oferece um amplo leque de bolsas de estudo em diversas áreas, como, por exemplo, o bem-sucedido Programa Futuros Líderes das Américas (ELAP), criado em 2009 para fomentar o desenvolvimento de uma nova geração de líderes nas Américas. Só por meio do ELAP, 651 brasileiros já estudaram no Canadá entre 2009 e 2014. Em 2015, o ELAP está contemplando 101 novos bolsistas.

 Sobre o Canadá

O Canadá é um dos principais destinos de intercâmbio estudantil do mundo, recebendo, anualmente, mais de 335 mil estudantes estrangeiros em programas com duração de mais de seis meses. Tal interesse é reflexo de um ensino de qualidade desde a educação básica até o ensino superior, comprovado pelos diversos rankings internacionais, entre eles, o Ranking 2014 dos Sistemas Nacionais de Ensino Superior da Universitas 21, que coloca o Canadá em terceiro lugar no mundo como o melhor sistema de ensino superior.

O país conta com mais de 15.000 programas de graduação e pós-graduação em mais de cem universidades, além de 8,000 programas de ensino especializado em 152 Institutos Tecnológicos (colleges) e politécnicas. E, por ser um país oficialmente bilíngue, o Canada oferece a oportunidade de estudos das línguas inglesa e francesa. Soma-se a isso, a hospitalidade canadense, a qualidade de vida, os elevados índices de segurança e saúde e as belezas naturais.

EDUEXPO

A EDUEXPO, a maior feira de intercâmbio da América Latina, vai reunir cerca de 90 expositores de diversos países. Somente na última edição, em setembro de 2014, cerca de 34 mil pessoas passaram pela feira. A expectativa é que o fluxo de pessoas aumente em 20% na próxima edição, a ser realizada em setembro.

Serviço:

Pavilhão Canadá

Data:26 de setembro, das 14h às 19h

Local:Hotel Sheraton Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento, Porto Alegre)

Inscrições: gratuitas – www.imagineestudarnocanada.com.

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta