Página Inicial Destino Quantas libras por mês um estudante precisa para sobreviver em Londres?

Quantas libras por mês um estudante precisa para sobreviver em Londres?

Fazer uma viagem internacional pra estudar exige muito planejamento, principalmente quando o destino é um país que gosta de complicar a vida dos estudantes que pensam em trabalhar para bancar sua sobrevivência – como é o caso do Reino Unido.Para se ter uma ideia, até o início de 2010 um estudante podia trabalhar legalmente em Londres por 20 horas/semana. Mas em fevereiro deste ano o governo britânico reduziu a carga para míseras 10 horas. E a tendência é que isso piore ainda mais.

Recém eleito primeiro-ministro, David Cameron declarou inúmeras vezes durante sua campanha que iria apertar ainda mais o cerco contra a imigração. Ou seja, em hipótese alguma pense em vir com pouca grana porque “lá eu arrumo alguma coisa pra me manter”.

Não vou entrar no assunto dos trabalhos ilegais porque esse não é o objetivo do Pra Ver em Londres. É melhor deixar o jeitinho brasileiro do outro lado do Atlântico.

O salário mínimo no UK varia conforme a idade. Vamos aos números.:

Menores de 18 anos: £3,57/hora

De 18 a 21 anos: £4,83/hora

A partir de 22 anos: £5,80/hora

Com qualquer emprego que estudantes costumam pegar (faxineiro (a), auxiliar de cozinha, garçom/garçonete, panfleteiro (a), babá, etc.) você dificilmente vai ganhar muito mais do que o mínimo.

Cenário realista:

Digamos que você tenha 22 anos, consiga um emprego (isso não é tão fácil quanto muitos imaginam) e ganhe £6 por hora.

1 semana = 70 libras

1 mês = 240 libras

O que você consegue fazer com esse dinheiro

A moradia em Londres é caríssima. Por um quarto na Zona 2 (próximo ao centro) você paga o preço que pagaria pelo aluguel de um apartamento de dois quartos numa região central de qualquer cidade brasileira.

Os mais baratos custaram a partir de £50 por semana – mas são verdadeiras espeluncas. O mais provável é que encontre uma moradia digna na faixa dos £70 a £90.

DICA: Os melhores sites para encontrar sua casa são o Gumtree e o Starsflats. A revista Leros também tem uma área interessante para procurar quartos. Não perca tempo em outros porque em algum dos dois você vai achar algo interessante.

Não preciso nem dizer que seu salário já foi, não é? E você ainda não comeu e nem se locomoveu. Sentiu o drama?

Pois bem. Se você não tiver um “Paitrocínio Platinum”, comece a guardar dinheiro muito antes de viajar, porque por mais que consiga trabalhar legalmente, será impossível se manter.

Se não se planejar terá que usar a criatividade pra descolar uma grana.

Os custos mensais na ponta do lápis

Vou apresentar os números com base no que estamos gastando – isso inclui um bom quarto na Zona 2 e comida comprada no supermercado e feita em casa.

O cenário é o seguinte:

Aluguel: £300/mês;

Transporte: £69,20/mês (para transitar livremente entre as Zonas 1 e 2 com o Oyster Card para estudantes);

Alimentação: £50/mês (fazendo comida em casa, porque comer fora é caríssimo).

Somente para dormir, comer e se locomover você já gastou  £419,20. Agora pense que você está em Londres. O apelo ao consumo é muito forte. Seja para conhecer as atrações turísticas, ir a eventos culturais, fazer compras, tomar umas pints em algum pub e viajar para outras cidades ou países.

Não recomendamos que você venha sem ter (no mínimo) £700 libras por mês – cerca de 2100 reais. Com esse dinheiro você consegue viver bem e ainda contar com alguns pequenos luxos.

Um abraço e até a próxima matéria.

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Olá!

      Cheguei a londres no último dia 12 de fevereiro de 2010 e irei ficar até o dia 8 de março, e posso afirmar que as contas do colega estão 100% corretas.
      Tenho conversado com vários estudantes aqui, e se você pretende ficar aqui por algum tempo, traga dinheiro de casa, ou tenha quem te mande, porque as contas estão certíssimas e a não ser que você tenha passaporte Europeu trabalhar aqui não vai ser grande coisa.
      Quanto ao dinheiro necessário para não ter problemas com a imigração, é necessário trazer pelo menos 800 libras para ficar 30 dias.
      É importante também ter contratado o assist card http://www.assist-card.com estar com a matricula da escola, e o recibo do pagamento da estadía.
      Normalmente eles pedem tudo, até mesmo os comprovantes dos pagamentos.

Deixe uma resposta