Página Inicial Estudar O que você precisa saber para estudar no Canadá

O que você precisa saber para estudar no Canadá

0
O que você precisa saber para estudar no Canadá
O que você precisa saber para estudar no Canadá.

Apesar do clima, que é completamente do que estamos acostumados no Brasil, o Canadá é um dos destinos mais procurados por estudantes que decidem estudar fora do país. E essa alta procura muito tem a ver com o padrão de segurança, relação custo-benefício, receptividade e qualidade do ensino. Você também está pensando em estudar no Canadá? Então veja algumas informações importantes.

Diferente do sistema de educação brasileiro, o Canadá não conta com um sistema de ensino federal. Por lá, a responsabilidade pelo ensino é responsabilidade de cada província do país, isso quer dizer que cada território possui um departamento de educação próprio, que dita as regras e os padrões válidos para o sistema educacional naquela região.

É claro que, com isso, existem diferenças entre os sistemas de ensino das províncias, mas, pesar disso, os padrões de ensino uniformemente de alta qualidade em todo o país. Do jardim de infância à universidade, o sistema educacional é formado por escolas com públicas e por escolas privadas, todas com igual nível de qualidade.

Por essas características, ao escolher  estudar no Canadá deve estar atento a sua escola ou a sua universidade, e é importante considerar o tipo, o tamanho e a localização da instituição de acordo com as suas preferências. E, se desejar áreas específicas de estudos, investigue quais as escolas têm mais a oferecer naquela disciplina.

Desde os anos 80, quase todas as escolas públicas do Canadá recebem estudantes internacionais em programas de graduação de High school por períodos curtos de apenas algumas semanas ou por meses ou por períodos mais longos de um a dois anos. Algumas das elementary schools também aceitam jovens estudantes por um curto período ou programas de um ano.

Estas escolas oferecem infraestrutura bem desenvolvida, apoio ao curso de ESL (English as a Second Language) e um programa supervisionado de Homestay.

Como ser universitário no Canadá

Assim como para muitos profissionais já formados, as universidades canadenses estão de portas abertas para os futuros universitários que desejam embarcar nessa aventura cultural.

Confira o passo a passo abaixo para estudar no Canadá e ingressar nessa jornada!

1º passo Conhecimento de uma nova língua

Ter fluência na língua inglesa, com certificado (CAEL, IELTS ou TOEFL) que você pode obter no Brasil. Vale destacar que o Canadá é um país bilíngue (inglês e francês – província de Quebec) e o que não falta são cursinhos.

2º passoEscolaridade necessária para entrar nas faculdades

Quatro opções: ter o ensino médio brasileiro, e uma boa experiência na área acadêmica que deseja ingressar; realizar ensino médio (high school) no Canadá; realizar um curso profissionalizante por lá; fazer, ao menos, um ano de faculdade por aqui.

3º passoCurso preparatório para as universidades

Já ouviu falar no Pathway Courses? Basicamente é um programa para quem já tem nível intermediário de inglês, direcionado para você (que quer realizar uma graduação, pós-graduação ou um curso técnico pelo mundo). É um bom condicionamento para acompanhar as aulas na universidade.

Outra alternativa para quem não tem o domínio da língua francesa ou inglesa é o EAP (English as a second language for academic purposes) que é dividido em módulos e tem avaliação de nivelamento, sendo possível já entrar no nível avançado.

4º passoEscolha sua faculdade no Canadá

Avalie a localização, os cursos que você se identifica, se é pública ou privada, etc. É interessante trocar experiência com pessoas que já estudam por lá e com os muitos brasileiros que aqui também têm esse mesmo objetivo.

Uma boa dica é começar a pesquisar sua faculdade pela listagem oficial das ‘designated learning institutions’ no site oficial da Imigração Canadense.

5º passo Vistos para os estudos

Antes de viajar, para realizar a matrícula ou ter o seu visto para de fato iniciar seus estudos, são solicitados vários documentos. Algo comum, inclusive no Brasil (que é um país conhecido pelo seu excesso burocrático).

É muito fácil conseguir vistos de 3 anos (tempo médio para um curso de graduação ou bacharelado; já para os cursos de pós-graduação o tempo real costuma ser de 8 meses).

Organizando sua viagem

Quanto tempo eu preciso para me planejar?

Iniciar com seis meses de antecedência, é um período bom se você tiver inglês avançado/fluente. Para isso, leve em consideração que as graduações geralmente iniciam em setembro, mas há casos em que alguns cursos são nos períodos de janeiro ou maio.

No caso das universidades pagas, quanto custa?

Arcar com os estudos em Universidades no Canadá é relativamente baixo se compararmos países como o vizinho Estados Unidos e a Inglaterra. Porém, isso não significa que os valores a desembolsar não vão pesar muito no seu bolso. Mas não desanime, é só ficar atento às diversas bolsas de estudo que as instituições privadas e o governo canadense oferecem com frequência.

É possível conseguir um trabalho para ajudar no fechamento das contas?

O Canadá hoje é um país que envelhece rápido e os jovens ao redor do mundo, que buscam uma oportunidade de emprego, se dão bem. Se no Brasil algumas funções podem parecem menos favorecidas como: “babá” ou “jardineiro”, lá você consegue com uma faixa salarial de C$ 2.500,00 (isso mesmo, em dólar canadense).

Mas antes de fechar sua matrícula é necessário verificar se a faculdade que você escolheu cursar é uma ‘designated learning institution’ e se o curso é acadêmico, vocacional ou técnico-profissional, ou seja, cursos que permitam a obtenção de um diploma, certificado ou graduação.

E é óbvio, você tem que fazer seu planejamento financeiro, avaliando suas condições hoje e quando for para lá, para manter seus gastos sob controle. Não esqueça: seu objetivo em ir para o Canadá e ter educação de qualidade num mundo cada dia mais globalizado.

E aí, pronto para arrumar a mochila e embarcar nos estudos?

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui