Fechar ou não seu pacote de intercâmbio com uma agência

Uma das dúvidas mais comuns dos intercambistas pechinchadores de plantão é se realmente precisa-se de uma agência para realizar um intercâmbio.

A agência serve para intermediar a papelada toda, fazendo com que você não tenha que se preocupar com absolutamente nada. Não quer traduzir contratos, fazer conversão de moeda na hora do pagamento, comprar passagem, arrumar acomodação, preencher apólices de seguro e até em alguns casos, não quer sequer se preocupar em qual ônibus sai do aeroporto e vai para o centro da cidade? Se você não quer nem esquentar a cabeça e quer tudo pronto, saiba que as agências de intercâmbio foram feitas para você.

Para toda essa facilidade, como tudo na vida existe um preço, e um pacote totalmente fechado por agenciadoras pode sair até quatro vezes mais caro do que um fechado por conta. Quando resolvi vir à Irlanda, fiz orçamento em muitas agências, grande parte conhecidíssimas, mas aqui vou contar somente sobre duas delas.

Inicialmente optei por uma agência de São Paulo, agência nova no mercado, com preço bacana. Fui ao escritório deles no centro da cidade, gostei e estava pronta para fechar. Peguei o orçamento, fui destrinchando e as dúvidas sobre qual curso deveria fazer em que horário fazer e etc., foram surgindo. Enviei algumas das dúvidas ao sócio da agência, um irlandês, dúvidas essas que foram esclarecidas, mas uma semana depois quando perguntei sobre a carga horária de um curso de business, ele me respondeu grosseiramente como se estivesse falando com um animal. Não tive dúvidas, procurei outra agência que me tratasse com a devida atenção e carinho, ainda não estou pagando para ser maltratada.

A segunda agência era nova também. Parte das pessoas preferem pagar mais caro fechando com as grandes do ramo muitas vezes pagando somente pelo nome que elas já tem no mercado. Conheço agências gigantes, que enviam centenas de estudantes todos os anos para o exterior mas que há dez anos sofrem da mesma deficiência: não esclarecem as devidas informações, vendem barato, te atendem bem mas omitem coisas que você só descobre na hora que quer trocar sua passagem, ou se precisa pagar pelo material didático usado em classe.

Perguntei tudo às agências e só pra não deixar de saber os extras, entrei em muitos fóruns em comunidades brasileiras no Orkut, facebook e outras mídias online para saber tintin por tintin das agências. Minha busca no final se tornou uma só: onde foi que as agências falharam e quantas vezes falharam. Intercambista que é intercambista é esperto e pesquisa. Nessa minha olhadela em redes sociais eliminei metade das que um dia tinha pensado além das que eu sequer cogitei.

 

Gosto de novidades, tanto é que apostei na tal agência nova. Já tinha visto alguns nomes renomados do mundo do intercâmbio falando da tal agência, eram amigos da dona, a agência tinha um preço bacana e prometia não cobrar taxa alguma. Me apaixonei. Pedi orçamento e surpreendentemente estava abaixo de todos os anteriores. Voltei nas redes sociais atrás de referências. Nada. Parecia que eu seria a primeira pessoa no mundo a viajar por ela, ninguém sequer tinha ouvido falar. Adicionei o perfil da agência e notei um depoimento, contatei o rapaz, fiz mil perguntas e ele muito atencioso respondeu a todas. Então ok, pedi o endereço da agência e aí veio a surpresa: a agência não tinha sede no Brasil, somente na Irlanda. Essa foi a hora que eu pensei em desistir, já ouvi tanta gente que foi passada pra trás que já comecei a procurar outra. Antes de abandonar a agência que tanto tinha gostado por um problema de localização comecei a “investigar” pelos meios legais. Procurei registro na Receita Federal e estava lá, tudo devidamente registrado e carimbado. A agência existia e pagava impostos. Depois veio uma pesquisa minuciosa ao Procon, nenhuma reclamação. Entrei em contato com a dona da agência, que na época era quem tratava tudo pessoalmente e perguntei que história era aquela da agência ter registro no Brasil e não ter um escritório lá. Ela explicou que morava na Irlanda há alguns anos e que por isso tratava de todos os negócios do lado de cá do oceano.

Confiei e vim. Deu tudo certo antes, durante e depois. Até hoje quando tenho algumas dúvidas mais capciosas é a eles quem pergunto.
Meu pacote de intercâmbio foi fechado meio a meio; metade com a agência, metade por conta. Com a agência foi comprado o curso e o seguro GTA Bronze. Por conta comprei passagens, troquei dinheiro e aluguei acomodação. Juntando tudo mesmo, meu ano na Irlanda fechou na casa dos 10 mil reais.

Uma coisa que quem tá vindo geralmente não sabe ou sabe por cima é que as agências ganham comissão por cursos fechados, passagens aéreas, seguros e acomodação, ou seja, por tudo. Essa foi a resposta dada pela dona da agência em que fechei sobre como a agência sobrevivia sem as taxas que as outras cobram. De acordo com essa declaração você pode notar que há agências que fecham passagens aéreas somente com a Cia. A ou somente com B, não tratam com escola X, somente com Y e o mesmo para seguros.

Outro quesito importante é sobre os problemas que podem ocorrer e com quem tratar. No caso de quem comprou com a Ibéria pagando tarifa de estudante – mostre sua carta da escola à Cia. Aérea e você ganhará desconto de estudante, no meu caso foram 130 reais a menos na KLM – saiba que você não tem direito nenhum de trocar sua passagem. Resolveu ficar mais tempo ou menos e quer trocar? Saiba que pela querida Espanhola Ibéria isso te custará 700 reais! E a agência te avisou isso? Você descobriu e vai ter que ligar na agência, na Cia. Aérea ou nos dois? E aí, como é que fica? Se você pagou seu curso de inglês e a agência não pagou a escola você vai reclamar com quem? Se comprou direto e deu algum problema nos bancos ou a escola perdeu seu dinheiro no caminho, como é que tá o seu inglês pra reclamar?

Por isso a palavra de ordem é pesquise. Pesquise, pesquise, pesquise. Saiba qual a cobertura do seu seguro, de quanto é, onde fica sua acomodação e se terá de pegar 456765 ônibus todos os dias para frequentar a escola, será que não compensa alugar um apê? Veja o que os estudantes dizem sobre a sua escola, sobre a agência, veja os prós, os contras, os descontos, as trambicagens das Cias aéreas, o que pode levar na mala, o dinheiro a ser trocado e fica o conselho, não deixe ninguém te passar a perna.
Tirou todas as dúvidas a limpo, tá tudo certinho e é só dar o tempo de embarcar? Então eu desejo a você uma boa viagem!

Tamara Lorena

Brasileira, estudante e residente na Europa. Moro em Dublin – Irlanda e além de falar sobre essa terra gelada, conto também as aventuras da vida de intercâmbista e eventuais novidades sobre o velho continente.

41 pensamentos sobre “Fechar ou não seu pacote de intercâmbio com uma agência

  • 15 de junho de 2011 às 16:03
    Permalink

    Obrigada Camila, qual o seu site?

    Responder
  • 15 de junho de 2011 às 16:17
    Permalink

    oi Tamara vc nao disse o nome da agencia que te atendeu tao bem??/

    Responder
  • 15 de junho de 2011 às 16:34
    Permalink

    Alou Beto, é a Mango Intercãmbios. Não quis fazer mais jabá do que já tinha feito haha

    Responder
  • 15 de junho de 2011 às 19:46
    Permalink

    Tu é esperta em garota ! parabéns.

    Responder
  • 15 de junho de 2011 às 19:47
    Permalink

    Se eu soubesse que com 10 conto dá pra ficar 1 ano estudando no exterior, já tinha ido a muito tempo.

    Responder
  • 15 de junho de 2011 às 20:04
    Permalink

    Sou malandra né Fabrício, intercambista! Agora que voce já sabe o esquema pra vir é só começar o ‘booking’!

    Responder
  • 16 de junho de 2011 às 09:25
    Permalink

    sempre fiz tudo por conta própria, agência é sempre tudo mais caro, um roubo. É só não ter preguiça de ler e se informar que dá pra fazer tudo sozinho.

    Responder
  • 16 de junho de 2011 às 17:15
    Permalink

    Tamara, o lance de alugar acomodação ,daqui do Brasil, na Irlanda, é fácil? Como e onde fazer isso com razoável garantia de que vai ficar bem acomodada? E também podem ir pessoas com com o dobro da sua idade? Adorei o seu artigo. Parabéns. Virginia.

    Responder
  • 16 de junho de 2011 às 18:53
    Permalink

    Olá, Tamara! Tudo bem?
    Vem cá, tenho interesse em saber qual foi a empresa que você contratou. Até os meses atras, pensei em estudar inglês em Cape Town por pensar que custaria menos, mas, a Irlanda é uma opção que descobrir muito mais interessante. Te adcionei no facebook! Para que, possa tirar algumas dúvidas sobre. Abraço!

    Responder
  • 17 de junho de 2011 às 17:42
    Permalink

    Oi Virgínia, quanto à acomodação você pode entrar no site daft.ie para procurar. Aqui tem um texto do e-dublin explicando como alugar uma casa: http://www.e-dublin.com.br/2008/09/como-fazer-alugando-um-flat-no-daft.html. ou ir na comunidade Dublin para Brasileiros perguntar que eles te respondem com muito mais detalhes do que eu, que moro aqui há 9 meses. Quanto à idade, isso não tem nada, nada a ver mesmo, tenho amigas de 29, 32, 34 anos… Então não se reprima!

    Responder
  • 17 de junho de 2011 às 17:49
    Permalink

    Oi Cidilan, como falei anteriormente vim pela Mango Intercâmbios. Cape town é um lugar interessante, pena que eu só dei mais atenção depois que vim pra cá. Tenho a impressão que lugares como Malta e África do Sul são melhores para aprender inglês que a Irlanda porque a comunidade brasileira não é tão forte (segundo amigos residentes nos países citados) assim que fizer sua pesquisa, me manda um e-mail contando do orçamento, condições e etc pois sou muito interessada nos outros detalhes

    Responder
  • 20 de junho de 2011 às 19:31
    Permalink

    Ois…
    I and my wife, fechamos para San Diego (escola Embassy) por 3 meses em casa de família (na próxima, provavelmente em Londres, já vamos p/um Kitnet). Os preços são iguais nas empresas. O que pode mudar é a forma de pagamento e as taxas aqui no Brasil, como tbm, a qualidade da escola lá. Demos uma economizada pagando em dolar (comprei na casa de Câmbio e deu um bom troco). O resto é relaxar e curtir. Good luck and hugs at all.

    Responder
  • 4 de julho de 2011 às 16:59
    Permalink

    Bá, esperta essa Tamara, hehehe Olha, falando em agências eu conheço uma bem interessante, http://www.experimento.org.br/ Eles são conhecidos pela questão do intercambio, não sei se tu conhece. Mas muito interessante compartilhar dessas informações com a gente, obrigado.
    Abraço!

    Responder
  • 14 de julho de 2011 às 16:14
    Permalink

    Tbm é bom olhar no google ou yahoo maps !!! Estou indo para Dublin em abril de 2012 ficar 1 mes, estou pesquisando várias agencias aqui em Brasília, eu vejo o local da escola e olho no google maps os km e os minutos que leva de carro ou a pé !!! =)

    Responder
  • 22 de julho de 2011 às 08:28
    Permalink

    Olá tamara mais uma vez parabéns pela sua dedicação em nos ajudar. Obrigado por cada informação. Sucesso para vc …

    Responder
  • 3 de agosto de 2011 às 02:21
    Permalink

    Parabéns pelo seu artigo! Muito bom! Parece até que alguém está respondendo justamente às minhas perguntas cheeeias de dúvidas! Abç.

    Responder
  • 15 de agosto de 2011 às 15:16
    Permalink

    Olá Tamara, amei seu artigo! Muito orientativo!!! Estou fazendo pesquisas para fazer intercâmbio no Canadá para aprender inglês e tbem ter uma experiência cultural, mas ainda estou um pouco perdida diante de tanta possibilidades. Pode me ajudar? No aguardo
    Att
    Michelle

    Responder
  • 7 de novembro de 2011 às 11:40
    Permalink

    parabéns menina,muito bom seu post,tirou muitas dúvidas de minha cabeça que se encontra louca,te add no FB!!!

    Responder
  • 10 de novembro de 2011 às 11:41
    Permalink

    Olá Tamara Lorena, gostei muito do seu post, consegui esclarecer muitas dúvidas que tinha com relação a Mango Intercâmbios. Gostei dos preços, condições e atenção prestados pela Mango, porém por serem novos no mercado dá aquele friozinho na barriga, coisas de intercambista de primeira viagem, rsrsr !! Te add no facebook, para mais dicas.
    Bjs e Parabéns

    Responder
    • 27 de fevereiro de 2013 às 18:49
      Permalink

      Oi Adriana, você gostou de viajar com a Mango intercâmbio ? Ela é uma boa agencia ?

      Obrigada

      Responder
  • 11 de novembro de 2011 às 11:24
    Permalink

    Oi Tamara!
    Eu provavelmente vou para a Irlanda ano que vem e estou pensando em fechar com uma agencia, mas depois que li seu post vou repensar.
    Te add no facebook :)

    Responder
  • 18 de janeiro de 2012 às 13:47
    Permalink

    Oi Tamara,estou querendo viajar tbm para a Irlanda e fazer um curso de 1 mes,gostaria q me desse umas dicas sobre essa sua agencia.

    Responder
  • 20 de maio de 2012 às 18:29
    Permalink

    Oi Tamara Lorena,

    Suas dicas são incríveis. Amei! Me deu até vontade de fazer um intercâmbio. Imagina, eu, já vovó. Será que é possível. Estou falando sério. Nos meus anos de teen eu não pude fazer. Estou pesquisando se há alguma agência que realmente me atenda nas minhas necessidades. (fora da idade padrão, inglês basicão, e medrosa) Ai, Lorena, será que eu tenho chance?
    Obrigada,
    Sissi

    Responder
  • 24 de maio de 2012 às 10:53
    Permalink

    Oi Tamara!

    gostaria de perguntar se vocês conhecem a Mango Intercambios e recomendam!
    a menina que está me atendendo é muito atenciosa, estou fechando o pacote com eles, porém como a empresa fica muito distante de mim não conseguirei conhece-la pessoalmente e tenho receio de fechar pela internet. estou buscando recomendações!
    obrigada

    Responder
    • 31 de julho de 2012 às 18:46
      Permalink

      Bebel, estou com a mesma dúvida… Penso em fechar com eles, mas moro em SP e a agência é em MT. São atenciosos e com bom preço, resta saber a opinião de quem já fez intercâmbio pela Mango. Uma vez fiz um intercâmbio para a Itália por uma agência conhecida, mas cai no conto do vigário. A assistência deles na Itália foi zero e os problemas que tive, graças a Deus minha família resolveu do Brasil mesmo. Muito cuidado nessa hora… Se alguém tem experiência positiva da Mango, compartilhem por favor.
      Obrigada

      Responder
      • 26 de novembro de 2012 às 13:37
        Permalink

        ola ninna, estou com a mesma duvida, sobre essa agencia… tem precos otimos!
        se vc conseguiu alguma coisa , por favor entre em contato comigo!
        oberigada!

        Responder
  • 12 de julho de 2012 às 14:27
    Permalink

    depois desse post fiquei com medo de dar merda…. Ninguém merece ser enganado.

    Responder
  • 14 de julho de 2012 às 18:51
    Permalink

    Alou pessoal, obrigada pelo carinho!
    Se tiverem pautas, idéias ou dúvidas, é só mandar que eu escrevo o artigo.

    Beeijo

    Responder
    • 25 de fevereiro de 2013 às 21:28
      Permalink

      Galera!!!

      Acabei de voltar do intercâmbio no Canadá. Moro em Limeira e depois de muito pesquisar, inclusive em outras cidades, percebi que a melhor opção estava bem na minha cara… a WBTravel em Limeira é tudo de bom!! Ótimo preço, atendimento incrivel com total assessoria… me senti muito segura desde o primeiro contato. Eu recomendo a todos.
      O tel de lá é 19 3039-9595. Procurem pq vale a pena… bjs

      Responder
  • 8 de agosto de 2012 às 07:57
    Permalink

    Quero fechar um pacote para Agosto/2013 para ficar 1 mês na Irlanda com minha esposa, gostei muito do preço da Mango Intercâmbio, porém estou na dúvida se realmente esta agência é boa ? …Estou cotando diretamente com escolas da Irlanda…Alguém pode dar alguma dica ? …Quanto realmente é o gasto total para 1 mês ?

    Responder
  • 10 de outubro de 2012 às 09:10
    Permalink

    Hola gente! Ótima matéria sobre intercâmbio! eu tb sempre fiz minhas viagens de intercâmbio por conta própria e o meu último intercâmbio eu fiz no Canadá em julho deste ano na cidade de Toronto pela escola de idiomas Sprachcaffe Languages Plus em que a acomodação e alimentação já estavam incluídas e assim me concentrei apenas no meu curso de inglês. Recomendo para vcs esta escola pq a metodologia de ensino é muito motivante. Passo o link para vcs.

    http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/toronto/main.htm

    Bjs a todos, uma boa viagem e se divirtam bastante!

    Responder
  • 22 de junho de 2014 às 10:30
    Permalink

    Oi Tamara, td bem?
    Estou planejando o intercâmbio. A principio queria Canadá, mas comecei a considerar a Irlanda como opção, visto o valor muito menor. Cotei em alguns lugares, achei em média 14mil pra Canadá, muito caro para 6 meses. Existem algumas escolas na Mango Intercâmbios, mas gostaria de referência, pois não conheço nenhuma delas. Vc pode dar uma opnião quanto as opções de Escolas?
    http://mangointercambios.com.br/pacotes_home.php

    Obrigado!

    Responder
  • 9 de julho de 2014 às 16:36
    Permalink

    Nossa franquia é ideal para funcionar dentro de escolas de idiomas e agências de viagens .

    Faça um test drive da nossa franquia e COMPROVE !!

    Agencia MTV Intercâmbios = 16 anos

    http://www.dubai10.com.br

    Skype mtvtur

    ” Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 65,8% dos jovens entre 14 e 35 anos querem ter uma experiência fora do Brasil; um dos motivos é a possibilidade de incremento do currículo com uma experiência internacional.”

    “Intercâmbio estudantil movimentou mais de US$ 1 bi no Brasil em 2013 “

    Responder
    • 19 de agosto de 2015 às 02:30
      Permalink

      Gostaria de primeiro lugar orientar que no quesito respeito, o proprietario de nome Marcelo Carvalho de Toledo esta irritando muita gente com sua falta de compostura e educação no atendimento a clientes.
      Pensa que e o rei do mundo postou uma certidão negativa para tentar apagar os processos que vem sofrendo justamente por falta de respeito para com seus candidatos.
      Quem sou eu para falar, me envie seu skype o meu setenergia que explico, como este sr. arrecada dinheiro de candidatos e franqueados e depois joga os mesmo na falta de educação para acontecer uma discussão e entao ele encerrar o contato depois que pegou no dinheiro do candidato. Tenho um candidato que se inscreveu duas vezes e ele cobrou as duas vezes irregularmente. ele se diz especialista em Dubai, mas nao sera mais depois das denuncias que farei la em Dubai com pessoas importantes de la.

      Existem candidatos que inscrevi acreditando na honestidade dele ai comecei a ver o mau profissional que eh esta pessoa que tem muito espaço na mídia sabe-se la como, mas estamos reunindo vitimas das Agencias MTV, Crew, Mbrazil e Duba10 para mostrar a forca da lei.
      Este tal de Marcelo Carvalho de Toledo se acha muito esperto!
      ele posta nas paginas dele certidao negativa PODER JUDICIÁRIO
      JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU EM SÃO PAULO
      CERTIDÃO DE DISTRIBUIÇÃO, ai nada consta.

      Mas irei ensinar todos a fazerem uma boa consulta aberta ao publico neste site digite http://www.tjsp.jus.br/ depois va para Processos Cíveis, Criminais, Execução Fiscal Estadual, Municipal e Cartas Precatórias Cíveis depois na aba todos as areas embaixo por nome das partes la voce digitara o nome acima entao aguarde a pesquisa. ira sair 27 processos.

      Responder
  • 4 de fevereiro de 2015 às 11:12
    Permalink

    Eu acho que a melhor maneira de fazer um intercâmbio é fechar um pacote com curso de idioma, hospedagem, alimentação e atividades de lazer. Desta maneira eu irei fazer um intercâmbio no Canadá juntamente com um curso de inglês em Toronto e através de várias persquisas percebi que era a maneira mais viável, barata e fácil de fazer. Estou ansioso para viajar e conhecer várias pessoas de diversos países. Passo a dica para vcs do meu intercâmbio aqui http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/toronto/main.htm

    Responder
    • 9 de maio de 2015 às 03:41
      Permalink

      ola guillerme, gostaria de saber como voce fez ou faz para fazer um intercambio de idioma ? abrç

      Responder
  • Pingback: 5# Você pergunta e eu respondo - Irlanda - Sair do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *