Página Inicial Estudar Como é a vida de estudante no Canadá?

Como é a vida de estudante no Canadá?

Esta aí uma das perguntas que aposto que milhares de pessoas gostariam de saber quando começam a se preparar para o tão sonhado intercâmbio.

Existem vários tipos de respostas, uma para cada tipo de estudante.

Existem aqueles que vão para passar 1 mês, que vão ficar em casa família, quarto individual, onde a vida dele não passa muito mais do que de casa para a escola, da escola para fazer algo com os amigos a tarde, perder a hora do jantar, ter que ligar avisando que vai atrasar, de fim de semana farão os passeios das escolas ou com os amigos, conhecer lugares novos durante o dia e ir para baladas a noite. Baladas essas que muitas vezes foram promovidas por pessoas dentro da própria escola.

A refeição SEMPRE será a pior parte do dia, afinal, a parte mais difícil de acostumarmos sempre será o paladar. Que sempre foi acostumado com nossa comida típica e temperos de casa. A comparação é inevitável e a frustração muitas vezes é grande se não se preparar psicologicamente para o que vai enfrentar.

Passa-se 4 semanas dessa forma, e já está na hora de voltar.

Tem aqueles que vão para ficar 3 meses, que não vai mudar muito dos que passam 1 mês, com a diferença de que esses terão mais tempo para poder conhecer mais a cultura e vivenciar melhor as diferenças entre os países. Poderão passar a frequentar lugares diferentes, onde possivelmente encontrarão mais pessoas locais e não apenas outros estudantes internacionais. Vão continuar atrasando para o jantar e tendo que avisar a família que vão chegar tarde ou muitas vezes dormir fora.

Outro fator que entra aqui é a época do ano em que a viagem acontece. Para os que vão no inverno, o ideal é arrumar algo para fazer que não seja ficar vagando pela rua ou indo em shopping centers, procurando esportes de inverno ou atividades de inverno.

Já se for no verão, ai é só aproveitar as maravilhas que essa estação tem para oferecer. A primavera e o outono, apesar de bastante definidos, não causam grandes choques de temperaturas e permitem que os estudantes realizem muitas atividades ao ar livre o tempo todo.

Agora, ai tem aqueles mais audaciosos que vão pra ficar 6 meses. Serão 6 meses longe da família e do conforto de seus lares. São aqueles que vão para estudar e trabalhar e ganhar experiência de trabalho. Mas que maravilha, esses são uns dos meus prediletos. Admiro a bravura de se desprender por tanto tempo de casa e ir se embrenhar em uma cultura nova, num lugar completamente novo e diferente.

A vida da maioria deles começa com um primeiro mês bastante agitado, sendo que estes estão indo com acomodação para o primeiro mês apenas, eles já chegam e saem em busca de um apartamento para morar e precisam encontrar em 1 mês (2 meses algumas vezes, para os que vão com 2 meses de acomodação). A busca é frenética, não ter vergonha de falar com pessoas e perguntar se sabem de apartamento para dividir podem fazer muita diferença. O interessante é que esse primeiro mês e essa busca por apartamentos muitas vezes acabam proporcionando mais que um lugar para morar apenas, acaba-se conhecendo novas pessoas e muitas vezes conseguindo oportunidades de trabalho através dessas pessoas que conheceu.

O cotidiano de quem vai para alugar apartamento é bem diferente, a começar pela liberdade de poder receber convidados em casa, não ter que ficar avisando se vai voltar ou não, mas por outro lado, tem a parte de ter que cuidar do apartamento, limpar (que muitas vezes é divido por ambientes e pessoas, sendo que cada semana uma pessoa fica responsável por determinado ambiente, ficando apenas os quartos de cada um como sua própria responsabilidade).

Além disso, ainda tem o fator refeição, que pode ser uma benção para os que sabem cozinhar e uma lição de vida para os que não sabem. Eu mesmo aprendi a cozinhar quando comecei a dividir apartamento em Vancouver.

Tomar cuidado e saber resistir à tentação de comprar coisas para casa que não vão caber na mala depois é interessante, pois muitas vezes a pessoa se sente tão em casa que começa a mobiliar demais e esquece que vai voltar para o Brasil e terá que deixar tudo para trás.

E o mais legal de tudo isso, é ter a experiência de vivenciar as responsabilidades de ter que pagar o aluguel, a internet e TV a cabo, lavar a própria roupa, fazer compras, cozinhar e, claro, dar suas festinhas e poder aproveitar ao máximo o que o intercâmbio tem a oferecer.

Em um próximo artigo, falarei sobre as experiências de trabalho no Canadá. Não percam.

COMPARTILHAR

47 COMENTÁRIOS

    • Olá fernando, a minha próxima matéria trata-se justamente sobre esse assunto, para quem quer permanecer no Canadá. Há possibilidade sim, porém será necessário começar um novo processo de visto de trabalho, baseado no job offer.

  1. Sim, a pergunta aí de cima é válida.
    As pessoas que arranjarem um emprego fixo por lá, podem continuar a estádia depois da passagem dos 6 meses de Intercâmbio?
    Podendo quem sabe se inscrever em algum curso técnico ou algo?

    • Igor, pode sim, inclusive muitos estudantes que vão com esses programas de estudo e trabalho tem renovado os vistos se matriculando em cursos técnicos (colleges) co-op, dessa forma eles renovam ambas as permissões, de estudo e trabalho. Tudo varia de acordo com o curso escolhido.

  2. Olá.. Farei intercâmbio de 1 mês para o Canadá em julho desse ano, e me enquadro exatamente no primeiro parágrafo de seu texto.. ficarei em casa de familia, farei curso de ingles de 4 semanas, enfim!
    Meu ingles é básico… Você acha que conseguirei desenvolver o idioma em tao pouco tempo? Qual é a receptividade dos jovens para jovens lá..
    Aqui no Brasil, por exemplo, um gringo sempre é tratado super bem, nos desdobramos para ensiná-lo nossa lingua, gírias, o levamos para baladas, enfim. E lá como será essa recepção?

    Agradeço desde já a atenção! Adorei seus posts!!

  3. Eu pretendo fazer intercambio p/ o Canadá daqui 3 anos (até ai eu consigo a grana), porém as agencias dizem que é difícil trabalhar lá.
    É VERDADE?
    Gostaria que voces que já foram ou vão me adicionem no facebook, fiquem tranquilos que eu aceito, é só mandar uma menssgem.
    Obrigada a quem responder

    facebook.com/anaacaroliina

  4. Olá,eu estou pensando em fazer um intercambio de 6 meses, porém meus pais falaram que devo fazer um ano… Eu vou em 2012 pra lá, no 2o semestre e até lá,estarei no 2o ano do ensino medio… Primeira dúvida.. È muito ruim passar o segundo semestre lá?! Segunda dúvida.. Eu quero ir para quebec,mas descobri que la, eles falam frances. E agora? Obs: sera q eles falam ingles tbm e sera que tem escolas que tem ambas as linguas?

    • Olá Ana Luísa, tudo bem?
      Tem escolas em Montreal, Quebec que dão aulas de inglês e francês. A cidade de Montreal por sinal é praticamente bi-lingue. Tem maior tendência para o francês, mas da pra se virar muito bem lá com inglês. Quanto a época do ano, depende mais de vc. As estações são invertidas lá, portanto, se vc for em Julho ou agosto, vc vai pegar verão e outono até começo de inverno, são ótimas estações.
      Me procure caso precise de ajuda para planejar sua viagem. Meu email é:
      rafael@nexusintercambio.com.br
      Abrs

    • Olá, parabéns por este espaço para tirar dúvidas das pessoas sobre o Canadá. Pretendo ir para o Canadá em Junho de 2012, apesar de estar em dúvida entre Irlanda, Nova Zelândia e Austrália. Sobre o Canadá qual lugar vc me indicaria, considerando que pretendo ficar de 1 a 2 meses e como minha intenção é estudar inglês, acredito que o menor contato com brasileiros irá me ajudar.
      Como um experiente no Canadá, qual cidade vc me indicaria?

      Abraço, Rodrigo Santana

  5. Ola Rafael, tudo bem??? Eu tenho uma duvida, sempre quiz ir pro Canada, estudar ou trabalhar. Minha situacao esta assim, estou no ultimo ano da faculdade de Sistemas de Informacao, e estou pretendendo ir ano q vem, ou tentar uma bolsa para outra faculdade lah ou trabalhar lah. O que vc recomendaria?? meu nivel de ingles eh avancado e sobre as universidades de lah, elas aceitam mais facil alunos que recem terminaram faculdades?? e sobre a situacao financeira, se for pra uma faculdade, tem algum programa para conseguiur bolsa??

  6. Olha, eu tô no 3° ano do ensino médio e estou pensando em fazer intercâmbio no Canadá no próximo ano (2012). Eu quero fazer faculdade de geriatria ou algo nessa área de medicina , eu soube que o custo de vida lá é bem mais fácil do que em outros países . Queria muito estudar em Sttranford (Ontario), você poderia me falar um pouco mais dessa cidade? Se vale a pena estudar lá, como é a condição de vida , os costumes de la , essas coisas ? Muito obrigada

    • Oi Thayla, infelizmente não conheço essa cidade para poder lhe dizer muita coisa sobre ela. Se vc quiser saber mais infos gerais sobre o canada, vc pode acessar o meu blog pessoal tb (www.rafacanada.com) lá tem bastante coisa sobre esse tipo de coisa que vc quer saber. Agora, quanto a estudar medicina, lá funciona um pouco diferente daqui. Primeiro vc precisa cursar algo na área de saúde por 3 ou 4 anos e só depois que vc poderá fazer medicina e mais pra frente se especializar em Geriatria. Isso tudo sem contar o nível de inglês que tem que ser avançado para vc poder começar uma faculdade. Se quiser, podemos conversar mais sobre isso por email. rafael@nexusintercambio.com.br
      Fique a vontade para me escrever
      Abrs

  7. Bom dia!
    Há alguns dias estou lendo muito na internet a respeito do Canadá. Andei por vários sites, mas principalmente por este e pelo teu site pessoal. Estou muito interessado em ano que vem ir para o Canadá. Meu interesse é ir estudar, a principio o Inglês, no entanto já não sei qual a melhor cidade para estudá-lo ou se seria melhor estudar o francês dependendo para onde vou. No começo tinha convicção em escolher Vancouver ou Toronto, mas já apareceram algumas outras cidades muito bem faladas como Ottawa, por exemplo. Como falei antes, meu interesse é ir estudar, viver uma outra cultura, ganhar experiência, e expandir muito – essa é minha expectativa – minha visão. Mas além de estudar, gostaria de saber se lá é possível trabalhar, algo só pra complementar o tempo fora de estudo e pra ajudar na estadia por lá. Tenho interesse em ficar pelo menos 6 meses. Se possível poderia me passar um pouco do teu conhecimento sobre o Canadá, elucida algumas das dúvidas que passei ai. Uma coisa que esqueci de citar a cima, é quanto a estadia, homestay? Apartamento? O que é mais recomendado, mais “fácil”. Ainda sou leigo, embora muito já tenha lido, e gostaria de receber informações de quem já foi e já teve a experiência. Agradeço desde já.

  8. Tenho 18 anos e estou me programando para ir ao Canadá ano que vem para um intercambio de 6 meses a 1 ano.. Estou querendo ir pra London , em Ontario , gostaria que tirassem minhas duvidas a respeito dessa cidade , e vou na epoca do inverno.. Tambem gostaria de saber se há atividades para nao ficar o tempo todo em casa..
    Desde já agradeco!

    • Olá Gabriel, tudo bem?
      London é uma cidade MUITO legal, já estive por lá 2 vezes. O inverno é bastante rigoroso lá, sei disso pois é o que me contaram, mas eu mesmo nunca estive lá nessa época. Qual o motivo que te leva para essa cidade?
      Vamos bater um papo seobre seus planos se quiser, acho que posso ajudar.
      Abrs

  9. Super interessante todos os textos que você posta aqui! Eu estive no Canadá julho do ano passado por 15 dias e estou voltando agora em agosto para um intercâmbio de 6 meses. Meu inglês é “mediano”, sei que vou passar alguns bons apertos lá, mas vou com fé assim mesmo,meu objetivo é a fluência do idioma,e vou fazer de tudo pra voltar com ingles perfeito!
    Parabéns pelos posts!

  10. Olá Rafael! Achei muito interessante o seu artigo. Estou muito interessada em fazer um intercâmbio, e gostaria que vc me indicasse uma empresa legal. Pois acabei de me formar, e estou indo mais com o intuido de aprender o idioma(estudar), mas pretendo trabalhar tb. Obrigada..parabéns!!

  11. Vou fazer 16 anos em 2 anos e quero fazer intercambio no Canada.Quanto tempo voce acha que seria bom para mim.Gostaria de ficar 6 Meses ou mais.Me ajude,por favor!

  12. eu vou fazer intercambio high school de 6 meses no meio do ano que vem, saindo do brasil no final de julho ou começo de agosto. to muito na duvida se vou pros eua ou pro canada. quais são as vantagens do canada?? e eu queria ficar em uma cidade nao muito fria e onde nao fosse muito brasileiro, qual voce indicaria??

    • Olá Jean,
      Eu sou suspeito pra comparar USA e Canada. Sempre serei muito mais o Canadá. Gosto muito mais dos canadense que os americanos. Qualidade de ensino e de vida no Canadá tb são infinitamente melhores.
      Quanto a cidade, vamos fazer mais fácil. Se não quer brasileiros, não vá pra Vancouver e Toronto. O resto ta sussa.

  13. Olá!
    Tenho 16 anos e estou pensando em fazer um intercâmbio de seis meses em alguma escola. Só não faço a menor ideia de como achar uma escola, lugar e etc. Li vários artigos sobre isso mas a maioria das pessoas que fazem intercambio são mais velhas, ou muitas vezes já terminaram a faculdade. Penso que se eu deixar para fazer depois da faculdade posso não ter tempo e acabar desistindo de ir. O que você me recomenda? Seria melhor eu me programar para ir logo, ou deixar para ir depois da faculdade?

    • Olá Maria Luiza,
      Essa é uma pergunta bastante pessoal, pois nesse aspecto cada um tem uma oinião. No meu caso, eu diria nem um nem outro. Minha sugestão é que vc vá DURANTE a faculdade. Tranque sua matrícula e passe 6 meses ou 1 ano lá. Essa é sem dúvida a melhor época para fazer o intercâmbio (na minha concepção). Vc já seria maior de idade, vai poder aproveitar mais a viagem e ainda tem um bom vínculo com o Brasil para as questões de visto.
      Com certeza essa experiência vai te ajudar a procurar colocação no mercado de trabalho logo depois de formada. Intercâmbio é minha especialidade, se precisar de ajuda, quando resolver ir, me procure!
      Até mais

  14. Olá.Há 7 anos um dosmeus principais sonhos é ir para o Canadá. Agora eu decidi que em Abril/2012 estarei lá. Sendo que estoou me sentindo um tanto perdida em todo o procedimento.Por enquanto tudo o que tenho é o passaporte.
    Agora preciso do visto. Gostaria de saber se tendo apenas o visto de turista eu posso ir como estudante? planejo ir para Toronto,qual o lugar mais próximo que pode nevar em abril? vou passar um mes durante as férias de trabalho, prefiro não ficar em casa de familia, qual a melhor opção para mim?

    • Olá Jailza, tudo bem?
      O processo todo na verdade começo pelo outro lado, vc primeiro deve providenciar a matricula na escola, só então dará entrada no visto, pois vc pretende estudar e esse será o motivo da sua viagem. Em Abril é difícil nevar, já está quase na metade da primavera. Como seu periodo de estadia é longo, realmente o casa de família não é o melhor lugar pra vc. Faça o seguinte, me procure e eu te ajudo a planejar sua viagem, que tal?
      Meu email é: rafael@nexusintercambio.com.br
      Aguardo seu contato
      Abrs

  15. Olá!
    Pretendo fazer intercãmbio de 6 meses a 1 ano no Canadá, enquanto eu estiver no ensino médio. Qual o sistema que tenho que ter para entrar em um colégio, morar em casa de familia, etc?

  16. Olá a todos quero muito trocar algumas ideias com pessoas que moram no Canadá que trabalha e estuda. Meu sonho e estudar Cinema no Canadá em Vancouver e gostaria de conhecer o pessoal para me dizer como é a vida por lá. Atualmente faço curso de Direito aqui em SP e termino em 2012 e assim que terminar pretendo seguir com essa minha aventura rumo Canadá mas quero fazer algo bem planejado, para não correr o risco de me decpecionar.

    Adicionem-me no MSN taiane_larisse@hotmail.com

    Valeu pessoal ficarei feliz com a ajuda.

  17. Olá Rafael eu cheguei a ganhar 1 mes de bolsa na VEC , aproveitei o ensejo para prolongar um pouco mais, pretendo estudar 3 meses e trabalhar mais 3. Tirando o gasto da escola passagem e taxas o quanto de dolar devo levar para conseguir o visto? E como é ficar o primeiro mes na casa de familia desconhecida??

    • Olá Guilherme, O calculo que fazemos é de CAD$1500 por cada mês q vc pretende passar lá. Mas fique atento que, vc precisa aplicar para o visto certo aqui no Brasil se vc quer estudar e trabalhar.
      Se precisar de ajuda me avise.
      Att,

  18. Quero muito ter uma experiência de intercâmbio para melhorar meu Inglês e conhecer outra cultura e pessoas. Já fiz algumas pesquisas e vi que financeiramente ir para o Canadá será mais barato. Só que eu só teria como ir a princípio no mês de Janeiro, por ser mês de férias na escola onde trabalho. O inverno no Canadá é muito rigoroso?

  19. Muito legal Rafael este espaço para tirar dúvidas, estou pensando em ir para o Canada no começo de 2013 não sei praticamente nada de Inglês, quero ir estudar e também trabalhar li em varias materias que estão precisando de bastante profissionais na área de TI, gostaria de saber como funciona esse tipo de trabalho ai e a media de custo para ficar um tempo ate poder começar a trabalhar devido ao idioma.

    abraços, Bruno Matos

    • Olá Bruno, tudo bem?
      Programas que envolvem trabalho em áreas específicas exigem conhecimento avançado de inglês dos estudantes logo de início. No seu caso, como vc disse que tem inglês básico, acho que seria mais prudente esquecer essa expectativa de trabalhar com TI e passar a considerar trabalhos mais do setor de serviço, como bares, restaurantes, etc.
      Posso te ajudar com essas informações e opções de escolas que oferecem esses programas, se tiver interesse, me mande um email para: rafael@nexusintercambio.com.br
      Espero ter ajudado
      Att,

  20. Olá Rafael!

    Estou indo para o Canadá dia 2 de marco para fazer um intercambio de 6 meses, gostaria que você pudesse me ajudar na questão de alugar um quarto em Toronto, pois eu vou ficar um mês na casa de uma familia canadense. se vc pudesse me exclarecer essa dúvida do aluguel, pois estou vendo alguns depoimento na internet que não é facil para alugar.

    Att,

    Jefferson Vazquez.

Deixe uma resposta