Página Inicial Emprego Trabalhar nos Estados Unidos: Como preparar seu currículo

Trabalhar nos Estados Unidos: Como preparar seu currículo

6
Trabalhar nos Estados Unidos: Como preparar seu currículo

Ótimo! Você está de partida para os Estados Unidos e, finalmente, aparece aquela vaga que tanto queria. Só falta o currículo e você pensa em usar o modelo que mandou para várias empresas no Brasil, certo?! Então, dê uma pausa e veja que lá o documento é bem diferente do nosso.

A primeira situação é que nos EUA, não se usa currículo e sim resumo. Este é uma síntese fundamentada em tudo de melhor que você já fez. Neste documento você precisa destacar os resultados que obteve em sua vida profissional.

É interessante também uma breve apresentação sobre cada empresa em que trabalhou no Brasil. Muitas vezes o entrevistador não sabe a importância da corporação na sua região.

Outra dica: não coloque idade, números de documentos pessoais, estado civil, data de aniversário. Lá existe lei antidiscriminação rígida e as empresas não querem correr o risco de contratar com estas informações e ter problemas futuros. Fotos são utilizadas somente em vagas para atores, por exemplo.
Regras básicas: 

– Seja breve e conciso. Use pequenos parágrafos em algumas situações.

– Quando for descrever sobre resultados, comece as frases com verbos de ação. O impacto para quem lê é maior!

– Compile suas informações em uma ou duas páginas A4.

– Atente-se a gramática e a grafia. Erros deste tipo fazem com que recrutadores elimine o resumo antes mesmo de terminá-lo de ler.

– Mantenha seu resumo atualizado.


Evite:

– Escrever detalhes desnecessários. Lembre-se que os recrutadores leem vários documentos deste por dia. Não os desanime de ler o seu.

– Usar várias fontes e tornar o documento ilegível. Escolha uma fonte fácil de ler e um tamanho agradável. Verdana, Times New Roman, Arial e Calibri estão entre as preferidas. E o tamanho 10 ou 11, dependendo da fonte escolhida.

– As referências devem estar cientes que estão no seu resumo. Não corra risco de pegá-los de surpresa e não ter o resultado esperado.

– Hobbies ou passatempos devem ser descritos somente se solicitado na vaga.

Agora, vamos ao passo – a – passo de um resumo.

 

Informações pessoais – Personal Information : 
Estes dados podem ser colocados no cabeçalho, de forma direta e simples. Acrescente seu nome, endereço, email e telefone. Caso seu email não seja profissional, modifique-o antes de inserir.

Resumo – Resume:
Usando três ou quatro linhas, resuma sua vida profissional. Destaque os resultados alcançados e prefira os verbos de ação para reforçar.

Experiência Profissional – Professional experience 
Cite a empresa, localização, data de admissão e demissão e o cargo que ocupou. Faça um breve resumo das atividades, realizações e aspectos relevantes da experiência. Se tiver trabalhos voluntários, pode acrescentar também se aplicável à vaga pretendida.

Caso tenha ficado desempregado, encontre o lado bom disso. Durante este período observe se fez algum curso ou trabalho voluntário.

Formação Acadêmica – Qualifications summary 
Considere os cursos de atualização mais recentes; e estes devem estar em primeiro lugar. Os treinamentos com mais de cinco anos, podem ser excluídos.

Se for graduação, mencionar o curso, o tipo de graduação – bacharelado, mestrado ou doutorado –, a instituição e a data de finalização.

Idiomas e Informática – Languages and Key Skills 
O ideal aqui é fazer uma prova no TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System) para testar sua fluência e assim, inserir no resumo a sua pontuação.

Referências – References 
Coloque nomes e contatos de pessoas para dar referência sobre você. Se já tiver experiência profissional, coloque de um supervisor ou coordenador. Mas, caso for seu primeiro emprego, ofereça informações de um professor; por exemplo.

Informações adicionais – Additional Information
Insira dados novos e relevantes. Certificado, publicação, participação em seminários ou algo semelhante.

Preparamos um modelo de currículo (resumo) em PDF para você, basta clicar no link aqui ao lado –> modelo de resumo em inglês para os Estados Unidos

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Sou Medica aqui no Brasil e gostaria de uma vaga nos Estados Unidos, depreferencia na California que é um estado o qual viajo frequentemente desde 21012.
    Sou graduada em Medicina há 37 anos na especialidade de Ginecologia.
    Grata.
    Dra BERENICE DE AGUIAR SILVA.

  2. Sou formado na área de segurança do trabalho em nível técnico e universitário, sou formado também na área de MBA em Organização a Saúde do Trabalhador, gostaria muito de obter uma chance para trabalhar nos Estados Unidos.

  3. Trabalho como,mecânico diesel motores Cumins. Volvo, MWM- International, Mercedes,Caterpillar
    formação tecnólogo em Automação Industrial, conhecimentos práticos, motores,transmissões (câmbio e diferencial), freios,sistemas pneumáticos e hidráulicos comandados por solenoide eletroeletrônica. circuitos microcontrolador.trabalho com motores marítimos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui