Página Inicial Dicas Dicas para tornar seu carro mais confortável ao dirigir

Dicas para tornar seu carro mais confortável ao dirigir

O uso de salto alto faz com que o motorista perca a sensibilidade nos pés. Por este motivo, opte por calçados do tipo mocassim, de solado baixo. Esse tipo de sapato permite também o rápido acionamento dos pedais. Portanto, mulheres, tenham sempre um calçado-estepe no carro e nunca dirijam descalças, pois o pé pode escorregar do pedal, causando um acidente. Pulseiras e outros apetrechos que possam enroscar em saliências também devem ser evitados.

Segure Firme

Na hora de segurar o volante, estique o braço de modo que o pulso encoste no volante. A mão direita deve ficar na posição do relógio quando marca 2h45 horas, enquanto a esquerda se posiciona na marca das 9h45. Desta forma, a mão que está do lado de fora da curva empurra o volante para dentro dela. Por exemplo, em uma curva para a direita, a mão esquerda é que empurra o volante. Já os braços e pernas devem ficar ligeiramente dobrados, evitando lesões e deixando os movimentos livres.

Um Carro a Sua Altura

Apesar das montadoras adaptarem o veículo tendo em vista o biótipo da maior parte dos consumidores, há muitas dúvidas quanto à altura ideal do assento. Segundo Hoffmann, para saber a distância correta, devemos medir, no mínimo, quatro dedos da cabeça ao teto do carro. Outra dica, essa para os baixinhos, é fazer o ajuste vertical do banco de modo que consigam visualizar o capô do veículo, tendo assim uma boa visibilidade de obstáculos que possam estar próximos.

Só Uma Espiadinha

O retrovisor deve ser posicionado de forma com que apenas o eixo dos olhos se movimente. Deve-se enxergar bem a pista e quase nada da lateral do carro. Já o espelho interno deve permitir uma visão ampla do vidro traseiro. Os laterais estão na posição correta quando, sentado na posição de direção, o motorista consegue ver o limite traseiro do veículo, evitando a possibilidade de ?pontos cegos?.

Mantendo a Pose

Para medir a distância dos pedais, deve-se apoiar o pé esquerdo no descanso lateral, ao lado do pedal da embreagem, puxar o assento para frente e aplicar toda a força na perna esquerda. ?Assim, o joelho forma um ângulo sem que a perna fique completamente esticada?, diz Hoffmann. O assento está na posição correta quando conseguimos apoiar os pés no chão acionando todos os pedais, sem forçar a coluna nem movimentar o glúteo. Já o encosto deve estar o mais próximo possível de um ângulo de 90º.

Cinto de Segurança

O cinto de segurança existe para limitar a movimentação dos ocupantes de um veículo, em caso de acidente ou uma freada brusca. Por isso, deve estar em ótimo estado de conservação e elasticidade. Ele deve ser ajustado ao corpo sem deixar folgas, passando sobre o ombro e atravessando o peito sem tocar o pescoço. Já a faixa inferior deve ficar abaixo do abdome, sobretudo em caso de gestantes.

Fonte: Globo

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta