Página Inicial Destino A Páscoa em Portugal

A Páscoa em Portugal

6

Você já comeu um folar?

O folar é o bolo da Páscoa em Portugal. Existem em Portugal diferentes espécies de folares, consoante a região. O mais corrente e divulgado é um bolo em massa seca, doce e ligada, feita com farinha trigo, ovos, leite, banha ou pingue, açúcar e fermento e condimentado com canela e ervas aromática.

 

Mas de norte a sul ele é diferente. Em Trás-os-Montes o folar leva chouriça, frango e presunto na sua massa. Nas Beiras e na Estremadura é uma fogaça propriamente dita, que ostenta um ou dois ovos cozidos, podendo estes ser coloridos ou não. Na zona do Alto Alentejo (Castelo de Vide, Portalegre, Marvão) o folar é feito em forma de lagarto, estando o ovo cozido escondido na cabeça do lagarto.

O folar é o bolo que se oferecia e se comia no dia de Páscoa, data em que a permissão da carne voltava à mesa, habitualmente apresentada com cabrito assado. O ovo, símbolo da abastança foi integrado dentro do bolo, para mostrar que aquela oferenda era rica e digna de ser respeitada. Além de ser uma celebração religiosa, a Páscoa é um dia especial para os padrinhos e madrinhas portugueses. A tradição diz que eles devem dar de presente aos seus afilhados o folar.

Mas e o chocolate? 

O chocolate é presente na Páscoa em Portugal, assim como no Brasil. Entretanto, os ovos de Páscoa que invadem os supermercados brasileiros aparecem de forma um pouco mais tímida no comércio português e a tradição das amêndoas cobertas de chocolate ainda é mais presente.

Elas são encontradas assim como na imagem acima ou de várias cores.

E vou te contar, é uma delícia!

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns por divulgar Portugal.

    Aqui, quase não se vê ovo de Páscoa. Realmente, não é tradição.

    Uma curiosidade: aqui não há tradição de comer bacalhau na Páscoa ou na Sexta Santa. Come-se, sim, tradicionalmente, no Natal — coisa que não é nada comum no Brasil.

  2. rsrsrsrsrs Adorei a matéria!!! No “foular” (é assim que minha família pronuncia) de minha tia entram toucinho em grossas fatias e linguiça portuguesa em rodelas de um centímetro… Simplesmente divino!!! Abraços. Mírian.

  3. SUGESTÃO DE FÉRIAS PARA ESTE VERÃO: VIAJAR DE CARRO POR PORTUGAL E CONHECER O MELHOR LOCAL DE FÉRIAS NO MUNDO, A QUINTA DOM JOSÉ, TURISMO RURAL NO NORTE DE PORTUGAL.
    Já imaginou uma quinta onde acorda com os pássaros a cantar, onde se vê vales verdes sem fim, onde se respira ar puro, onde a água dos riachos é cristalina, onde se pode praticar ténis, futebol, basquetebol, badminton, natação, paintball, escalada, canoagem, matraquilhos, snooker, entre outras diversões e por fim ainda se pode fazer uma festa com os amigos numa churrasqueira ou na nossa cozinha tradicional com sala para 20 pessoas, já imaginou isto tudo num só local? Isto tudo é possível na Quinta Dom José – Turismo rural no centro do Minho, é uma mansão do séc. 19, construída por emigrantes no Brasil que tinham a casa de férias em Portugal, esta unidade hoteleira conta com 7 quartos e 1 apartamento com casa banho privativa. Fica a 5km de Braga (Lage-Vila Verde), no centro do Minho, a região com mais história de Portugal, de onde partiram muitos emigrantes para todo o mundo e e onde divulgaram as tradições desta rica região. Venha sentir-se em casa enquanto está de férias na Quinta Dom José.
    http://www.quintadomjose.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui