Página Inicial Destino Américas Vancouver ou Toronto? A interminável questão.

Vancouver ou Toronto? A interminável questão.

A interminável questão – Vancouver ou Toronto?

Vancouver ou Toronto?

A comparação e as dúvidas são intermináveis. Depois de alguns anos trabalhando com intercâmbio especializado em Canadá, posso dizer que cerca de 70% das pessoas que me procuram querendo fazer um intercambio me perguntam a mesma coisa e sempre me pedem para fazer uma comparação.

Portanto, ai vão algumas dicas que podem ajudar a definir qual cidade escolher entre as 2 (Vancouver ou Toronto).

Primeira comparação básica entre Vancouver ou Toronto:

Toronto = É a São Paulo que deu certo.

Vancouver = É o Rio de Janeiro que deu certo.

Assim como nossas cidades brasileiras, as canadenses possuem características realmente parecidas. Enquanto você poderá encontrar maior diversidade de atividades culturais, vida noturna e gastronômica em Toronto, em Vancouver você terá mais opções de atividades ao ar livre, paisagens exuberantes e um ritmo de vida mais tranquilo.

O trânsito em Toronto é pesado e, assim como em SP, cidade é muito sensível a qualquer alteração devido à grande quantidade de pessoas.

Vancouver por sua vez, no inverno, não é uma cidade muito preparada para neve, por isso, quando a neve cai na cidade (o que é raro), as coisas viram um caos. Falando em inverno, sem dúvida as temperaturas em Toronto são bem mais rigorosas, sendo que grande parte do inverno será abaixo de zero, enquanto em Vancouver a média deve ficar em torno de zero, sendo um inverno mais ameno e molhado (sim, chove bastante lá nessa época do ano). Por sinal, chove bastante em Vancouver o ano todo, mas não são chuvas torrenciais, e sim uma garoa fina que incomoda, mas nem tanto.

A vida noturna em Vancouver não é tão evoluída quanto em Toronto, a maioria das baladas fecham por volta das 2am e são poucas as “after hours”. No inverno, porém as chances de conseguir arrumar o que fazer em Vancouver são maiores do que em Toronto, pois como a temperatura é mais tranquila, pode-se passar maior parte do tempo nas ruas.

Ambas as cidades são MUITO seguras, mas prefiro considerar que Vancouver leva vantagem nesse sentido, simplesmente pelo fato de ter menos pessoas na cidade e devido também ao fato de o poder aquisitivo lá ser mais alto.

Um fator que pode ajudar a escolher são as opções de turismo ao redor das cidades.

Toronto possui Montreal, Quebec City, Ottawa, Niágara Falls, NY, Chicago, Detroit por perto.

Vancouver tem Whistler, Victoria, as montanhas rochosas (Banff, Jasper) Calgary, Seattle. Vancouver, porém tem uma vantagem. Para os viajantes de Air Canadá, os voos obrigatoriamente param por Toronto, ou seja, se souberem planejar bem a viagem e tiverem tempo, é possível visitar não só Toronto como as outras cidades ao redor com 10 dias de passeio (meio corrido, mas dá). Enquanto que, normalmente, quem vai pra Toronto não tem a passagem para Vancouver e, portanto, deixa de ter a chance de conhecer Vancouver e as cidades ao redor. Em minha opinião, quem vai pra Vancouver tem chance de fazer uma viagem “turística” mais completa devido a essas oportunidades.

Bom, essas são algumas dicas que costumo passar aos futuros viajantes em dúvida. Agora quero saber a sua opinião e você opta por qual? Vancouver ou Toronto?

COMPARTILHAR

52 COMENTÁRIOS

  1. A sua opinião para imigração de um casal de 30 anos desejando fazer imigração como profissional qualificado pode ser complementado com alguma informação?

  2. fiquei muito encantado, com estas informações,sou açougueiro falo ingles e muito bem françes,onde me adaptaria melhor…fico grato…….

  3. Ótimas informações. Entretanto tenho duvida sobre qual das duas cidades é mais fácil para o imigrante se recolocar. Sou administrador com mba em estratégia e, atualmente, executivo em uma empresa no setor de serviço. Minha esposa é Psicologa e Advogada. Temos dois filhos e demos entrada no visto skilder worker.
    Agradeço antecipadamente.

    • Olá Marcondes, é complicado poder afirmar. O que vale a pena saber é que, Toronto é a maior cidade do Canadá, mas que Vancouver, por outro lado, é a maior cidade do Oeste do Canadá e a terceira maior do país, ou seja, seja onde for, haverão com certeza oportunidades, mas infelizmente, falando sobre a realidade de imigrantes recém chegados e que nunca lá estiveram (não sei se esse é o caso de vcs), é um pouco complicado conseguir trabalhao na sua área tão cedo, requer tempo e precisa fazer muitos contatos, networking. Não diria para vcs irem com muitas expectativas de conseguir algo tão cedo, apenas para não se frustrarem.
      Boa sorte na imigração de vcs!
      Abrs

  4. Rafael, tudo bom? Minha dúvida é a seguinte..eu pretendo fazer intercambio em dezembro e janeiro desse ano! Quero viver esses dois meses com neve..pra experimentar algo que eu nunca vou experimentar aqui no brasil. O que você me fala sobre Toronto? É realmente insuportável os 20 graus abaixo de zero que lá tem em nov e dez? Vc me indica outro lugar? Outro país, que não seja EUA, e que seja preço equivalente? Apesar que em termos de segurança..o Canadá é o que mais me chama! Brigada!

  5. Rafael, para eu conseguir um visto de trabalho quais sao os tramites, a exemplo, meu namorado é canadense e por isso penso em mudar pra toronto. estou pegando meu visto de turista, tentando tranferencia na minha empresa para toronto. Mas teria como eu conseguir um visto de trabalho de outra forma? Obrigada!

    • Olá, com certeza o caminho mais fácil seria via a transferência na empresa q vc trabalha. Com visto de turista vc não vai conseguir nada relacionado a trabalho. Qualquer mudança de categoria de visto deve ser feita FORA do Canadá, ou seja, o melhor caminha será já sair do Brasil com visto de trabalho. No meu blog vc encontrará informações sobre visto de trabalho: http://www.rafacanada.com
      Espero ter ajudado.
      Abrs

    • Rafael, estou com vontade de fazer uma pós-graduação fora do Brasil, tenho vontade de estudar e morar no Canadá certo? A minha pergunta seria… Estou me formando em informática e gostaria de saber qual cidade de encaixa melhor nessa área para estudar e trabalhar ao mesmo tempo? Obrigado.

  6. Rafael,
    gostaria de saber se a chuva em Vancouver é insuportavel pra quem não é de lá, se irrita. E também se no verão chove também, os períodos maiores de chuva

  7. Olá,
    Pretendo morar no Canadá por 1 ano e a dúvida sobre Toronto ou Vancouver me consome!
    Gostaria de saber qual cidade é mais fácil de fazer um College, mais barata para moradia e com mais oportunidades de emprego?

  8. Olá Rafael! Adorei a descrição e estou inciando a escolha pela cidade onde farei intercâmbio em julho/2012 e gostaria de ajuda se necessário sobre a documentação de visto.

  9. Olá Rafael! Parabéns pelos posts de resposta.
    Eu estou formando em Arquitetura daqui a um tempo, Eu realmente queria saber sobre as possibilidades de fazer uma pós-graduação(study abroad) ou mesmo intercâmbio em Toronto. Tenho um inglês mediano/bom e Espero poder inclusive encontrar algum emprego nessa área que estou estudando. Pode me ajudar? obrigado.

    • Olá Antunes, tudo bem?
      Obrigado pelo apoio!!!
      Acho que posso te ajudar sim, tenho alguns programas de estudo e trabalho que podem servir para vc. Mas antes de vc pensar em pós ou trabalhar na sua área, terá que melhorar o seu inglês (fato). Se vc considera ele mediano, seu nível vai baixar chegando lá (que a realidade é bem diferente da nossa no Brasil). Mas tem sim esperança pra vc e acho que podemos conseguir encontrar alguma coisa bacana lá.
      Me mande um email para: rafael@nexusintercambio.com.br e vamos bater um papo, pode ser?
      Aguardo seu contato.
      Abrs

      • Bom Dia Rafael,

        Meu nome é Jorge Braz estou planejando para o ano que vem fazer um intercâmbio para Vancouver estou cursando o nivel intermediário aqui onde moro mas acho que a melhor forma mesmo de se aprender é vivenciando em uma cidade onde todos falam ingles, andem olhando alguns sites de intercâmbio como a EF e a CI e vi que lá alem de se aprender o inglês é possivel aprender francês também, vc sabe como funciona, se é fechado um pacote para os dois idiomas ou como que seria? Vc sabe qual seria uma boa agencia pra eu estar fechando essa viagem? Obrigado, Abraço.

        • Estudei em vancouver por 6 meses e agora estudo frances em montreal. em vancouver nao se ouve gente falando frances, a nao ser que sejam turistas. o melhor pra frances é vir pra montreal, mas tem uma desvantagem, porque os “anglophones” como eles chamam, as pessoas que falam ingles sao mal vistas, e muitos quebecois sao rudes quando pensam que nao queremos falar frances. Acho que em qualquer agencia as oportunidades sao as mesmas. Estudo na ILSC e em vancouver é a maior escola pra estudar ingles. No verao foi incrivel ver tanta gente do mundo todo estudando junto. E estando numa cultura falando e ouvindo ingles o tempo todo dá pra aprender bem rapido, pegar o sotaque e até pra se passar por canadense se vc se esforçar… Boa sorte!

        • Olá Jorge, tudo bem? Exatamente como a Natalia postou aqui, o melhor para quem quer aprender inglês e francês é ir para Montreal. O ideal é ficar um bom tempo, cerca de 6 meses para cada língua. Em montreal tem a ILSC, a ALI, Milla e YMCA. Essa são as escolas mais conhecidas e conceituadas. Eu trabalho com intercâmbio, na agencia Nexus Intercâmbio. Se quiser entrar em contato comigo, podemos fazer os planos para sua viagem. Meu email é: rafael@nexusintercambio.com.br
          Aguardo seu contato
          Abrs

  10. Olá Rafael,

    adorei a matéria….gostaria muito de conhecer Vancouver, pois ouvi dizer que o mercado para área da química é promissor, além de ser um cidade muito tranquila…porém gostaria de saber( tenho pesquisado muito sobre), as áreas que eles mais contratam, em pouco tempo estarei me formando em química industrial…
    tem como me ajudar?

    obrigada

    • Oi Gabriela, tudo bem?
      O processo de contratação é bastante rigoroso e complicado. Para vc querer entrar no mercado de trabalho lá é preciso um GRANDE diferencial. Porém, existem outras formas de realizar seu projeto de trabalhar lá, é de longo prazo, mas tem mais garantia de dar certo do que simplesmente querer chegar lá com trabalho, até mesmo por questões de vistos, etc.
      Me procure e podemos conversar sobre essas possibilidades, ok?
      Meu email é: rafael@nexusintercambio.com.br

  11. Olá, Gostaría muito de ir para Toronto em Maio/2012, mas tenho algumas duvidas, se puder me ajudar, agradeço muuito!
    – Em maio costuma fazer muito frio em Toronto? Preciso me preocupar com jaquetas apropriadas??
    – Os cursos de Inglês em Toronto recebem estudantes do mundo inteiro mesmo?
    – Na sua matéria diz que quem se hospeda em Toronto, pode pensar em conhecey NY, bom, ficarei um mês, é viável passar um final de semana em NY? Digo, por questões de preço, ou é um valor muito alto com passagens aéreas?

    Agradeço sua ajuda, não imagina o quanto faz a diferença! muito Obrigada!

    • Oi Karina, tudo bem?
      Desculpe a demora para responder.
      Não é um frio insuportável em maio, estive nessa época do ano lá esse ano e foi tranquilo, apenas um casaco resolveu meu problema.
      Sim, pessoas do mundo todo fazendo curso de ingles por lá (cuidado com a escola q vc for escolher para nao cair nas que só tem brasileiros, fuja das mais comuns)
      Vale a penas sim passar um fim de semana em NY, as escolas tem pacotes com otimos preços (precisa do visto americano hein).
      Me procure se quiser ajuda para planejar seu intercambio.
      rafael@nexusintercambio.com.br
      Abrs

  12. Oi Rafael,
    Como vai?
    Em primeiro lugar parabéns pelos textos esclarecedores, nada como a experiência, né?
    Moro em Curitiba (o frio não é um terror para mim!), tenho 32 anos, me formei em Inglês em 1994 após ter estudado a língua por 10 anos. Já fiz um pequeno intercâmbio em Cambridge e desde então são raras as oportunidades de praticar o Inglês em minha vida profissional/pessoal. Ainda sim tenho facilidade para entender o idioma, mas me falta vocabulário na hora de me comunicar…falta de prática! Além disso sou formada, especializada e pós graduada e pretendo morar no Canadá para:
    1- reciclar e aperfeiçoar meu inglês;
    2- Fazer uma pós graduação em Comércio Exterior;
    3- Trabalhar o quanto antes for permitido.
    No momento não estou matriculada em nenhuma faculdade (terminei minha pós em 2004) e sou profissional autônoma. Isso pode me atrapalhar?
    Tenho em mente que vou permanecer no país pelo menos 1 ano.
    Claro que a inquietante dúvida “VANCOUVER X TORONTO” me perturba…
    Desculpe pelo enorme texto, mas tenho muitas dúvidas…
    Desde já agradeço sua atenção!

    Vanessa.

    • Ola Vanessa, tudo bem?
      Mil perdões por demorar para responder. Tempos corridos no trabalho não me permitiram aparecer aqui no blog nos ultimos dias.
      Bom, a questão de vínculo pode ser resolvida, mas o principal é vc conseguir identificar onde estudar e encontrar um curso que ofereça as possibilidades para suas necessidades. Eu tenho algumas opções que poderia te oferecer que tenho certeza que vc iria gostar. Me procure se tiver interesse e podemos fazer os planos da sua viagem com calma, ok?
      Meu email é: rafael@nexusintercambio.com.br
      Aguardo seu contato
      Abrs

  13. Estou a equacionar ir para o Canadá, sou Portuguesa e considero que já dei DEMAIS ao meu país. Isto vai piorar e nada mais tenho a oferecer, lamento Portugal que tanto amo.
    No entanto, estou com muitos receios e duvidas, nem sei por onde começar… e a temperatura no Canadá não é muito favorável, penso bastante nisso. Ai, ai…que faço??? Que faço?? :O(

  14. Olá, adorei como descreveu as duas cidades.
    Tenho 23 anos, e estou pensando seriamente em passar alguns meses fora do país pra estudar infles, e o Canadá por enquanto me parece o mais viável.
    Eu queria mesmo ir para os Estados Unidos, mas tenho uma super amiga morando em Toronto e mais uma amiga que vai pra lá ano que vem, por isto estou balançando pra ir para lá, pois nos EUA nao tenho ninguem.
    Voce acha que eu me decepcionaria indo para Toronto sendo que o meu real desejo era ir para os EUA ou o canadá nao deixa a desejar?
    O canada se parece com os eua no stilo de vida, e de cultura?

    PS: moro em SANTOS e estou acostumada com o clima daqui.

    Outro detalhe eh que no primeiro mes ou nos 2 primeiros meses, eu estaria mais focada em aprender a lingua, mas depois gostaria de trabalhar pra pelo menos me manter na cidade, ou perto disso. É muito dificil? Tenho um ingles básico apesar de ter estudado a lingua dos 8 aos 16 anos, pois nao pratico desde entao e nunca falei fluentemente.

    Obrigada.!

    • Olá Mayra, tudo bem?
      O Canadá não vai decepcionar em NADA em relação aos EUA, pelo contrário. Ainda mais Toronto que é bem americanizada. Mas a cultura e estilo de vida canadense é muito mais legal que americana, eles são mais abertos, tem mais conhecimento e cultura do resto do mundo, não são alienados como a maioria dos americanos. Quanto a querer trabalhar, tem sim como fazer isso, porém o período mínimo seria de 3 meses de estudo + 3 meses de trabalho.
      Posso te ajudar com o planejamento da sua viagem se quiser, basta me escrever para: rafael@nexusintercambio.com.br.
      Aguardo seu contato
      Abrs

  15. Olá Rafael, td bem? Bom, eu estou indo pra Vancouver passar duas semanas na Ilac, fazendo um intensivão de Inglês e de quebra, numa terceira semana, vou conhecer Toronto e Montreal, junto a minha esposa. Bom, o que queria saber de vc, é se seria realmente melhor comprarmos as roupas de frio qdo chegassemos la em Vancouver, o que acha? Iremos no final de Janeiro p/ Vancouver e na metade de Fev q iremos pra Toronto e Montreal? Mto rigoroso o inverno ainda nesta data??? Vlw, abrç e parabens pelo post

    • Olá Paulo, tudo bem?
      Eu sugiro que vcs deixem pra comprar lá sim, vale mais a pena. Leve algo para sua chegada e providencie lá o quanto antes. Sim, essa época do ano é bem frio em qualquer lugar do Canadá hehe.
      Boa viagem, aproveitem!

  16. Interessante estas sua informaçõe! Tenho 33 anos e sou engenheiro. Estou cursando MBA em gerenciamento de projetos! Estou a procura de um país para estudar inglês… conversando com amigos me indicaram Canadá! Já estudei e parei diversas vezes inglês… hoje tenho inglês técnico e estou pensando em ir para o Canadá estudar no mínimo 6 meses! Não tenho noção qual cidade será melhor para meus estudos. Poderia me dar uma orientação? Desde já agradeço sua ajuda!

  17. Olá, estou concluindo minha graduação em TI em junho deste ano e algumas empresas de intercambio me ofereceram um pacote de 6 meses de estudo + 6 meses de estágio na minha área de formação (não remunerada) e um emprego remunerado após o estágio.
    A minha duvida é p onde ir VANCOUVER OU TORONTO.
    Como a minha ideia é fazer uma pós na área de TI eu estive pensando em Toronto até porque, creio eu, que seja mais facil conseguir um emprego na área de TI, ja que vou formado, e assim ajudar a custear os meus estudos. Por outro lado, Vancouver parece ser uma cidade mais agradável e tranquila.
    Nessa área de TI fala-se muito que o Canadá oferece bastantes oportunidades aos profissionais, mas de fato qual seria a melhor cidade para essas condições?
    Você conhece a escola InLingua? foi a única que ofereceu o pacote de estágio + emprego, as outras você deve optar por um ou outro.

  18. Ótimo material!
    Em 2013 fiz intercâmbio de 4 semanas em Toronto e adorei a cidade, muitas coisas legais pra fazer, passeis para cidades próxima, baladas e muito mais. Entretanto estou planejando para fazer outro intercâmbio, também de 4 semanas em Vancouver, e com certeza estas informações contribuíram para minha decisão.
    Tenho um grande sonho de morar e trabalhar no Canada, entretanto tenho noção dos desafios. Talvez pudesse compartilhar algo conosco de como conquistar isso.

  19. boa noite Rafael, gostaria de saber se ir para Vancouver em agosto é uma boa época? me refiro a estacão do ano. e ir passear em Banff estando em Vancouver é de fácil acesso? tipo distancia e custos?
    agradeço a atenção.

Deixe uma resposta