Página Inicial Destino Um pouco sobre a minha vida em Granada, Espanha

Um pouco sobre a minha vida em Granada, Espanha

Estou morando na Europa há quase 07 meses para fazer um mestrado, mas é claro que eu já tinha um interesse em morar fora do país. Queria a clássica de “juntar o útil ao agradável”. O fato de ter encontrado um edital de bolsas na internet e ter sido selecionada foi ainda mais agradabilíssimo!

Quando recebi o e-mail dizendo que eu tinha sido escolhida para o tal programa “Erasmus Mundus” da Comissão Europeia, senti aquele frio na barrigaaaaaaaaaaa… Ai, e agora? Meu namorado, minha família, meu apartamento, minha gata (bicho mesmo, gente!), minha faculdade no Brasil… Ficar longe de tudo por 1 ano, talvez mais que isso?

A questão central é que, apesar disso tudo, amei a notícia! Meu chão se abriu porque eu já não tinha mais resposta para nada do que me perguntavam: onde você vai morar, o que você vai fazer etc. Se antes não havia muitas dúvidas em minha vida, a partir desse e-mail, houve uma rotação de 180 graus. O vento encontrou outra rota para meu barquinho a vela. Iria sair do nosso Atlântico para então conhecer o Mediterrâneo.

Como não dá pra contar tudo de uma vez, até porque esse processo demorou vários meses, aos poucos vou trazer aqui como foi minha experiência de “Sair do Brasil” e as águas que passaram debaixo dessa ponte desde então.

Bom, o resumo da ópera é que vim morar em Granada, na Espanha, uma cidade que eu nunca tinha ouvido falar… E olha que eu já tinha feito um mochilão com uma amiga em terras espanholas, mas, como a grande maioria dos viajantes brasileiros, conhecemos apenas Madri e Barcelona.

Pra vocês terem uma ideia, a Universidade de Granada (UGR) onde estou estudando foi fundada em 1531!!!!!! Isso mesmo, meu queixo quase caiu quando soube disso… Aqui tem uma foto que eu tirei de uma das várias bibliotecas.

Granada, Espanha

Nessa hora, achei que eu tinha entrado no cenário do filme “O Nome da Rosa” (Granada, Espanha)

Os livros estão escritos à mão, em latim e são do século XVI! (Granada, Espanha)

Tudo bem, gente, não sou dona de antiquário, mas meu namorado é historiador e aprendi com ele a admirar e a querer conhecer o que veio antes da gente…

E, nessa foto abaixo, aqui vocês podem ter uma ideia do que são as infinitas ruelas charmosas dessa cidadezinha de pouco mais de 200 mil habitantes, sendo – pasmem! – 60 mil só de estudantes de fora que vem morar aqui!

Granada, Espanha

Uma ruela muito simpática do bairro onde moro em Granada (Espanha)

Só posso cair no lugar-comum de dizer que é uma experiência incrível se abrir para o mundo e para as possibilidades que a vida nos apresenta! Até a próxima!

COMPARTILHAR

36 COMENTÁRIOS

  1. Olá Cássia! Fiquei super curiosa em saber o que você está estudando… minha trajetória é parecida com a sua, estou em Londres, também fazendo meu Mestrado (Creative and Cultural Entrepreneurship). Diferentemente de você não consegui bolsa, mas consegui aprovar um projeto na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG e como contrapartida estou reportando toda a experiência em um blog, para que outros artistas possam ter acesso ao conhecimento que estou tendo! Sucesso por aí! Grande abraço.

    • Olá Rafaela! Estou fazendo um mestrado que tem como título: Cultura de Paz, Conflitos, Educação e Direitos Humanos. Pelo próprio nome, já dá pra perceber que agrega várias áreas diferentes e está sendo super interessante porque tem gente de muitos países. Assim, a troca e a interculturalidade estão presentes o tempo todo. Você foi bem inovadora na sua idéia de financiamento, vou dar uma olhada no seu blog! Um grande abraço, Cássia.

      • Olá Cássia! Moro no Rio de Janeiro e trabalho com educação. Estive na Espanha ano passado e conheci Granada, Madri e Barcelona. Estou há uns meses namorando esse master que vc está fazendo. Gostaria de conversar contigo sobre o curso e sobre a tua experiência. O que vc está achando do curso? É um master interuniversitário e pelo que entendi as aulas seriam em Córdoba independente da universidade a qual vc está vinculado, certo? Tenho pesquisado bolsas, mas como só pretendo fazer o master em 2013, não encontrei nenhum edital aberto ainda. Alguma dica em relação a bolsas? Pesquisei a AUIP, pela Universidade de Cádiz. A de Córdoba não oferece bolsas para estrangeiros. Sabe sobre a de Granada? Enfim, desculpe pela enxurrada de perguntas… Fico no aguardo do teu retorno, ok? Um grande abraço, Ana Carina

    • Olá Cassia, sou professor da Universidade Estadual de Maringá, Paraná e recebi convite para fazer a visita ao Centro de Tecnologia Saúde de Granada (IAVANT).
      Estou procurando local para alugar pelo período de 20 dias, próximo à Catedral.
      Vc teria alga dica de estúdio ou apart hotel com bom custo benefício para casal, que seja mobiliado e c cozinha? Obrigado!

  2. Olá, fiquei super empolgada com seu relato sobre a cidade de granada, estava pensando em ir pra ai também, mas no meu caso acho que para fazer uma pós graduação, podes me explicar como foi o processo para chegar até ai?
    Muito bacana sua história.
    abraços!!

  3. Olá Cássia, gostei muito dos teus relatos acerca da bolsa e da vida ai na Espanha.
    Também estou procurando por bolsas na Espanha, mas no meu caso, trata-se de pós graduação, assim como a Michele.
    Gostaria de saber mais acerca deste teu processo todo pra chegar até aí, e mais – muitos mais – detalhes!
    Beijo!

    • Olá Ronessa! Vou escrever um pouco mais sobre minha vinda para a Espanha aqui no site. No entanto, de antemão, penso que tanto você como a Michele poderiam considerar a possibilidade de já fazer mestrado e não uma pós. Digo isso porque eu nunca vi edital e/ou bolsas apenas para especialização (estou entendendo que você quis dizer isso quando escreveu pós graduação…). Academicamente falando uma pós não conta muito em um currículo, diferente do mestrado. Sem contar que o mestrado aqui na Espanha (e penso que na Europa como um todo por conta do Plano Bolonha) é mais simples e rápido que no Brasil, quase como uma pós. Pense nisso! Um beijo!

      • Oi Cassia. Estava vasculhando a net , procurando informações sobre dicas para quem deseja ingressar nessa jornada rumo ao desconhecido. Estou na luta por uma bolsa e também por uma vaga na Universidade de Sevilla. Quais são as principais dicas sobre “becas” que vc pode me dar. Os editais para preinscrição já estão on line e eu gostaria de saber se vc legalizou todos os teus documentos do curriculum vitae ou só os documentos obrigatórios? Teve algum documento que vc juntou e acredita ter tido mais peso?
        A Luta e enorme
        Espero sua ajuda
        Saludos Cordiales

  4. Olá Cássia, estou bastante interessada em fazer mestrado na Espanha. Na época da minha graduacão, fiz um ano dela em Sevilla e adorei. Gostaria de saber se você pode me informar como funciona o processo de selecão para uma bolsa erasmus ( quando acontece, quem pode participar, prazos) e se sabe de outros programas de bolsas (eu só conheco o fundación carolina). Pelo que sei, pós graduacoes (mestrados, especializacoes) são pagas na Espanha, verdade? muito obrigada! Grande abraco.

    • Olá Sabine, na próxima segunda-feira vai sair outro post meu aqui no site exatamente sobre isso! Dá uma olhada! Eu conto um pouco sobre como consegui a bolsa e quais as principais agências de financiamento na Espanha. Realmente aqui é tudo pago, mas conseguindo uma bolsa, você não precisa pagar esses valores pra universidade. De qualquer forma, os valores totais dos cursos são bem mais baratos que os brasileiros. Um abraco!

  5. Olá Cássia, estou para ir morar em Granada a partir do segundo semestre desse ano como parte do doutorado que faço no Brasil. Gostaria de saber se você pode me dar dicas de onde morar. Quais os lugares mais agradáveis, práticos para se deslocar e que o custo não seja muito alto? ALguma dica de aluguel? Obrigada!

    • Olá Keila, a cidade é super pequena e simpática, certamente você irá encontrar algo que lhe agrade. Eu escolhi o bairro a partir de onde iria estudar porque queria poder fazer esse trajeto à pé. Caso você vá estudar no campus da Cartuja, sugiro as proximidades da Plaza de Toros. Caso seu local seja no centro (porque há outros departamentos da UGR espalhados pela cidade) pode ser no Triunfo ou no Realejo (que é onde eu moro e adoro!). E como a cidade é muito universitária, há muitas opções
      de apartamentos e é muito fácil alugar, bem mais que no Brasil! Se você quiser mais informações, me mande um emeio! Abraco!

  6. olá, tudo bem? me formo esse ano e tenho muito interesse em fazer uma pós graduação fora do país. gostaria de saber como vc conseguiu a bolsa, etc, pois não faço idéia do procedimento necessário. Tbm pensei em fazer em Coimbra, o que acha? espero a resposta, obrigada

  7. Muito bacana seu texto! Também estou acompanhando o namochiladajapa.blogspot.com.

    Granada é realmente incrível, estou aqui a pouco mais de dois meses e tem sido uma experiência mto bacana! A cidade é muito bonita, tem história, natureza, serra nevada a meia hora da praia! Além disso, dá pra dar um pulo nas outras cidades andaluzes, Sevilla, Málaga, Córdoba, Almería… quem tiver pensando em vir, recomendo mesmo!

  8. Oi Cássia, sou estudante de doutorado e estarei indo em Outubro para Granada para fazer uma parte da minha tese. Gostaria de saber informaçòes de alojamento, dicas de lá…
    Obrigada!
    Daniela

  9. Olá Cássia… me chamo paula, tenho 25 anos e sou da Paraiba, fui aceita no Máster Criminalidad e Intervención Social en Menores, mas ainda não ocnsegui bolsa, ja fiz opagamento da primeiraparcela da taxa de inscrição,mas estou precisando saber como fazerpara conseguir uma bolsa, ja procurei pelo instituto carolina e nada, será que vc teria alguma dica sobre onde procurar?? aguardo resposta!! Adorei seu blog!! espero conhece-la em breve.. estou indo em setembro!! beijos

  10. Oi Cássia, tudo bem? Gostei demais do seu depoimento sobre a sua aventura de sair do Brasil em busca de qualificação profissional em Granada! Em breve, serei eu a embarcar nessa aventura tbm, se Deus quiser! Estarei indo em março/2012 com meu marido. Vou pra um doutorado sanduíche e ele vai como acompanhante. Por isso, queria eu tbm te pedir umas dicas de como fazer pra encontrar apartamento pra nós 2. Vc poderia nos ajudar? Meu email é ln1701@yahoo.com.br
    Muito grata! Abraços, Lady.

  11. Cassia, tudo bem?
    Adorei seu relato.
    Te mandei um e-mail agora no seu gmail para pedir-te umas dicas de Granada e quem sabe possamos nos conhecer por aí.
    Abz.

  12. oi cassia, estava procurando informações sobre a universidade de granada, mas nao tenho obtido sucesso, estou indo morar em granada no fim desde mes de março de 2012… e gostaria de saber como é a questao sobre o vestibular para graduação na universidade de granada, pois ainda nao consigui encontrar algo referente a data de inscrisao ou provas se for necessario.. vc sabe como funciona ? valeu !

  13. oioioi!

    nossa estou super querendo fazer erasmus mundus pra granada (tema mulheres e estudo de genero). vc poderia me adicionar no email pra q a gte possa conversar sobre? obrigada!

  14. olá .vou me mudar para GRanda daqui 4 anos com minha filha e marido.Minha filha terá 15 anos na época e estará no ensino médio.Gostaria de saber se encontro com facilidade uma escola pública pra ela? se for particular quanto custaria em média? Vou estar aposentada na época e com uma renda de 2.500 euros pra vivermos. será que daria?

  15. Cassia, boa tarde!
    Essa bolsa Erasmus Mundus que você conseguiu é apenas para pessoas que tenham vínculo com a faculdade?
    Por exemplo, estou terminando minha graduação e gostaria de começar um mestrado em Granada, eu conseguiria essa bolsa Erasmus não estando matriculada em um mestrado aqui no Brasil?

    Grata,
    Tatiana.

Deixe uma resposta