Um guia prático para renovar seu Nie Espanhol

Você já conseguiu entrar na Espanha, tem seu visto, já está estudando e agora chega a hora de renovar a sua carteira de estudante. No Sair do Brasil contamos o que fazer na hora de enfrentar a burocracia espanhola e renovar seu NIE.

Você já leu no sair do Brasil sobre a carteira de estudante estrangeiro espanhol, o NIE. Agora chegou a hora de renovar o NIE e ficar mais um ano em terras castelhanas.  Feliz e saltitante você procura informações na sua faculdade, na internet, liga pros telefones que te dão. E aí descobre que tudo isso não é suficiente.

A Espanha tem uma boa infra estrutura para estrangeiros: tem sites, telefones, vários escritórios para resolver assuntos de Imigração. Mas como tudo na vida, tem seus problemas, uma dose pequena de desorganização e outra grande de burocracia. É o que se faz necessário quando o número de imigrantes é tão grande quanto aqui na Espanha.

Mas agora você vai descobrir o caminho das pedras para renovar seu NIE e não cair nas garras da desorganização. Já da burocracia eu infelizmente não posso te salvar. Mas prometo tentar ajudar. Conheça agora o Manual Prático da Renovação do NIE Espanhol.

FASE 1 –Primeiros Passos

  1. Entre na internet (aqui – https://www.citapreviadnie.es/citaPreviaDniExp/) ou ligue para marcar uma hora para renovar seu NIE. Faça isso três meses antes do vencimento do seu NIE. Serio, três meses antes.
  2. Coloque um aviso no armário, no celular, na porta da geladeira e comece a organizar a documentação um mês antes da data marcada.

FASE 2 – Documentos

  1. Organize a sua papelada.

Detalhe: no site do Ministério do Interior há uma lista dos documentos necessários. Que está incompleta. A lista correta lhe dou agora.

– NIE antigo

– Passaporte em vigor

– 3 Fotos 3×4 iguais

– Declaraçao da Universidade onde conste a data de início e final do seu curso

– Histórico Escolar (Pode ser um documento da Universidade onde conste as matérias já cursadas e as que ainda faltam cursar)

– Documento de Matrícula na Universidade

– Recibo de renovaçao do NIE pago – 17€ Esse você consegue indo na oficina de extranjería mais perto de você. Pode ser a mesma que você teve a hora marcada ou pode ir em uma outra qualquer, basta chegar la é pedir pelo recibo de la tasa de renovación. E lembre-se que ele já tem que vir preenchido com o valor a ser pago.

– Comprovante de Renda para se manter aqui (Pode ser seu contracheque de bolsa de estudos, a declaraçao de algum responsável financeiro, o Imposto de Renda brasileiro ou o extrato bancário dos últimos 6 meses com valor mínimo que cubra 60€/dia do tempo que você ainda vai ficar aqui)

– Seguro de saúde que cubra expatriaçao (o mais barato, que é o meu, é o da Mapfre)

– Empadronamento na sua cidade

– Documento espanhol de solicitação de Renovação do NIE Ex.16 (http://www.mir.es/SGACAVT/modelos/extranjeria/ex_16.pdf)

FASE 3 -Dicas

  1. Leve tudo com cópias.
  2. No dia que você ligar para marcar hora, eles vao dizer em qual oficina você terá que ir. Confirme o endereço,procure no Google Maps e veja como chegar.
  3. Chegue uma hora antes da hora marcada. Assim você garante ser atendido na hora certa.

FASE 4 – Tudo resolvido

Na hora certa, a moça vai te atender, vai olhar seus documentos, vai ver que eles estão todos corretos (espero eu!) , vai carimbar sua folha de recibo e vai mandar você esperar dois meses. Depois desse período, chega na sua casa uma carta dizendo onde você precisa ir pro pegar seu  NIE renovado.

Agora sua preocupação vai ser aproveitar da melhor maneira mais um ano na Espanha.

O Sair do Brasil vai te ajudando nisso também!

Danyella Colares

Produtora de vídeo, fazendo um Mestrado em Cinema e Televisão em Madrid, nessa coluna falo das dores e delícias de viver na Espanha e aproveitar as oportunidades que a vida oferece!

9 pensamentos sobre “Um guia prático para renovar seu Nie Espanhol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *