Página Inicial Destino O café mais famoso de Lisboa – A Brasileira

O café mais famoso de Lisboa – A Brasileira

O café mais famoso de Lisboa, além de excelente ponto de encontro para aqueles que, como eu, moram na capital portuguesa, é imperdível ponto turístico para quem visita a cidade.Seu fundador, um português que viveu no Brasil, regressa a terra natal e traz consigo o genuíno café brasileiro. Abre as portas do A Brasileira, onde reúne artistas e poetas, como Fernando Pessoa.

Café A Brasileira Lisboa
Imagem: http://umamansardaemlisboa.blogspot.com/2010/10/lisboa-cafes-com-historia.html

A 19 de Novembro de 1905, A Brasileira abria as suas portas na Rua Garrett, no Chiado, pondo à venda o “genuíno café do Brasil”.

Nesse dia, quem levasse um quilo – pela quantia de 720 reis – tinha direito a beber uma chávena de café de graça. Saiba mais sobre a história desse emblemático café em Museu dos Emigrantes.

Como informado pelo Lisbon Weekend Guild, “hoje em dia o Café A Brasileira é uma atração turística popular, por esta razão os preços são elevados, o atendimento aos clientes é péssimo e há sempre muito mais turistas do que cadeiras, mas com cada gole do excelente café que se ali serve você está provando um pedaço da história Português.”

Seguramente, em feriados e dias excepcionais de grande movimento, isso é verdade.

Mas também é verdade que o A Brasileira já serviu-me deliciosas quiches, através de atendentes muito solícitos e rápidos, e continua sendo um agradável lugar para encontrar amigos, fazer uma parada rápida antes de começar a noite no Bairro Alto ou contemplar o movimento do Chiado numa tarde tranquila.

Eu recomendo o café A Brasileira e volto lá sempre que posso. Afinal, é uma das coisas que só é possível fazer em Lisboa e em mais nenhum lugar do mundo.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. gostei muito da matéria, como nós brasileiros somos muito proximos de portugal……alguns portugueses relutam contra isto, mas somos um pouco uma mistura……….

  2. oi Débora!

    que bom que escreveste sobre o A Brasileira! adorava passar por lá quando estava em Portugal… quanto aos precos, nao achava caro nao… me lembro de ter recebido uma conta de 50 centavos num dia em que tomei uma cafezinho rápido no balcao… perguntei pro garcon se estava certo mesmo e ele: claro, foi só um café no balcao .. eu, que na época morava em Paris fiquei realmente “encantada” com os precos!!
    Bom, eu gostei tanto do A Brasileira, que o meu blog se chama LA Brasileira… :-)) meu sonho ainda… ter um La Brasileirinha com paredes, mesinhas, cadeiras e café, claro!! abracos para ti e beijinhos para Lisboa!!

Deixe uma resposta