Está sem dinheiro para ia à Rússia? Viaje nestes livros!

Como uma das razões para se conhecer a Rússia era a rica e vasta literatura, não custa nada dar alguns exemplos de livros para quem quer conhecer um pouco mais deste lindo país.Tentei escolher textos de gêneros diferentes para poder agradar a todos os gostos e deixar todo mundo feliz!

Além disto, as razões que me fizeram escrever este artigo são muito simples: os russos são leitores vorazes e a literatura tem um papel importante na cultura. Qualquer russo que se preze, sabe de cor pelo menos uns cinco poemas inteirinhos.

Muitos destes livros indicados já estão sendo traduzidos diretamente para o português. Recomendo as edições da Cosac&Naif e também da Editora34. Todos os títulos foram muito bem traduzidos e fazem uma diferença danada ao leitor.

Sempre que possível, compre traduções feitas diretamente do idioma original para não haver distorções. Por exemplo: você acha que um livro escrito em russo, que foi traduzido para o francês e, a partir desta cópia para o português, vai ter a mesma ideia e mensagem do primeiro livro? De jeito nenhum!

Detalhe: quando digo “romance”, quero dizer na verdade “narrativa”. Não tem nada a ver com o gênero romance, que os homens tanto detestam, tá? Outra coisa: aqui estão só alguns títulos, porque se eu fosse escrever todos, estaria escrevendo até agora!

  1. O Mestre e a Margarida de Bulgákov: este autor é um dos meus preferidos e também um dos mais criativos da literatura russa. Além de ser um livro divertidíssimo e cheio de sátiras do mundo soviético, muitos dos lugares descritos no livro, realmente existem até hoje em Moscou.
  2. O Capote de Gógol: Tudo o que o protagonista queria era ter um capote bonito e que desse ar de que ele fosse uma pessoa importante. Mostra muito claro como funcionava (ou funciona?) o sistema burocrático na Rússia.
  3. Anna Karênina de Tolstói: Um clássico da literatura russa e cheia de adaptações para o cinema. Um romance onde nem tudo são flores; característica muito presente nos russos.
  4. Crime e Castigo de Dostoiévski: Livro de cabeceira do Woody Allen e de mais centenas de pessoas que eu conheço. Este não tem desculpa; você deve ler!
  5. O Cavaleiro de Bronze de Púchkin: este romance em versos é simplesmente um dos mais lindos que eu já li. As descrições são de uma estátua de São Petersburgo que foi feita para homenagear um czar.
  6. As três irmãs de Tchekov: uma peça de teatro escrita por um dos meus escritores preferidos. Todo o conflito se passa no que não é dito e nas sutilezas.
  7. Pais e Filhos de Tuguêniev: mostra a transição de valores da Rússia entre o novo e o velho. Uma das primeiras literaturas a introduzir o conceito de niilismo.
  8. Doutor Jivago de Pasternak: uma história de amor durante a Revolução Russa. Por conta deste romance, ele foi nominado ao prêmio Nobel de Literatura de 1958.
  9. Poesia Completa de Anna Akhmatova: Não conheço poeta russa que tenha sofrido tanto quanto esta mulher. Seus poemas são tão bonitos e profundos que não é por menos que ela é minha poeta preferida.

Deise de Oliveira

Mestranda em literatura russa pela USP e apaixonada por viagens. Mal começou a viajar e já está planejando a próxima. Já mochilou pela América do Sul, morou na França e estudou na Rússia.

Um pensamento sobre “Está sem dinheiro para ia à Rússia? Viaje nestes livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *