¡Espanha me mata!

¡Espanha me mata!

E aí que o primeiro texto da minha coluna no Sair do Brasil não poderia falar de outra coisa que não fosse a “primeira vez”. Não essa que a sua mente libidinosa está pensando. Mas sim a primeira vez em Madrid.

A primeira vez que você se encanta com a modernidade do teto amarelo ondulado do Terminal 4 do Aeroporto de Barajas. A primeira vez que você sente o ar seco de Madrid e entra em um dos mais eficientes e mais bem sinalizados metros da Europa.

Será a primeira vez que você vê como os espanhóis são animados, educados e atenciosos com gente que eles nunca viram na vida.

Será a primeira vez que você verá a Puerta de Alcalá e vai fazer questão de parecer o mais turista possível tirando uma foto em meio ao trânsito com a Puerta ao fundo. E depois atravessará a rua para entrar, pela primeira vez, no Parque do Retiro, remar no lago pela primeira vez, caminhar ao Palácio de Cristal, passar pela mini gruta e entrar pela primeira vez no Jardim de Rosas do Retiro.

E depois de descer pela primeira vez na Plaza de Sol, ver o símbolo de Madrid pela primeira vez e tirar a sua foto com o Urso mais famoso da Espanha, você caminhará pela primeira vez em direção a Plaza Mayor. E quando você parar de olhar ao redor com um sorriso no rosto, você cruzará a praça em direção ao Mercado San Miguel para comer pela primeira vez um excelente jamon espanhol com pão e vinho de primeira qualidade.

E então você dará um oi pela primeira vez ao Don Quijote na Plaza de España e se deslumbrará pela primeira vez com os Jardines de Sabatini e em seguida verá um pôr do sol cinematográfico sentado na grama verde do Templo de Debod pela primeira vez.

E a primeira vez que você andar pela centenária Gran Vía e não consegue parar de olhar pra cima você irá se encantar com as luzes de seus prédios.

Será a sua primeira vez  – e trate de se acostumar – com o vai e vem de pessoas pela Gran Vía ás 23h como se fosse 11h. Ou à meia-noite, ou à 1h da madrugada. E então você perceberá, pela primeira vez, que Madrid dorme tarde e que a noite madrilenha tem muito, muito pra te oferecer. Você verá por primeira, segunda, terceiras e muitas outras vezes jovens com piercings em lugares inovadores e cortes de cabelo cheio de estilo.

E aí, caro viajante, tenha certeza que essa será a primeira vez, de muitas vezes que você verá e viverá Madrid. E a Espanha!

7 comentários

comments user
Simone

Adorei o dinamismo do post, mostrando de forma resumida mas poética algumas das tantas coisas lindas em Madri. Um passeio rápido, que me fez sentir saudades de lá…!

comments user
Fernando

acabei de chegar de madri. Concordo integralmente com o post. É uma cidade deliciosa, vale muito a pena conhecer.

comments user
Marilia

Estou viajando no seu texto, nos comentários e na originalidade.Dany, obrigada por me fazer recordar dos momentos maravilhosos que passei e até hoje passo aqui. Madrid é vida, Madrid é tudo de bom. Beijos

comments user
dolfo

estou indo pra espanha pela primeira vez, sou brasileiro-bahiano quero conhecer algum brasileiro(a), para mim orientar muito grato manda uma mensagem para meu mail rodolfovasco@hotmail.com.

Publicar comentário