Página Inicial Destino África Egito – O que a terra dos faraós tem a nos revelar

Egito – O que a terra dos faraós tem a nos revelar

6

Cairo e Alexandria

Quem nunca teve vontade, mesmo que pequena, de visitar as famosas pirâmides e a grande esfinge do Egito? Pois é, elas despertam nas pessoas muita curiosidade, misticismo e isso faz com que elas sejam uma das maravilhas do mundo antigo e também do moderno. E só o Cairo nos proporciona uma viagem com atrativos dessa magnitude.

Pirâmides e esfinge de Gizé

Passear pelo Cairo é ver ao mesmo tempo, relíquias ainda bem conservadas da arquitetura com cerca de 2000 anos antes de Cristo, uma cultura completamente diferente da nossa, principalmente por causa da religião, e também muita pobreza e sujeira pelas ruas.

Apesar das mazelas que o Egito sofre em virtude de uma péssima gestão pública, fruto da ditadura que vigorava até pouco tempo, a cidade consegue nos envolver não somente pelos atrativos turísticos, mas também pela simpatia e hospitalidade do povo egípcio.

Pirâmides

Para entrar no Egito, os brasileiros precisam de visto e da vacina contra a febre amarela. Mas o visto pode ser tirado na chegada mesmo e é barato, apenas 15 dólares. Como passeios essenciais, destacam-se, é claro, as pirâmides e a esfinge de Gizé, Sakkara, com sua pirâmide escalonada e Memphis com a estátua gigante de Ramsés II. Para visitar todos esses pontos, sugiro um passeio com guia, pois dá pra ver tudo no mesmo dia e como são pontos longe do centro da cidade é mais fácil e prático dessa forma. No meu caso, combinei daqui do Brasil mesmo com um guia que fala português. Para quem se interessar, o nome dele é Sabry Farouk e está no Facebook e Orkut.

Pirâmide escalonada de Sakkara

Estátua de Ramsés II (Memphis)

Também é parada obrigatória o museu do Cairo, localizado bem no centro da cidade. Ele abriga grandes tesouros faraônicos, múmias, e em seu jardim, lindas flores de lótus. Uma verdadeira relíquia! Aproveite também para passear pela Corniche El Nil e apreciar um pouco do rio Nilo, tão famoso e histórico.

Memphis

Cidadela Salah El Din

Ruínas do templo de Cleópatra

Palácio do antigo rei Farouk

Visite também a cidadela Salah El Din. É um espaço bem legal que abriga a mesquita Mohammed Ali. Sem dúvida, um ótimo lugar para tirar várias fotos.

Já fora da cidade do Cairo, um lugar também legal de visitar é Alexandria. Cidade litorânea abriga as ruínas do templo de Cleópatra, o forte de Alexandria, à biblioteca muito moderna e linda (ótima vista para fotos) e os palácios do antigo rei Faruk e o de suas mulheres.

Não se preocupe muito com os gastos. No Egito, a moeda é muito desvalorizada e praticamente tudo é muito barato. Mesmo se você for enganado por um taxista, ainda sim, muito provavelmente, a corrida sairá em conta. Sugiro usar roupas leves por causa do calor, porém que não exponham muito o corpo. Evite shorts, blusas de alça, saias curtas ou muitos decotes, pois nas mesquitas não e permitido entrar com as pernas e braços descobertos. E mesmo fora delas não é muito legal andar desse jeito na rua, pois eles seguem à risca os princípios da religião e com as pernas expostas, você pode acabar sendo uma atração turística.

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tudo bem?? estou a procura de informacoes para fazer um mochilao pelo Egito e Sudao… se puder me passar seu email ou algum contato (so tenho facebook :)).
    Td de bom…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui