Página Inicial Destino Dúvidas sobre a Irlanda – Você pergunta e eu respondo – parte...

Dúvidas sobre a Irlanda – Você pergunta e eu respondo – parte II

Continuando a série, Você pergunta e eu respondo, aqui vão outras perguntas que chegaram no e-mail:

1. O que realmente eu preciso para entrar no país ?

Pra entrar na Irlanda é preciso:

-3 mil euros;
-Seguro de acidentes com 30 mil reais de cobertura (tal qual GTA);
-Carta da Escola com os seus dados;
-Carta da sua acomodação (se tiver comprado com a escola ela vai te enviar, ou se você alugou casa direto peça pra algum dos seus amigos fazer ou peça auxílio com a escola, às vezes ela até faz a carta pra você);
-Passagem de volta;
-Extrato bancário com quanto você está trazendo (me pediram quando cheguei);
-Passaporte e algum documento brasileiro.

2. Qual a melhor época pra vir?

Acho que a melhor época pra vir é um pouco antes da alta temporada porque você pega boas vagas de casa/apartamento já que as pessoas estão voltando pra casa, pega as mega liquidações que acontecem no começo, meio e fim de ano e as ofertas de emprego crescem aplicando o mesmo princípio do primeiro item.

3. Qual a melhor idade pra eu viajar?

Se você for uma pessoa muito focada em estudar e vier pra isso e somente isso pode vir com qualquer idade, mas como ninguém vai morar aqui e não sair durante o ano todo, o ideal é que não venha tão novo, digo por experiência própria.
Tenho 19 anos e direto sou barrada nas casas noturnas, no supermercado não me vendem bebidas sem meu passaporte (isso mesmo), pra arrumar emprego é outro perrengue porque a não ser que tenha experiência, já tenha trabalhado anteriormente como eu trabalhei, dificilmente alguma coisa sobrará pra você.
Agora quanto à dúvida em ser  mais velho, não conheço ninguém que tenha tido problema por isso.

4. Como é o inglês daí?

O inglês daqui é bem parecido com o britânico, eu cheguei aqui com o inglês americanizado do learn by yourself de filmes, videogames, músicas e ninguém entendia nada do que eu falava. Eu dizia sneakears (tênis) e eles sempre me corrigiam. Sneakers? Oh, runners ou trainners. Pants? Não, aqui nós chamamos trousers. Além dessas diferenças de nomes o sotaque também é bem carregado, se prepare pra ouvir fôive ao invés de five ou bôtchê ao invés de butter ou wótchê no lugar de water.

5. Posso viajar para outros países da Europa sem visto ou algum tipo de autorização?

Pode sim, a partir do momento que você tem visto de permanência não lhe é pedido mais nada. Em alguns países você ainda precisa de visto, por exemplo Rússia, mas nas viagens mais convencionais, Espanha, Inglaterra, Escócia, Holanda e França não é pedido nada. Se tiver alguma dúvida, se informe!

6. É necessário visto pra ficar 1 ano na Irlanda? Quais documentos devo providenciar?

Não. Chegando na imigração ainda no aeroporto e após mostrar toda a papelada descrita no 1º item, o oficial vai carimbar seu passaporte e te dar um papel dizendo onde você tem que ir pra regularizar sua situação. A partir do seu desembarque você terá um mês pra abrir a conta em banco (a escola te fornecerá a carta de abertura), depositar seus três mil euros e levar o extrato até o escritório da imigração no centro de Dublin. Lá eles vão te ajudar nos itens restantes.

7. Com apenas seis meses dá pra organizar toda a viagem?

Dá sim, inclusive conheço gente que em um mês decidiu vir pra cá, arrumou as malas, comprou curso, passagem aérea, trocou dinheiro, comprou seguro e veio. É claro que alguém que planeja uma viagem de um ano com um mês de antecedência vai pagar bem mais caro em tudo. Eu de fato comecei a fechar com um trimestre de antecedência e não aconselho ninguém a fazer em menos tempo que isso. Tanto a carta de acomodação como a da escola chegam pelo correio e se este de repente entra em greve, você tem que estar preparado para todos os imprevistos.

Outro item importante a se considerar é o pagamento do pacote. TODA E QUALQUER VIAGEM É PAGA ANTES DO EMBARQUE, portanto se você está pensando em deixar a última parcela pra depois do embarque, esqueça, isso é pago antes, então programe-se!

8. Você tem alguma sugestão de comunidades brasileiras para o caso de não preferir ficar uma semana em acomodação estudantil?

Ireland group no facebook: http://www.facebook.com/groups/gabi.conti

Classificados Dublin no facebook: http://www.facebook.com/groups/103721856385693

Dublin para brasileiros no orkut: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=379881

Ainda não se sente seguro pra vir? Leu, leu e leu e não achou nada que tirasse aquela pulga da sua orelha? Continue mandando suas dúvidas para tamara.lorena@hotmail com o título “Você pergunta e eu respondo” que logo logo sua dúvida aparece respondida aqui.

Até a próxima!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boa Tarde,

    Tamara achei seu blog na internet, estou indo para Dublin no dia 23/11/11 fazer intercambio na NCBA meu curso começa no dia 28/11/11 minha acomodação e para uma semana, estou preocupado em achar um lugar financeiramente viável para morar. Você poderia me indicar algum? Pois não tenho contato de amigos ou conhecidos ai.

    Parabéns pelas informações postadas estão sendo muito útil.

Deixe uma resposta