Cuba o outro lado da moeda

Atualmente temos acompanhado nos noticiários do Brasil e do mundo, alguns detalhes sobre os refugiados de Cuba o lado triste, as dificuldades de sua população, a política tão rigorosa aplicada por Fidel Castro, o alto índice de tentativa frustrada de refugiados cubanos. A imagem de população humilhada pelo seu governo, e desiludida com seu futuro. Mas este é apenas um lado da moeda que a mídia explora e noticia e o outro lado? Onde fica a divulgação das belezas, da educação, da saúde de ótima qualidade;

É este o lado que iremos comentar aqui nesta matéria Cuba seria um bom lugar para imigrar, fazer faculdades, explorar pontos turísticos…?

Bom vamos cuba bandeiraconhecer “Cuba” o outro lado tão pouco comentado e divulgado.

República de Cuba (CUBA) é uma ilha subtropical localizada no Mar do CARIBE e aos que pensam tratar-se de uma Ilha com coqueiro no meio terão uma surpresa muito grande ao constatarem que sua dimensão chega a 1.200 km de uma ponta a outra (Mais ou menos a mesma distancia Brasília a Curitiba), quase do tamanho da América Central. Sua população chega a 11 milhões de habitantes sendo três milhões somente na capital (Havana).

Não existem analfabetos e 70% de sua população possui nível Universitário e isto por incrível que pareça está trazendo certo problema na medida em que quase não existe mais a mão de obra campesina para trabalhar nos campos de produção (Problema “Suys Generis”).

O país caribenho tem-se destacado principalmente em áreas como a Medicina, Agroindústria, Esportes e Artes. Há duas vias de acesso aos estudos superiores em Cuba: pelo autofinanciamento, no qual o estudante arca com suas despesas para estudar naquele país; e as bolsas oferecidas pelo governo de Cuba.

Cuba é reconhecida por sua excelência na Educação em todos os níveis, Cuba vem se tornando, há alguns anos, um dos destinos de referência para quem deseja desenvolver estudos em nível superior em países da América Latina.

Cuba é hoje referência no Saneamento Básico, Educação e Medicina Social já que a saúde lá é publica e de ótima qualidade.

CUBA não tem divida externa e vive nos dias de hoje seu melhor momento econômico com um crescimento anual na ordem de 4%. Passou a exportar tecnologia em diversas áreas principalmente, biotecnologia, novas técnicas de saúde, cosmética. É um País que esta investindo muito na pesquisa e desenvolvimento do uso do conhecimento humano (Inteligência).

CUBA vem investindo pesado, junto com investidores estrangeiros de diversos Países, na aérea do TURISMO e após sete Anos de intensa luta para obter conhecimento neste ramo de entretenimento passou a ser referência no destino CARIBE pelo seu profissionalismo e beleza natural e certamente daqui a alguns anos estará exportando tecnologia e conhecimento aos seus antigos professores. Foram e estão sendo muitos os pedidos de instalação de grandes hotéis, das mais famosas Cadeias Hoteleiras Mundiais, que estarão atendendo a grande demanda, não só para o viajante de turismo, mas também, para os mais de 500 Eventos de cunho internacionais que ali se desenvolvem anualmente.

clip_image001Para se ter uma idéia como anda o fomento nas áreas comercias, estão começando a aparecer em CUBA os Edifícios, chamados Centros Empresariais, são construídos quase que em série para atender a demanda das grandes Corporações estrangeiras que ali estão se fixando e tem escolhido o melhor bairro de Havana para isso: MIRAMAR. São bonitos, funcionais e com uma arquitetura moderna como não poderia deixar de ser.

A posição estratégica de CUBA no comando do mercado Caribenho transformou-se num Pólo de Atração ao Capital Externo e como não há o MERCADO DE BOLSA DE VALORES (Parte podre do benéfico Capitalismo), o capital externo JAMAIS entra como Especulativo e sim Capital de Produção criando novos empregos, renda e trazendo divisas no aporte e na exportação de sua produção.

Citarei aqui algumas vantagens de investimento no mercado CUBANO: Grande facilidade de Mão-de-obra (Boa, com qualidade e alto grau de capacitação, isso diminui custos de formação de Mão-de-obra), Livre remessa de LUCROS ao exterior (Garantido pela Constituição Cubana), Baixo Imposto que na verdade se resumem em apenas dois (11% Imposto de Renda Federal + 14% Seguridade Social = 25%).

O Governo Cubano garante e tem honrado todos os acordos bilaterais até mesmo por que tais normatizações são garantidas pela Constituição Cubana. O poder Judiciário Cubano funciona de maneira muito rápida e democraticamente e ao contrario dos que pensão ser um País Comunista, CUBA é SOCIALISTA e isso é um dos caminhos buscado por muitos Países (Livre Capitalismo, sem AUTOFAGIA e sob regras claras, rígidas e duradouras). Por tudo isso, recomendamos aos senhores investidores que encontram-se em busca de um porto seguro para aportarem seu capital procurarem mais informações sobre o assunto através da Embaixada da Republica de Cuba no Brasil (61) 248-4710 com Senhor Conselheiro de Assuntos Comerciais.

cuba mar Entretanto, como ninguém é de ferro não nos esqueçamos que CUBA é banhada pelo Mar do CARIBE, portanto, aquele azul-turquesa tão afamado e divulgado cujas águas mantém uma temperatura média de 26 graus anuais e do ar a 38 e 40 graus, recomendamos curtir as inigualáveis águas das praias de VARADERO, CAYO LARGO ou CAYO CÔCO. São águas límpidas, cristalinas e tranqüilas, sua areia é extremamente fina e branca.

  • Turismo em Cuba

Entre as coisas que o viajante irá encontrar enquanto em Cuba, há a fumaça do tabaco e o rum que impregna a ilha. Para qualquer visitante que chega ao litoral, Cuba parece um paraíso repleto de lugares encantadores, como a plantação de café de Piñar Del Rio, as cordilheiras, a beleza colonial da Havana Antiga, ou os mais de 4.000 recifes e ilhas pequenas, espalhadas pela imensidão azul.

Havana

Piñar del Rio

Santiago de Cuba

Camagüei

Sancti Spiritus

Cienfuegos

Arquipélago Canarreos

A entrada de produtos Naturais (In Natura) de origem vegetal e animal é proibida. A unidade de medida é o MÉTRICO DECIMAL e a moeda é o PESO CUBANO.

  • Para as viagens a Cuba:

PRECISA DO PASSAPORTE COM VALIDADE MÍNIMA DE 06 MESES E VISTO CUBANO “TARJETA” E VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

A taxa de embarque de retorno a ser paga no aeroporto de Havana custa por pessoa EUR 25,00. O custo da tarjeta de visto Cubano por pessoa é R$ 45,00 e a ADV Operadora providencia. Não é conveniente entrar em território Cubano com Celulares, rádios, telefones sem fio, equipamento eletrônicos, exceto quando previamente autorizado (reportagens autorizadas ou autorização especial do governo). Recomendamos que levem EUROS todos os passageiros que forem viajar a Cuba, porém no Panamá são aceitos somente Dólares Americanos, portanto, para as conexões é importante portar alguns Dólares para os extras. O dólar americano é aceito, mas haverá uma defasagem de 20% A 30% na troca de Dólar para o Peso Cubano CONVERTIDO (CUC).

Autorização para Menor Viajando Desacompanhado – menores de 18 anos viajando desacompanhados para o exterior precisam de autorização dos pais, por escrito e com firma reconhecida em cartório, para o embarque. Caso esteja viajando somente com um dos pais, será necessária a autorização do outro que não está viajando. Esta autorização tem validade máxima de 60 dias em relação à data do embarque*.

*Importante: Em função do novo passaporte brasileiro, emitido pelo Departamento da Polícia Federal, não possuir o campo “filiação” na página biográfica, todos os menores de 18 anos, viajando ou não com os pais, devem levar carteira de identidade ou certidão de nascimento para apresentar na Polícia Federal ao sair do país.

TODOS OS DESTINOS VOADOS COM CIAS AÉREAS AMERICANAS “VIA ESTADOS UNIDOS” É NECESSÁRIO O VISTO AMERICANO.

PARA AS VIAGENS À AMÉRICA DO SUL: NECESSÁRIO PASSAPORTE COM VALIDADE MÍNIMA DE 06 MESES OU RG COM MÍNIMO DE 10 ANOS E FOTO PARECIDA.

PARA AS VIAGENS na AMÉRICA CENTRAL/CARIBE e ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL:
É exigida VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA, feita no mínimo dez dias antes do embarque em postos da Anvisa ou do SUS. Se a pessoa for vacinada em uma Unidade de Saúde do SUS receberá um cartão de cor branca – o Cartão Nacional de Vacinação – que, no caso de viagem internacional, deverá ser trocado pelo Certificado Internacional de Vacinação (CIV) de cor amarela, definido pela Organização Mundial de Saúde como válido internacionalmente.

Para efetuar a troca do cartão de vacinação, procure um dos postos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em qualquer um dos portos, aeroportos, passagens de fronteiras ou Sedes da Coordenação em todo o território nacional. Apenas o portador poderá solicitar a substituição do cartão, comparecendo ao posto de troca munido de documento oficial com fotografia: Carteira de Identidade ou Passaporte e Certidão de Nascimento para crianças. Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

– Em São Paulo, é feita no aeroporto de Guarulhos (tel. 11/ 6445-3557) e em Congonhas (tel.11/ 5093-6308), de segunda a sábado das 8 às 17 horas.

– No Rio de Janeiro, no aeroporto Antonio Carlos Jobim (tel. 21/3398-4575) das 14 as 16 e na sede da Vigilância Sanitária (Rua México, 128, tel. 21/2240-3568), das 10 as 12 e das 14 às 16 horas, de segunda à sexta-feira.

A vacina é gratuita e é necessário levar passaporte com validade mínima de 06 meses.

  • Estando em Cuba o que recomendamos fazer:

Viver um pouco da história Cubana, era Cmte FIDEL CASTRO RUZ, visitando o Museu da Revolução e Pavilhão Granma, Plaza de la Revolución, entre tantos outros.

– Conhecer o famoso NIGHT-CLUB (PUB) “La Zorra y el Cuervo”, com muito JAZZ e BLUES legítimos, de origem.

– Ir até “El Pátio” à noite em Havana Velha onde sempre ha todos os dias Shows ao vivo com musica lírica.

– Ir bailar os grandes BOLEROS no Pico Blanco, uma casa de musica no Hotel SAINT JONH em Vedado.

– Assistir a noite o espetáculo do CAÑONAZO na Fortaleza Morro Cabaña as 21h00minh com soldados usando roupas típicas do império.

– Provar o excelente sorvete, principalmente o de Chocolate e de Morango, na Sorveteria COPPELIA (Vale também o Milk-Shake). Sorveteria famosa pelos sabores como pelo Filme “Morango e Chocolate” ganhador de vários prêmios.

– Aprender a dançar Salsa e Mambo na Casa da Música (Vai até 5 horas da manhã).

– Curtir uma boa caminhada, sem guia, pelo MALECON ou pelas ruas de Havana velha.

– Provar as excelentes PIZZAS em Cuba. É incrível não? Também achei até que provei o manjar dos Deuses através de uma PIZZA DE PRESUNTO (Ramon) do American Bar do Hotel Comodoro.

– Saborear os famosos drink´s cubanos: MOJITOS e DAIQUIRIS, respectivamente, na BODEGUITA DEL MÉDIO e FLOREDITA.

– Visitar alguns Shoppings como o popular CARLOS III na Calle G onde se podem adquirir produtos de Perfumaria e Cosmética Cubanos. São excelentes, iguais aos Franceses e com preços que vocês não vão acreditar, muito baratos.

– Comprar CHARUTOS na fabrica da Partagás.

– Assistir ao Show Hollywoodiano do CABARÉ TROPICANA e do MACUMBA, duas casa de espetáculos muito tradicional.

– Visitar a Plaza de la Catedral. Todos os edifícios são do século 18 (Obra iniciada em 1730). À noite a praça abriga musica ao vivo.

– Visitar a Plaza de Armas – Inaugurada em 1582 como centro do Poder na cidade. Lugar animado como Feira de Livros permanente.

– Capitólio, construção majestosa com 92 metros de altura iniciada em 1910 e somente terminada em 1929. Foi inspirada pelo Capitólio de Washington, nos Estados Unidos. Hoje acolhe o Museu de Ciências Naturais.

– Quinta avenida, também conhecida por avenida de las Américas é a mais bela de e ampla da cidade. Antes da Revolução Cubana contava com nada menos que 12 Cassinos.

– Malecón, construído durante o domínio americano, em 1901, esse passeio público que margeia a orla tem 8 km de extensão. Ao longo do caminho você poderá encontrar facilmente o típico Havanês aproveitando os momentos de lazer.

– Castilho de la Real Fuerza, imponente fortaleza erguida em 1558 para guardar a cidade das invasões e dos saques dos corsários.

Enfim, CUBA pode oferecer muito mais que simples destino Caribenho para Turismo, CUBA é uma NAÇÃO e procura agir como tal, de maneira soberana e desafiadora, com seus problemas, principalmente ao financiamento externo (Lei do BLOQUEIO, abusiva e intromissora ESTADONIDENSE) e tantos outros que somente a eles, os Cubanos, caberá resolve-los.

21 pensamentos sobre “Cuba o outro lado da moeda

  • 10 de agosto de 2008 às 23:54
    Permalink

    Sou socialista, faço parte da União da Juventude Socialista – UJS.
    Em todos esses anos Cuba vêm resistindo ao Bloqueio Comercial dos EUA. Mesmo assim, o país ainda conseguiu obter grandes resultados na arte, edeucação, na medicina e no esporte. Imagian só se não tivesse esse brutal bloqueio? Acho que seria umas nas maiores nações do mundo com índice de desenvolvimento altíssimo.

    Por enquanto é só isso mesmo.

    Ao pensar em sair do Brasil, pensem em CUBA. Como diz SAIR DO BRASIL: conheça o outro lado da moeda de CUBA. Apesar de muitas coisas que a mídia mundial diz serem mentiras.

    Boa viagem a CUBA

    Saudações Socialista

    Responder
    • 29 de agosto de 2015 às 12:33
      Permalink

      Concordo. Sem o bloqueio Cuba poderia … sim, poderia se desenvolver.
      Haveria comida para o povo … e também sabonete e papel higiênico.
      Ah ! e também haveria liberdade para trabalhar, produzir e sair do país sem correr o risco de ser comido por tubarões.
      Mas os Castro sempre gostaram do bloqueio, porque, sem ele, o bloqueio, bloqueio material e cultural, eles não manteriam o povo submisso.

      Responder
  • 30 de abril de 2009 às 16:57
    Permalink

    eu adorei as coisas de cuba em breve eu leonardo ricieri estou indo ai para estudar mais ´so que ei tenho 19 anos ai cm posso fazer para eu ir estudar a i em cuba

    Responder
  • 12 de julho de 2010 às 13:24
    Permalink

    O meu assunto eh mais embaixo. Procuro quem queira fazer turismo de saúde em Cuba. Pretendo ir a Cuba em janeiro de 2011 e já começo a fazer planos desde já. Sair de Belo Horizonte – MG – Brasil de Land Hover ou onibus e ir parando em locais bonitos até chegar a Cuba . Tenho 3 meses de folga e quero fazer um grupo afinado de pessoas para viajar e fazer tratamento médico em Cuba . Tenho alguns problemas de pressão, labirintite, tonteiras, e quero fazer um check-up em Cuba. Favor nem falar em tratamento no Brasil . A Quem possa interessar meu email eh: [email protected]

    Responder
    • 29 de agosto de 2015 às 12:18
      Permalink

      Voce vai ter de deixar a sua Land Hover em algum lugar … Cuba é uma ilha.

      Responder
  • 3 de agosto de 2010 às 08:22
    Permalink

    Quem for a Cuba não pode esquecer de levar rolos e rolos de papel higiênico pois, em Cuba, falta tudo. Levem também um rádio com capacidade de sintonizar na faixa de ondas curtas, pois lá, você só vai ver, ler, ouvir e assistir o que o goverto totalitário comunista determina. Então sejam felizes voltando ao século 18.

    Responder
    • 9 de setembro de 2010 às 15:32
      Permalink

      Perfeito,só elogiam porque não moram lá e nem querem.Já fiz o desafio de dar a passagem pra que uns que outros semelhantes se mandem pra lá.Não vão.Quando muito vão como turistas curtir as benesses proibidas ao próprio povo cubano…
      Cuba já tinha o mais alto índice de alfabetização antes de Fidel por os pés imundos lá.Também já desafiei alguns conhecidos cubanóides a viverem aqui com 20 dólares e comer só o que eu determiansse.Nenhum aceita.Portanto…
      Se tantos querem sair e ninguém quer se mudar pra lá,quem está certo?Me lembro do depoimento de um cubano que queria ser uma coisa,mas foi outra porque o governo ordenou.Não foi obrigado a fazer um curso que não queria porque o mercado estava melhor e ganhava mais.Foi obrigado.Como ficam agora esses alienados defensores de Cuba quando o Fidel acaba de declarar que o modelo cubano faliu?vaõ dizer que o velho se vendeu aos ianques?porque ao capitalismo de estado,de luxo pra elite do partido,este ele nunca refugou…
      Parabéns pela coragem de se expor!

      Responder
      • 14 de setembro de 2016 às 01:34
        Permalink

        Lia, não seja mentirosa, o indice de analfabetismo na ditadura de Fulgencio Batista era de quase 30%, o povo era oprimido, nem podia frequentar as praias, que eram exclusivas para os ianques e turistas. Se o povo não aprovasse a revolução, o sistema já teria caido a muito tempo, eu estive lá em casas de família, hostess, hotel 5 estrelas, 3 estrelas…e reafirmo, tem muita lenda e mentira, hj não existe mais guerra fria por lá, pois o povo é muito consciente. Além disso, o cubano é muito solidário, trabalhador e criativo, NINGUÉM passa fome…é óbvio que eles não tem o conforto que a classe média e rica tem no Brasil, mas como contrapartida vivem em um país ultra seguro e onde todos levam uma vida digna…..eu não concordo 100% com o modelo econômico deles, mas se um dia cair o embargo, com pequenos ajustes na economia o país vai melhorar muito o conforto e qualidade de vida das pessoas…isso vem ocorrendo lentamente. A opinião da maioria é que as reformas deveriam ter se iniciado após a queda do muro de Berlim, muitos cubanos acreditam nisso e entendem que Fidel Castro poderia ter sido mais flexível e seguido um modelo mais desenvolvimentista….mas imagine vc ter Tio Sam nas suas barbas, boicotando e sabotando…..só mesmo quem sempre viveu lá para entender.

        Responder
        • 2 de dezembro de 2016 às 19:45
          Permalink

          Muchacho, o analfabetismo no campo era pior ainda, 62%!!!! E se Cuba conseguiu td isso com esse embargo vergonhoso e criminoso, imagina sem ele!!! Se eu tivesse que escolher entre EUA e Cuba, certamente seria Cuba!!

          Responder
    • 14 de setembro de 2016 às 01:20
      Permalink

      Essa lorota da falta de papel higiênico e itens básicos é lenda de coxinha para desmerecer o país….estive lá em julho de 2016 e não existe essa carência tão comemorada pelos coxinhas, o que se passa é que devido ao bloqueio existem cotas de importação, o que diminui a qtde e diversidade de produtos, o que lembra um pouco o Brasil nos anos 70 e 80. Ninguém passa fome em Cuba, você não vê moradores de rua, pedintes e nem indigentes, tão comum em países que adotam o capitalismo a ferro e fogo. A maioria esmagadora dos cubanos leva uma vida muito digna e aprovam o governo, mas defendem uma maior abertura economica, que já vem ocorrendo nos últimos 10 anos, principalmente no turismo. O país é muito liberal, vi muitos jovens com camisa de EUA, só perdendo para camisas de Cuba e Brasil….muito do que dizem de proibiçoes é pura lenda !!! Os cubanos são muito parecidos com os brasileiros (colonização da Galicia, Andaluzia e Catalunha misturado com africanos do Congo)e, mas são infinitamente mais cultos, inteligentes e éticos, sabem levar a vida e são muito felizes. Outro fato interessante, a maioria da população é branca (uns 65%), pq eu imaginava maioria de mulatos e negros….mulheres lindíssimas, independente da raça…muito charmosas….para mim superam as brasileiras (minha esposa vai me matar).

      Responder
  • 27 de setembro de 2010 às 23:22
    Permalink

    Quem fala que o socialismo não deu certo em Cuba, não vê a pobreza e miséria do Brasil.

    Responder
  • 5 de janeiro de 2011 às 08:20
    Permalink

    Se Cuba é tao desenvolvida, por que não consegue nem fabricar carros? Não tenho coragem de me submeter a nenhum tratamento médico com profissionais cubanos. Aposto como lá não existem nem os velhos aparelhos de ultrasonografia que temos em qualquer clinica de esquina aqui do Brasil. O Governo cubano devia era pedir aos outros paises, para ajuda-la. Se eles são anti americanos por que no turismo querem receber em dolares? Por que os canais de noticias do mundo não tem liberdade de fazer reportagens? por que o povo é obrigado a ver só o que o Governo “quer”? Deoxem de viajar na MAIONESE!!!.

    Responder
  • 26 de abril de 2011 às 16:51
    Permalink

    olha bando de babaca respeite a atitude dos outros principalmente fidel e che que se embrearam para tirar cuba da mão de batista cuba hoje tem um bom nivel social e menos de trinta por cento de analfabeto no brasil ate msm quem tem nivel superior não sabem nada porque o ensino e pessimo conheço varias pessoas de nivel superior que não consegue passar nem no concurso da policia militar o brasil não oferece nada de qualidade so para aqueles que tem grana cuba paraiso tropical quem me oferece uma passagem pra mim ir morar em cuba to a disposição adoro cheguevara um homem que tinha seus ideais seguro e não pedia nada pra ninguem se todos paises tomasse cuba como exemplo a discriminação era bem menor.Aqui no brasil a oligarquia e quem manda esses politiqueiros querem so salvar a familia deles e deixar as dos outros a beira do abismo na verdade e um pais de pão e circo copiada da italia então cuba tem lei e se cumpre no brasil só quem vai pra cadeia e pobre e uma vergonha o salario do brasil sobrevive porque e parceiro do americano que recebe daqui as melhores frutas selecionadas enquanto quem mora aqui nem ver isso passa longe de sua mesa sem falar nessa compra de voto camuflada que e a bolsa escola.Quem e dilma nem conhecia mais foi apresentada por lula ele manteve a bolsa escola e o pobre eleu ela pra nada aqui e o pais da eleição isso atrapalha muito.Fidel castro sei que e ditador mais unificou rico e pobre em escolas trabalhos e outros quero deixar claro que sou contra o poder mais respeito a atitude de fidel ,camilo,guevara,daniel alarcon e outros viva a revolução.

    Responder
    • 29 de agosto de 2015 às 11:57
      Permalink

      Nada contra seu artigo, até porque não consegui ler e respirar ao mesmo tempo. O que voce tem contra vírgulas, ponto, ponto e vírgula…?
      Onde você estudou ?

      Responder
  • 17 de maio de 2011 às 10:34
    Permalink

    eu vou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! quero ver os dois lados da moeda.. quero viver cuba nem que seja por uma semana!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  • 3 de junho de 2011 às 13:38
    Permalink

    Tenho pena daqueles que criticam Cuba e seu governo alegando que eles não tem liberdade nem pra ver tv, pra comprar seus bens de consumo pq no Brasil é a mesma coisa! a diferença é que é camuflado, fazia jornalismo pq achei q ia informar o povo mas desobri que apenas ia camuflar a verdadeira informação então larguei o curso… agora nem de diploma prcisa um jornalista num é isso? e falaram da medicina cubana… realmente aqui não temos grandes recursos tecnologicos graças ao democratico e idolatrado Estados Unidos que nos impedem de importar tecnologia e nos impedem também de tem uma metalurgica e fabrica nossos proprios carros o que acontecia no Brasil até Getúlio Vargas ameaçar uma possivel parceria com a Alemanhã nazista caso Roosevelt não nos vendesse a tecnologia necessaria para a construção da CSN. Mas voltando a medicina… no Brasil tem aparelhos de diagnosticos que jamais teram em cuba mas aí as pessoas ainda morrem de dengue por conta de erro médico que chegaram a confundir colica causada por gases com dengue hemorragica matando uma criança… e fora todas as outras mortes no final de 2009 começo de 2010 na baixada santista por razões parecidas aqui eu não tenho medo de morrer dessa forma, aqui eu não tenho medo de morrer… indíce de saúde publica ótimo, o de segurança melhor ainda, não precisamos do BOPE aqui! essas opiniões negativas que li aqui só mostram o como vcs são manipulados… e estão de parabéns aqueles que se mostraram de mente aberta e ver o que realmente acontece aqui… insatisfeitos existem no mundo todo se não fose assim miame, londres, madri, buenos aires e tokio não abrigariam esse numero absurdo de brasileiros

    Responder
  • 2 de maio de 2012 às 09:25
    Permalink

    Devemos respeitar a opnião dos Países visinhos e o ponto de vista de seus gonvernos,pois também não somos perfeitos,se ainda não conseguimos consertar nem a nossa casa,porque criticar a dos outro?
    Devemos falar quando temos conhecimento e segurança,pelo contrario,a boca fechada é um sinal de sabedoria.

    Responder
  • 2 de maio de 2012 às 09:36
    Permalink

    Disse isso em razão das pessoas q criticam sem ter conhecimento as veses do que estão falando, é logico que todos tem o direito de criticar,mas veja de que forma a mesma será feita,para não ofender e sim ajudar na construção de um mundo melhor,devemos ter sabedoria ao nos referir aos outros,seja quem for,uma opnião bem formada,garanto que bem avaliada.

    Responder
  • 21 de outubro de 2012 às 21:00
    Permalink

    Não posso afirmar que morar em CUBA seja melhor do que nos EUA. Porém melhor que do o MERDIL com certeza. Não sou hipócrita e confesso que sou ambiciosa financeiramente e por isso gosto tanto dos ESTADOS UNIDOS que incentivam as pessoas a estudaram, trabalharem, investir e consumir, isso tudo é muito bom. CUBA também é ótimo, porque o que você é e tem, é o tudo o que poderia ser, e como a esclaa de valores é horizontal, para um individuo sociliata sabe que ele trabalha e recebe do governo o básico para viver uma vida digna também é bom. Agora no Brasil francamente, é uma bagunça, não é bom para emprego, nem educação, nem politica, saúde… Nem beleza, não tem nada nessa droga de país@!

    Responder
    • 29 de abril de 2015 às 14:41
      Permalink

      O que tu estás fazendo aqui? Vai embora pra CUBA e morre pra lá.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *