Página Inicial Destino Américas Como é a vida pra quem vai a trabalho no Canadá?

Como é a vida pra quem vai a trabalho no Canadá?

O visto ou permissão de trabalho podem ser conquistados de diferentes maneiras, que vão também determinar o tipo de vida a qual o trabalhador poderá levar no Canadá.

O visto de trabalho é aquele adquirido junto à empresa contratante, no qual permite que o trabalhador permaneça no pais somente enquanto estiver trabalhando para essa empresa. Esse trabalhador leva uma vida muito parecida com a de um cidadão, com benefícios como seguro saúde do governo e poder estudar pagando valores de estudantes locais, alem de poder colocar os filhos para estudar em escolas públicas sem custos.

Essa pessoa terá que abrir uma conta em banco canadense e deverá fazer o Imposto de renda referente ao tempo em que trabalhou, mesmo não estando mais no Canadá. Ao chegar no Canadá, o primeiro passo é encontrar um lugar pra morar, de preferência que seja próximo ao local de trabalho ou ao menos de fácil acesso, pois sua permanência no Canadá depende de seu trabalho, portanto, o ideal é facilitar ao máximo sua estadia. Chegar lá sem ter conhecidos pode e será muito difícil, é legal tentar fazer alguns amigos pela internet, para poder contar com ajuda quando chegar, seja para ter uma companhia para sair ou alguém para apresentar a cidade. Existem sempre muitos brasileiros dispostos a ajudar os novatos.

O lado ruim desse visto é o vinculo com o trabalho, que muitas vezes pode não ser exatamente o que se esperava. Quando isso acontece, começa a bater a sensação de escravidão, onde a pessoa se vê presa sem muito poder de escolha. Porém, existe sim uma escolha. Pode-se aplicar ara um novo visto de trabalho (desde que haja uma outra empresa querendo contratar) e é possível aplicar para esse visto e aguardar o resultado em terras canadenses mesmo. Mas de qualquer forma, as restrições serão as mesmas que o visto anterior, mudando apenas a empresa.

O outro tipo é a chamada PERMISSÃO de trabalho, geralmente adquirida através de um visto de estudo ou pelo visto de estudo de um conjugue. Essa permissão é aberta, permitindo que a pessoa busque pelo próprio trabalho onde bem entender, restando claro, as devidas restrições. Se essa permissão foi concedida ao estudante, ele(a) só poderá trabalhar ao termino do seu período de estudo, igualando a carga de horas de trabalho ao total do numero de horas estudadas. No geral, esse estudante chega na cidade, vai a escola e, apos terminar seu curso, vai procurar trabalho. Normalmente ele vai morar o primeiro mês em casa de família e posteriormente dividir um apartamento com amigos de escola. A vida é bastante tranquilo, sendo que todo e qualquer tipo de trabalho será suficiente para manter as despesas básicas e ainda sobra um pouco para aproveitar, isso considerando um salário mínimo. Já para o trabalhador que foi com o visto de trabalho, normalmente seu salário será mais alto que o mínimo e a tendência é de uma vida com bastante tranquilidade, um certo conforto e com toda a segurança que o Canadá tem a oferecer.

O interessante é manter em mente que tais vistos concedem direitos e deveres, bem como limitações, que tais devem ser seguidas de forma bastante rígidas para evitar surpresas desagradáveis com a imigração local.

E apenas finalizando, a permissão de trabalho adquirida através de um conjugue, autoriza a pessoa a trabalhar livremente, sem restrições de tempo ou de tipo de trabalho.

COMPARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

  1. Eu estou aplicando pro meu work permit agora, trabalho numa empresa canadense faz 1 ano e vim como estudante e levei sorte de conseguir emprego na área (Comex) mas como agora quero trabalhar pra essa mesma empresa mas em qualquer país da America Latina eu queria saber mais sobre visto de Negocios já que poderia ser como um funcionario da empresa no exterior pois nao tou mais afim de ficar no Canada, alguem sabe como funciona? abs

  2. Olá! Rafael, qual sua opinião sobre a possibilidade de uma pessoa de 27 anos, formado em Administração de Empresas, imigrar para Toronto e tentar a vida por lá, estando disposto a estudar e se qualificar? Grande abraço e parabéns pelos posts! Todos mt interessantes. Eduardo

    • Eduardo, tudo bem?
      Obrigado pelo apoio.
      Primeiro de tudo eu que te pergunto, até que ponto vc está focado nessa ideia. Digo isso pois sua experiência vai depender de como vc vai se comportar por lá. Tudo começa pelo aprendizado do inglês. Como está o seu inglês atualmente?
      Me procure no meu email, vamos conversar mais sobre essa sua ideia, pode ser?
      Abrs

  3. Sei que nem tudo é facíl como a gente pessa ser mas se não arriscar não terei nenhuma experiencia proficional Rafael vc ainda mora no canáda? Se morar como é a vida aí! Sem mais

  4. Gostaria de manter contato com alguém que está no Canadá,pois pretendo ir a trabalho,sou enfermeira e meu sonho é trabalhar no Canadá.Alguém pode me ajudar?

  5. Olá, sou enfermeira há 10 anos tenho interesse de ir para Quebec o meu marido é professor de matemática , gostaria de ir mas tenho muito medo. Gostaria de saber se o custo de vida é muito alto? Comparado com o de São Paulo .

    Obrigado
    Dani

  6. Bom Dia, gostaria de trabalhar no canada mas já faz algum tempo que estou a espera de uma oportunidade. Caso alguem possa me informar o que tenho que fazer para realizar esse sonho fico agradecida.

  7. bom rafael, tenho 20 anos, estou terminando o meu curso tecnico em radiologia. eu gostaria muito de prosseguir com esse meu pensamento que é trabalhar fora do país,pelo que vejo o canada seria uma boa ideia, preferencialmente Quebec.entrarei em contato com vc , pelo seu e-mail, e conversaremos sobre o assunto, caso possa me ajudar agradeço muito.abraço

  8. Olá!
    Tenho um enorme interesse em conhecer o Canada, gostaria de saber como posso fazer para ir para lá, como consigo um emprego por lá?
    Desde já agradeço…
    abraçoss

  9. Olá Rafael, sou formado em Arquitetura e Urbanismo, e estou fazendo um curso de inglês, porém gostaria de saber sobre o emprego para um Arquiteto no Canadá, e se esses vistos citados, são os únicos que existem.
    Obrigado

  10. Prezado,

    Estou querendo ir para trabalhar no Canada, tenho 21 anos sou casado e tenho uma filha recen nascida, estou com meu curso de graduação trancado, e stenho algumas certificações Sales da Dell e trabalho hoje como analista de venda e de suporte de uma empresa de informatica.
    Gostaria de ir para Toronto com minha familia, você tem como me ajudar? me dar umas dicas?

    Desde já grato.

    Att
    Sr. Derly Lana Cordeiro

  11. gostaria muito de ir ao canada para trabalhar nao sou formado mas trabalho com impermeabilização no ramo da construção civil nao tenho nenhum problema em atuar em outras areas a minha esposa é formada em gestão do varejo estamos estudando ingles para nos adaptarmos mais rapido qual a melhor maneira de nos apresentarmos para tirar o visto para podemos trabalhar no canada sem termos de ir ilegalmente?

Deixe uma resposta