Página Inicial Destino Ásia Capadócia e Pamukkale: Tesouros naturais da Turquia

Capadócia e Pamukkale: Tesouros naturais da Turquia

Vale a pena viajar durante horas em uma poltrona apertadinha de avião, depois pegar táxi e pernoitar no ônibus só pra ter algumas das mais belas vistas do mundo. A Turquia é um país maravilhoso, peculiar, intrigante e mágico. Em minha viagem, em maio de 2009, descobri esse lugar que tanto me fascinou.

A primeira parada é claro, Istambul. Mas não pude deixar de conhecer também a Capadócia e Pamukkale.

 

Pamukkale é conhecida pelas suas montanhas revestidas de cálcio petrificadas regadas a águas termais vulcânicas. O visual tanto pra quem está nela, quanto pra quem a vê da cidade é incrível.

Nunca vi algo parecido. Além da beleza do lugar, diz a lenda, que a água é também medicinal e ainda te deixa mais bonita. Não custa nada tentar né?

 

 

Lá se encontram também as ruínas de Hierápolis, onde viviam Appolo e Artemis. Há no local, um grande teatro romano e muitas ruínas, além de pequenos museus. A região, que é um patrimônio da UNESCO está super conservada e também abriga uma grande piscina de águas termais.

 

 

Se você gostou do lugar, corra para visitá-lo, pois a paisagem já se encontra em permanente mudança, ainda com causas desconhecidas. As montanhas estão ficando amareladas. Apesar de achar que elas continuarão belas, prefiro-as branquinhas mesmo. Você consegue conhecer tudo em um dia, mas é sempre bom ficar mais tempo, pra curtir ainda mais esse lugar fantástico. Como não há aeroporto em Pamukkale, tem que ir de ônibus ou excursão mesmo. Existem diversas agências locais que fazem este passeio. Parti de Selçuk e peguei uma excursão até lá.

Outra parada obrigatória na Turquia é a Capadócia. Um lugar bem diferente e não menos incrível. Suas formações rochosas bem excêntricas constituem essa região. Formações essas que serviam como abrigo para a população até algumas décadas atrás. Havia uma cidade inteira onde hoje se encontra o museu Goreme. Igrejas, condomínios, áreas de lazer, tudo nas cavernas. As pinturas feitas pela população local ainda podem ser apreciadas pelos visitantes. E ainda, você pode ter o incrível prazer de se hospedar em um hotel na caverna, que apesar de frio, é bem legal.

E para curtir essa paisagem impressionante, nada melhor do que de balão. Existem várias empresas que fazem esses passeios, em geral, eles acontecem no início da manhã. O balão atravessa vales, campos, e nos proporcionam uma visão geral da região. É sem dúvida, maravilhoso! E ele chega até 600 metros de altura. Só não pode ficar com medo hein!

Outro ponto bem legal para conhecer é a cidade subterrânea. Ela tem sete andares abaixo da terra. A população construiu geniosamente para se proteger contra a guerra. O ar circula normalmente e a área é muito bem distribuída, devido a competente obra de arquitetura e engenharia realizada. O local foi construído com possibilidade de habitação durante anos.

Por essas e outras que recomendo muito uma viagem pra lá. Sugiro reservar um pacotinho partindo de Istambul com as cidades que você quer visitar. No meu caso, depois de Istambul, conheci: Éphesus, Pamukkale e Capadócia. Pesquise bem o tempo antes de ir. Estava muito frio em maio, principalmente na Capadócia.

Beijokas pessoal!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta