Página Inicial Europa Alemanha Berlin no natal

Berlin no natal

Sempre tive o Natal como a época mais mágica, com o comércio exalando festas de fim de ano, árvores de Natal carregadas de enfeites e de algodões para simbolizar a neve, luzes nas casas e o nascimento do menino Jesus, claro. O Brasil é um país religioso e tudo isso acompanha cada cidadão, sendo a época preferida de vários. Quando vim para a Europa, já esperava ansiosamente o começo dos preparativos de Natal e realmente me surpreendi com o quanto os alemães levam a sério essa data. E foi em Berlin que me encantei ainda mais com o Natal, que tornou realidade as minhas fantasias mais minuciosas a respeito de um fim de ano no exterior.

Já era metade de Novembro e os primeiros enfeites de Natal começaram a surgir em Berlin. É incrível como os alemães levam o Natal a sério, pois se preocupam em enfeitar, sem nenhuma modéstia, cada pedacinho da cidade. Já chegou o final de Novembro, e quando me dei conta, me vi cercada nas ruas por muitas luzes, papais noéis (São Nicolau para os alemães), anjos, presentes e muitas árvores de Natal. A sensação é de que querem mascarar um pouco do frio que já está chegando por aqui, com tantas luzes e “Glüwein”, nome dado a bebidas que podem ser comparadas ao “Quentão” aí no Brasil. É só chegar o inverno que sentimos seu cheiro por todos os cantos.

Berlin no natal
Berlin no natal

Para quem é fanático por Natal e quer fazer uma viagem dos sonhos, apreciando enfeites, árvores de Natal, músicas do gênero e comprar os mais lindos enfeites para a mais encantadora época do ano, a Alemanha não pode ficar de fora do roteiro. Por aqui, geralmente da última semana de Novembro à 31 de dezembro, acontecem as Feiras de Natal, ou Weihnachtsmarkt. Elas estão por todos os lugares, em diferentes tamanhos, mas sempre encantadoras. Só na cidade de Berlin, por exemplo, são 60 mercados, sendo o mais famoso o que está localizado na Gendarmenmarkt, próximo à Friedrichstrasse e Unter den Linden. É o mais sofisticado, com uma árvore de Natal gigante central, tendas dos mais variados gostos e um palco onde se apresenta um coral. Se não me engano, é o único que precisa pagar para entrar. Mas não se preocupem, são somente 2 euros super bem investidos.

 Berlin no natal - Sair do Brasil

Cada feira de Natal possui, basicamente, a mesma estrutura. Muitas barraquinhas lindamente enfeitadas, vendendo tudo o que se possa imaginar. São enfeites de Natal feitos à mão, muito lindos por sinal, panos para decoração de mesas, cachecóis, toucas, brinquedos, miniaturas de pontos turísticos e de vilas de Natal, acessórios como brincos e colares, e também muita comida, como o famoso pão com Bratwurst, o queridinho dos alemães, cerveja, Glüwein, que mencionei acima e doces para todos os gostos. Em algumas feiras, como a da Alexanderplatz em Berlin, tem pistas de patinação no gelo. Uma ótima oportunidade para quem quer treinar e rir um bocado.

Berlin no natal

A Alemanha é definitivamente um excelente pedido para uma viagem de fim de ano. O país tem muito a oferecer em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito à Natal. Toda essa magia que vivemos no Brasil aqui vira realidade, principalmente pela neve e ruas impecavelmente enfeitadas.

Berlin no natal

Encontre em cada feira de Natal alemã, seu pedacinho de criança que renasce ao final de cada ano!

Feliz Natal! Frohe Weihnachten!

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta