Página Inicial Oceanía Austrália Austrália – The Great Ocean Road

Austrália – The Great Ocean Road

1
1
Foto: Rodrigo Araújo

Uma das cidades mais visitadas da Austrália, Melbourne é super famosa pelo glamour e sua modernidade, arquitetura arrojada, varias galerias de artes e o mundo fashion. A capital do estado de Victoria é também reconhecida pela excelência em seus milhares cafés espalhados por toda a cidade. Melbourne também configura entre uma das melhores cidades para se viver no mundo. Dentre inúmeros programas que Melbourne oferece, separe um dia num tour pela The Great Ocean Road.

Num trecho de 243 km entre as pequenas cidades de Torquay e Allansford, The Great Ocean Road foi construída entre 1919 e 1932 por soldados que voltaram da Primeira Grande Guerra Mundial. A ideia do governo à época era de empregar os soldados que chegariam ao país e não encontrariam emprego, além de interligar importantes distritos produtivos e, consequentemente, facilitaria o acesso entre eles e também a Melbourne. Praticamente todo o percurso é pela costa e o senário tira o folego de qualquer viajante com inúmeras falésias e o mar que se perde no horizonte.

2

Por mais que você possa alugar um carro e explorar a região, a melhor opção pegar um tour numa van ou micro ônibus. Com $99 australianos por pessoa se consegue um tour com guia, entrada nos parques, almoço e lanche. E o mais importante: o motorista lhe pega no hotel na parte da manha com horário marcado. É importante mencionar que, pelo tour, o guia vai parando nos lugares certos e o passeio fica mais objetivo e prazeroso.
A primeira parada é na entrada da estrada onde podemos ver um enorme portal feito de madeira, mais ainda bem conservado. A próxima parada se dá perto de Anglesea aonde pode-se observar uma praia bem disputada pelos surfistas. A areia é amarelada, mas com ondas perfeitas e, dependendo da época do ano, a prática do surf fica impossibilitada pelas baixas temperaturas da água. Na ultima parada antes do almoço, é hora de ter um curto, porém memorável, encontro com o coala numa fazenda que se encontra dentro duma reserva de eucaliptos. O coala é um marsupial que vive exclusivamente na Austrália e vive em constante perigo por causa do seu lento metabolismo. Os constantes incêndios nas florestas australianas são um perigo à espécie.

O almoço oferecido é simples, mas completo. A parada de 1 hora se faz suficiente para a refeição e um breve descanso antes da segunda parte do dia. A próxima parada se dá na floresta de Otway que fica dentro do Parque Nacional do Grande Otway, no ponto mais ao sul do passeio. Parte do parque fica no vale de Aire e a mata fechada nos dá a sensação de clima tropical por causa da umidade e calor. Cachoeiras e inúmeros pássaros pelas trilhas trazem tranquilidade e paz ao parque e à floresta que fica aberta o ano todo.

5
Foto: Rodrigo Araújo

O ponto alto do dia fica entre as pequenas cidades de Princetown e Port Campbell, no Parque Nacional de Port Campbell. Lá encontramos os famosos e incríveis 12 apóstolos. Os 12 são enormes formações de terra e rocha dentro do oceano que foram delicadamente esculpidas pelo tempo e pelo mar. De longe e dependendo do ângulo parecem flutuar. Na época da construção da The Great Ocean Road contava-se com 12 formações, mas o ação do tempo levou 5 e hoje é possível ver somente 7.

Um pouco mais a frente, ainda Parque Nacional de Port Campbell, há uma escadaria que dá acesso a uma pequena praia. A área amarelada é fria, pois a praia fica a mair parte do tempo na sombra dos paredões das falésias. O mergulho na água fria é de sua inteira responsabilidade e não é nada recomendável por causa das fortes ondas e correntes que entram oriundas do mar aberto. O dia termina numa rápida parada para um lanche antes de seguir para Melbourne.
Ao final do passeio você certamente terá muitas lembranças e fotos da majestosa Great Ocean Road.

Outras dicas:
– usem roupas apropriadas de acordo com o clima da época do ano.
– leve água.
– esteja com tênis confortável.
– leve uma roupa seca para uma possível troca.
– tente levar um binóculos.
– no Parque Nacional de Port Campbell você encontra a opção para um passeio de helicóptero.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ola, Esse cantinho da Australia e realmente muito especial. Moro em Singapura e sempre que posso faço uma viagem pra esse pais maravilhoso. Comecei a escrever no site http://www.weloveitwild.com sobre essas viagens. Sao relatos de viagens com muitos detalhes e dicas legais. Adoraria que vocês dessem uma olhada e seguissem meu blog em ” Never miss a post”.
    Boa viagem a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui