Natal na Alemanha

Natal na Alemanha

Dezembro chegou e na Alemanha, o frio também!
É verdade que esse ano demorou um pouco (no ano passado em novembro já tínhamos neve por todos os lados!), mas agora, com a temperatura caindo já dá vontade de passar num Weihnachtsmarkt (feira de natal) e tomar um Glühwein (vinho quente, tipo o nosso quentão, sabe?)… Se o Weihnachtsmarkt começa no final de novembro e enche as cidades de luz e de enfeites de natal, ele só começa a ser realmente bom quando o frio chega para valer!

O primeiro natal na Europa é sempre meio estranho para nós brasileiros. Estamos acostumados a passar o natal na praia, bronzeados e com roupas de verão! Depois de algum tempo por aqui a gente se acostuma com o frio e não consegue sentir o “espírito natalino” antes de ele chegar.
Eu mesma, sempre torço para ter neve no natal! E daí é aquela magia dos filmes, sabe?

As cidades de vestem de luz e de cor: de verde, de vermelho e sempre muito dourado. Tudo isso misturado ao branco da neve! Nessa época é difícil passar muito tempo longe da calefação e nesse caso, um Glühwein é tudo de bom!

É o cheirinho do natal… Ou melhor, é o cheirinho do Advento, que é comemorado aqui durante todo o mês de dezembro (escrevi sobre isso no meu blog, termina aqui e passa lá).

Na Alemanha, o tempo do Advento é mágico: tem uma coisa de nostalgia, de tradição, de antigo, de moderno  é tudo junto, se misturando e se multiplicando. Um bom exemplo disso é exatamente o Weihnachtsmarkt.  Tem de tudo para você passar um natal de sonhos!
Esse vídeo do Weihnachtsmarkt de Colônia mostra um pouco isso é um passeio pelas barraquinhas e a gente se sente um pouquinho lá também!


Se você estiver de passagem pela Alemanha, não perca de jeito nenhum. Toda cidade tem o seu e, entrando no centro da cidade, ele estará localizado na praça principal, perto de uma igreja!
Mas seja onde for, vai ser fácil de achar: é só seguir as luzes, as estrelas cadentes, os trenós, o cheirinho e salsicha na grelha, de cravo, de canela, a fumacinha do vinho quentinho, e o som das musiquinhas de natal. Muita delas a gente reconhece a melodia e isso dá sempre uma saudade de casa, né?

Bom, mas quem está na chuva é para se molhar (e quem está no frio para tomar Glühwein!!) então, guarde a saudade pra matar quando chegar em casa, e aproveite!!

Essa tradição tem mais 600 anos e é “typisch Deutsch“.
Achei uma lista bem boa com os 10 schönsten Weihnachtsmärkte Deutschlands (quem sabe alemão pode consultar), mas vou mostrar alguns aqui.

O mais antigo é o Dresden: existe desde 1434 e traz também a Dresdner Stollenfest.

Tá, tá, eu me explico! Stollen é o bolo natalino típico de Dresden, feito com frutas secas, amêndoas (é ótimo!) e na época de natal a gente acha por todos os lados aqui na Alemanha.
Para a Stollenfest, eles fazem uma Stollen gigante!

O maior é o de Dortmund: 300 “barraquinhas”, e a maior árvore de natal da Alemanha com 45 metros de altura!

O mais visitado é o de Colônia: mais de 4 milhões de visitantes por ano!

O mais cult é o de Munique: teatro, concertos, performances e produtos vindos do mundo inteiro parece que tem até caipirinha!!

O mais romântico (e talvez o mais extraordinário) é na Fraueninsel (não deixe de ver a galeria de fotos!): imagine uma feirinha de natal numa ilha toda pequenininha, toda linda, que só tem acesso por barco, no meio de um lago numa região montanhosa (e nessa época do ano cheia de neve!)… Só de ver a galeria de fotos já me deu vontade de ir!!

O mais pertinho de mim é o de Freiburg! E a grande vantagem para quem está visitando a região é que você pode visitar outras duas grandes feiras de natal (em Estrasburgo na França e em Basel na Suíça) ou, se preferir entrar pela Floresta Negra e ir visitando as feirinhas das cidades no meio da floresta… parece bom, né?

Roberta Von Zastrow já falou no seu artigo sobre o natal em Berlim, a Alemanha é um ótimo lugar para se viver o encanto de natal. Se você está de passagem não deixe de visitar!

Se você vive, viveu, esteve de férias e/ou quer viver na Alemanha, não deixe de nos mostrar o seu Weihnachtsmarkt favorito!
Vou adorar!

Enquanto você procura o seu eu vou passar pelo meu (que parece que ele está me chamando)
Então, Prost! E um frohliche Weihnachten!

2 comentários

comments user
Dani Bispo

Adorei o post! Estarei chegando em Munique por volta do dia 27/12. Será que consigo ver algum bazar natalino? Qual as comidas imperdíveis dessa época do ano? bjs
Dani

comments user
Leila Adriano

oi Dani!
desculpa, mas nao tinha visto o teu comentário… agora, qualquer resposta vai ficar ruim, neh?
mas espero que tenhas passado um bom natal em Munique (adoro Munique!)
beijinhos,
Leila

Publicar comentário