Os encantos de Coimbra

Os encantos de Coimbra

Coimbra é uma cidade de sonhos, onde a história encontra arte na arquitetura belíssima de suas construções e a lenda se mistura a religião. Cheia de poesia é uma cidade que merece estar em seu roteiro de viagens. Se você nunca a visitou, com certeza não conhece a alma portuguesa antiga, sua cultura, passado e tradições.

O fado mágico de Carlos Paredes é imperdível para os amantes da boa música. Esse guitarrista genial é conhecido como “o homem dos mil dedos” e deixou muitas saudades com sua morte em 2004. Convido você a um passeio pelo rio Mondego, nós iremos juntos nos deliciar com suas paisagens ao som da guitarra deste gênio.

Bem, após essa pequena introdução musical, repleta de sentimento, você deve estar se perguntando, mas quando eu chegar a Coimbra, onde devo me hospedar?

Recomendo-lhe o hotel Oslo Coimbra, muito confortável e bem situado. Ele fica na região central, portanto você estará perto de tudo. Sua hospedagem, só acrescentará bons momentos as suas férias.

Agora que você já sabe onde hospedar-se, que tal se enfronhar um pouquinho mais sobre as crenças que há por lá. A lenda do milagre das rosas, por exemplo, merece nossa atenção. Diz a mesma que a Rainha Santa levava consigo moedas para dar aos pobres, entretanto quando encontrou o rei, este foi logo lhe questionando sobre os gastos que sua bondade estava lhe proporcionando, ela então mostrou a ele, que levava consigo pétalas de rosas, mesmo não sendo época do cultivo das mesmas. Essa lenda foi se transformando e o povo apresenta hoje em dia outras variedades, sendo uma delas a transformação do pão em flores, ao invés das moedas.

Como você vê, temos muito aprender e a conhecer sobre Coimbra.

Vamos então continuar nossa viagem, lhe apresentarei um pouco sobre a Sé Velha, o Penedo da Saudade, e o Mosteiro de Santa Cruz, já que da tão famosa universidade de Coimbra, todos nós sabemos um pouco, não é mesmo? Não só podemos pensar em sua tradição, mas também em sua grandeza. Afinal, ela possui oito faculdades, entre elas, a de Medicina, Direito e Letras. Liderou o ensino de língua portuguesa por muitos anos, sendo ainda hoje uma referência em seu país e fora dele.

A Sé Velha, um dos lugares que me chamou a atenção entre tantas belezas de Coimbra, é sem dúvida um dos mais importantes pontos históricos de Portugal. Foi a única das catedrais em estilo românico que permanece até os nossos dias com uma aparência quase intacta. Quando nos aproximamos dela, temos a impressão de estarmos diante de um pequeno castelo. Sua construção nos remete a imagem que temos das fortalezas, o que pode ser facilmente explicado, pois essas catedrais românicas tinham uma atmosfera própria das guerras advinda da Reconquista. Seu interior tem uma beleza singular e o altar principal é em estilo gótico. Ponto de visitação obrigatória para todos que apreciam as artes.

O Penedo da Saudade, conhecido também como Retiro dos Poetas, foi construído em 1849. Trata-se de um parque com muita vegetação e poesias de alunos, pois é ligado a Academia de Coimbra.

O mosteiro de Santa Cruz fundado em 1131 teve uma das melhores escolas de Portugal, com uma biblioteca notável. Sua fachada lembrava à da Santa Fé. Ainda hoje, a abóboda da igreja em estilo manuelino é preservada e linda, chamando a atenção dos visitantes. A sacristia é decorada com azulejos de 1600 e possui duas obras de arte dos melhores pintores de 1500, Grão Vasco e Cristóvão de Figueiredo.

Para quem gosta de história e romance, devo acrescentar que há ainda a conhecida história de amor de Pedro e Inês. Ela tendo sido morta a mando do rei D.Afonso IV, pai do futuro rei D.Pedro I, seu túmulo encontra-se no Mosteiro da Alcobaça, Patrimônio Mundial, classificação essa feita pela UNESCO. Além disso, é considerado uma das sete maravilhas de seu país. No rio Mondego tem a ponte com o nome do casal, Pedro e Inês. Essa ponte é situada no Parque Verde do Mondego, outro passeio magnífico.

6 comentários

comments user
Henrique Carvalho

Adorei ! realmente não sabia que Coimbra era tão encantadora. As fotos estão muito bonitas , ótimo post 🙂

    comments user
    Fátima

    Olá Henrique, fico feliz que tenha gostado do post.Coimbra é mesmo deslumbrante.

comments user
maria america dias

sou portuguesa e do norte mas para mim todo o portugal e lindoooooooooo

comments user
maria america dias

sou portuguesa do norte mas para mim todo o portugal e lindooooooooooo

comments user
Hugo Gonçalves

Boas , seu Blogue está muito bom.

Terei todo o prazer em ajudar algum de seus blogueiros aqui em Portugal, pois sou guia oficial aqui em Lisboa.

http://www.tours.com.pt

Hugo Gonçalves

comments user
Rolando

Informação útil.

Publicar comentário