Estudar na Bolívia, só é vantagens?

Estudar na Bolívia, só é vantagens?

Olá Leitor!

Mensalidade super barata, não precisa fazer vestibular e pertinho do Brasil, nossa! Mas, será que não há nada de ruim em estudar na Bolívia? Vamos saber agora.

Eu já disse em uma das primeiras matérias sobre o estudo na Bolívia, que, milhares de estudantes vão em busca do tão sonhado curso de medicina nesse país pelo baixo custo mensal, (tanto da faculdade quanto o de vida) e pela facilidade de não precisar fazer vestibular para ingressar, mas, com quais situações esses brasileiros se deparam ainda não tinha abordado em nenhuma matéria.

Muitos estudantes se queixam de preconceito, das taxas e todo trabalho pra resolver certas coisas. Realmente há certo preconceito, certa vez ao pegar um micro ônibus para ir à faculdade paguei a passagem ao próprio motorista, logo depois o mesmo começou a falar em alto tom: – Ei estrangeiro pague a passagem! Ao respondê-lo dizendo que já havia pago instantes antes ele reagiu de forma agressiva (mas, que se resumiu a forma verbal) – Vocês estrangeiros vem pra nossa terra “se aproveitar do que é nosso” e depois vão embora, só quer usar o que é nosso!

Triste não? Acho que as queixas de preconceito giram em torno de discursos como este, outra forma de preconceito, mas, não tão forte ou constrangedora é o aumento do preço, por exemplo no meio do ano fui a uma cidade chamada Samaipata, a principal “atração” do lugar era uma trilha em volta de resquícios de uma civilização inca, para bolivianos a entrada custa apenas 5 pesos (foi o que me informou uma boliviana que riu da minha cara ao saber quanto eu paguei para entrar no mesmo lugar) já estrangeiros tem que pagar 10 vezes mais, 50 pesos! Isso acontece frequentemente nas feiras e “mercados abertos” os vendedores aumentam o preço mesmo, ganham e re-ganham, sábio aqui é aquele que sabe pechinchar.

Há também aqueles que acham errado o fato de ser obrigatório o exame de HIV, eu não acho tão absurdo. Algo inconcebível é a quantidade de documentos que inventam e o preço deles.

Uma coisa interessantíssima é que o poder aquisitivo dos estudantes brasileiros é maior que o de muitos bolivianos, e por isso muitas coisas aumentaram, pela demanda e procura, aluguel próximo a faculdades é muito caro até pra Brasileiros (um quarto com banheiro, água, energia e TV acabo incluso custa 900 pesos, em torno de 250 reais, por ser perto da faculdade, já que estou falando dos dois lados da moeda, vamos jogar a “vero”, depois que tantos brasileiros vieram morar aqui consequentemente aumentou o numero de…

… Festas!!! Isso inclui brigas e tudo mais…

Eu concordo que nós brasileiros passamos certas situações tão constrangedoras que pensamos “se fosse no Brasil jamais passaria por uma dessa” mas, sinceramente eu acho que esses contratempos não se compara ao futuro que só podemos ter através do estudo aqui, já que no nosso país é muito difícil pagar uma faculdade particular ou ainda passar no vestibular de uma publica.

Você que estuda aqui, o que acha? Já foi vitima de alguma forma de preconceito? Opine!

57 comentários

comments user
Kelly

Olá!
gostei de ler sua opinião, to querendo ir para bolivia estudar medicina, será que poderia me dar umas dicas?
brigadinha

    comments user
    Br Surf

    já formou?

comments user
Micheline

Tenho vontade de ir estudar na Bolívia, e queria saber se os preconceitos contra nós brasileiros são realmente muitos, ou se aconteceram apenas com alguma parcela dos nascidos nesta nação.
Obrigada!

comments user
johnny shiars

cara eu estudei medicina na boliviana hoje eu sou um bom medico e pai de familia. hoje eu tenho 31 anos, sou doutor no Hospital Sírio-Libanês o custo claro e ótimo para nos brasileiros e o (preconseito !!!)-fala serio o preconseito aqui no brasil e pior que lá –viaje estude muito e se divirta na bolivia eu gostei e hoje minha mulher e uma boliviana linda da zona sul -de la paz ..um abraso e boa sorte a nós brasileiros (y todo de bueno a nuestros hermanos bolivarenõs y todo latino americano)-_

    comments user
    Tatiane Ribeiro

    Olá!
    Sou jornalista brasileira. Estou fazendo uma reportagem sobre esse tema. Poderia me conceder uma entrevista?
    Me passe seu e-mail por favor.
    Obrigada!
    Tatianeribeiro.jornalista@gmail.com
    Apublica.org

    comments user
    Layra

    Tem certeza que vc é diretor do sirio libanês? não sabe nem escrever direito.

      comments user
      Layra

      Alias, diretor não…doutor

    comments user
    Alguem

    Médico e troca o (c) por (s).

    comments user
    Elizabeth costa

    Adorei sua resposta estou pensando em ir para lá estudar ano que vem se não conseguir aqui no Brasil medicina é meu sonho de vida, não quero jogar esta oportunidade fora poderia me da umas dica de melhor faculdade e media de custos?

    comments user
    yvana patricia barbosa

    olá poderia entrar em contato comigo ou me passar um contato? Estou indo para lá em novembro

comments user
anonima

OI…adorei e concordo com tudo que colocaste acima, parabens! Estudei na Bolvia, hoje sou medica, trabalho muito e digo…so quem esteve la sabe realmente o que é lutar e vencer d verdade. Tive a oportunidade de estar com estudantes de faculdades aqui do brasil (conceituadas) e olha, nós aprendemos muito lá fora. Só tenho a agradecer aos nossos irmaos bolivianos. Abracos a todos.

    comments user
    yvana patricia barbosa

    entra em contato comigo por favor

      comments user
      Alexia

      Oii, qual seu whatsapp?

comments user
leimisson

olá lucas,poxa termino agora no brasil o curso de bach. em enfermagem e tenho interrese de ir pra bolivia fazer medicina copmo faço?oq deve fazer logo pra agilizar?será q entro e aproveito algumas disciplina.

comments user
enf.erasmo

cara,amigo,preconceito existe em todo lugar,basta estar resirando,porque vc é feio,pq,voce é magra,porque voce é branco,pq voce é´pobre e todos os antonimos e sinonimos que possas encontrara ,estive muitas vezes en bolivia,nunca fui mal tratado e nem sofri preconceito,sou latino e latino se vira em qualquer lugar do planeta e fora dele tambem,minha filha estuda em santa cruz…so tenho elogios aos cruzenõs,me trataram bem e estão tratando bem minha cria,un saludo a todos do residencial las palmeiras(a mi hermano chuqui,rudy)a todos nossostros,mucha plata e salud.gracyas por la oportunidad.um furte e largo abraço a my hija doutorita fernanda lopez.

comments user
didi

gostaria de ir pra Bolivia…qnto ao custo de vida..local e qnto paga p estudar lah

comments user
luciano

Olá amigo os meus planos de ir para a bolívia já estar quase tudo resolvido mais os meus amigos falam que eu sou muito louco fala para mim desistir dessa aventura me fala que oassou no fantástico que ninguém consegu[e deposi convalidar o seu diploma aqui no brasil eu estou realmente decidido mais um pouco abaldo com tudo isso
[ o que q vocês acham???

    comments user
    mto bem

    Cara, toma vergonha… Não sabe nem o portugues direito… Estuda, aprende e passa no vestibular! Forme-se com um minimo de dignidade!!!

comments user
LEONARDO LUIS

OLA QUERIA PRENTENDO IR PARA A BOLIVIA ESTE ANO . QUERIA SABER UMA SUGESTÃO DE UMA FACULDADE BOA E BARATA E PRENTENDO IR COM MINHA NAMORADA VC PODE ME INFORMAR QUANTO SAIRIA OS CUSTOS DE VIA A DOIS CASA,APT OU KIT NET. ALIMENTÇÃO,MENSALIDADE E TRANSPORTE ETC.QUANTO DA PRA VIVER AI.

    comments user
    junior

    oi amigo eu sou estudante da Univalle, Olha eu pesquisei bastante antes de ir, e com isso verifiquei a grade de cada universidade as comparei com as grades brasileiras, me firmei em infra estrutura, laboratórios, referencias e reconhecimento.Entre tudo isso ela também é a única que tem hospital próprio e oferece um plano de saúde, por exemplo, um grande amigo meu foi pra Upal (fomos juntos) e infelizmente ele cmeçou a sentir dores e teve diagnostico de apendicite, pagou super caro por algo que não esperava, isso eh outro difierencial, ela tem na matricula um plano de saúde.Existem sim outras universidades, não quero depreciar nenhuma delas afinal tenho grandes amigos e parentes que estudam em outras, mas o critério de seleção que eu fiz mostrou para “mim” que a univalle oferece muito mais condiçoes para o que eu estou buscando! qqr duvida pode entrar em ctto comigo
    jujuninhos@hotmail.com

comments user
Tatiane Ribeiro

Olá!
Sou jornalista brasileira. Estou fazendo uma reportagem sobre esse tema.
Quem quise me conceder uma entrevista por favor me escreva.
Estou a procura de boas historias sobre quem embarcou ou esta embarcando nessa empreitada

Obrigada!
Tatianeribeiro.jornalista@gmail.com
Apublica.org

comments user
TATIANE

Por favor , Gostaria de saber quanto custa em media , o valor total do curso, ao longo dos 6 anos. Se alguem souber …

    comments user
    marcelo

    Isso depende da faculdade mas em media 8000,00

comments user
Conde Leonel

Olá para todos!

Sou finalista de biomedicima. E gostaria de saber se posso aproveitar disciplinas e junto tempo mais precisarei fazer para concluir medicina na Bolívia. Outra pergunta: queria saber se o curso é integral e se pode fazer por créditos.

Grato!

    comments user
    Germana Pymassony

    Voce que sonha em cursar MEDICINA, ja fez vestibulares, cursinhos e nada de passar chegou sua vez! Venha fazer parte dessa equipe, estude no BRASIL parece impossivel mais nao è està mais facil do que voce imagina! E voce que jà estuda porem, no exterior venha transferir.
    Entre em contato : (+595) 984921025 ou (+61) 993372638

      comments user
      Jorge H. Alonso

      Germana Pymassony,
      Gostaria de saber mais sobre esse seu texto.
      Att.
      Jorge

comments user
Damião

To afim de ir para bolivia fazer o curso de medicina,mas tenho um pouco de preocupação com o processo de convalidção. Há realmente o porque eu mim preocupa com isso?

comments user
Damião

Quem tiver essa msm preocupação ou ainda que esteja nessa msm situção de dúvida mim adcc para a gente troca idéias sobre determinado assunto.meu msn é daylondj@hotmail.com

comments user
alves

hola pessoal, estudo na Bolivia há dois anos, se fosse para voltar ao tempo, ou pudesse ou se tivesse como , nao viria para Bolivia, teria feito cursinhos e tentado uma faculdade federal oi mesmo no Brasil, só isso tenho a dizer ….

comments user
dalto queiroz

Prezado gostaria que vc me ajudasse em uma informação eu conseguir uma bolsa de estudoi na universidade de san simon em cochabamba porem eu queria comprar uma casa em cochabamba porem queria dividi com pelo menos 2 estudantes que iram estudar la em 2014 , seria possivel trabalha la durante os estudos ja que tenho alguns cursos bons na area de lingua estrangeira? e como faço para esse meus diplomas serem aceitos la ?

comments user
Jéssica

Olá,gostaria de saber se essa reavalidação do curso após o seu término acontece sem nenhum problema aqui no Brasil,e de que forma?

comments user
Orlando Gállore

Gostaria de saber mais sobre o curso de medicina na bolivia.
É mais vantajoso morar no brasil próximo a divisa ou morar logo no país boliviano? Se alguém puder me mandar um email eu ficarei muito grato.

orlando.gallore@hotmail.com

comments user
luis alberto

no sul do brasil tb há muito preconceito contra quem é de outros estados.
os nordestinos que o digam.
tb há muita resistência a paulistas no rio grande do sul.
para não dizer que não falei das flores
o carioca tb não foge da raia.
assim somos todos nós.

comments user
Karine Giesen

Onde me informo sobre as faculdades que tem na Bolivia, e como entrar numa delas, e como consigo alugar uma casa lá, preciso saber falar espanhol para assistir as aulas ? E como faço para validar meu diploma no Brasil ?

    comments user
    jhenes lima da silva

    eu quero saber quais sao as vantagens e desvantagens de fazer o curso la??? tipo o estudo e diferente, quanto chegar aqui no brasil vou passar vechame, preconceito?

      comments user
      Germana Pymassony

      Voce que sonha em cursar MEDICINA, ja fez vestibulares, cursinhos e nada de passar chegou sua vez! Venha fazer parte dessa equipe, estude no BRASIL parece impossivel mais nao è està mais facil do que voce imagina! E voce que jà estuda porem, no exterior venha transferir.
      Entre em contato : (+595) 984921025 ou (+61) 993372638

      comments user
      Anna Camacho

      Eu acredito que o importante não é onde se faz o curso. O que importa é a responsabilidade, o esforço pessoal, o interesse e a atitude no sentido de seguir adiante. Fazer medicina no Brasil não exclui ninguém de ser um péssimo profissional. Isso vale para a Bolívia ou qualquer outro país. Infelizmente no nosso país o ingresso é difícil e poucos passam pela peneira para as universidades públicas. A oferta deveria ser maior e o acesso menos pedregoso. Muitas pessoas capazes ficam de fora.

        comments user
        Thalia Morais

        Quer fazer medicina? Seu sonho mais perto de se realizar!!! Univalle te oferece a oportunidade de realiza-lo.
        A Univalle é uma universidade privada que se encontra na Bolívia, reconhecida pelo Mercosul, que conta com uma infraestrutura maravilhosa com laboratório e salas totalmente equipadas! Quer saber mais? Então entra em contato e tire suas dúvidas! Acessoria gratuita!!!!
        Univalle, A Resposta Científica ao Futuro!
        +591 70384793 para mais informações! Vem pra Bolivia

    comments user
    Germana Pymassony

    Voce que sonha em cursar MEDICINA, ja fez vestibulares, cursinhos e nada de passar chegou sua vez! Venha fazer parte dessa equipe, estude no BRASIL parece impossivel mais nao è està mais facil do que voce imagina! E voce que jà estuda porem, no exterior venha transferir.
    Entre em contato : (+595) 984921025 ou (+61) 993372638

comments user
Eliana

Queria saber se existe algum incentivo ou bolsa na faculdade Upal em Cochabamba, ou teria como arrumar um trabalho na própria faculdade pra ajudar nas despesas?

    comments user
    Germana Pymassony

    Voce que sonha em cursar MEDICINA, ja fez vestibulares, cursinhos e nada de passar chegou sua vez! Venha fazer parte dessa equipe, estude no BRASIL parece impossivel mais nao è està mais facil do que voce imagina! E voce que jà estuda porem, no exterior venha transferir.
    Entre em contato : (+595) 984921025 ou (+61) 993372638

      comments user
      Nandara

      E mesmo? Como pq seu numero parece nem ser daqui e nao atende

comments user
Vanderson costa barros

eu gostaria de saber o valor para fazer medicina veterinaria na bolivia?

    comments user
    Mariana

    Boa tarde! Eu tenho o mesmo interesse ,procuro mas não acho você teve respostas?

comments user
Marta

Gostaria de ir pra Bolívia estudar .

    comments user
    Thalia Morais

    Entao vem!!! Posso te ajudar em tudo. Acessoria gratuita

      comments user
      yvana patricia barbosa

      ME AJUDA TAMBEM??

comments user
Anne

Oi,que tal criar um grupo pra trocamos experiências e sonhos? Quero estudar odontologia na bolivia mas tenho muitas dúvidas! Email: Heuriany@hotmail.com
Espero vocês!

comments user
Renan Brisola

BOA NOITE
GOSTARIA DE SABER INFORMAÇÃO COMO FAÇO PARA ESTA FAZENDO O CURSO DE MEDICINA ,NAO TENHO CONDIÇOES FINANCEIRAS PARA PAGAR A MENSALIDADES E NEM MORADIA,GOSTARIA DE SABER DE BOLSA DE ESTUDOS,MEU SONHO FAZER MEDICINA ALMEJO TANTO.

comments user
José Rodrigues de Souza

Bom dia gostaria de saber se ha aproveitamento de matérias, sou formado em Farmácia e Bioquímica e também em Radiologia medica e qual a data de matrícula, aguardo retorno

comments user
Thalia Morais

Quer fazer medicina? Seu sonho mais perto de se realizar!!! Univalle te oferece a oportunidade de realiza-lo.
A Univalle é uma universidade privada que se encontra na Bolívia, reconhecida pelo Mercosul, que conta com uma infraestrutura maravilhosa com laboratório e salas totalmente equipadas! Quer saber mais? Então entra em contato e tire suas dúvidas! Acessoria gratuita!!!!
Univalle, A Resposta Científica ao Futuro!

comments user
Thalia Morais

Quer fazer medicina? Seu sonho mais perto de se realizar!!! Univalle te oferece a oportunidade de realiza-lo.
A Univalle é uma universidade privada que se encontra na Bolívia, reconhecida pelo Mercosul, que conta com uma infraestrutura maravilhosa com laboratório e salas totalmente equipadas! Quer saber mais? Então entra em contato e tire suas dúvidas! Acessoria gratuita!!!!
Univalle, A Resposta Científica ao Futuro!
+591 70384793 Vem pra Bolivia

comments user
Maria

Boa tarde, alguém pode me informar, se tem algumas bolsa? Gostaria muito de estudar em Bolivia

comments user
Paola

Oi eu sou boliviana e quero estudar na Bolivia porém moro no Brasil, quero saber quis são os documentos necessarios

Publicar comentário