Como estudar na Argentina

Estudar na Argentina

Como estudar na Argentina

Como funciona o sistema educacional da Argentina?

Semelhante ao sistema brasileiro, dividido em etapas: ensino primário, secundário e superior. Os detalhes dessa estrutura, porém, pode variar entre diferentes províncias do país, assim como o tempo de duração de cada etapa. As Universidades também possuem processo próprios e variáveis de seleção.Para brasileiros pode ser necessário prestar um exame não eliminatório de fluência em espanhol e cursar disciplinas complementares no Brasil.

O sistema universitário argentino está formado por:

•  Estudar na Argentina – 38 universidades nacionais: São universidades estatais e suas sedes cobrem todas as zonas do país – bonaerense, centro-leste, centro-oeste, metropolitana, nordeste, noroeste, sul-. Representam a proporção mais importante do sistema universitário argentino, onde cursa mais de 80% dos estudantes e se produz mais de 50% da pesquisa científica do país.

•  Estudar na Argentina – 43 universidades privadas: Cobram mensalidades, que dependem da instituição e da carreira. Suas sedes estão localizadas nas zonas urbanas mais importantes do país. Onde cursam aproximadamente 250 mil estudantes.

• Estudar na Argentina – Existem 7 institutos universitários nacionais e 11 institutos universitários privados: A oferta acadêmica se desenvolve a partir de uma única área disciplinar, como arte, aeronáutica, medicina, teologia, economia, negócios e administração, entre outros.

Somente em institutos privados comparecem cerca de 10 mil alunos. As instituições estatais não cobram mensalidade e os requisitos de ingresso para estudantes estrangeiros variam de acordo com a instituição, seja privada ou estatal. No caso dos privados, sobre as mensalidades você deve consultar em cada local.

Para ter acesso as Universidades disponíveis baixe nossos arquivos em PDF.

Baixar aquivo em PDF  Universidades Privadas

Baixar arquivo em PDF Universidades Nacionais

Baixar arquivo em PDF Institutos Privados

Baixar arquivo em PDF Institutos Nacionais

Baixar arquivo em PDF Outras Universidades

Com base nas informações acima você deverá entrar em contato com a universidade ou Instituto para saber sobre valores, método de avaliação e demais critérios para poder estudar.

O visto de estudante, válido por um ano pode ser tirado com a apresentação dos seguintes documentos:  certificado do aluno regular, fornecidos pela escola e ficha médica. Ambos deverão ser autenticados pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores em Buenos Aires. Caso seja necessário renovar o visto, o processo deve ser feito no Departamento de Migraciones antes do vencimento.

Para mais informação: www.migraciones.gov.ar ou “Guia de trâmites”, em Documentação e Migrações, do site www.argentina.gov.ar.

Trabalho

O trabalho ou atividades remuneradas não são permitidas para estudante estrangeiros no país e se o aluno for flagrado trabalhando estará sujeito ao cancelamento do visto e até a expulsão do país.

Hospedagem

Algumas universidades oferecem quartos ou residências. Aquelas que não oferecem costumam ter a disposição dos estudantes sugestões de hospedagem. Para todos os casos, deve-se consultar a casa de estudos. Os custos variam de acordo com a cidade, a zona, e o tipo de serviço contratado. Geralmente, as opções mais utilizadas pelos alunos são:

• Alugar um apartamento ou casa

• Alugar um quarto de um apartamento ou casa de família

• Alugar um quarto em uma residência estudantil

Custo de vida

Os preços são indicativos e se modificam de acordo com as localidades (Estão em pesos argentinos). A cidade de Buenos Aires, registra custos um pouco mais elevados que o interior do país. (1 dolar = 3,80 pesos – aproximadamente- )

Transporte

Buenos Aires é uma cidade de uns 3.000.000 de habitantes, com diferentes meios de transportes que se dirigem a todos seus bairros, a seus redores (Gran Buenos Aires) como assim também a qualquer parte do país. A seguir mostraremos um resumo do transporte disponível na cidade e no resto do país.

Metrô (Buenos Aires)

O metrô é o meio de transporte mais veloz para se trasladar dentro da Capital Federal. Atualmente a rede percorre 46 km, com 80 estações e transporta anualmente mais de 250 milhões de passageiros. O custo é fixo e se abona nos guichês de qualquer estação, onde se entrega um cartão por cada viagem a ser realizada. O valor da passagem é aproximadamente de $ 1,10 e o serviço funciona de segunda-feira a sábado das 6:00 às 23:00 h e aos domingos das 8:00 às 22:00 h.

Os subtepass (cartões magnéticos para uma ou várias viagens) e subtecards (semelhantes aos anteriores mas com a diferença que podem recarregar-se com cartão de débito automático ou cartão de crédito) podem ser adquiridos nas estações do metrô. Informes ao 0800-555-1616. Cada passagem serve para se locomover para qualquer ponto da cidade, inclusive para realizar viagens longas realizando baldeação entre várias linhas.

Táxi (todo o país)

A tarifa se compõe de um preço inicial e de um adicional por distância percorrida. O custo da bandeirada é bastante homogêneo em todo o território nacional e está situado aproximadamente nos $3,80 enquanto que o custo adicional varia segundo a localidade aproximadamente entre $0,20 e $0,30 (cada 150/200 metros). Se quiser fazer alguma consulta ligue para 0800-999-2727. também existem companhias de rádio-táxi (táxi especial) que se solicitam por via telefônica e o carro apanha o passageiro no ponto onde ele estiver, é uma alternativa mais segura em determinadas horas e lugares.

Ônibus (todo o país)

O ônibus (também chamado micro ou colectivo), é um dos meios mais utilizados para se trasladar em todo o país. A tarifa urbana depende das estações percorridas e se abona em máquinas automáticas localizadas dentro do ônibus. A básica atual é aproximadamente de $1,20 sendo a forma de pagamento com moedas ou notas eletrônicas. Existe em algumas linhas um serviço denominado diferencial que conta com unidades com ar condicionado e os passageiros vão todos sentados, sendo suas tarifas mais caras. É aconselhável adquirir o Guia de Transporte que lhe permitirá localizar rapidamente os pontos.

Trens (Gran Buenos Aires)

São uma ótima opção para chegar aos municípios mais próximos à Capital como Olivos, Martinez, San Isidro, Quilmes, etc. Passagem é aproximadamente: $0.70 – $1 dependendo da linha.

Outros:

  • Remis- carro tipo táxi – (aeroporto de Ezeiza até o Obelisco) o valor é aproximadamente: $50- -$100
  • Mini-ônibus (aeroporto de Ezeiza até o Obelisco)o valor é aproximadamente: $38
  • Aluguel diário de um automóvel o valor é aproximadamente: $100 – $200
  • Litro de gasolina especial o valor é aproximadamente: $ 3 – $3,20

Alimentação

A seguinte lista de preços foi elaborada para que sirva de guia aos alunos estrangeiros que estudem na Cidade de Buenos Aires. Para o resto do país vale a consideração geral já enunciada de variações com tendência a um menor custo para bens e serviços. Estes custos são estimativos, e podem variar de acordo com os gostos pessoais e o modo de vida que leve o estudante.

Lista estimada de preços:

  • Pizza o valor é aproximadamente: $20 – $35
  • Massas o valor é aproximadamente: $10 – $16
  • Churrasco o valor é aproximadamente: $15
  • Empanadas o valor é aproximadamente: $2 a $3 cada uma
  • Sorvetes o valor é aproximadamente: Desde $5
  • Rodízio livre o valor é aproximadamente: $12
  • Fast food o valor é aproximadamente: $12
  • Café da Manhã em lanchonete o valor é aproximadamente: $7 – $10
  • Jantar por pessoa o valor é aproximadamente: desde $25- $45
  • Prato Executivo (ao meio-dia, de segunda a sexta-feira) o valor é aproximadamente: $20 – $30.

Recreação, Cultura e divertimento

Buenos Aires, assim como outras importantes cidades argentinas: Córdoba, Rosario, Tucumán, Mendoza, Salta, por fazer referencia a algumas, têm uma importante vida cultural. Museus, cinemas, teatros e shows oferecem uma variedade ilimitada de possibilidades para se entreter. Drama, comedias, musicais, teatro de revista, visitas guiadas e tango. Um leque de propostas para todas as idades durante todo o ano. Tanto o cinema quanto o teatro, são duas atividades muito importante para os argentinos.

Ver cultura e mais informação

Também são muito frequentes os recitais de artistas nacionais e estrangeiros de grande prestígio, em estádios de futebol ou instalações privadas.

Argentina é um país que se caracteriza pela variedade de expressões artísticas. O entusiasta admirador ou colecionador de arte, encontrará prestigiosas galerias e museus de arte onde poderá acessar a obras de artistas argentinos e estrangeiros.

As férias de artesanato são uma das propostas mais pitorescas de nosso país: aos sábados, domingos e feriados, os artesãos montam seus postos em parques e praças. Mais informação...

Também pode consultar o calendário das festas regionais do país

Saídas:

  • Cinema o valor é aproximadamente: $12 – $14 (Promocion)
  • Concertos e recitais locais o valor é aproximadamente: $15 – $45
  • Danceteria o valor é aproximadamente: $20 – $35
  • Ingressos para o Teatro Colón o valor é aproximadamente: $12 – $140
  • Ingresso para um jogo de futebol Boca-River o valor é aproximadamente: $15 – $30
  • Ingresso a um museu: grátis ou abono de o valor é aproximadamente: $1 – $10

Outros custos:

  • Jornal (diário) o valor é aproximadamente: $1,80 – $3,70
  • Academia de ginástica o valor é aproximadamente: a partir $75

Acompanhe também o vídeo abaixo pode lhe auxiliar.

38 comentários

comments user
roberto

Gostaria de saber como faço para ir para o Canadá.Tenho um tio que mora lá e gostaria de ir morar com ele.
Meu passaporte italiano serve?
Sou brasileiro e tenho passaporte italiano
Tenho 28 anos, sou publicitário, e tenho muito interesse em ir para o Canadá.
E para a Itália com meu passaporte italiano, seria mais fazil para mim arrumar um emprego por lá? tenho interesse em fazer uma pós.Teria os estudos gratuitos? Gostaria de ter informações
Obrigado
Meu email é rrlagua@hotmail.com

comments user
Cristieli

Adorei a matéria só deixou com mais vontade de ir morar lá.

comments user
Gracielle

Gostaria de saber como faço ou o q é preciso pra ingresar em universidade particular ou publica?

comments user
marcela castro

gostaria de saber o documentos necessários pra estudar na argentina odontologia e direito beijos

comments user
Milene

Estou indo fazer intercâmcio em Buenos Aires em Janeiros (3 semans) e estou em duvidas entre ficar em casa de estudante ou casa de familia. Aguardo dica, pois quero fechar o programa ainda esse mês.
Obrigada

meu email: milenenicole@hotmail.com

comments user
Ketlen

Oi gente, meu nome é Ketlen! sou brasileira e moro na Argentina, quem estiver precisando de ajuda para estudar Medicina ou outra faculdade de interesse, eu posso ajudar com os procedimentos necessarios! meu e-mail e ketlendicastro@hotmail.com

    comments user
    juliana Miriam

    Gostaria de saber informações sobre o curso de odontologia.. Se possível me chama no whats (84)981110981 ou Email: Juju_myryam@Hotmail.com

comments user
Marlon Lopes

Olá, precisso de informações sobre programas de intercâmbio para se estudar Psicologia em Buenos Aries, e também gostaria de saber aproximadamente qual o custo de vida mensal para estudar lá, incluindo o aluguel, trasporte, o valor do curso, etc. Por favor se alguem poder me ajudar entre em contato comigo, segue abaixo meu e-mail.

lopes-marlon@hotmail.com

Desde já agradeço!

comments user
Felipe

Por favor,
Gostaria de informações, pretendo cursar Medicina, tenho interesse em estudar este ano de 2011, gostaria de algumas dicas se possível e informações referente ao necessário para ir (documentação) e custo de vida no pais, locais para morar, valores !

Se puder ajudar agradeço muuuito !!!

Felipe Huertas
MSNe-mail: Felipe.huertas@hotmail.com

comments user
Barbara

Olá .. Eu sou estudante de Psicologia e vou para o terceiro ano .. tenho uns parentes que estão de mudanças para a Argentina nesse ano de 2011 e eu me interessei pelo baixo custo de vida pois isso possibilitaria eu terminar minha faculdade, com um custo menor e também além de me especializar na minha área, gostaria de cursar medicina. Se possivel entrarem em contato no meu e-mail para maiores informações ficaria grata, e gostaria de saber a possibilidade de estágios, também me interesso.
Meu e-mail é barbi_stephanie@hotmail.com
Atenciosamente.
Barbara

comments user
Kyani Molina

Olá, estou no terceiro ano do ensino medio e estou pensando em fazer psicologia. Gostaria muito de ir estudar na Argentina, mas não sei muito bem como fazer para tirar visto, conseguir lugar para morar e trabalhar lá… etc.
Quem puder me ajudar com informações, serei grata.
Obrigada,

Kyani Molina

comments user
Kyani Molina

Olá, estou no terceiro ano do ensino medio e estou pensando em fazer psicologia. Gostaria muito de ir estudar na Argentina, mas não sei muito bem como fazer para tirar visto, conseguir lugar para morar e trabalhar lá… etc.
Quem puder me ajudar com informações, serei grata.
Obrigada,

Kyani Molina

(molina.kyani@hotmail.com)

comments user
bruna

Olá… gostaria de saber, qual é esta república em que mostra na reportagem ….
entrar em contato bruna.christ@hotmail.com

comments user
Caio Faria

Gostaria de saber como eu fasso para pedir transfência de curso para argentina, pois eu ja estou cursando o ensino superior e gostaria muito de conclui-lo na argentina

att
Caio Faria

comments user
Graciela Mattos

Oiii eu qeria pedir ajuda pra voces q estudam na argentina meu pai é nascido na argentina eu tenho 19 anos e keria terminar o ensino médio na argentina como eu faço entrar em contato graci-mattos@hotmail.com

Muuuuuito obrigada Beijooos

comments user
Thayza Reis

Olá,eu gostaria de concluir o ensino médio em Buenos Aires,como eu faço?
contato: thayzareis@hotmail.com é muito urgente

comments user
Thatta

Olá, eu gostaria de saber como funciona o sistema para o curso de arquitetura e urbanismo, pois tenho um grande interesse de estudar na Argentina…

comments user
Tamires Oliveira

Estou cursando psicologia no Brasil e gostaria de conclui-lo na Argentina. Como faço? Qual é a universidade mais indicada?
Obrigada

comments user
JOAO MATEUS

OLA TUDO BEM COMO POSSO ESTUDAR EM BOENOS AIRES E MORA LA AS ESCOLA OFERECE CASA PARA ALUNOS SOU BRASILEIRO E MORO EM GOIANIA POR FAVOR ME AJUDE POIS QUERO ESTUDA EM BOENOS AIRES TENHO 13 ANOS E TENHO UM AMIGO QUE TEM 14 ELE TAMBEM QUER ESTUDAR LA COMO FAZEMOS

comments user
Kassandra

Eu gostaria de saber como faço para acabar o ensino médio na argentina .. é bem Urgente , quem souber por favor me avisa!
Fico grata .

comments user
nayara

ola gostaria de saber como faço para transferiri meu curso de enfermagem para argentina! e todo tipo de informaçoa como moradia e custos nayarakyn@hotmail.com

comments user
Wanda

Gostaria de estudar na Argentina, o que tenho que fazer para tirar o visto?

comments user
alexandre michel jaime sa

gostaria de estudar em argentina como posso conseguir bolsa de estudo na argentina. mas para ser um bolsa financiamento de faculdade. sou estrageiro guineeses da guiné-bissau. quero ifrequentar uma formacao na areia de negocios. qual é custo de visto.

comments user
edivaldo da conceição dias

rio de janeiro 08/o9/20014,tenho nivel superior em direito,o que devo faser inicialmente?pretendo ir á boinusares em janeiro de 20015,prendo morar em uma republica,e quantos cobram até o ingresso na univeridade…

    comments user
    vanessa

    Boa tarde, se quiser mais informacoes a respeito de como estudar em Buenos Aires, me escreve!

      comments user
      Emmanoele Carvalho

      Vania,

      gostaria de informações sobre como estudar em B.A. Existem possibilidades do bolsa? E como é essa questão de não poder estudar e trabalhar, se não perco o visto?Como vou me manter no país que fui estudar, se não posso trabalhar?

      comments user
      Yago Alvim

      Vanessa Boa noite! Tenho interesse de estudar na Argentina? Aguardo informações. Obrigado Totinho.

comments user
lila

oiii , gostaria de saber como entrar em uma faculdade publica na argentina , e se são acessiveis também para brasileiros , qual o processo seletivo etc

    comments user
    Fernando Linares T

    Cara Lila, todas as as universidades são acessiveis para os brasileiros, tem muitas universidades boas, Argentina e um pais de gente culta que gosta da leitura e do estudo muito diferente a nossa realidade no Brasil, tem miles de brasileiros estudando na Argentina, a maioria estuda medicina porque não existe vestibular e as mensalidades nas particulares são bem acessiveis e nas do governo não tem custo. Algumas tem ingresso 3 vezes por ano, a documentação como historico escolar,diploma,e certidão de nascimento tem que estar de acordo as normas argentinas, aqui em Brasilia temos o MEC e o Itamaraty , todos os documentos tem que ser carimbados isto e legalizados aqui, e nos fazemos isto como parte do nosso trabalho, recebemos os documentos o o mesmo dia ficam legalizados e devolvemos via SEDEX ou enviamos para Argentina e ajudamos na matricula , falamos fluentemente o Espanhol , a mesma coisa fazemos com Bolivia, Paraguay e Uruguay e outros paises. nosso endereço de correspondencia para envio de documentos pode ser conseguido no nosso email, brasiliadocumentos@gmail.com nosso whatsapp estudar medicina ou otras coisas são de mita utilidade para nosso pais, as pessoas com conhecimento aumentan e fortalecem seu poder ,Proverbios 24:5

comments user
Jhenyf Lima

Gostaria de fazer odontologia na argentina como faço pra matricula , inscrição , etc?
Email: jhennyflima.gatinha123@gmail.com

comments user
DÉBORA

Boa tarde a todos!

Por favor, tem faculdade de pedagogia na Argentina e quais são?
Aguardo o seu retorno, obrigada.

comments user
Kátia Regiane da Rocha Viana

Eu gostei muito da matéria só não gostei da parte que para fazer uma faculdade lá tem que ter pelo menos espanhol , tem alguma outra possibilidade

    comments user
    Jose Carlos Gomes Marques Junior

    Apenas Rosario esta exigindo espanhol. MAs nao eh algo que impossibilite sua aprovação ou aprendizado. Na UBA tem curso gratuito e espanhol por exemplo.

comments user
Jose Carlos Gomes Marques Junior

Estudo medicina na faculdade da UBA e para mim vale
muito a pena! O custo beneficio comparado ao Brasil é
outro ponto positivo. Estou no 3 ano (4 ano com o CBC).
As inscrições para 2018 ainda podem ser feitas. A UBA é
uma das poucos faculdades que oferece uma matrícula até
início de 2018. As particulares também! Claro. Porém o
Ciclo básico (introdutório) de alguas particulares já
inicia em janeiro!!! Cuidado com os prazos.

O custo de vida médio está entre R$ 1500,00 a R$
2000,00 reais. Mas recomento no início um minímo de R$
1750,00 porque o primiero ano que estará aqui você não
conehce as melhores oportunidades de aluguéis e
compras. Você não conhece muita gente. Então a
tendencia é gastar mais por falta de informação. Ou
desde que seja bem assessorado por amigos, conhecidos
ou empresas. Mas geralmente você vai aprendendo com a
experiência. O mais importante são as documentações
necessárias para iniciar os estudos.

Sobre os aluguéis: recomendo dividir apto com quem já
mora aqui. Outra opção é hotel estudantil.

E transporte aqui é barato.

Enfim, na Argentina não tem vestibular. Você é
matriculado na faculdade que deseja. Sem concorrência
com outros estudantes. O único concorrente é você
mesmo. O acesso é gratuito, inclusivo e democrático.
Depende apenas de você!

Vou coloca abaixo um texto sobre como é o processo de
ingresso na UBA, bem resumido, mas que serve para tirar
dúvidas de algumas pessoas.

1) Como funciona o acesso a faculdade de medicina?

A faculdade de medicina da Universidade de Buenos Aires
(UBA) possui 3 ciclos: CBC (Ciclo Básico Comum), Ciclo
Biomédico e Ciclo Clínico. Para inciar o Ciclo
Biomédico precisa aprovar as 6 matérias básicas do CBC:
matématica, biologia celular, biofísica, química,
pensamento científico e sociedade e estado (história da
argentina). O CBC prepara e nivela o aluno para a
carreira através da inclusão ao nível superior. É onde
tudo começa! As pessoas perguntam quando chegam: “O CBC
é difícil?”. Respondo dizendo que é necessário estudar.
Não é porque não tem vestibular que vc não vai estudar.
Se não estuda, vai reprovar. Se não estudar o CBC
torna-se difícil. O CBC prepara o aluno mesmo, é o
nível da faculdade. Recomendo que venha para o CBC com
espirito de universitario e que vai aprender mais e
absorver o que não sabe. Aqui na Argentina tem cursos
preparatórios para CBC particulares. Por tres matéias
durante um semestre vc pode pagar 1000 reais mais ou
menos.

2) Como faço para ingressar na UBA?

O que você precisa é fazer os trâmites corretamente
para conseguir cursar a faculdade que deseja. É assim
que funciona em quase todas as faculdades, seja a
pública ou particular. Existe um “passo a passo” que é
necessário para ficar regularizado para fazer a
matrícula. Lembre-se, você é estrangeiro!! Deve
regularizar seus documentos!!!!!!

3) Quais são os trâmites necessários? Que tenho que
fazer?

– Precisa legalizar seu histórico escolar de ensino
médio no Brasil.
– É necessário convalidar seu histórico escolar na
Argentina, no Ministério da Educação, para que seja
válido em qualquer faculdade do país. Isso é importante
para que você tenha seu documento de nível médio
reconhecido aqui na Argentina.
– Vai precisar de um documento pessoal válido. Tipo um
RG. Este é o Documento Nacional de Identificação (DNI).
Com ele você poderá fazer quase tudo, porque estará
regularizado como um cidadão argentino.
Claro que existem outros trâmites que deverão ser
feitos, como por exemplo, antecedentes criminais, etc.
Mas isso é basicamente o que você precisa e de extrema
importância. Qualquer erro pode atrasar o processo e
corre o risco de perder as oportunidades e o tempo da
matrícula.

Na UBA tem um forte centro de estudantes de medicina.
Possui curso gratuitos, de espanhol, para CBC, para o
primeiro ano de medicina e outras matérias também.
Tenho um amigo que ajuda no centro de estudantes da
Faculdade de Medicina na UBA. Posso passar o contato
dele para quem realmente precisa e pensa em vir
estudar.

Se vocês precisarem de ajuda ou mais informação, entre
em contato por meu email e manda o contato de vocês
(wtsapp, nome, e o que querem saber. respondo assim que
puder. (agora está mais fácil porque estou de férias 😀
da faculdade). Obs: Tentar mandar mensagem por facebook
pode ser que eu não veja. Podem tentar.

<>

Espero que eu tenha ajudado nas informações. Lembrem-
se, venha com um minimo de planejamento e com um valor
médio citado acima para não passar dificuldades. O
resto tudo é muito tranquilo desde que tenha as
informações precisas.

comments user
Jose Carlos Gomes Marques Junior

Se vocês precisarem de ajuda ou mais informação, entre
em contato por meu email e manda o contato de vocês
(wtsapp, nome, e o que querem saber. respondo assim que
puder. (agora está mais fácil porque estou de férias ????
da faculdade). Obs: Tentar mandar mensagem por facebook
pode ser que eu não veja. Podem tentar.

Juniormedicina@outlook.com

    comments user
    andre

    bom dia jose carlos quero fazer curso de medicina na Argentina olhei seu comentario como fazer,eu sou do estado maranão Saõ Luis muito dificil entrar nestas instituição de ensino da argentina sobre tambem as mensalidade e custo de vida para aluno que vai a primeira fez estudadr fora do brasil na árae da saúde medicina. Wtsapp 98988658215.

Publicar comentário