Como conseguir um emprego no exterior

Esta é uma pergunta que muita gente faz, na esperança de conseguir uma vida melhor no exterior.

Por isso, vou tentar nesta postagem deixar claro alguns pontos fundamentais que todos devem ter em mente antes de decidir disputar uma vaga no exterior.

Em primeiro lugar, não se iluda, se você não tiver ao menos um curso superior concluído no Brasil, primeiro invista na sua formação para depois tentar uma vaga em um país estrangeiro.

Se você já tem curso superior mas não tem nenhuma experiência de trabalho, procure ao menos conseguir alguma experiência antes de tentar um emprego no exterior.

Se você já tem curso superior, pós graduação, mestrado ou mesmo um doutorado e já possui alguma experiência de trabalho, você é um profissional qualificado, que qualquer país do mundo demanda, mas para ter maiores chances na hora de disputar uma vaga de trabalho no exterior, você precisa dominar ao menos um segundo idioma, tal como inglês, espanhol, francês, alemão, mandarim, etc.

Não basta dizer que tem domínio de certo idioma, na maioria dos casos você vai precisar fazer provas para obter certificados de proficiência em um determinado idioma estrangeiro, tais como: TOEFL, CPE, IELTS, CELI, KDS, DELE, DELF, etc.

Você precisa entender que não basta ser eficiente no seu trabalho ou ter uma formação admirável, pois, você vai disputar vagas com profissionais tão gabaritados quanto você e o que é pior, originais daquele país, o que sempre lhes dá uma certa vantagem no processo seletivo em relação a você.

Por isso, faz-se fundamental que você tenha um diferencial competitivo para poder competir de forma mais justa com os “nacionais” de outros países. Este diferencial pode vir do domínio de um segundo ou mais idiomas estrangeiros, ter no currículo vários cursos complementares na sua aérea de atuação, ser flexível e saber lidar com crises, etc.

Qualquer país estrangeiro tem interesse em profissionais assim, alguns até abrem processo de seleção anual para contratação de mão de obra estrangeira, tal como faz o Canadá. Portanto, para ter chances reais de conseguir a tão sonhada vaga, você vai precisar estar apto para assumir tamanha responsabilidade.

Uma vez que seu currículo está apto para disputar uma vaga, você deve buscar uma oportunidade em aberto no exterior.

Para isso, existem hoje inúmeros sites na internet que disponibilizam as vagas em aberto de trabalho legal no mundo inteiro, entre eles:

America´s Job Bank

Big 4 Careers

Caribbean Jobs

Career

Career Builder

Desired Careers

Google Jobs

International IT Jobs

International Job Vacancies

Jobs Abroad

Laborum

LatPro

Uma vez encontrada uma vaga de trabalho que lhe interesse, você deve ler com cuidado os requisitos para a mesma e ver se o seu perfil se encaixa em tal vaga.

Seja honesto(a) consigo mesmo(a), se perceber que falta algo para disputar aquela vaga, você vai precisar aperfeiçoar os pontos falhos e se preparar melhor antes de disputá-la.

O contato geralmente é feito diretamente com a empresa interessada por e-mail ou telefone. Uma ou mais entrevistas de emprego podem ser necessárias para a conclusão do processo seletivo.

Sugiro que você leia com cuidado todo o contrato de trabalho proposto e negocie pontos importantes tais como, moradia, salário, benefícios, etc. Faça isso antes de assinar o contrato e buscar o visto de trabalho.

Caso você seja aprovado(a) para a vaga em aberto, a própria empresa providenciará a documentação necessária para que você obtenha o visto válido de trabalho aqui no Brasil.

Este processo do visto costuma ser um tanto burocrático mas com a tecnologia que temos hoje em dia, ele tem se tornado bem mais ágil do que antigamente.

Uma vez obtido o visto de trabalho, você já pode comprar sua passagem aérea e se preparar para o embarque, rumo a um desafio profissional novo em sua vida.

Por: Turismo e variedades

Categoria: Trabalhar

Tags: , , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

17 Respostas para “Como conseguir um emprego no exterior”

  1. David disse:

    Muito bom o site, mas não vejo nenhuma resposta nos comentários, são feitas por e-mail??? Gostaria de saber quais as reais chances de um fisioterapeuta, com 49 anos de idade, sem especialização, inglês e espanhol básicos, conseguir uam vaga de emprego em outro país.? Grato!

  2. Junio disse:

    Bom tenho 19 anos , gostaria de trabalha no canada alguma oportunidade se alguem poderia me informa algo por favor. caso alguem possa ajuda email junio-almeida2011@hotmail.com ,agradeço

  3. alexandre henique disse:

    estou trabalhando, mas quero melhor condicoes de vida para a minha familia, pois sou casado e tenho 3 filhos. fico no aguardo de respostas, fique com DEUS

  4. Marcio Alves disse:

    Bottom line you will not going get the job, if you have every thing they ask, you will find a job in here.

  5. Moro no Rio de Janeiro.

    Eu tenho 21 anos e não possuo experiência profissional, porque ainda não conheci ninguém que pudesse me dar uma oportunidade.

    Concluí o ensino médio. Pretendo me formar em direito na faculdade.

    Tenho ido diariamente aos fóruns para conversar com advogados.

    Inicio a conversa perguntando “o que ele teria a dizer para uma pessoa que está começando na carreira jurídica”.

    Eu então me apresento e manifesto o meu interesse em trabalhar num escritório de advocacia. Acredito que em breve serei convidado a atuar como assistente administrativo.

    Os advogados têm se mostrado muito atenciosos.

    DAVID LEONARDO ALVES DA SILVA
    dlasilva@yahoo.com.br

  6. wênio disse:

    olá sou cozinhero gostaria de saber a posibilidade de trabalho… (não tenho cusor superior)

  7. Gostaria de informações relativas a vagas que mais empregam no Canadá e se é necessário um curso superior específico para ser contratado.

  8. ELISÂNGELA SILVA COELHO disse:

    Olá eu quero ir para o exterior a trabalho, meu inglês é básico e meu espanhol são noções, lá eu faço um curso. E também aprendo rápido. Meu e-mail é elisangelasilvacoelho@gmail.com

  9. Juliana Santos disse:

    Olá li na matéria que o Canadá faz seleção anual para empregar estrangeiros… gostaria de saber qdo é a seleção e pra quais áreas?

    Obrigada.

  10. Tales disse:

    Muito boa essa matéria, parabéns, jovens como eu, sempre buscam uma oportunidade para enriquecera cultura e o conhecimento.

  11. marcos alberto disse:

    quero trabalhar por favor mandem respostas
    eu só quero saber se existe alguma oportunidade,para que eu trabalhe em dubai é que estou desempregado e gostaria muito de saber o que devo fazer para já ir providinciano. valeu aguardo respostas,um abraço

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta