Trabalho legalizado na Costa Rica

Trabalho legalizado na Costa Rica

Veja o que é preciso para trabalhar na Costa Rica – Tipos de visto e documentação

Visto com Base no Contrato de Trabalho / Permissão de Residência Temporária (TRP/PRT)
Informações gerais:

Estrangeiros que querem trabalhar para uma empresa costarriquenha devem entrar na Costa Rica como turista (veja acima), pois os Consulados daquele país não emitem visto de trabalho.

Assim que chegar à Costa Rica como turista, você terá duas opções:

1. Conduzir seus negócios apenas durante os 90 dias permitidos para turistas

Se você vai à Costa Rica para trabalhar por um curto período de tempo (menos de 90 dias), você deve entrar no país como turista e conduzir seus negócios sem uma permissão de residência temporária.

Se seu trabalho terá duração de pouco mais de 90 dias, você pode sair da Costa Rica por uma de suas fronteiras (certifique-se de que o oficial alfandegário carimbe seu Passaporte com o selo de saída) e voltar ao país. Assim, você terá permissão para ficar mais 90 dias como turista.

2. Requerer uma Permissão de Residência Temporária (TRP/PRT)

Um TRP/PRT de trabalho é concedido a executivos de alto escalão, pessoas de negócios, membros da diretoria de uma empresa estrangeira ou internacional, professores de ESL (English as a Second Language), técnicos, cientistas, profissionais ou pessoas que querem trabalhar para uma empresa costarriquenha ou uma empresa internacional que tenha escritório na Costa Rica. Você deverá sair da Costa Rica ao término de seu contrato de trabalho.

A empresa deve ser reconhecida pelo Departamento de Imigração da Costa Rica. A empresa será 100% responsável por sua estadia e também por sua saída do país. O processo de seu pedido de renovação e a emissão da resposta leva de 90 a 180 dias úteis.

Se você está procurando emprego na Costa Rica, acesse nossa seção Empregos.

Documentos necessários para um visto de trabalho

1. Um Passaporte válido por pelo menos seis meses;

2. Diplomas acadêmico ou equivalente; *

3. Certidão de Nascimento original; *

4. Ficha criminal (policial); *

5. Carta pessoal endereçada ao Diretor de Permissões Temporárias e Extensões de Estadia, do Departamento de Imigração, com seu nome completo, nacionalidade, número de Passaporte, endereço atual, área da especialização profissional, nome do empregador (pessoa física ou jurídica), descrição do seu trabalho, salário esperado. A carta deve ser autenticada juridicamente (registrada em cartório) ou assinada perante a pessoa que receberá seu pedido no Departamento de Imigração;

6. Formulário de permissão completa de residência temporária com base no contrato de trabalho, emitido pelo Departamento de Permissões de Residência Temporária;

7. Quatro fotografias recentes 5×4 (se possível, 4,5×3,5 – que é o tamanho da fotografia para Passaporte costarriquenho);

8. Impressões digitais (para maiores de 10 anos) tiradas na Policial del Ministério de Seguridad Publica (Departamento de Polícia do Ministério de Segurança Pública). Eles abrem das 08:00 às 15:00 e ficam no Centro Comercial del Sur (Sur Shipping Center). Leve seu Passaporte e duas fotos 5×4 (se possível, 4,5×3,5 – que é o tamanho da fotografia para Passaporte costarriquenho);

9. Contrato de trabalho, de acordo com o Artigo 24 do Código do Trabalho;

10. Uma carta do empregador dizendo porquê ele/ela quer contratá-lo;

11. Cópia do CNPJ (tax ID) do empregador;

12. Cópia registrada de todas as páginas de seu Passaporte; cada cópia deve ter o carimbo e assinatura do notário público;

13. Cópia de todos seus diplomas profissionais autenticados e legalizados; **

14. Certificado da Caja Costarricense de Seguro Social (Administração de INSS Costarriquenho) dizendo que o empregador é registrado e não está em débito;

15. Mais quatro fotos 5×4 (se possível, 4,5×3,5 – que é o tamanho da fotografia para Passaporte costarriquenho);

16. Documentos adicionais poderão ser requeridos pelo Departamento de Imigração.

Quando sua permissão de residência temporária for aprovada, você deverá fazer um depósito de garantia de aproximadamente USD100,00; apresente o recibo ao Departamento de Imigração e pegue seu TRP/PRT.

Se você é um profissional, registre-se na associação (sindicato) de sua profissão na Costa Rica.

* Documentos normalmente não requeridos. Entretanto, em alguns casos o Departamento de Imigração da Costa Rica pedirá a apresentação dos mesmos. Os documentos devem ser autenticados pelo Consulado da Costa Rica antes de sua viagem, traduzidos para o espanhol (no Brasil, por um tradutor juramentado, por um tradutor costarriquenho certificado pelo Ministério das Relações Exteriores na Costa Rica, ou por um notário público (cartório) costarriquenho que certifique a tradução). A ficha criminal deve ter sido emitida entre 30 e 60 dias antes de sua chegada à Costa Rica.

** O documento deve ser autenticado por um Consulado da Costa Rica antes de sua viagem, traduzidos para o espanhol (no Brasil, por um tradutor juramentado, por um tradutor costarriquenho certificado pelo Ministério das Relações Exteriores na Costa Rica, ou por um notário público (cartório) costarriquenho que certifique a tradução). A tradução deve ter sido emitida entre 30 e 60 dias antes de sua chegada à Costa Rica.

34 comentários

comments user
rafael marques savino

adoraria conquistar um emprego nesse pais maravilhoso.,sendo assim quem sabe eu possa tentar a vida em outro pais,pois no brasil,a situação está cada vez mais complicada e acredito que ainda na costa rica as portas estejam mais abertas para o mercado de trabalho

comments user
Maykelle

Olá, meu nome é Maykelle. Tenho 18 anos. Eu gostaria de ir morar na Costa Rica em breve. Tenho amigos e pretendo morar com o meu namorado. Gostaria de saber quais são os documentos necessários para residir e mais, quais são os documentos necessários para ter a ‘legalização’ e poder conseguir um emprego fixo. Tenho conhecimento intermediário do idioma espanhol. Quais tipos de empregos eu conseguiria por saber um pouco de espanhol e que o meu idioma seja útil também? Poderia descrever o processo de tudo isso? Já agradeço..

comments user
Diogo Paixão

Gostaria de mais informações sobre empregos na Costa Rica, sou formado em Adm. de empresas e estudante do 8°semestre de engenharia civil, área que tenho bom conhecimento.

Obrigado Diogo

comments user
elisiana

como fazer para trabalhar na costa rica como vigilante area da saude ou tecnico de segurança do trabalho

    comments user
    Rozemberg

    faca contato comigo tambem sou TST, Seguranca Patrimonial e bombeiro profissional civil, estou doido para meter o pe do brasil, quem sabe podemos nos ajudar, estou fazendo contato com algumas pessoas na costa rica,se tiver interesse me envie um e-mail para contato.

      comments user
      Jeferson

      Tenho interesse tambem em sair, podendo me manda um emaill para trocarmos uma ideia, sou da area de tecnologia.

      Abraco

        comments user
        Daniel

        Ola Jefferson, estou na mesma situcao que voce. Sou da area de tecnologia e quero morar na costa rica. Podemos nos ajudar

        comments user
        Carlos f

        Daniel ou jeferson possuem algum email para contato?o meu é carlosnfreitasv@gmail.com

      comments user
      Franklin Lessa

      aí Rozembergue vc já está na costa rica meu nobre,tbm sou TST com experiência nas áreas de gasoduto,oleoduto e salmoroduto dentre outras e to fim de pisar do Brasil em breve ,vamos nos falar meu velho!

comments user
rafaella

Olá tenho 33 anos sou formada em fonoaudilogia, trabalho com eventos e festas infantis, como faço para trabalhar na costa rica?

comments user
Eliel

Olá, tenho 54 anos, sou recém aposentado (pol. militar) e gostaria de zarpar do Brasil… morar e até trabalhar na C. Rica seria maravilhoso. Tenho cursos de Elétrica industrial, eletrônica e mais alguns ligados a profissionalismo no segmento predial e industrial. Agradeço qualquer dica.

comments user
Fabiano

Olá,

Sou formado em administração com pos gradução em gestão de pessoas, e gostaria muito de buscar uma oportunidade fora do brasil.

comments user
Fernando Morato

Olá, já tive a oportunidade de visitar a Costa Rica e achei um país muito belo. Gostaria muito de voltar mas dessa vez para residir e trabalhar.
Meus conhecimentos profissionais são:
Motorista
Piloto comercial de avião
Grato.

comments user
Luana Dias

Olá,

As informações que constam na página anterior sobre a documentação para residir na Costa Rica estão atualizadas?

Fico no aguardo.

Obrigada

    comments user
    Roberto

    Você pode obter todas as informações sempre atualizadas no próprio site da imigração de Costa Rica.

    http://www.migracion.go.cr/

    Outra coisa, vivo em Costa Rica e posso dizer por experiência que a imigração não respeita os prazos de entrega de documento.

      comments user
      frank divino siqueira

      ola quero muito ir pra costa rica vc ja trabalha ai a muito tempo?e bom morar ai trabalha r ai se vc etiver whtaz anota o meu ai brothers 065 9243 86 64 frank

comments user
frank divino siqueira

eu quero muito ir pra costa rica ja ouvir muito bem dela,não sei como seria eu mora la e trabalhar la gostaria muito

comments user
genildo cardoso da silva

Oi, estou concluindo o curso técnico em edificações e pretendo fazer um curso de língua espanhola na intenção de sair do Brasil. e um lugar interessante seria Costa Rica, então gostaria de saber como é o mercado de trabalho para esse profissional na Costa Rica. agradeço desde já obrigado!

comments user
Wladimir Brandão

Sou membro de um moto clube da costa rica, tenho vários amigos lá que estão me convidando a ir morar lá, oferecendo emprego garantido e moradia, sou estudante de logística e técnico em controle ambiental, tenho 34 anos, e gostaria de saber se, posso entrar no país como turista e providenciar toda a documentação e trâmites necessários no próprio país, Costa Rica? Muito obrigado

comments user
carlos

boa tarde, gostaria de saber como se comporta o mercado costariquenho para o profissional veterinário/

comments user
Fernanda Espindola

Boa noite sou farmacêutica bioquímica estou indo a costa rica morar teria a possibilidade de eu trabalhar numa farmácia nem que for só atender.Trabalho a 10 anos com medicamentos se alguém souber de algo agradeço me ajudem obrigada!

comments user
wilson de sousa

Boa noite sou Professor de Educação física e corretor de imóveis e minha esposa Jornalista e professora universitária gostariamos de saber se nestas áreas o trabalho na Costa rica é acessível. obrigado aguardo respostas.

comments user
FREDERICO NOBRE ESTEVES

Boa noite, gostaria de saber se é possível a cidadania de Costa Rica já que tenho uma tia e primos residente naturalizados e estudei 5 anos em San José, porem agora estou no Brasil. É possível eu ter uma dupla cidadania de Costa Rica através deles?

comments user
Maria de Lourdes M. pato

Como obter informações de quais os melhores lugares para se morar na Costa Rica, estou em busca de lugar tranquilo, sem agitação. Já somos aposentados e gostariamos de informações de locais de praias e imoveis de custo médio, casa com terreno

comments user
Mônica M. Bulhões

Sou Empresária da área de Vestuário e quero mudar minha sorte. Brasil está muito difícil, não falo bem o espanhol mas sempre fui fascinada por esta terra, penso em trabalhar na minha área de Fabricante do vestuário, mas sou Administradora de Empresas e também seria ótimo . Se alguém tiver um contato bacana que possa me indicar, agradeço.

comments user
Denise de Siqueira Nobre

Eu sou aposentada e meu marido se aposentará em 2017.
Temos planos de nos mudar para a Costa Rica legalmente e se possivel, abrirmos um pequeno comercio.
Gostaria de saber como faze lo.
Temos 57 e 59 anos, respectivamente.
Obrigada.

    comments user
    Lucia

    Olá Sra Denise meu nome é Lúcia estou interessada em morar na costa rica com minha madrinha e preciso de um emprego trabalhei como balconista se lhe interessar? Att

comments user
MARIO ANTONIO APARECIDO RIBEIRO

Tenho 63 anos. Sou engenheiro de segurança do trabalho. Tenho mais de 20 anos de experiência como perito judicial, consultoria, assessoria, treinamentos, avaliação ambiental. Não falo espanhol. Tem oportunidade de trabalho na Costa Rica?

comments user
MARIO ANTONIO APARECIDO RIBEIRO

Haveria interesse de alguma empresa privada e/ou estatal na minha especialidade?
Att., Mario A. Ribeiro

comments user
Alexandre

Olá! Eu sou casado e tenho proposta de emprego para trabalhar na Costa Rica. Além de meus documentos, como faço para poder levar minha família junto, minha esposa e filha de 4 anos. ?

comments user
Lucia

Olá estou a procura de oportunidade na costar rica trabalhei como atendente de farmácia auxiliar de cozinha e restaurante por 12 anos.gostaria de sair com família do Brasil para puerto rico

comments user
GENILSON

Olá! Sou marceneiro, civil e naval, tenho 51 anos e gostaria muito de saber de oportunidades de emprego ou empreendimentos na Costa rica. Também trabalho com reformas e restaurações em residências. gostaria de saber custo e documentos necessários.

comments user
MARCUS Vinicius da Silva

Gostaria de obter um contato de algum brasileiro na Costa Rica, sou comerciante,pintor, eletricista minha esposa professora gostaríamos de trabalhar nesse lindo país temos um casal de filhos.

comments user
Montiel

Sou marceneiro de esquadrias e móveis maciço com experiência 25 anos gostaria de trabalhar na Costa Rica fone 48 984022023

Publicar comentário