Estudar na Itália

Graduação

Os cursos de graduação na Itália são bem conceituados em todo o mundo. Para fazer a graduação na Itália, se você não fez o segundo grau lá, pode ser um pouco complicado. Isso porque na Itália, o segundo grau dura 5 anos, e não 3, como no Brasil. Portanto, existem 2 opções: uma é terminar o segundo grau na Itália, cursando mais 2 anos de colegial, e ao final fazer um exame de proficiência do idioma italiano, que é difícil; ou ainda conseguir a equiparação dos diplomas. Para tal opção, veja os requisitos:

- Diploma de 2º grau;

- Atestado de aprovação no Vestibular;

- Comprovação de 01 (um) ano de freqüência na universidade com êxito;

- Conhecimento da língua italiana;

- Visto para Estudos (se o estudante for brasileiro).

Procedimento:

Escolher um curso em uma faculdade na Itália – Informações: MINISTÉRIO DA UNIVERSIDADE (www.murst.it)

Existem muitas faculdades públicas na italia. No entanto, deve-se pagar uma taxa ao inicio do ano.

As aulas começam em Novembro, mas você já pode fazer a inscrição à partir de junho. Consulte o calendário da sua faculdade para não perder as datas.

Antes de começarem as aulas, vá à secretaria do seu curso, leve todos os documentos, para pedir equivalência das disciplinas que você já cursou no Brasil, se for o caso.

Alguns links sobre estudo:

Offerta formativa
Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca
Comune di Roma Servizi ai Cittadini Scuola – Scuole serali comunali
Studenti.it – il portale degli studenti

Categoria: Estudar

Tags: , , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

72 Respostas para “Estudar na Itália”

  1. Monnies disse:

    Boa tarde,

    Quero informações de como posso iniciar uma faculdade de letras na italia, quero fazer portugues – italiano, mas só que lá. Como faço para ingressar???
    E um curso de de restauraçao de arquitetura?? possso fazer??
    estou decidindo ou o que convem fazer. Já morei na Italia, e retorno proximo ano.

  2. Bianca disse:

    Olá . me chamo Bianca e sou brasileira , estou fazendo faculdade de administração e estou acabando o primeiro semestre , gostaria de ir para italia ficar um ano , e para nao deixar de estudar gostaria de continuar fazendo faculdade lá , gostaria de saber se é posssivel ? assim que eu chegar vou ter um curso de intensivo da lingua .
    obrigada

  3. gabriela disse:

    ola! sou brasileira , vivo na italia a mais de 5 anos e estou terminando o meu curso em uma faculdade estadual. estudo linguas , o curso dura 3 anos e depois posso fazer mais 2 de especializaçao. gostaria de saber , se posso dar aula no brasil com o meu diploma daqui? e quanto è dificil para reconhecer? obrigada.

    • pedro disse:

      Hola gabriela olha antes de + nada pesu dsculopa por nao responder a sua pergunta!! + quero saber algumas coisas sobre cursar n italia por intermedio da tua pessoa? Sou o( pedro chandy)de nacionalidade angolana e quero tanto fazer fauculdade na italia!!! Obrigado e conto cm a sua ajuda!!

  4. rodrigo disse:

    sou formada em gastronomia e estou atras de bons cursos de pós na área. penso em parma, torino ou bolonha, alguma sugestão?

  5. JOÃO MARIA disse:

    Fico feliz em encontra pessoas de coração aberto, o amigo Juvenal se declara, Eu estou na mesma situação critica, eu também vou para Itália, cara estou cansado dessa vida trabalhar, trabalhar e só desgraça, chego em casa a mulher briga, ligo a televisão e Politico roubando, vou ver as correspondência, e conta e conta e aparece conta até que você já pagou, ele combrão novamente, e por onde anda o comprovante, cara eu vou dormi a sogra liga, amanhã tem medico, para desencravar um unha, imagina ai, no meu trabalho, eu procuro ficar focado no meus afazeres e faço 100% e quando fico desocupado vou ler um livro aquilo incomoda as pessoas, então criou se um inveja, perseguição de metas, e ainda tem mais, toda vez que vou para casa tenho que avisar que estou chegando, se não e briga, sabe de uma coisa vou me organizar, vou juntar um grana e vou para Itália estudar, trabalhar mudar de vida, mesmo que ganhe pouco, mas a paz não tem preço.

    • mary disse:

      ola!!!me chama martasamiga em todo mundo existem preconceito..uma palavra futil….olha se voce for viver e precisar destes tipos de jentem…assim nem os artistas viveriam…olha estou na italia ,sou brasileira e ate hoje nao vivo por estas pesoas sou que sou e vivo do que eu viov feliz e ate hoje tenho tudo que tenho e graças a deus,enho deus como meu escudo e para os preconceituosos que mordam as linguas por que tem que me engoli!!!viva a vida levante asua cabeça porque existe justiça no mundo ou nao??oras….dios mio!!!!se omundo for viver pelos outros …a italia nao e dos preconceituosos nao voce pode viver la e amo a italia…como amo todos paises…porem existem gente mal em todo mundo…ou nao?ohhhhh!!!!!!!!!!!!

    • mary disse:

      a paz no pouco e melhor!!!!olha a verdadeira paz vem de deus…..olha pr onde andares deus estara com te vivo na italia e brasil ..mas sempre penso assim a paz nao tem preço!!!

  6. Laurita disse:

    Olà, sou laureada no Brasil em adm e posso haver meu diploma juramentado, estou na Italia/Roma irregular e gostaria saber como e o que posso fazer para obter uma bolsa de estudos para pos-graduaçao.

    Obrigada.

  7. cler disse:

    oi eu quero fazer mestrado de culinaria na italia queria saber o que tanto preciso alem de saber falar italiano,quais os ducumentos necessarios,ah e minha bizavo e bizavo eram da italia que vieram morar no brasil,eu consigo facil a cidadania italiana?? quais os locais da italia tem mestrado de culinaria??quanto tenho que pagar,ou tem algum tipo de bolsa de mestrado em culinaria?porfavor responda o+rapido possivel!

  8. Marina disse:

    Oi gente,

    Bom, estou na Itália desde 2009, tenho cidadania italiana, mas me considero brasileirissima e mesmo assim nunca sofri discriminação aqui! Não estou defendendo os italianos, mesmo pq, eles não são as pessoas mais educadas do mundo e digo entre eles mesmo.
    Resolvi fazer faculdade de medicina aqui. Me formei no ensino médio no Brasil quando não tinha o nono ano. E os documentos necessários para entrar na faculdade (lógico depois do exame), foram o histórico e certificado de conclusão de curso traduzidos por um tradutor juramentado, e nessa tradução consta que o diploma de ensino médio no Brasil é equivalente ao estudo na Itália, ou seja, não precisei fazer mais dois anos de escola. Também tive que reconhecer a firma do diretor da escola. Para quem não tem a cidadania italiana, a pessoa deve ir até o consulado italiano e fazer a inscrição da universidade por lá, lógico depois de fazer uma prova de língua. Após essa inscrição pelo consulado, a pessoa vem para a Italia, fazer o vestibular (no caso de alguns cursos) e tb uma outra prova de língua. Depois de superado os dois exames mais o vestibular a pessoa faz a inscrição na faculdade e entra com o pedido de permesso.
    Estudei em escola particular no Brasil, me sinto privilegiada, e posso dizer que o nível é com certeza comparado ao nível das escolas aqui na Itália.

    • Lala disse:

      vc não precisou fazer os dois anos que todo mundo fala??
      meu pai esta tirando a cidadania dele e quer que no proximo ano eu va tirar a minha cidadania e faça faculdade tbm..
      queria saber se realmente não precisa mais de fazer os dois anos, ou se foi uma situação q ocorreu com vc..
      obg.. abraço

    • Gustavo disse:

      oi
      vc não precisou de entrar em uma faculdade antes não?
      eu queria estudar na italia mas não sei ainda como. eu vou tirar a minha cidadania ainda. vc pode me ajudar?

    • Gustavo disse:

      olá
      vc não precisou de entrar em uma faculdade antes não?
      eu queria estudar na italia mas não sei ainda como. eu vou tirar a minha cidadania ainda. vc pode me ajudar?

    • mary disse:

      tambem amiga ….digo mesmo..existem no mundo todo…e sea pessoa for viver deste tipos de gente….olha estou na italia e amo cultura amigos …e assim a vida …vivo no brasil e italia e vivo a vida felz.

  9. Bento disse:

    Olà!
    A minha situaçao è bem complicada..Por favor se puder responder eu agradeço muito….

    Vi para a Italia terminado o ensino medio,mas nao fiz vestibular nen nada.Consequi o Permeso para trabalho, e agora queria estudar para ser padre.O que devo fazer?
    Obg!!!

  10. liza disse:

    Ola! olha vc que tem duvidas sobre o ensino de Italia, se o do brasil particular e melhor, a Italia tem um ensino muito melor que o Braisl , sem compracao è um dos melores ensino na educacao da europa, so pela carga horaria de estudos vc pode te um conclusao, a educacao aqui nao tem comparacao com o Braisl, digo pq eu estudo tou fazendo o 5 anos superior italiano, que è o ultmo ano do 2 grau do brasil.
    O Certificado do segundo grau do Brasil nao e valido aqui, teria que fazer mais 2 anos aqui, pq tem mateiras que nao sao iguais do brasil, alem do mais tem que traduzir e legalizar no cosulado do seu estado,so entao podrar fazer mais esses 2 anos de estudos na italia que nao e facil se vc ainda mais nao domina o idioma, ou entao teno frequentado um ano de curso superior no brasil , ai pode somar com o seu segundo grau, ai entao pode se escerever numa faculdade italiana, nunca esqueca todos documento que tieverem que traser aqui para qualquer oragao, seja la faculdade etc, tem que ser traduzido e legalizado pelo consulado..

    • angi disse:

      Liza no final não é tao dificil assim. Eu estudei na universidade de padova e minha universidade publica no Brasil não deixoou a desejar em absolutamente nada. Tenho amigos que fizeram a escola ai e outros que estão terminando, na verdade principalmente ´para estudantes extrangeiros as escolas são tão negligentes como no Brasil. Atualmente um amigo está sem aula porque os estudantes tiveram que declarar greve para fazer uma reforma na escola, detalhe eles fizeram com o dinheiro deles porque o governo italiano está retendo verba. É claro que quem estuda no exterior terá mais chaces de emprego no Brasil mas tudo porque o gramado do vizinho é sempre mais verde que o nosso, mesmo quando não é uma verdade.

      obs: a italia é o unico pais da europa com ensino medio de 5 anos, isso não quer dizer que os outros paises europeus por terem menos são inferiores, porque o conta na realidade é a quelidade com a qual se apllica a educação. O que faz a nossa educação basica nao ser boa é somente o descaso das autoridades compententes para com a educação.

      A presto cara.

  11. Felipe Schmid disse:

    Oi tudo bem, estou no final do meu processo de cidadania na Italia, e estou querendo fazer universidade aqui, ja sendo cidadao tenho que fazer os dois anos? Tenho um cuso de contabilidade feito na Australia, pore e um college, que e considerado um curso tecnico no Brasil.
    Outra informacao que me passaram e que eu teria que levar na universidade a grade curricular para ver se as materias batem mais ou menos com as daqui…
    e outra na verdade eles tem 5 anos de segundo grau porem, no final das contas eles tem 12 anos total de estudo e nos brasileiro 11, porem a divisao dos anos e diferente, gostaria , de esclarecer isso para que eu possa me organizar na documentacao.
    Muito obrigado
    Felipe Schmid
    P.S esta sem acentuacao pois meu teclado esta em inlges.

  12. anna disse:

    Olá, bom estou terminando a faculdade de arquitetura agora no 2º semestre de 2011 e gostaria de saber como faço para ter infromações e me inscrever em um de curso de pós graduação na Itália, já conheço Roma, Florença,Veneza e Pisa, sou formada em Italiano e apaixoanda pela língua cada dia mais, minha bisavó nasceu em Veneza, por favor me ajude!
    Obrigada

  13. anonima disse:

    Aviso: estou na Italia fazendo um curso a 2 meses: estou sendo discriminada na faculdade, em medicos, na rua e na casa de estudantes onde tive que morar. Aconselho a mulheres que so entrem na italia se tiverem pessoas de confianca la para ajudar. Nao mandem filhas adolescentes; a Italia tem um nivel significativo de xenofobia, racismo e sexismo (sugiro a leitura do ultimo relatorio da anistia internacional sobre isso). Sofri preconceito do aeroporto ao hotel; do hotel à faculdade. Nao é brincadeira a situacao em que esta a competicao por emprego aqui. Se a pessoa for qualificada, a discriminacao é ainda pior, pois é motivada pela competitividade. Mas peco que levem a serio esse alerta: sofri riscos de agressao fisica aqui na Italia. O preconceito aqui esta motivando a saida de muitas brasileiras. Sobre brasileiros nao sei de nada, mas qto a brasileiras, levem a serio: escolham outro pais para o intercambio. Nao mandem seus filhos para a Italia agora.

  14. Francielle disse:

    Ola! Termino meu curso de engenharia de producao no final do ano e gostaria de fazer uma pos na Italia, como faco?

    Bjus obrigada

  15. Caroline disse:

    Oi, eu esto na Italia a um ano, estou clandestina e gostaria de me inscrever em alguma escola para pegar o permesso di soggiorno. Gostaria de informaçoes do precedimento necessario para pegar esse permesso. Obrigada !

  16. Brunno disse:

    ola, gostaria que tirasse algumas duvidas…eu estou aqui na italia a 2 messes, to fazendo meu soggiorno e depois vou fazer minha cidadania e quero esudar aqui…como dito acima eu tenho que fazer mais 2 anos de escola pois o ensino medio sao 5 anos…e o que tenho que fazer??traduzir meu certificado de conclusao do ensino medio no brasil e levar na escola??gostaria de umas dicas como faço para seguir os estudos…vlw!

  17. Hayssa disse:

    Ola, gostaria de saber se tem alguma prova q faz aqui no Brasil pra garantir uma vaga la.

  18. Odilea Reis disse:

    gostaria de saber onde e como fazer mestrado na Itália…pode se Roma, Milano…preferencialmente na área educacional e gestão..como consegue-se bolsa?

    abraço
    Odi

    • Cristiano disse:

      Para fazer um Mestrado na Italia vc precisa de um titulo Universitario, aque aqui se chama LAUREA, tendo un titulo universitario, e sabendo falar BEM italiano, creio q vc nao tera problemas em fazer um mestrado aqui… é claro, tbm tem q ver a questao do visto, se vc é cidadao italiano, melhor ainda…

      Auguri ^^

  19. Liza disse:

    Olá, termino a faculdade de enfermagem no meio do ano e gostaria de fazer algum curso de pós graduação na Itália, precisamente em Parma…o que tenho que fazer?? se cnsigo fzr diretoa pós graduação, ou qual o caminho??!!!
    obg

  20. Marcia disse:

    Ola, meu filho estuda em escola particular em salvador, faz o primeiro ano do ensino medio , e devo morar na italia pois vou casar. gostaria de saber se a qualidade de ensino da escola publica da Italia è equivalente ou melhor ao da escola que ele frequenta em Salvador – trata-se de uma escola muito bem conceituada . Tenho medo de fazer essa mudança e nao ser interessante pra ele, . Ele ja domina o idioma italiano. Queria saber mesmo a questao de qualidade de ensino.

    obrigada

    • nello nocilla disse:

      amiga pelo amor de deus vc conhece o País pra onde esta indo morar? desculpe a franqueza mas a sua pergunta em relação a educação em meu país não pode ser levada a serio.comparar a educação italiana com a brasileira chega a ser um insulto. Um homem pobre na Itália tem mais cultura do que um homem rico no Brasil.

    • angi disse:

      Eu em seu lugar, tendo em vista que trata-se de uma escola conceituada,eu analisaria a grade curricular de cada uma. Eu sou educadora, vive um tempo na italia e atualmente a situação das escolas não é de um todo boa. NÓS TEMOS SIM ESCOLAS MELHORES, o segredo é vc se informar. Alunos educados em ifbas por exemplo são muito mais bem preparados. O melhor que você tem a fazer é pesquisar, conhecer e analisar.

  21. Maria Gabriela Cunha Bagatta disse:

    Olá,já terminei o 2ºgrau e também já fiz faculdade e pós,mas gostaria de fazer uma faculdade de artes na Itália.
    Será que você poderia me ajudar???
    Não precisa ser uma instituição pública.
    Qual seria a melhor universidade de artes???Qual o custo???Quais os documentos que tenho que enviar para Itália???

  22. Brasil disse:

    Olá! Termino meu curso de Direito em Junho de 2012. Gostaria de saber como faço pra fazer uma pos gradução na Itália, precisamente em Roma. É possivel obter bolsa de estudos? Ou somente particular? O que é necessário? Desde já agradeço pela atenção!

    • Cristiano disse:

      Para conseguir uma bolsa de estudo aqui na Italia vc primeiramente devera se escrita em um universidade, e com o passar do ano escolastico vc podera perdir para fazer parte da seleçao de bolsas se estudo, q normalmente é de 50 por univercidade por ano…

  23. pizetta disse:

    oi, gostaria de informações na area de fisioterapia, minha namorada vai se formar no brasil e quer vim pra italia fazer uma especialização ou uma pós.
    queria saber aonde consigo informaçoes de faculdades, de locais para especialização, e se é uma area que vale a pena aqui na italia. obrigado

  24. KAUHENE disse:

    OLA
    QUERIA SABER COMO FASSO PARA SABER QUANTOS
    QUE E A MELHO FACUDADE DA ITALI
    MEU SONHO E ESTUDAR FORA DO BRASIL ESPERO RESPOSTA

    OBRIGADA..

  25. Elaine Sala disse:

    Minha filha está na Europa a procura de bolsa pra pós graduação na área de Design Industrial na Itália, não está conseguindo, gostaria de informações de locais, sites, etc … ela tem cidadania italiana. Grata pela ajuda. Elaine

  26. Anne disse:

    ok tati obrigada pela informação + o q realmente quero saber é se mesmo sem origem italiana posso estudar la pela universidade do gorverno ou atraves de um outro tipo de bolsa e ate q ponto vai a dificuldade do exame de proeficiencia do idioma italiano pois n falo o idioma + pretendo fazer um curso intensivo la vc acha que resolv?.

    Tendo em vista q vou ter q estudar + 2 anos no nivel medio, tempo para me preparar para a proxima etapa e tendo parentes sera q facilita a minha possivel cidadania italiana?

    agradeço se puder me orientar.

    • tatidias disse:

      Olá Anne,
      É muito complicado, e para falar a verdade não conheço ninguém que esteja estudando em universidade publica na Itália sem possuir a nacionalidade. O que poderia fazer é tentar bolsa de estudo, ficar de olho nos programas sempre. Não quero lhe desanimar mais a maioria dos programas para bolsa é para quem já terminou a faculdade e está na fase de pós, doutorado e mestrado. Quanto a dificuldade no exame não é tanta, porém pelo menos o básico do italiano é recomendável.

      Abraços

      • Vera disse:

        Olá,

        Gostaria de saber qual o valor estipulado pelo Consulado Italiano para conceder o visto para estudante. Já fui admitida pela Universidade e coeçarei a dar entrada no pedido de visto.

        Obrigada

  27. Anne disse:

    oi tenho 19 anos e tenho parentes numa cidade proxima a Roma terminei o ensino medio ano passado e gostaria de saber se tem como eu fazer faculdade na Italia em Roma. E como fazer? se alguem puder responder agradeço desde de ja…

    meu email: anne_ianne@hotmail.com

    • tatidias disse:

      Olá Anne, a resposta para sua dúvida encontra-se na própria matéria como pode acompanhar no seguinte trecho “Para fazer a graduação na Itália, se você não fez o segundo grau lá, pode ser um pouco complicado. Isso porque na Itália, o segundo grau dura 5 anos, e não 3, como no Brasil. Portanto, existem 2 opções: uma é terminar o segundo grau na Itália, cursando mais 2 anos de colegial, e ao final fazer um exame de proficiência do idioma italiano, que é difícil; ou ainda conseguir a equiparação dos diplomas. Para tal opção, veja os requisitos:

      - Diploma de 2º grau;

      - Atestado de aprovação no Vestibular;

      - Comprovação de 01 (um) ano de freqüência na universidade com êxito;

      - Conhecimento da língua italiana;

      - Visto para Estudos (se o estudante for brasileiro).

      Procedimento:

      Escolher um curso em uma faculdade na Itália – Informações: MINISTÉRIO DA UNIVERSIDADE (www.murst.it)”

      • Eva disse:

        Olá, eu pretendo fazer minha pós na italia na área de publicidade e propaganda mais eu não conheço ninguém na Ítalia, e nem sei em quais faculdades procurar o curso no qual quero me especializar.
        Como faço para conseguir meu visto pra fazer pós na Ítalia?
        eu já faço o curso de línguas da Ítalia.
        Quem eu devo procurar pra me ajudar a me matricular pra fazer a minha pós na Ítalia?
        Quanto tempo dura o visto de um estudante?

        obrigado.

  28. Ainê disse:

    Olá, estou no 3º ano do Ensino médio e ano que vem me mudarei para a Itália, gostaria de dar continuidade nos meus estudos com uma faculdade, cursar publicidade ou comunicação social .. gostaria de saber quais são os procedimentos, como funciona a faculdade, o que fazer para me inscrever em uma das faculdades ? E quais são as faculdades de Milão . Aguardo respostas .. desde ja Grata ! ;]

  29. Oie prazer eu gostaria de saber , eu estou no 1° ano do esino médio , gostaria de saber se para estudar na italia para fazer a profissão que eu gostaria ? o que é preciso para eu me escrver em uma das faculdades ? aguardo reso resposta

  30. Laís disse:

    oi!
    tenho cidadania italiana, e gostaria de estudar em uma universidade publica na italia, mas aqui só fiz um curso tecnico, eu gostaria de fazer arquitetura lá, tem como?

  31. Allan Higor disse:

    Oi,eu queria saber se tem cursos de produção,roteiro e direççao de cinema em alguam universidade pública da Itália?
    Como faço para chegar até a universidade?
    Preciso pagar alguma taxa semanal ou mensal ou só os gastos com minhas dispesas?
    quero muito estudar cinema,mas ñ aqui no Brasil entende,espero a resposta de voçes….
    OBRIGADO(A)

  32. davi disse:

    olá tenho uma duvida, faço curso de psicologia em uma universidade particular, apresentando o os documento exigidos eu teria chance conseguir uma vaga, ou so para estudantes de universidades publicas e federais

  33. RAFAEL disse:

    ESTOU CONCLUINDO O 3º ANO DO ENSINO NO MÉIO NO BRASIL, E GOSTARIA MUITO DE CURSAR DIREITO NA ITÁLIA, COMO E O QUE EU DEVERIA FAZER PARA TER ESTA OPORTUNIDADE, FORA QUE MEUS BISAVÓS PARECEM QUE SÃO ITALIANOS. OBRIGADO.

  34. Oi pessoal,

    Pra todo mundo que quer estudar na Europa ganhando uma Bolsa de Estudos, uma ótima dica é o Livro “7 PASSOS PARA GANHR UMA BOLSA DE ESTUDOS NA EUROPA”.

    Lá estão todas as informações sobre como se candidatar, como aumentar suas chances, tudo sobre as documentações além das listas completas de Universidades e Programas de Bolsas de Estudos para todos os países da Europa. O livro é bem baratinho, e vale muito a pena, mesmo!

    O site é http://www.bolsasdeestudos.com.br

    Beijos a todos

  35. andressa disse:

    olá,sou graduada em publicidade e propaganda e tenho interesse em fazer pos-graduaçao em alguma area da comunicaçao na Italia,tenho parente em Pavulo ,proximo a Modenna.Tem algum curso na area?Quais os procedimentos devo fazer ?
    Obrigada

  36. Jacqueline Ribeiro disse:

    Eu estou estudando na Itàlia, e estou fazendo o segundo ano do ensino medio, gostaria de saber se quando eu voltar pro Brasil os meus estudos vao ser reconhecidos là, porque tenho medo do meu curso de moda nao ser vàlido no Brasil. Se vcs podem me esplicar por favor serei muito grata, desde jà agradeço.

  37. Luciana disse:

    Oi, sou formada no Brasil e pretendo ir para italia fazer uma especialização, gostaria de saber se você sabe como se faz o calculo pra saber qual é a minha media final.. que seria o “voto final di laurea” deles. Obrigada!

  38. Cleilton Nogueira disse:

    Sou estudante do 5 semestre de educação fisica, e gostaria de terminar na Italia,como posso fazer isso?

    obrigado

  39. wellington cruz disse:

    Quero fazer um curso de graduação em arquitetura, já sou formado em design interiores e preciso saber como devo fazer , gostaria de ter informações sobre faculdade púlblica em Roma pois tenho como me hospedar…
    obrigado

  40. Francisco disse:

    Quero saber se existe horário de aula noturno nas faculdades italianas? Pois, tenho intenção de ir morar lá e estudar, porém gostaria de poder trabalhar durante o dia e estudar á noite como faço aqui no Brasil.

  41. Renato Machado disse:

    Gostaria de saber um pouco mais a respeito de cursos de gastronomia na Italia.Datas, valores, didades etudo mais!
    Obrigado

  42. ge disse:

    tenho 17 anos. terminei o segundo grau,
    tenho conhecido que mora na italia e posso ficar na casa deles, como faço para fazer uma faculdade na italia, e se é do governo, porq nois tem pouca condição..abrigado..

  43. maria disse:

    Oi,gostaria muito de saber como devo fazer a incrição para universidade de milão a unime,para concorrer a bolsa de estudos já faço universidade aqui no brasil queria faser equivalencia posso contar com sua orientação.muito grata. abraço

  44. izanete disse:

    quero estudar na italia tenho 2 filhos nao sou casada tenho a guarda definitiva dos meus filhos , tenho uma pessoa na italia que , consegue uma vaga na facudade para mim, jà terminei o 2 grau, jà fui na secretaria da educaçao reconheçer meu històrico tenho um lugar para morar em italia. o que devo fazer agora?

  45. Valentina disse:

    Oi, eu gostaria de saber se pode haver mudança de curso? Por exemplo, pra universidade daqui eu pretendo cursar filosofia, pois o curso que eu realmente quero e que pretendo fazer na Itália, cinema, não existe na minha cidade.

    Tem algum problema?

    agradeço.

  46. Tatiane Dias disse:

    Olá Lu, sim você deve ter prestado vestibular no brasil. E ter pelo menos um ano de faculdade aqui, além é claro de obter o visto de estudante, aconselho também a ter domínio da lingua Italiana.
    Abraços

  47. lu disse:

    gostaria de saber se, para cursas direito na itália, devo passar no vestibular para direito no Brasil.obg.

  48. Ive disse:

    Gostaria de saber se tem faculdades na Itália que tenha cursos ministrados na lingua inglesa para pessoas que não dominam o italiano.
    Gostaria muito de obter uma resposta. Obrigada.

  49. E disse:

    Bom dia!

    Meu filho tem 16 anos vai terminar o segundo grau agora, meu sonho e do meu f alecido marido, que ele estude fora deste pais, preciso saber como posso fazer para que ele estude fora obnrigdo.

  50. Amanda Soares disse:

    Olá!
    Gostaria de saber como faço para identificar faculdades em Salvador-Ba-Brasil, que são conveniadas com faculdades na Itália.
    Obrigada!

  51. Universidades de gastronomia na Italia, bolsas para brasileiros

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta