Dicas Gerais sobre a Austrália

Dicas Gerais sobre a Austrália

Está indo para Austrália? ou pensa em ir?

Confira aqui dicas interessantes que podem facilitar sua estádia no país.

A Voltagem na Austrália é 220-240 Volts em 50 Hertz. Ou seja, certifique-se que os aparelhos elétricos que você pretende trazer são compatíveis com essa voltagem. Na maioria dos Hotéis Australianos, existe 110 Volts somente para barbeadores elétricos. Ao retornar ao seu país de origem, o inverso também ocorre. O tipo de Plug usado na tomada é o de 3 pinos chapado (foto acima).Pode-se comprar adaptadores em lojas especializadas (cerca de A$ 10) como Dick Smith Eletronics, Jay Car e Tandy Eletronics.

O sistema de medidas Australiano funciona em litros, metros, km por hora, quilos e gramas. Muitos Surfistas Australianos ainda preferirem medir as ondas em Pés.

Comidas, Sementes e artigos de origem animal ou vegetal, são em sua maioria proibidos de trazer para Austrália.

Você deve consultar a Embaixada da Austrália se pretender trazer alguma coisa dessa natureza. No avião, antes de desembarcar, lhe será dado um folhetim para preenchimento, perguntando se você esta trazendo alguma das coisas mencionadas acima. Se estiver, mesmo sendo comida do próprio avião ou um simples pacote de biscoitos, declare no folheto. Na hora de passar pela Alfândega Australiana = Customs, escolha o lado vermelho: “Goods to Declare”. Multas pesadíssimas, são aplicadas para aqueles que falharem em declarar. Em caso de dúvidas, para qualquer tipo de produto, sempre passe pelo lado vermelho, onde um oficial ira inspecionar para ver se esta OK ou não. Mesmo que não esteja, pelo menos você não é multado. Esse rigor todo, deve-se ao fato da Austrália ser imune a muitos tipos de vírus e doenças que podem usar a matéria orgânica como hospedeiro, além de que a introdução de espécies não nativas podem causar um desbalanceamento da Ecologia Australiana. No aeroporto existem cães especialmente treinados para farejar comida ou drogas.

As Bibliotecas Públicas Australianas são sensacionais. Encontra-se além de livros, DVDs, CDs, Vídeos, revistas e jornais, uma variedade enorme de produtos sempre atuais. É inteiramente grátis, e você só precisa levar um documento que comprove onde você mora, e imediatamente lhe será fornecida uma carteirinha como nas vídeo-locadoras. Praticamente existe uma em cada bairro. Você encontra absolutamente todo o tipo de publicação que encontraria em uma livraria, inclusive livros técnicos e lançamentos. A maioria oferece também internet grátis.

Booking (reserva) é imprescindível em vários lugares. Muitos restaurantes, shows, viagens, atrações e hospedagens, operam somente na base de reserva antecipada. É normal em muitos restaurantes, que você espere eles indicarem ande você irá sentar. Certas atrações e passeios requerem um mínimo de 24 horas de reserva, e dependendo da temporada e do local para qual pretenda viajar, acomodações podem requerer até mesmo meses de antecedência. Sempre ligue para se informar antes de ir.

Achados e Perdidos na Austrália funcionam muito bem. Se você perder algo em um shopping, loja, ou na rua, incrivelmente suas chances de encontrá-los de volta são boas. As pessoas aqui costumam guardar coisas achadas e devolve-los às lojas, ou entregar o objeto nas delegacias de Polícia do bairro ( já soubemos de terem sido devolvido até mesmo dinheiro cash!)

Seconds são chamados os locais que vendem artigos originais de fábricas, com pequenos defeitos (muito deles imperceptíveis), por preços baixos. Por exemplo: Na Gold Coast a Seconds da Billabong fica no bairro de Ashmore, e toda a Segunda feira recebe mais mercadoria da fábrica. Já Second Hand Shops são lojas de artigos usados segunda de mão ou como muitos chamam, “pre-loved”.

Anote o número de seu Passaporte,  Passagens aéreas, Cartões de crédito, e outros documentos importantes ( ou tire xerox) e mantenha em local separado dos originais (com um amigo ou pessoa de confiança), Em caso de extravio, fica muito mais fácil retirar uma segunda via. Como as boates exigem comprovante de idade original para o ingresso, muitos jovens estudantes e turistas perdem os passaportes em boates principalmente depois da segunda dose. Dica: grampeie ou prenda com fita adesiva uma folha de papel com seu nome, telefone e endereço na Austrália ao seu passaporte. Quem achar e der de cara com seu papel e as informações, com certeza vai te procurar. Outra opção tirar uma carteira de “+18 “em um Departamento de Transporte ( o mesmo onde se fazem testes e as carteiras de motorista). Ela poderá substituir o seu passaporte na maioria dos lugares, pois é um documento oficial.

Multas na Austrália são levadas muito a sério, e o não pagamento acarreta várias penas, inclusive a entrada para a lista negra da Polícia em todo o país. Pessoas que pretendem retornar para a Austrália, e tenham deixado multas pendentes, podem ser presas imediatamente.

Remédios na Austrália podem ter nomes diferentes, por isso o ideal é trazer e guardar uma caixa vazia ou uma bula que mostre o nome científico dos componentes. Lembre-se que provavelmente você terá que se consultar com um médico daqui para conseguir uma receita, e comprar a maioria dos medicamentos na Austrália.

Dar Gorjetas na Austrália, não é costume como em outros países, e dificilmente lhe será pedido. Você pode dar gorjeta por um serviço excelente se assim desejar. Entregadores de Pizza, Quentinhas à domicílio, Garçonetes de restaurantes, ficam felizes da vida com uma gorjeta de qualquer valor. Motoristas de táxi também não esperam gorjetas, mas se a corrida der A$ 9,50 e você entregar uma nota de A$ 10, e falar  “keep the change”, eles vão gostar.

Australian Tourist Information / Visitor Centres ou postos de Informações turísticas sobre a Austrália estão presentes em quantidades em todas as cidades. Seja nos Aeroportos, Beira de estradas, Shopping Centers, kioskes etc. Possuem centenas de folhetos turísticos, com acomodações, mapas da cidade, etc.. Alguns efetuam reservas. A maioria dos folhetos que lá estão, são grátis. Pode conseguir também o mapa com o roteiro e horas dos ônibus da cidade.

Para renovar vistos na Austrália procure o departamento de imigração Department of Immigration and Multicultural Affairs,  DIMA , antes do seu visto expirar.  Phone: 131880. Mais informações no site: www.immi.gov.au

Por:Portal Oceania

0 comentário

comments user
jenifer

quero saber quantas hora é de são paulo para há australia…

Publicar comentário