Guia para imigração de brasileiros para o Canadá

Antes de imigrar é importante estabelecer a maneira de se aplicar o processo. O governo do Quebec aceita as seguintes categorias de imigração (original em francês AQUI):

  • Trabalhadores permanentes (o modo mais comum e conhecido, e do qual trata esse guia por agora)
  • Gente de negócios (empresário, investidor e trabalhador autônomo)
  • Trabalhadores temporários
  • Estudantes estrangeiros
  • Reagrupamento Familiar
  • Refugiados Políticos

Passo-a-Passo

Todos os passos aqui descritos são dependentes, ou seja: você só pode fazer o passo 3 se tiver feito o 1 e o 2, por exemplo.

  1. Fazer o teste on-line (TesteOnLine)
  2. Preencher o DCS (Pedido de Certificado de Seleção)
  3. Anexar a documentação (Documentação)
  4. Pagar a taxa de entrada do processo (veja Custos eTaxas)
  5. Enviar os itens 2 a 4 para o Escritório em Buenos Aires (Envio Documentos)
  6. Receber o comprovante de recebimento dos documentos.
  7. Receber o comprovante da data da entrevista (leva em média 3 meses para ser marcada a entrevista)
  8. Fazer a entrevista (Entrevista)

O Teste On-Line

O primeiro passo para quem deseja ir para o Quebèc é fazer o teste on-line na página do governo da Província.
O endereço é Immigration-quebec.

Após responder as perguntas do teste (em francês ou em inglês), voce saberá se pode entrar com a documentação para o pedido propriamente dito.

Documentacao Exigida

Após fazer o TesteOnLine, a proxima etapa é fazer o pedido para o Escritório de Imigração do Quebèc no Exterior (Bureau d’immigration du Québec à l’étranger) responsável pelo país onde você vive. Para o Brasil, esse escritório é em Buenos Aires.

Documentos exigidos para trabalhadores

A lista de documentos para trabalhadores pode ser encontrada no endereço Documentos em PDF(em francês)

Os documentos NÃO precisam ser traduzidos se estiverem em português, francês ou espanhol

  1. Curriculum Vitae do requerente e do cônjuge
  2. Um Pedido de Certificado de Seleção (DCS) (DCS em .PDF) para o requerente e um para cada outro adulto maior de 18 anos que o acompanhar.
  3. Comprovantes de pagamento das taxas para entrada do DCS (CustoseTaxas)
  4. ANEXO – Declaração de “morando juntos” para pessoas não casadas legalmente mas que vivem juntas a pelo menos um ano. Pode-se incluir comprovantes de conta bancaria conjunta, contas no nome dos dois, essas coisas.
  5. Diplomas ou certificados de escolaridade do requerente principal e do cônjuge. Alem disso, se algum (ou mais de um) filho maior de 22 anos o acompanha, deve-se anexar comprovante atual de estudos em tempo integral e de que não é casado ou “ajuntado”, ou de que casou ou se ajuntou antes dos 22 anos e que estuda em tempo integral.
  6. Comprovantes de emprego atual e de empregos passados – 10 últimos anos – para o requerente principal e cônjuge. São aceitos como comprovantes: o último contracheque indicando a data de admissão e a data do ultimo pagamento e/ou um atestado de contribuições realizadas a previdência social e/ou uma carta de seu empregador indicando a duração do emprego e as funções dos cargos ocupados.
  7. Comprovantes financeiros (o extrato bancário dos últimos 3 meses) ou um documento autenticado que comprove a soma de dinheiro disponível na sua chegada ao Quebec.
  8. Fotocópias das páginas do passaporte contendo a foto e identificação (valido por pelo menos 12 meses) para o requerente principal e todas as pessoas que o acompanharem
  9. Uma foto recente de cada pessoa mencionada no formulário, afixada no campo correspondente no formulário
  10. Certidão de nascimento de todas as pessoas que o acompanharão ao Quebec, se for o caso.
  11. Certidão de estado familiar: certidão de casamento, certidão de óbito do cônjuge, de divórcio, adoção, guarda legal, etc.
  12. “Ajuntados”: certificado de relação matrimonial E de cohabitação, datada de menos de um ano (certificado de concubinagem ou contas bancárias conjuntas, testamento, comprovantes de partilha de responsabilidades – hipotecas, propriedades… – declaração de testemunhas de que vocês apresentam-se publicamente como cônjuges, provas de atividades compartilhadas – títulos de clubes, viagens, mudanças…-)
  13. Certificados dos cursos de francês ou de seu nível de francês – requerente principal e cônjuge – exceto candidatos de países francófonos
  14. Para aqueles que residem temporariamente no Canadá: cópia de seu visto de permanência.
  15. Para pessoas desistentes de um pedido de asilo (de solicitante ao estado de refugiado): cópia da decisão da CISR ou do documento confirmando que você renunciou ao pedido.

Documentos exigidos para trabalhadores autônomos

Para trabalhadores autônomos a lista é Documentos para trabalhadores autônomos (em francês)

Documentos exigidos para empresários e/ou investidores

e para empresários ou investidores é Documentos para empresários (em francês)

Entrevista

Após seu processo ser aprovado, você deverá fazer uma entrevista com um funcionário do Governo do Quebec.

  1. A entrevista é conduzida em francês. É durante a entrevista que é avaliado a sua proficiência nesta língua. Algumas perguntas podem ser feitas em inglês, só para confirmar o nível do inglês informado no formulário. Portanto, não queira impressionar supervalorizando seu conhecimento na língua na hora de preencher os formulários.
  2. A entrevista é marcada pelo governo do Quebec. Você receberá informações sobre a data e local da mesma. Ultimamente as entrevistas têm sido em São Paulo e Recife.
  3. No final da entrevista, se tudo correr bem, você receberá o QSC (Certificado de Seleção do Quebec). Ele é o documento que diz “sim, essa pessoa foi aprovada para imigrar para o Quebec”

Antes de Partir

Documentos

Providencie cópias de todos os seus documentos, e se possível providencie tradução de todos eles também ANTES de sair do Brasil. Esses serviços podem ser muito caros no Canadá.

Chegando lá

Identificação

A partir do ano de 2003, para todos aqueles com status de residentes permanentes no Canadá será obrigatória a Carteira de Residente Permanente, peça de identidade essencial para comprovação da condição de imigrante no Canadá. Os formulários podem ser encontrados no site do Ministério da Cidadania (www.cic.gc.ca ou               1-800-255-4541 ).

Links úteis

Immigration-quebec Site oficial da imigração para a província do Quebec.

Manual de Dicas para Brasileiros do Consulado Geral do Brasil em Montreal

Rumo ao Canadá Site mantido por uma brasileira residente no Canadá, com dicas em geral para a adaptação por lá.

BrasMontreal.net – Brasileiros em Montreal Muito bom portal mantido por um brasileiro residente em Montreal. Tem fóruns, agenda dos eventos culturais, classificados, postais, etc. Vale à pena.

Cotação de moedas

Conversor de moedas

Categoria: Vistos

Tags: , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

3 Respostas para “Guia para imigração de brasileiros para o Canadá”

  1. Maria Lygia disse:

    Boa noite,gostaria de saber como fazer a inscrição para trabalhar no Canadá.

    obrigado

    Lygia

    • Marcello Martins disse:

      QUER IMIGRAR para o Canadá, diversificar portfolio, minimizar custos, eliminar riscos (inclusive o “Risco BRASIL”) e gerar renda em moeda forte? FALE CONOSCO!!!
      Busco investidores para restaurantes, bares (consolidados), imoveis comerciais e imoveis residencias (com direito a residir nos estúdios dos mesmos sem custos adicionais – exceto de água, luz e telefone) em estações de esqui Norte Americanas; somos uma empresa consolidada com plano de expandir nas regiões indicadas. Quem indicar investidor e/ou investir nos projetos terá oferta de emprego, para dar entrada no processo federal! O empréstimo em dólar é por 5 anos (cotas securitizadas da unidade da rede de franquia e/ou da gestora com opção de compra para “co-ownership” de imóvel e/ou franquia) e pagamos 5% de juros ano proporcional ao empréstimo.

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta