Tire suas dúvidas sobre o programa da Fundação Ford

Tire suas dúvidas sobre o programa da Fundação Ford

O Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program – IFP) oferece oportunidades para que mulheres e homens, com potencial de liderança em seus campos de atuação, prossigam em seus estudos superiores, capacitando-se para promover o desenvolvimento de seus países, bem como maior justiça econômica e social.

1. O que é um Programa de Ação Afirmativa na pós-graduação?

Um Programa de Ação Afirmativa na pós-graduação oferece apoio a pessoas provenientes de segmentos sociais que sofrem discriminações históricas e sistemáticas no sistema educacional. O Programa de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford é um programa de ação afirmativa porque, no Brasil, privilegia: a) pessoas negras, indígenas; b) nascidas nas regiões Norte, Nordeste, ou Centro-Oeste; c) proveniente de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas ou educacionais. Leia a conceituação acionando o ícone Ação afirmativa.

2. Para candidatar-me tenho que pertencer a esses três segmentos sociais mencionados na resposta 1?

Não. Você deve pertencer a pelo menos um deles. Suas chances de classificação aumentam se você pertencer a mais de um dos segmentos sociais privilegiados pelo edital.

3. Qual o controle que o Programa dispõe para verificar a veracidade das informações?

Parte do controle ocorre pela análise da documentação solicitada inicialmente. Caso necessário, o Programa poderá solicitar informação e documentação complementares. As informações são verificadas durante as entrevistas. Posteriormente, as informações falsas acarretam a desclassificação do/a candidato/a ou a perda da bolsa.

4. Sou brasileiro/a e estudo no exterior, posso me candidatar?

Não, a seleção no Brasil é exclusiva para candidatos/as brasileiros/as ou estrangeiros/as portadores/as de RNE, ambos/as com residência permanente no Brasil e que estejam residindo no Brasil durante todo o processo de seleção. Cidadãos/ãs norte-americanos/as não podem se candidatar.

5. Tenho 40 anos e há 10 anos estou fora da universidade, posso me candidatar?

Sim, com certeza.

6. Estou no último ano da graduação, posso me candidatar?

Não, o Programa destina-se a pessoas já graduadas no ensino superior e que devem apresentar certificado de conclusão de curso e histórico escolar. Aguarde a próxima seleção.

7. Já disponho de título de doutor, posso me candidatar?

Não, a bolsa visa oferecer oportunidades a pessoas que não as tiveram em sua trajetória escolar anterior.

8. Já estou cursando mestrado, posso me candidatar?

Por razões de calendário, pessoas que já estão cursando, inscritas ou matriculadas no mestrado não podem se candidatar. Isto porque a bolsa só se iniciará em março de 2010, restando-lhe um prazo exíguo até o término do mestrado.

9. Concorri à seleção passada, posso me candidatar? Tenho alguma chance de ser selecionado/a nesta seleção?

Sim, você pode se candidatar. Como ocorre em qualquer concurso, a seleção dos/as finalistas depende do conjunto de candidatos/as. Preencha, adequadamente, o campo J do Formulário para Candidatura 2008.

10. Já disponho de título de mestre, posso me candidatar?

Sim, mas apenas para bolsa de doutorado.

11. Posso me candidatar a uma bolsa de pós-graduação lato sensu ou de especialização?

Não, as bolsas são destinadas exclusivamente a mestrado stricto sensu e a doutorado, no Brasil ou no exterior. Os programas brasileiros escolhidos devem ser credenciados pela CAPES. Os programas do exterior devem ser reconhecidos por universidade brasileira.

12. Já tenho uma bolsa de estudos para cursar o doutorado, posso concorrer a esta bolsa?

Sim, desde que você explique porque sua bolsa atual é insuficiente e como esta bolsa do IFP irá ajudá-lo/a a desenvolver seu plano de formação. Você só não pode omitir, quando responder o Formulário, os auxílios que pleiteia ou recebe de outras instituições. Tal omissão acarreta o cancelamento da bolsa.

13. Já fui bolsista do Programa, posso me candidatar?

Não. De acordo com regras internacionais do IFP, mesmo quando foi apenas bolsista eleito/a ou ex-bolsista IFP, essas pessoas já usufruíram de boas oportunidades para prosseguir os estudos pós-graduados.

14. Posso cursar um programa fora do Brasil?

Sim, mas é preciso justificá-lo em seu plano de formação e lembrar-se de que o IFP e as universidades estrangeiras pedem certificado de proficiência de idioma. Avalie suas necessidades e possibilidades.

15. Gostaria de prosseguir meus estudos, mas não tenho idéia em que área de conhecimento. Tenho possibilidade de ganhar a bolsa?

Honestamente, não. Seu plano de formação deve ser coerente com seus interesses profissionais e sociais futuros, atividade anterior e pré-projeto de tese/dissertação. Portanto, amadureça o plano de formação, procure informar-se e candidate-se nas próximas seleções. Estão previstas seleções até 2011.

16. Meu pré-projeto não se enquadra em nenhum dos campos de atuação da Fundação Ford. Poderei concorrer?

O IFP só concede bolsas dentro dos limites dos campos de atuação da Fundação Ford.

17. Os campos de atuação da Fundação Ford não correspondem às áreas do conhecimento ou de concentração dos programas de pós-graduação. Como preencher o Formulário?

Você tem razão. Os campos de atuação da Fundação Ford são temáticos, portanto multidisciplinares, e a maior parte das áreas do conhecimento da pós-graduação é disciplinar. Considere os campos de atuação da Fundação Ford como indicadores de temas que são estudados nas áreas do conhecimento.

18. Posso enviar minha candidatura por e-mail, fax ou depositá-la na sede da Fundação Carlos Chagas?

Não. Você deve enviá-la exclusivamente por correio ao endereço indicado até 21 de maio de 2008. A data que vale é a do carimbo do correio. É prudente enviar a documentação por correio especial (registrado ou sedex) e guardar o recibo do correio.

19. Se minha documentação estiver incompleta, o que devo fazer?

Inicie a preparação de seu dossiê o mais rápido possível. Candidaturas com documentação incompleta serão desclassificadas.

20. Onde encontro o Formulário?

Você o encontrará no próprio site. Faça um download. Você poderá solicitá-lo por telefone, e-mail ou correio à Fundação Carlos Chagas. Você pode fotocopiar as vias necessárias. Além disso, distribuímos cópias do Formulário para várias universidades e programas de pós-graduação. Certifique-se de que sua cópia contém todas as 24 páginas e itens do Formulário. Não se esqueça: os Formulários são distribuídos gratuitamente.

21. Tenho dúvidas de como preencher o Formulário. Como devo proceder?

Entre em contato conosco: por telefone:               (11) 3722-4404       ; por carta: Fundação Carlos Chagas – Programabolsa – Av. Prof. Francisco Morato, 1565 – Jd. Guedala – 05513-900 – São Paulo – SP; ou por e-mail: programabolsa@fcc.org.br. Teremos a maior disponibilidade para dirimir suas dúvidas.

22. Nem sempre me encaixo nas alternativas previstas no Formulário. O que devo fazer?

Se você não conseguir preencher o Formulário, por favor, entre em contato conosco.

23. Devo encadernar os documentos?

Não, por favor, não o faça. Isso nos dará mais trabalho. Não se esqueça de escrever seu nome no verso de cada uma das fotos e de assinar as duas vias do Formulário.

24. Como saberei se minha documentação foi recebida?

Em junho de 2008 enviaremos um cartão com número do protocolo informando que recebemos sua documentação. Portanto, seu endereço completo (inclusive CEP) é imprescindível. Informe-nos caso você mude de endereço no transcorrer do processo de seleção. Guarde seu número de protocolo: ele é sua identificação junto ao Programa.

25. Quais são os critérios para seleção? Como saber se tenho possibilidades de ser selecionado/a?

A seleção irá verificar: se você pertence a um ou mais dos grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior e se sua documentação está completa. Em seguida, avaliará seu potencial acadêmico, de liderança e seu compromisso social, analisando seu plano de formação, seu pré-projeto de dissertação ou tese, seu histórico e proposta de retorno social (objetivos sociais e profissionais). A coerência entre experiência anterior, plano de formação, pré-projeto de dissertação ou tese e objetivos profissionais e sociais aplicando as oportunidades que receber mostrará suas potencialidades.

26. Caso seja selecionado/a para a entrevista, terei que pagar os custos de passagem e estadia?

Não, o Programa arcará com essas despesas.

27. Quando se inicia a bolsa?

As bolsas se iniciam em março de 2010. Em algumas situações muito particulares, a bolsa poderá se iniciar em 2009.

28. Qual a duração das bolsas?

A bolsa para mestrado tem uma duração de, no máximo, 24 meses e para doutorado de, no máximo, 36 meses.

29. O Programa oferece curso de pós-graduação? A Fundação Carlos Chagas oferece curso de pós-graduação?

Não, nem o Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, nem a Fundação Carlos Chagas ou a Fundação Ford oferecem cursos de pós-graduação. O Programa oferece apenas bolsas para a pessoa freqüentar curso oferecido por uma universidade.

30. O Programa oferece bolsa para curso de graduação?

Não, o Programa oferece apenas bolsas para cursos de mestrado stricto sensu ou doutorado.

31. O Programa devolverá a documentação que enviei, caso não seja selecionado/a?

Não. Após a publicação dos resultados, as cópias dos documentos serão incineradas.

32. O que é revisão de literatura?

É uma síntese comentada da bibliografia, teórica ou temática, relacionada ao pré-projeto. Em suma, consiste em descrever no texto o que se conhece sobre o problema de investigação. Consulte um manual de metodologia para resolver dúvidas.

33. O que é referencial teórico?

É uma síntese da(s) teoria(as) que orienta(m) a construção do problema ou objeto de pesquisa. Consulte um manual de metodologia para resolver dúvidas. Vá a uma biblioteca de universidade e procure ler uma dissertação. Procure ler um projeto de pesquisa para verificar como ele é estruturado.

34. A Comissão de Seleção é permanente?

Não, periodicamente ocorre uma recomposição da Comissão de Seleção. A composição da próxima Comissão será anunciada oportunamente no site (acesse o ícone Comissão de Seleção).

0 comentário

comments user
Natália Rodrigues Biazin

Até quando posso me inscrever para concorrer a bolsa?
Se eu só tenho 3º grau completo tenho chance de ganhar a bolsa para fazer um mestrado?

Publicar comentário