Ir para o Canadá

Ir para o Canadá

Olá Amigos, hoje eu venho dizer a vocês o quanto o poder da mídia (globo) é grande, ontem (18/02/2008) pela noite em um noticiário passou informações sobre imigrar para o Canadá, matéria está que poderá acompanhar pelo vídeo ao lado. Foi questão de segundos após a exibição e minha caixa de correio estava lotada de perguntas a respeito, venho falando sobre oportunidades e a facilidade de se conseguir um emprego fora do Brasil há algum tempo e o Canadá é citado em muitas matérias no meu blog, inclusive uma das entrevistadas pela Globo que tem gerado bastante acesso em nosso site, a Especialista em Imigração, Márcia Casado já foi citada aqui no sairdobrasil.com diversas vezes. Confira algumas matérias da Especialista Márcia Casado

Espero que muitos de vocês apreciem a matéria abaixo e nesta semana como a grande procura é o Canadá irei colocar diversas matérias informativas e esclarecedoras, com a intenção de ajudá-los. Mas só um lembrete a mais, para se conseguir um bom emprego no exterior é sempre bom saber o idioma e algumas informações sobre o país, por isso não se esqueçam de dar uma passadinha em nosso link de idiomas gratuitos e iniciar sua aula, temos curso de Francês com áudio e vídeo além das apostilas e muito mais. Bom vamos ao que interessa, Canadá.

Em sua breve história, o Canadá tornou-se em uma nação completamente moderna, baseada no conhecimento, com uma governança, corporações, cultura e estilo de vida de nível mundial. O Canadá possui atrações naturais espetaculares, culturas diversas e grandes espaços abertos. Sinceramente comprometidos com a educação, o meio ambiente e os cuidados da saúde para todos, os canadenses olham para o futuro com um sentimento de confiança e otimismo.

O Canadá é um país do primeiro mundo com uma política oficial de imigração. Isto significa que pessoas interessadas em mudar-se para o Canadá devem seguir um processo de seleção.

O governo analisa, entre outros, os conhecimentos linguísticos, nível educacional, estado de saúde e qualificações profissionais dos candidatos para assegurar-se que os novos imigrantes têm uma boa chance de integrar-se na sociedade canadense. No entanto, após a chegada, os imigrantes podem experimentar dificuldades para as quais não estão necessariamente preparados. É claro que as barreiras que mencionamos não serão experimentadas por todos os imigrantes, mas a maioria de nós as experimenta em diferentes intensidades.

Assim sendo, aqui estão algumas dicas úteis que você deve ter em mente antes de chegar ao Canadá.

  • Você pode preparar sua própria solicitação para o Consulado Canadense no seu país de residência; seja cauteloso antes de contratar alguém para lhe ajudar.
  • Alguns advogados e “agentes de imigração” em seu país podem ser de qualquer ajuda, mas podem custar caro.
  • Uma das maneiras de conseguir entrar no Canadá é como profissional com habilidades específicas. Embora a imigração canadense selecione imigrantes de acordo com uma lista de profissões, você não tem qualquer garantia de que o setor privado no Canadá estará recrutando para estes trabalhos.
  • Se você quer estudar ou achar um emprego assim que chegar, você deve ser fluente em inglês (ou francês, se você vai para Quebec).
  • Prepare-se para se sustentar por, pelo menos, 6 meses até que você encontre um emprego.
  • Geralmente, imigrantes acham empregos para fazer trabalhos manuais depois de chegar. É comum ver gerentes, professores, enfermeiras ou engenheiras trabalhando no Canadá como faxineiros, trabalhadores da construção civil ou de fábricas, babás ou taxistas.
  • No Canadá, a maioria dos seus possíveis empregadores pedirá “experiência canadense”. Isso significa que não importa a quantos anos você trabalha no seu emprego ou quão bom seu inglês é; se você nunca trabalhou no Canadá nesta área, você provavelmente estará em desvantagem quando for procurar emprego.
  • Em algumas carreiras, você pode trabalhar como voluntário (sem pagamento) para adquirir “experiência canadense”, mas em muitas profissões isso não é possível. Você também pode tentar trabalhar em outra área como voluntário para obter experiência canadense.
  • Lembre-se que muitas carreiras dependem das regulamentações de conselhos profissionais. Para poder trabalhar, você deve passar por exames e testes práticos supervisionados. Este processo pode levar anos para ser completado com sucesso (sem mencionar as despesas).
  • Embora muitos imigrantes tentem arduamente achar um trabalho em suas áreas, muitos serão prejudicados pelo círculo vicioso de não ter experiência canadense. A única solução para eles será trabalhar em outras áreas no Canadá, em geral numa posição de status inferior. Algumas pessoas verão isso como uma boa oportunidade mudar de carreira, enquanto outras ficarão tristes de deixar de fazer um trabalho do qual gostavam.
  • Se seu inglês não é fluente, pense duas vezes antes de procurar trabalho em sua própria comunidade étnica porque, muitas vezes, você será mal remunerado e não receberá benefícios sociais. Algumas pessoas poderão tentar tirar vantagem de suas limitadas opções de trabalho.
  • Lembre-se ainda que seu horário de trabalho dependerá do horário da escola das crianças. Crianças abaixo de 12 anos não podem ser deixadas sozinhas em casa em nenhum momento; entretanto, se um dos pais ficar em casa, a renda familiar não será muito boa. No Canadá, a maioria das pessoas trabalha fora de casa em trabalhos remunerados.
  • Finalmente, pode ser uma boa ideia considerar que você pode gostar ou não gostado Canadá. Assim sendo, idealmente, você deveria ter um “plano B”, uma estratégia para ir para outro lugar ou de volta para casa, caso as coisas não sejam como você esperava.

Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo. Você encontrará muitas

pessoas de comunidades culturais diferentes, que celebram feriados dos quais talvez você nunca tenha ouvido falar antes (por exemplo, existem quatro tipos de celebrações de ano novo, incluindo o ano chinês e iraniano). Estas comunidades culturais também têm pratos tradicionais muito saborosos e interessantes. Você encontrará diversas comunidades, como a indiana, coreana, grega, do leste europeu, etíope, nigeriana, portuguesa, italiana, caribenha, latino americana e chinesa, entre outras, com lojas vendendo seus produtos tradicionais. Escolha qualquer país, e você encontrará pessoas de lá estabelecidas no Canadá e, mais provavelmente, em Toronto.

Contatos Culturais

Embora o Canadá seja uma sociedade multicultural, os novos imigrantes devem se encontrar com pessoas que podem falar a sua língua e de seu contexto cultural, para que eles possam se ajustar à vida no Canadá. Com o passar do tempo, os imigrantes devem também fazer amizades com pessoas de múltiplas etnias. Nos denominados Programas de Acolhimento (“Host Programs”) voluntários canadenses ajudam novos canadenses a lidar com as diferenças culturais. O objetivo destes programas é promover amizades entre recém-chegados e voluntários da comunidade local. Os novos imigrantes são apresentados a voluntários com quem eles se encontrarão algumas vezes por mês para conversar, fazer amizades e conhecer a sua nova comunidade. Este programa também ajuda a novos imigrantes a aprender sobre tradições canadenses e costumes, facilitando o período de ajuste ao Canadá.

Outro centro de referência para quem fala português é o Centro de Informação Comunitária Brasil-Angola. Este é o primeiro serviço criado e dirigido por membros das comunidades minoritárias de língua portuguesa em Toronto. Eles oferecem informações aos recém-chegados e proveem serviços de base comunitária, anti-racista e anti-discriminatória para facilitar a integração dos imigrantes. O Centro está situado na rua Ossington, esquina com a rua Dundas West e funciona pelo trabalho de voluntários que estão disponíveis nas sexta-feiras das 18:00 às 19:30. O telefone para recados é 416.760.2665.

Alimentação

Com relação aos hábitos alimentares locais, no Canadá as pessoas preferem comidas leves e nutritivas, tais como, sopas, saladas e massas, assim como comidas rápidas (Afast food), como sanduíches, hambúrgueres, pizzas e batatas fritas. Geralmente, as pessoas evitam comidas apimentadas e frituras. Outras opções de comida estão também disponíveis, mas são mais caras. Muitos hindus consideram difícil achar restaurantes que sirvam comida vegetariana sem ovos. Em geral, você pode encontrar ingredientes da maioria dos países para preparar suas comidas favoritas.

Clima

Os recém-chegados podem, inicialmente, achar o clima no Canadá difícil. Às vezes, pode ser muito quente ou muito frio e, em outras épocas, pode ficar nublado e sem sol por dias. No inverno o clima pode ser extremamente frio (por exemplo, a temperatura pode ser inferior a ­ 15° C em Toronto). O inverno geralmente dura 6 meses em algumas partes do Canadá e de 4 a 5 meses em Toronto. Durante o inverno, as pessoas devem se extremamente cuidadosas quando andam na rua, especialmente quando as calçadas estão cobertas de neve e/ou gelo.

Para manter-se aquecido e prevenir lesões pelo frio (“frostbites”), as pessoas devem vestir roupas quentes. Sugerimos vestir roupas com lã, luvas, meias, botas para neve e casacos. As roupas de inverno devem ser compradas no Canadá, se você não está vindo de um lugar igualmente frio. Algumas vezes você pode achar casacos longos e casacões muito bons em lojas de roupas usadas, o que pode ser muito econômico. Lembre-se que a sua cabeça e orelhas precisam estar apropriadamente cobertas. Ou seja, deve estar realmente preparado para o frio antes que ele chegue. É claro que os prédios e lojas são totalmente aquecidos. Embora a primavera comece oficialmente dia 21 de março, o clima frio pode durar ate o fim de abril. O verão em Toronto é úmido e quente (30 graus não é raro), então você deve lembrar de usar protetor solar. O verão começa oficialmente dia 21 de junho e acaba em 21 de setembro, seguido pelo outono, que é a bela estação das folhas vermelhas e douradas. O inverno, é claro, ocorre oficialmente de 21 de dezembro até 21 de março. Estas são, no entanto, as datas no calendário; as temperaturas não mudam necessariamente nestas datas, mas servem como guia. O Canadá é um dos poucos países no mundo que tem estações radicalmente distintas.

Custo de vida

Em Toronto, o aluguel de um apartamento de 2 quartos varia de CDN$800,00 a $1.800,00 por mês, dependendo do bairro e da condição do prédio. O gasto mínimo de telefone é de $25,00 por mês. Ligar para fora do Canadá pode ser barato ou caro, de 3 a 50 centavos por minuto, dependendo do plano da companhia telefônica ou para onde você está ligando. As contas de eletricidade dependem do seu consumo, mas você deve estar preparado para gastar pelo menos $45,00 por mês (algumas vezes os proprietários incluem contas tais como eletricidade e água no preço do aluguel). Para a comida, uma família de quatro pessoas pode esperar gastar entre $250,00 e $500,00 por mês. Para o transporte público (ônibus, metrô e bonde), você deve estimar pagar $2,25 para uma pessoa adulta e 50 centavos para uma criança. O passe mensal de transporte em Toronto é de $98,75 por pessoa. Uma família de quatro pessoas pode estimar gastar entre $1500,00 – $2500,00 por mês em despesas fixas. No Canadá, as pessoas também

pagam impostos federais e provinciais, que variam de província a província. Em Ontário, você pagará imposto federal de mercadorias e de serviços (7%) e imposto provincial de vendas (8%) na maioria das compras. Os indivíduos também pagam imposto de renda baseado em seus ganhos anuais, sendo a faixa máxima de impostos de 45% a 55% da renda.

Idiomas e Educação

No Canadá existem duas línguas oficiais: inglês e francês. Para viver em Toronto, conhecer o inglês é uma necessidade. Além disso, saber francês pode ajudar a encontrar empregos. Aproveite e de uma olhada em nosso curso gratuito de francês, com apostilas, áudio e vídeo pode ser uma boa forma de se aprender e se preparar. Há aulas gratuitas de inglês para imigrantes. Estas aulas são conhecidas como Inglês como Segunda Língua (AESL) ou Instrução de Linguagem para Recém-chegados (ALINC). Se você tem acesso à Internet, visite o seguinte web site para ter mais informações: settlement.org

Em todo caso, nós fortemente recomendamos que você tenha um bom conhecimento de inglês antes de imigrar. Uma vez no Canadá, sugerimos que você tente achar recursos em seu próprio idioma para entender melhor seus direitos e as normas sociais e institucionais do país. Se você tem filhos, algumas escolas LINC oferecem creche gratuita para suas crianças enquanto você está estudando.

Em todo caso, nós fortemente recomendamos que você tenha um bom conhecimento de inglês antes de imigrar. Uma vez no Canadá, sugerimos que você tente achar recursos em seu próprio idioma para entender melhor seus direitos e as normas sociais e institucionais do país. Se você tem filhos, algumas escolas LINC oferecem creche gratuita para suas crianças enquanto você está estudando.

Acreditamos que é importante lembrar-lhe que se você é um imigrante que estudou para ser advogada(o), engenheira(o), psicólogo(a), médico(a), etc seus diplomas não terão validade de imediato. Você tem que ter suas credenciais avaliadas. Isto pode levar muito tempo e é apenas o primeiro passo. Após esta avaliação, você tem que solicitar ao seu conselho profissional para reconhecê-lo como profissional no Canadá e isso pode levar anos. Você deve contatar o Centro Informação Canadense para Credenciais Internacionais antes de vir para o Canadá. Endereço: 95 St. Clair Avenue West, suite 1106 Toronto, Ontario, M4V 1N6, Canadá. Telefone (1.416) 962 9725. Se você já está no Canadá, você pode contatar qualquer um destes endereços abaixo:

1. International Credential Assessment Services of Canada (ICAS)

174 Wyndham Street North, suite 409 Guelph, Ontário Canadá N1H 4E9

Telefone: 1-519-763-7282

1-800-321-6021

E-mail: info@icascanada.ca

2. York University, Academic Credencials Evaluation Servise (ACES)

Office of Admissions, Student Services Centre 4700 Kelle Street

Toronto, Ontário Canadá M3J 1P3

Telefone: 1-416-736-5787

3. World Education Services

45 Charles Street East, suite700 Toronto, Ontário Canadá M4Y 1S2

Telefone: 1-416-972-0070 ou 1-866-343-0070

E-mail: canada@wes.org

4. University of Toronto Camparative Education Services

Canadian Information Centre for Information Credentials

315 Bloor Street West, Toronto, Ontário Canadá M5S 1A3

Telefone: 1-416-978-2185

Os empregadores canadenses procuram imigrantes que tenham equivalências canadenses para trabalhar no Canadá, além de pessoas com estudos feitos no Canadá. Como resultado, alguns indivíduos podem se ver obrigados a fazer cursos adicionais. Para aqueles planejando voltar à escola ou universidade, o governo tem um financiamento especial (em Ontário ele é chamado de Programa de Assistência ao Estudante de Ontário (OSAP). Para informações adicionais sobre o OSAP, visite o site. Você deve também se lembrar que os materiais educacionais, como livros de texto, podem ser caros.

Outras habilidades

Carteira de Motorista

Uma vez em Toronto, os imigrantes devem fazer testes escritos e práticos para obter uma carteira de motorista de Ontário. O seguro do carro, que é dos mais altos do país, é mais caro se você tem uma carteira de Ontário há pouco tempo ou se você tem menos de 26 anos de idade.

Trabalho

Dificuldade em encontrar um emprego

Embora a maioria dos imigrantes ouviu dizer em seus países de origem que achar um emprego aqui não seria um problema, este nem sempre é o caso. No entanto, você não deve desistir, apesar de que é muito difícil encontrar um trabalho se você não tem “experiência canadense” (ter trabalhado no Canadá) ou feito voluntariado no Canadá.

Procurando um emprego

A melhor maneira de obter experiência canadense, que é necessária para qualquer trabalho, é fazer trabalho voluntário (trabalhar sem remuneração). Você deveria inscrever-se para oficinas ou seminários sobre como procurar trabalho. Você tem que aprender como escrever um currículo no estilo canadense e como fazer uma entrevista, que é muito diferente do que a maioria de nós está acostumada a fazer. Em centros de treinamento, as pessoas prepararão você para responder às questões de entrevistas e para aproveitar da melhor forma possível a experiência que você já tem.

Serviços de Saúde

Atendimento Médico

Novos imigrantes têm que pagar por todos os gastos de saúde por 3 meses após a sua

chegada ao Canadá. Pode-se comprar um seguro privado para este período, mas isto deve ser feito antes ou logo em seguida da chegada ao país. Se os imigrantes tomam medicações diárias, eles devem trazer o suficiente para no mínimo 3 meses de tratamento. Depois destes 3 meses, eles têm direito a um plano de saúde de Ontário (cartão OHIP). Com este cartão, você deve se registrar com um médico de família que estará a sua disposição e de sua família para consultas e, se necessário, encaminhá-lo para hospitalização. O sistema de saúde é pago por todos os trabalhadores através do imposto de renda. Todos os trabalhadores pagam uma taxa de seguro de saúde de Ontário, de acordo com seus salários, variando de $300,00 para os salários mais baixos a $900,00 para os que cobram mais. Contudo, você deve pagar pelos seus medicamentos.

Atendimento Dentário

Outra consideração muito importante é que o atendimento dentário não está incluído no OHIP e é bem caro. Nós, por tanto, o aconselhamos seriamente a completar todos os tratamentos dentários pendentes antes de imigrar para o Canadá. Uma vez que você esteja empregado e, após um período de carência de 3 meses, alguns empregadores oferecerão um seguro adicional que paga parte dos seus tratamentos dentários e gastos de medicação.

Leis Locais, Costumes e Direitos Humanos

Você deve sempre carregar uma carteira de identificação com você e também escrever seu endereço, código postal e número de telefone em um cartão na carteira, para um caso de emergência.

Não atravesse a rua se as luzes estão vermelhas para os pedestres e atravesse na faixa de pedestres.

Nenhuma música em volume alto ou barulho é permitido depois das 11 da noite. Você deve respeitar o direito ambiental de outras pessoas.

Se você tem animais de estimação, deve limpar sempre o que seus animais defecam em lugares públicos. Este tipo de sujeira é proibido por lei. Existem muitas clínicas

veterinárias para animais, mas a maioria delas são privadas. Você pode adotar um animal de estimação em abrigos de caridade para animais.

No Canadá, abusos físicos e psicológicos são contra a lei. Isto inclui o abuso infantil ou contra o cônjuge. Existem centros de apoio às vítimas (casas de acolhida, conselheiros, etc) e o agressor será punido por lei.

No Canadá, nós somos todos iguais e nenhuma discriminação deve ser tolerada. Racismo é um crime. Ofender um imigrante também é uma contravenção passível de punição. Você deve aprender seus direitos e certificar-se de que eles sejam respeitados.

Venha para o Canadá pensando em um país onde o clima é extremo e as pessoas falam um idioma diferente (inglês ou francês) e onde pode haver alguns problemas de trabalho. Nem por isso pense que não possa ser um bom lugar para você. Aqui você terá muitas oportunidades. Geralmente, todos são respeitados e você sentirá que é capaz de fazer muitas coisas. Você também se sentirá muito seguro aqui. Existem muitas oportunidades para mulheres e homens. Além de desfrutar da sua independência, você terá as responsabilidades de ser um imigrante, mas você se sentirá igual aos outros imigrantes e também sentirá a proteção dada pelas leis locais do Canadá, assim como pelas pessoas ao seu redor.

Amanhã divulgarei mais informações pois essa já está um tanto longa, mais com informações necessárias, irei falar a respeito dos vistos e algumas dúvidas frequentes, também irei disponibilizar alguns links de emprego. Está semana irei divulgar informações apenas sobre o Canadá.

Participem colocando suas dúvidas, dicas.

Por: settlement.org