Dúvidas Freqüentes para quem vive ou quer viver no exterior

Olá amigos tenho recebido vários e-mails com dúvidas, de leitores do nosso blog, as vezes respondo individualmente por e-mail mas como algumas já estão sendo um pouco questionadas por mais de uma pessoa resolvi postar estas questões aqui no Blog como forma de pesquisa e de ajuda para aqueles que tem alguma dúvida sobre o assunto.

  • Para que serve a matrícula consular e por que é aconselhável matricular-se?

Resposta: Os brasileiros residentes, ainda que temporariamente, no exterior, são aconselhados a matricular-se junto à Repartição Consular de sua jurisdição. A matrícula facilita a comunicação entre a Embaixada/Consulado e os cidadãos brasileiros e a prestação de assistência consular em imprevistos e situações como furto, roubo ou extravio de passaportes e documentos, doença, vitimização em acidente ou crime, falecimento… A matrícula é voluntária e gratuita e os dados não podem ser fornecidos a terceiros.

  • Sou cidadã brasileira, meu filho nasceu no exterior e eu o trouxe para o Brasil sem efetuar seu registro de nascimento em Repartição Consular brasileira. Portanto, ele só tem a certidão estrangeira de nascimento e seu passaporte expirou. Como poderei sair do Brasil com ele?

Resposta: A Polícia Federal exige certidão de nascimento expedida no Brasil para conceder passaporte. Se a criança tiver a certidão consular, a transcrição poderá ser feita em Cartório do Registro Civil de Brasília, DF, sem maiores problemas e será expedida uma certidão brasileira de nascimento.
No entanto, na maioria dos Estados brasileiros, é necessário requerer judicialmente a transcrição da certidão de nascimento (tanto da certidão consular quanto da certidão estrangeira), mediante a contratação de advogado.
No caso de certidão estrangeira de nascimento, o genitor deverá primeiramente providenciar a autenticação do documento pela Repartição Consular brasileira responsável pela jurisdição do local de expedição e após providenciar a tradução por tradutor juramentado no Brasil, a fim de que o advogado possa dar entrada no processo judicial que visa fornecer documentação brasileira ao menor nascido no exterior.

  • Posso legalizar (autenticar ou reconhecer firma) no Brasil um documento expedido no exterior?

Resposta: Não. A legalização de documento estrangeiro deve ser feita na Repartição Consular brasileira da jurisdição em que foi expedido o documento.

  • Casei-me no exterior e depois me divorciei também no exterior. Sou casado no Brasil?

Resposta: A legislação brasileira reconhece o casamento e também o divórcio realizado no exterior. No entanto, para que esses atos produzam efeitos jurídicos no Brasil, o casamento deve ser registrado em Cartório do Registro Civil brasileiro e a sentença estrangeira de divórcio deve ser homologada pelo Superior Tribunal de Justiça ( STJ ), DF, de acordo com a Emenda Constitucional número 45 de 08/12/2004. O casamento realizado no exterior, mesmo que não tenha sido transcrito no Brasil, pode constituir impedimento legal para a celebração ou para o registro de novo casamento.

  • Estou morando no exterior. Sou obrigado a declarar imposto de renda?

Resposta: Sim. Todo cidadão brasileiro(a) deve fazer declaração de imposto de renda, mesmo que esteja morando no exterior e mesmo que esteja isento. Se não o fizer, poderá ter seu nº de CPF cancelado, o que lhe ocasionará problemas no futuro. A declaração poderá ser feita pela ‘internet’, em disquete ou em formulário próprio.
Você deverá procurar a Repartição Consular de sua jurisdição para obter informações sobre prazos de entrega das declarações. É importante lembrar que os funcionários consulares não são treinados para responder perguntas específicas sobre imposto de renda. As Repartições Consulares cuidam apenas do encaminhamento das declarações à Secretaria da Receita Federal. As dúvidas poderão ser esclarecidas no sítio da SRF cujo endereço é: www.fazenda.receita.gov.br

  • Casei-me no exterior e na minha certidão estrangeira de casamento não consta o regime de bens. O que devo fazer?

Resposta: a) Se você estiver no exterior, é aconselhável fazer o registro de seu casamento na Repartição Consular brasileira da jurisdição do local do casamento e posteriormente fazer a transcrição no Brasil. Na certidão consular constará o regime de bens previsto pela lei local ou, na falta deste, do regime de bens estabelecido pela legislação brasileira.

b) Se você estiver no Brasil, provavelmente terá que requerer judicialmente o registro do casamento, depois de legalizar a certidão estrangeira no Consulado brasileiro responsável pela jurisdição do local de expedição, mandar traduzir por tradutor juramentado brasileiro e ainda comprovar qual o regime de bens previsto pela lei do local do casamento.

  • Adotamos uma criança no exterior e ela já foi registrada como meu filho pelas autoridades locais. Como ela entrará no Brasil e como terá a nacionalidade brasileira?

Resposta: A criança deverá viajar ao Brasil com o passaporte estrangeiro de que é portadora, com o visto necessário, se for o caso. Os pais deverão providenciar, no Brasil, a homologação da sentença estrangeira de adoção. A homologação deve ser feita por meio de advogado constituído, correndo o processo perante o Supremo Tribunal Federal em Brasília, DF. Somente depois de homologada a sentença de adoção poderá ser regularizada a situação da criança, no que se refere a sua permanência no Brasil e à concessão da nacionalidade brasileira.

  • Moro no exterior. Sou obrigado a votar? Tenho que justificar?

Resposta: Todo brasileiro maior de 18 anos , mesmo residindo no exterior, deve votar nas eleições presidenciais ou justificar sua ausência. Você deverá procurar a Repartição Consular de sua jurisdição no ano eleitoral, a fim de obter as informações necessárias.
Caso resida no exterior, mas seu título de eleitor tenha sido expedido no Brasil, Você deverá justificar sua ausência também nas eleições estaduais e municipais.

  • Sou Ilegal, se eu procurar a embaixada ou o consulado Brasileira, vão me denunciar para imigração?

Resposta: Não. Para você é um(a) cidadão brasileiro(a) e como tal deve ser auxiliado e orientado no que estiver ao nosso alcance . As Repartições Consulares não fornecem ou repassam informações pessoais dos cidadãos brasileiros às autoridades locais.

  • Sou cidadã brasileira, meu marido é estrangeiro e moramos no exterior. Precisamos fazer uma procuração para ter validade no Brasil. Podemos fazer essa procuração na Repartição Consular brasileira?

Resposta: Todo(a) cidadão brasileiro(a) pode fazer uma procuração na Repartição Consular. O cônjuge estrangeiro, no entanto, deverá fazer a procuração de acordo com a legislação de seu país (em geral é feita perante um notário público) e depois levar o documento para ser legalizado na Repartição Consular. No entanto, há exceção para o caso do cônjuge que possui carteira RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) válida. Este poderá outorgar procuração na Repartição Consular.

  • Perdi todo o meu dinheiro, estou desempregado e quero voltar ao Brasil. O Consulado pode pagar minha passagem ?

Resposta: Não há nenhuma obrigação legal para que o Governo pague passagem de volta ao Brasil para brasileiros. No caso acima, você deverá buscar o Consulado Brasileiro mais próximo, expor sua situação e preencher um formulário de pedido de repatriação, colocando todos os dados de contato com sua família, amigos e ex-empregadores. O Ministério das Relações Exteriores irá então contatar seus familiares e conhecidos e orientá-los a remeter-lhe a passagem de volta.
Em casos extremos, o Governo poderá, em caráter excepcional, e desde que haja recursos orçamentários disponíveis, pagar sua passagem, terrestre ou aérea, de retorno até o primeiro ponto de entrada no território nacional. Nesse caso seu passaporte será recolhido e cancelado e você receberá um documento de viagem denominado Autorização de Retorno ao Brasil ( ARB ). Ao chegar ao Brasil, você será encaminhado à Polícia Federal para os trâmites necessários.

  • Perdi todos os meus documentos, inclusive o passaporte, e tenho passagem marcada para voltar ao Brasil em poucos dias. Como faço para tirar o passaporte rapidamente e sem nenhum documento ?

Resposta: O passaporte somente poderá ser concedido mediante a apresentação de todos os documentos exigidos por lei. Nesse caso, o Consulado poderá lhe dar um documento – gratuito – denominado ARB ( Autorização de Retorno ao Brasil ), válido exclusivamente para retornar ao Brasil. Você poderá retirar seu novo passaporte no Brasil, quando estiver com todos os seus documentos novamente em mãos.

  • Posso tirar CPF no exterior ? Receberei o “CIC” ?

Resposta: Sim. De acordo com a Instrução Normativa n. 190, de 9/8/2002, da Secretaria da Receita Federal, a pessoa física residente no exterior poderá se inscrever, cancelar ou alterar seus dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas ( CPF ). AS informações devem ser obtidas no síte. Posteriormente, as cópias dos documentos solicitados deverão ser autenticadas pela
Repartição Consular da jurisdição de sua residência, que encaminhará a documentação, por mala diplomática, diretamente ao Serviço de Declarantes e Domiciliados no Exterior ( SECEX ) da Superintendência Regional da Receita Federal da 1ª Região Fiscal em Brasília, DF.

  • O que é repatriação ?

Resposta: Repatriação é o retorno ao País de cidadão(ã) brasileiro(a), em situações excepcionais, custeado pelo Estado.

  • Em que condições um brasileiro no exterior pode ser repatriado ?

Resposta: Quando houver comprovação de que cidadão(ã) brasileiro(a) se encontra em estado de desvalimento. O estado de desvalimento fica caracterizado quando se verifica a total impossibilidade por parte do indivíduo, e de sua família no Brasil, de garantir sua própria manutenção no exterior.

  • O que é deportação ? Em quais condições um estrangeiro pode ser deportado ?

Resposta: A deportação de um estrangeiro do território nacional está regulamentada pela Lei nº 6.815 do MJ, que define a situação do estrangeiro no Brasil:

TÍTULO VII

Da Deportação

Art . 56. Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este não se retirar voluntariamente do território brasileiro no prazo fixado em Regulamento, será promovida sua deportação.
§ 1º Será igualmente deportado o estrangeiro que infringir o disposto nos artigos 21 § 2º, 24, 36, parágrafo único, 97 a 100, §§ 1º ou 2º do artigo 103 ou artigo 104.
§ 2º Desde que conveniente aos interesses nacionais, a deportação far-se-á independentemente da fixação do prazo de que trata o caput deste artigo.

Art . 57. A deportação consistirá na saída compulsória do estrangeiro.
Parágrafo único. A deportação far-se-á para o país da nacionalidade ou de procedência do estrangeiro, ou para outro que consinta em recebê-lo.

Art . 58. Não sendo apurada a responsabilidade do transportador pelas despesas com a retirada do estrangeiro, nem podendo este ou terceiro por ela responder, serão as mesmas custeadas pelo Tesouro Nacional.

Art . 59. O estrangeiro poderá ser dispensado de quaisquer penalidades relativas à entrada ou estada irregular no Brasil ou formalidade cujo cumprimento possa dificultar a deportação.

Art . 60. O estrangeiro, enquanto não se efetivar a deportação, poderá ser recolhido à prisão por ordem do Ministro da Justiça, pelo prazo de sessenta dias.
Parágrafo único. Sempre que não for possível, dentro do prazo previsto neste artigo, determinar-se a identidade do deportando ou obter-se documento de viagem para promover a sua retirada, a prisão poderá ser prorrogada por igual período, findo o qual será ele posto em liberdade, aplicando-se o disposto no artigo 72.

Art . 61. Não sendo exeqüível a deportação ou quando existirem indícios sérios de periculosidade ou indesejabilidade do estrangeiro, proceder-se-á a sua expulsão.

Art . 62. Não se procederá à deportação se implicar em extradição inadmitida pela lei brasileira.

Art . 63. O deportado só poderá reingressar no território brasileiro se ressarcir o Tesouro Nacional, com correção monetária, das despesas com a sua deportação e efetuar, se for o caso, o pagamento da multa devida à época, também corrigida.

  • Quais países exigem visto de turista e de negócios a brasileiros?

Resposta: Por favor, clique no link
Quadro Geral de Regime de Vistos de Turismo e de Negócios

  • Para que serve a matrícula consular e por que é aconselhável matricular-se?

Resposta: Os brasilerios residentes, ainda que temporariamente, no exterior, são aconselhados a matricular-se junto à Repartição Consular de sua jurisdição. A matrícula facilita a comunicação entre a Embaixada/Consulado e os cidadãos brasileiros e a prestação de assistência consular em imprevistos e situações como furto, roubo ou extravio de passaportes e documentos, doença, vitimização em acidente ou crime, falecimento… A matrícula é voluntária e gratuita e os dados não podem ser fornecidos a terceiros.

  • Como faço para transferir meu domicílio eleitoral ?

Resposta: Todos os brasileiros residentes no exterior devem realizar a transferência de domicílio eleitoral para o país onde residem. O eleitor deverá comparecer na repartição consular munido de:
-título eleitoral,
-carteira de identidade,
-certidão de nascimento.
-certificado de alistamento militar, para os eleitores de sexo masculino de 18 a 45 anos.
-certidão de casamento, para as eleitoras que mudaram de nome.

  • Meu cartão CIC/CPF consta como irregular/cancelado no site da Receita. Como posso pedir a regularização?

Resposta: Geralmente quando o número aparece como irregular ou cancelado é por falta da declaração de imposto de renda durante dois anos consecutivos.
Todo brasileiro ou estrangeiro, ainda que não resida no Brasil, deve anualmente fazer a declaração de imposto de renda, mesmo que isento, caso ainda tenha bens no país, recebe pensão ou aposentadoria.
Para regularizar, provisoriamente, o seu CIC/CPF você deverá entrar no site e clicar na opção CIC/CPF, preencher o formulário e juntar cópia autenticada de algum documento de identidade, trazê-lo ao Consulado, que o encaminhará à Superintendência Regional da Receita Federal (SECEX), Brasília-DF. Após 30 dias o acompanhamento do processo poderá ser feito pela internet, no site da Receita.

  • Informações sobre dupla nacionalidade.
    Dupla Nacionalidade: possibilidades segundo a Lei brasileira

Não há qualquer restrição quanto à múltipla nacionalidade de brasileiros que possuam nacionalidade originária estrangeira, em virtude de nascimento (jus soli) ou de ascendência (jus sanguinis). Isto significa que todo indivíduo que, no momento de seu nascimento, já detinha direito a cidadania diferente da brasileira, reconhecida por Estado estrangeiro, poderá mantê-la sem conflito com a legislação brasileira. Por conseguinte, a dupla nacionalidade não se aplica ao cidadão brasileiro que adquire nacionalidade estrangeira, ao longo da vida, por casamento ou imigração, entre outros motivos, com exceção feita aos casos onde houver, pelo Estado estrangeiro, imposição de naturalização, como condição para permanência em país estrangeiro ou para o exercício de direitos civis.

Os cidadãos com dupla nacionalidade não devem jamais esquecer que mantêm direitos e deveres em relação aos países que lhe concedem nacionalidade (serviço militar, situação eleitoral, fiscal, etc). Ademais, a dupla nacionalidade pode implicar limitações na reivindicação de certos direitos, como nos casos de pedido de assistência consular dentro de um país onde também é considerado como nacional.

A título de exemplo: um indivíduo com dupla cidadania, brasileira e colombiana, sempre que se encontrar dentro do território colombiano será tratado, pelas autoridades locais, exclusivamente como colombiano, e nunca como estrangeiro, ainda que apresente documentos brasileiros e alegue essa condição. Estas restrições podem ocorrer, por exemplo, em casos de separação, divórcio, litígio em relação ao direito sobre guarda de filhos, heranças e questões de pagamento de impostos, entre outros.

Em resumo

1-) A dupla nacionalidade é admitida, pela lei brasileira (nacionalidade originária), por descendência (se seus pais possuíam a nacionalidade de outro país) ou por local de nascimento (se você nasceu no território de outro país, fora do Brasil, que lhe concede o direito à nacionalidade),e não por casamento com estrangeiro.

2-) A dupla nacionalidade implica deveres e direitos em relação aos respectivos países de nacionalidade.

3-) A dupla nacionalidade pode implicar limitações ao alcance da assistência consular a ser  (por exemplo, se você é colombiano e brasileiro, e estiver em território colombiano, a Justiça da Colômbia o tratará exclusivamente como cidadão colombiano).

4-) Lembre-se, sempre, que você estará submetido às leis do país que se encontrar (em residência, em viagem de trabalho, visitando etc).

5-) Se você é cidadão Brasileiro, nunca se esqueça que deverá sem entrar e sair do território Brasileiro apresentando  seu passaporte Brasileiro (e não como estrangeiro).

  • Como se dá a revalidação de diploma de graduação expedido por universidade estrangeira?

Resposta: O procedimento para a revalidação de estudos de nível superior é bem parecido com o procedimento anterior. A diferença fundamental é que, enquanto a revalidação de estudos de nível fundamental e médio é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação, a revalidação de estudos de nível superior é feita por instituição federal de ensino superior devidamente reconhecida, a qual ofereça curso semelhante àquele cursado pelo estudante no exterior.

No âmbito do sistema educacional brasileiro, o tema é regulamentado pelo Artigo 48 da Lei n.º 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e pela Resolução n.º 3/85 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece o seguinte procedimento para a revalidação de estudos de nível superior:

a.) Para solicitar a revalidação do diploma ou certificado, o interessado deverá, primeiramente, identificar a universidade pública, autorizada pelo CNE, que ministre curso semelhante ou afim ao curso a ser revalidado;

b.) O processo tramita diretamente na instituição escolhida pelo interessado, que deve apresentar, na ocasião, cópia do diploma expedido e documento oficial do estabelecimento de ensino estrangeiro contendo dados sobre a carga horária, o currículo do curso, o programa (ementa) das disciplinas cursadas e o histórico escolar do postulante. Todos os documentos devem ser autenticados pela autoridade consular brasileira no país que o expediu.

Todas as firmas dos documentos devem ser devidamente reconhecidas;

c.) Os processos são analisados um a um, e a decisão final é tomada por uma comissão de especialistas da área, designada pela instituição. A revalidação poderá incluir a obrigatoriedade de estudos complementares, exames e provas específicas (função de arbítrio da universidade, que tem autonomia para tanto);

d.) Somente após esse trâmite, a universidade pode efetuar o registro do diploma. No caso dos certificados, títulos e diplomas de pós-graduação, só poderão conceder revalidação as universidades ou instituições isoladas federais de ensino superior que mantenham programa (mestrado ou doutorado) em área de conhecimento idêntica ou afim, as quais tenham obtido notas 4 ou 5 na última avaliação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Existem normas diferenciadas para o reconhecimento de estudos, títulos e diplomas obtidos nos países do MERCOSUL?

Resposta: Existem, no âmbito do Mercosul, acordos que visam facilitar o processo de reconhecimento de diplomas e aceitação de títulos em instituições brasileiras. Dessa forma, o tratamento dado aos estudos, certificados e diplomas obtidos nos países membros do Mercosul tem como base os seguintes protocolos firmados:

a.) Protocolo de Integração Educacional, Reconhecimento de Diplomas, Certificados, Títulos e Estudos de Nível Médio Técnico – Assunção – Paraguai, 28 de julho de 1995; em vigor desde 26 de julho de 1997: prevê o reconhecimento automático dos estudos realizados durante o ensino médio técnico e a revalidação dos diplomas expedidos pelas instituições educacionais oficialmente reconhecidas. Tem como anexo tabela de correspondência em anos de escolaridade, para apoiar a matrícula nos países membros quando se tratar de estudos incompletos.

b.)Protocolo de Integração Educacional para o Prosseguimento de Estudos de Pós-Graduação nas Universidades dos Países Membros do Mercosul – Montevidéu – Uruguai, 30 de novembro de 1995; em vigor desde 7 de outubro de 1999: prevê o reconhecimento de diplomas de graduação, obtidos em cursos com duração mínima de 4 anos ou 2700 horas, unicamente para ingresso em cursos de pós-graduação.

c.)Protocolo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Países Membros do Mercosul – Assunção – Paraguai, 28 de maio de 1999: em fase de aprovação. Prevê a admissão de títulos de graduação obtidos em cursos com duração mínima de 4 anos ou 2700 horas e de pós-graduação (especialização com carga horária maior de 360 horas presenciais ou graus de mestrado e doutorado), exclusivamente para fins de docência e pesquisa no ensino superior.

  • Para estudar no exterior os países costumam exigir a legalização do diploma no Brasil?

Resposta: Documentos:

Ensino Médio (antigo 2º grau) certificado de conclusão e histórico escolar.
Ensino Técnico – diploma emitido pelas Escolas Técnicas Federais ou Municipais.
Ensino Superior – diploma emitido pelas Instituições de Ensino Superior.

Procedimentos:

1º O interessado tem que reconhecer firma do Reitor ou Diretor do diploma original e histórico escalar.

2º Feito isso, tirar uma cópia autenticada e o original reconhecido para a Divisão de Assistência Consular no Ministério das Relações Exteriores (MRE) e por último no Consulado/Embaixada do país onde deseja prosseguir os estudos para a devida autenticação consular. Creio que na Embaixada é cobrada uma taxa e só depois de homologar nesses três lugares é que se faz a tradução.

Caso o país de ingresso solicite declaração específica, informando que os estudos realizados no Brasil dão direito ao ingresso/candidatura em universidade, essa declaração deverá ser fornecida pela Secretaria de Estado da Educação onde a pessoa reside.

Categoria: Dicas

Tags: , , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

474 Respostas para “Dúvidas Freqüentes para quem vive ou quer viver no exterior”

  1. gil disse:

    Ola eu preciso que alguem me esclareça minha duvida, eu vou morar no paraguai e vou levar meu filho de 13 anos, so que ele estuda, como faço pra que ele nao pare de estudar, quero saber se da pra dar continuidade nos estudos dele la

  2. Taynara disse:

    Olá estou fora do Brasil porém ainda estou ilegal no pais pois to esperando os documentos chegar mas as eleições é nesse ano gostaria de saber como eu faço pra poder justificar a minha ausência??
    Desde já agradeço a sua atenção

  3. Alexandre disse:

    oi eu sou brasileiro e ano que vem depois dos meus 18 anos eu vou me casar com um finlandês( casamento homossexual)que mora na Noruega, eu posso fazer faculdade ? ou terei que ir para finlândia para poder fazer ingressar na faculdade?

  4. Ola, nasci e estudei no brasil, porem moro fora do pais ha 3 anos e quero começar a universidade em Londres. Estou tendo dificuldade recolhendo e traduzindo a documentação necessária pois as notas e o sistema são totalmente diferentes. Gostaria de uma ajuda em como converter as notas para o sistema britânico? Tem algum site ou pagina no forum que voces possam me recomendar para auxiliar nessa conversão? Obrigada!

  5. Christianne disse:

    Olá, Estou a seis meses na Bolivia, cheguei com meu filho e marido, sendo que o meu marido ja é legalizado e eu e meu filho nao por conta de irresponsabilidade do meu esposo por eu nao saber aonde ir nao tive nem como fazer sozinha, ou seja ele aproveitou da situaçao. Agora estou querendo ir para o Brasil com meu filho e ele nao quer permitir que eu saia com meu filho porque estamos separando, queria saber se eu tenho direito de sair sem a permissao dele ou entao como devo agir numa situaçao dessas? Alem que terei que pagar uma multa por esta ilegal.
    Desde ja fico agradecida !

  6. bil disse:

    quero saber como eu recupero meu nie espanhol, e que eu morei 4 anos na espanha ai vim embora no final de 2010 pro brasil ai meu nie de trabalho e residencia venceu no mes 4 de 2012 como faço pra atualizar esse documento, obrigado

  7. jose leao disse:

    queria saber qual e o cartorio aqui no estado do ceara que permita me casar cm uma brazileira eu sou portugues e tenho o meu visto vencido mas eu ja paguei a multa na embaixada da plicia federal mas agora me informaram que so posso casar pra ter o visto permanente no brazil e sem poder ser deportado,me ajude e responda a minha duvida

  8. rosy disse:

    posso fazer uma procuraçao com PLENOS PODERES a minha irma que mora no brasil? com o consolado a milano

  9. fla disse:

    ola eu me casei na dinamarca em 2012 mais nao deu certo me divorciei em 2014 marco meu personalnumer de residencia esta valido ate dezembro de 2014 estou ainda na europa MAIS PRECISO IR AO BRAZIL POR 15 DIAS COM ESTE PERMISSO DE RESIDENCIA EU POSSO ENTRAR NO BRAZIL E VOLTAR A EUROPA COM 1 MES OU DEPOIS QUE DIVORCIA O DOCUMENTO CINTINUA VALENDO OU NAO .SOU CASADA AGORA NA SUECIA MAS ESTOU ESPERANDO PARA FAZER ENTREVISTA DEMORA DE 2 A 3 MESES E PRECISO IR AO BRAZIL UREGNTE PROBLEMAS FAMILIAR.

  10. catarina disse:

    Ola o meu nome é Catarina e vivo em portugal , infelizmente tenho 16 anos e gostaria de estudar numa escola japonesa a minha mae que é viuva aceitou mas eu não sei o que fazer , para alem disso não sei falar japonês será que me poderia ajudar?

  11. Patricia disse:

    Hola , queria saber qual e o modelo de autorizaçao para um menor brasileiro viver em Espanha , minha filha viva a comigo aqui em espanha mas para fazer o documento dela ( NIE) e necessario a autorizaçao para firmada do pai dela que esta no Brasil e nao sei bem qual e o modelo , como sempre esta mudando todo .desde logo os agradeço .

  12. valéria disse:

    Minha filha teve direito a nacionalidade espanhola por nascimento. ela foi registrada no consulado brasileiro depois e a trouxemos para o Brasil. Quero que ela vá estudar em Espanha ela precisa de quê? e até quando ela continuará coma nacionalidade espanhola?

    Obrigada

  13. Maria disse:

    Sou casada com um alemao, e estou ni brasil meu visto de casada venceu como que faso para voltar para alemanha?

    • Voce nao deveria ter viajado com seu visto perto do vencimento, deveria ter esperado renova-lo. Agora voce deve pedir seu marido (caso ele esteja na Alemanha, (ou algum representante seu) para ir no Auslenderbehord e, pelo menos, te enviar um documento mostrando que vc é casada e tem quando voce entrar na Alemanha voce irá regularizar a situacao. Afinal nao sendo cidadao europeu nao pode entrar e sair da Europa sem dar satisfacaoes. Um cidadao brasileiro tem, que no minimo, ficar no Brasil 6 meses antes de voltar a Europa, mesmo assim é passivel de ser interrogado ou barrado. Talvez voce tenha sorte, pode ocorrer tb de ninguem te perguntar nada.
      Boa sorte

  14. Johnf410 disse:

    I’m searching for websites that may have excellent tips about what’s popular and what the most effective makeup products is.. bdkbkebabafd

  15. mauriceia disse:

    Sou brasleira e estou morando na argentina, o que posso fazer para esta permanente ca,como posso fazer os documentos..e se eu casar na argentina eu ja tenho passagem livre para mora na argentina permanetee..

  16. gabriela disse:

    olá ,gostaria de saber se é possivel, eu ir pra londres com visto de estudante e levar minha filha junto será que terei como matricular minha filha de 12 anos numa escola publica em londres??

  17. Claudia disse:

    Olá me casei na suiça o casamento já foi registrado , preciso tirar passaporte com meu nome de casada e gostaria de saber quando eu for preencher o formulário pela internet para o agendamento tenho que colocar o meu nome de solteira ????? Só tenho o meu livro de familia ( certidão de casamento) que conta meu nome de casada ! Obrigado

  18. Cintia disse:

    Olá!
    Estou pensando em fazer mestrado de 1 ano em Lisboa. Iríamos, eu, meu marido e meus filhos, 3 e 6 anos. Hoje meus filhos estão no maternal e 1º ano, respectivamente. Pretendo matriculá-los na escola lá. Pelo que eu vi o ano letivo começa em agosto/setembro lá, assim, meu filho mais velho entraria no 2 ano lá. Devo retornar em setembro/outubro do próximo ano. Posso validar esse período que meu filho mais velho estudou lá? Ele entraria no 2º ano aqui ou teria que repetir o 1º ano quando voltarmos? Caso possa validar, quais os procedimentos que devo tomar? Obrigada por sua coluna, é de grande valia em um momento de decisão como o que estou passando agora. Grata.

  19. Wesley disse:

    Olá. Eu estou ilegal na Suiça a 6 meses.. Estou com medo de regressar pelo fato de ter algum problema na hora do embarque. O que devo fazer? Ou nao terei problemas ? Obrigado!

  20. Livia disse:

    Bom dia,

    Meu nome é Livia, atualmente sou casada com um Frances e mora na frança à 6 meses, tenho um filho pequeno que mora no Brasil com minha mãe, ele nao eh registrado pelo pai. Gostaria de saber qual o procedimento para traze-lo para morar aqui comigo e meu marido na França.

    Atenciosamente,
    Lívia

  21. susana goncalvez disse:

    sou Argentina e filha de brasileiro e to mora aqui na Arg; mais eu quero fazer minha cidadania Brasileira. foi-me dito que se nao moro no brasil eu nao posso fazer a cidadania, porem eu nao pooso viver la.
    o que eu devo fazer?

  22. davi disse:

    morei na Italia por 5 anos como faço para tranferir meus contributos para o brasil? obrigado..

  23. henrique disse:

    bom dia, tenho uma noiva paraguaia, ela tem recente cidadania espanholaa
    se eu casar com ela, e viver no brasil, ela tem direito de deixar ter a nacionalidade espanhola, pelo do brasil?

  24. carol disse:

    Ola! Bem tenho um irmão q nasceu na Suíça e agora minha mãe esta voltando para o Brasil com ele, gostaria de saber como fazemos para legalizar ele no Brasil?
    Obrigado

  25. oi bom dia gostaria que me tirace uma grande duvida, eu vivo na italia a 5 anos tenho um filho de italiano e tenho meu permesso, so que eu tenho uma filha no brasil que tem 13 anos e vive cm minha mae o que devo fazer pra ela poder viver comigo quais os documentos que o pai dela deve fazer pra q ela possa viver aqui comigo. onde deve ir no cartorio ou no forum.te agradeço espero resposta.

  26. pastor smart disse:

    Olá,

    Para me apresentar corretamente, eu sou pastor inteligente credor privado i dar empréstimo a 2% ao ano. Este oportunidades financeiras em sua porta passo, aplicar hoje e ganhe o seu empréstimo rápido. Há um monte de oportunidades lá fora, olhando para a assistência financeira e em todos os lugares, e até agora eles ainda não são capazes de obter. Mas esta oportunidade financeira à sua porta passo e, como tal, não se pode dar ao luxo de perder esta oportunidade. Este serviço irá fornecer tanto indivíduos, empresas, homens e mulheres de negócios. O montante do empréstimo varia disponível a partir de qualquer quantidade de sua escolha para obter mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: pastorsmartloanaid@outlook.com
    Formulário para preencher um pedido de crédito e devolvê-lo.

    Nome completo ………………………………

    Número de telefone pessoal ……………………….

    País …………………………………….

    Endereço ………………………………..

    Estado …………………………

    Idade ………………………………………

    Candidatou-se antes? ………………. – ….

    …………………………… Estado Civil

    O montante do empréstimo necessários como empréstimo ……………………………….

    Prazo do empréstimo ……………………………

    Ocupação ………………………………

    Renda mensal ………………………..

    Confirmando esses detalhes, vamos enviar-lhe as nossas condições, juntamente com o cronograma de reembolso e, se concordar, você está para receber um empréstimo no prazo de 48 horas. Depende da sua gravidade e urgência na obtenção do empréstimo.
    Tenho o prazer de transmitir a sua pronta resposta,

    Atenciosamente,

    pastor inteligente

  27. Edna disse:

    Olá,Tenho 43 anos sou pensionista aqui no Brasil,minha irmã mora legalmente no Canada,como faço para ir morar com ela e levar minha filha de 16 anos.Será que consigo pelo family class,ou tem outro meio?

  28. Eliton Magro disse:

    Eu e minha filha temos passaporte vermelho e queremos mudar para a ruropa moramos atualmente no brasil a mae da minha filha tem o direito de ir com nosco mesmo nao sendo casado comigo ? O que devo fazer para ela entrar comigo na europa obs sou casado com outra mulher

  29. Rute Teixeira de Moura disse:

    Tenho uma irmã em Cristo que é colombiana,casada com um brasileiro.Tem duas filhas nascidas no Brasil.Estão se separando e o marido não permite que ela leve as filhas para o país dela.É verdade que se as meninas nasceram no Brasil não podem ir viver na Colômbia? Eu preciso de uma resposta urgente,pois preciso ajudar minha irmã.Qual o procedimento diante dessa situação?Elas podem ou não ir para a Colômbia? Só com a permissão do pai?

  30. Nara disse:

    Olá!! Eu vivo na Alemanha e sou casada com um alemão a mas de 7anos, agora pensamos em breve em viver no Brasil. Gostaria de sabe como meu marido pode adquirir o visto de permanência no Brasil?? Como devemos fase onde devemos ir e qual documento e preciso para da início aos trâmite. Fico grata pela resposta

  31. Alexsandra Paula disse:

    Boa tarde, gostaria que voces me tirassem uma duvida porfavor, eu sou casada a um ano e meio moro na Austria em Janeiro de 2014 faco 2 anos de casada, eu gostaria de saber se eu posso trazer a minha sobrinha de 14 anos para morar comigo, como posso fazer para isto acontecer? obrigada.

    Atenciosamente:

    Alexssandra Paula Bachmaier

  32. Kim disse:

    Moro fora e estou visitando o Brasil, completo 18 anos agora e tenho que me alistar. Como eu já estou no Brasil eu poderia fazer isto ja aqui mesmo, ou eu teria que fazer na embaixada mais proxima a minha cidade no exterior?
    Obrigado.

  33. mikaela disse:

    oi, estou indo para bruxelas daqui a duas semanas, eu meu namorado e meu fiho de seis anos, vamos inicialmente passar três meses por lá, como faço para matricular meu filho em uma escola? quais são os documentos necessários? quanto a mim tenho o ensino médio completo, gostaria de matricular-me em uma escola de idiomas, quais os documentos que preciso levar? meu namorado tem o pai que mora em bruxelas e é belga, será que têm a possibilidade de conseguir a cidadania dele?

  34. jose nunes disse:

    cordial saudação.
    Obrigado para me ajudar.
    Eu quero ir para viver na Colômbia, mas não é que devo fazer para receber minha pensão lá.
    Minha esposa é colombiana.
    Muito obrigado

  35. jose nunes disse:

    duvida, sou brasileiro casado com uma colombiana; como fazer para receber minha pensâo neste paiz ? obrigado

  36. Luciane disse:

    Boa tarde,
    Tenho uma cliente que mora no Brasil, e está indo para a França se casar, ela estará regular durante três meses, entre esse três meses ela irá se casar com o Francês, ela automaticamente estará regular, por ser casar com o Francês???

    Aguardo retorno o mais breve possível.

  37. Alysson da Silva disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber? Eu estou aqui na Alemanha agora, meu cerditao de nacsimento de portugues em Brasil que ja vem tarducao de alema no meu cerditao de nascimento, quero me casar com ela mas quero saber precisa LEGALIZACAO para casamento? mas precisa fazer algm?

  38. ALEXANDRE disse:

    A um serviço online muito bacana com ele você acompanha o seu CPF e fica atento ao que acontece com seu nome, 24 horas por dia. Não é necessário fazer consultas; se surgir alguma pendência você será informado por e-mail. Seape consumidor http://www.seapeconsumidor.com.br ,… Gostei muito da solução indico a todos.

  39. Vinícius disse:

    Boa Noite, tenho 14 anos e estou morando na França (Bordeaux), no Brasil eu terminei o 9º ano e me parece que aqui na França eu precisarei fazer uma avaliação.. E sobre essa avaliação eles terão uma respostas de como ficará a minha questão de estudos!! Mas estou com muito medo de ser muito difícil e errar muitas coisas lá

  40. pedro disse:

    ola,eu vivo na Austria e sou brasileira casada com um portugues,eu tendo a guarda da minha sobrinha de 13 anos que esta no brasil,como posso trazer ela para vir morar comigo na Austria?

  41. camila disse:

    Oi, eu tenho uma dúvida, meu namorado vai trabalhar na Espanha, e eu quero ir junto, precisamos casar para eu conseguir o visto? Caso precise o que mais é necessário?

  42. aparecida disse:

    Preciso saber se os diplomas expedidos por Universidade Espanhola estão dispensados do visto no Consulado brasileiro, na Espanha, para fins de revalidação em universidade pública do Brasil.

  43. Cintia disse:

    Olá,
    Por favor preciso urgente q me tirem uma dúvida..Moro na Alemanha,tenho filhos gêmeos de 17 meses que só tem documento alemã até o momento,tentei fazer o brasileiro mas iria demorar muito e já estou com passagem comprada,como não posso ir sozinha com eles estou aproveitando uma amiga que irá no mesmo vôo pra me ajudar com um dos bebes,acontece que na volta minha sobrinha terá que vir comigo,mas ainda não tem data certa pra liberação da faculdade,por isso não compramos a passagem de volta ainda,sei que não será mais de 3 meses mas data ainda não sabemos.. Terei problema para entrar no país sem a passagem de volta em minhas mãos???

    Desde já muito obrigada pela atenção,

    Cíntia

  44. Patricia disse:

    Ola! ingressei em jan/13 no mestrado da faculdade particular francesa ESCP Europe, o curso se divide em duas partes, uma de 6 meses no campus de Londres ( jan/13 a jun/13) , com a continuacao no campus de paris ate jun/14.

    Estou morando em londres e no momento preciso retirar o visto para a parte francesa do mestrado, porem gostaria de saber se posso entrar com o processo de retirada do visto frances aqui em londres, ja que a retirada do visto no brasil significaria interromper a continuacao do curso.

    Obrigada!
    Patricia

  45. Mariano disse:

    Sou residente no Brasil, com RNE. Argentino com pasaporte polones. Tenho o pasaporte argentino vencido e tenho que viajar para Asia em 10 dias. Posso sair do Brasil com o pasaporte Polones? Eu ingrese no pais pelo mercosur. Obrigado.

  46. Rebeca disse:

    Moro na Bélgica há 6 anos e tenho uma de residente válida durante 5 anos.

    Durante esse tempo, sofri um grave acidente de trabalho, tive uma fratura na coluna vertebral e faço um tratamento extremamente pesado e sofro de dores atrozes. Nunca mais terei a mobilidade de antes.

    Estou em incapacidade de trabalho, mas estou recebendo o salário garantido que é a Lei aqui.

    Dentro de 2 anos minha carta de residente vai expirar. A Bélgica tem o direito de recusar o renovamento da minha carta de residente estando eu nessas condições de saúde?

    E, se recusar, que devo fazer? Afinal o acidente foi no território belga e não no território brasileiro.

    Se voltasse, eu seria uma carga para o meu país, ou a Bélgica é obrigada a me indenizar?

    Agradeço quem puder me eclarecer juridicamente.

  47. eliane disse:

    ola pessoal tenho duas duvidas sou brasileira me casei nao suiça com suiço tenho tres filhos e estou tendo problema com os dois mas velhos um menino de (8) oito anos e uma menina de (13) treze anos. bom o problema e o seguinte minha filha de treze anos e rezistrada no meu nome e no nome do pai dela estou tendo dificuldade para conseguir a guarda definitiva dela ja que o pai dele esta me enrolando o problema maior e que posso esta aqui no brasil so (6) seis meses e este seis meses vence no proximo mes nao sei o que fazer pois minha filha mora comiga desde que eu me separei do pai dela ela tinha (4) anos e ele nunca me ajudou em nada a pergunta e o seguinte se caso o pai dela me der esta quarda e eu reconhecer aqui no consolado teria como eu resolver tudo la na suiça? a se3gunda pergunta e o seguinte, o meu filho de oito anos como eu ja disse e rezistrado so no meu nome eu nao tenho como deixa lo aqui sozinho ja que ele so tem a mim eu tenho o visto (D)eu levando ele comigo com a certidao autenticada e passada pelo o consolado suiço eu consigo pegar um visto pra ele la na suiça? pois ja nao tenho tempo de resolver aqui e nao posso deixa lo sozinho pois ele e de maior. bom pessoal essas sao minhas perguntas e minhas duvidas obrigado pela a existencia desse city que ajuda muitas pessoas como a mim obrigado e espero anciosa pela a resposta um abraço

  48. Maria Souza disse:

    Tenho Green Card Permanent Resident, sobri um acidente e fiquei emposibilitada de voltar p/EUA, necessitei voltar p/ os EUA,pois tenho Corte la.So que quando fui viajar, me impediram de viajar, porque meu Green Card expirou a validade o que devo fazer?Pois tenho Corte e sou obrigada a voltar.Obrigada

  49. patricia disse:

    bom dia. sou estrangeira, uruguaia. há 6 meses q estou no brasil por conjugue brasileiro, casei-me e estou aguardando a visita da policia federal para posteriormente publicaçao do meu visto permanente no DOU. qeria saber como fazo para tirar meu passaporte a que em março quero viajar para cuba. agradelço sua resposta em breve. obrigada. patricia

  50. Angelica disse:

    Olá bom a minha duvida e seguinte tenho dois sobrinhos que estão morando no peru a cinco anos, porem a mãe deles saiu do Brasil fugida ou seja sem autorização do meu irmão. Esse ano através da rede social conseguimos encontrala e ela precisa legalizalos lá como devemos proceder sem prejudicala.
    Peço por favor um parecer.

    Atenciosamente Angélica

  51. keisuke Lucas ihara disse:

    Boa tarde! já estou tentando fazer o alistamento militar pela 2ª vez,e não consigo porque nasci no Japão,mas sou Brasileiro, filho de pai e mãe brasileiros.E ja moro hà 10 anos no Brasil.A junta de alistamento militar me informou que o sistema não consegue cadastrar-me porque eles precisam de um código da cidade de nascimento e como não nasci aqui eles não conseguem.Possuo todos os documentos CPF,RG,Título Eleitoral faltando somente este!!!Quero saber como devo proceder,pois a Universidade está pedindo.obrigado

  52. erica disse:

    hola morei na espanha 4 anos e tive um filho la ele tem toda a documentaçao espanhola retornei para o brasil e nao passei pelo consulado brasileiro na espanha entao quando cheguei no brasil fui no cartorio me diseram que para registrar no brasil eu tinha que ter passado pelo consulado brasileiro agora meu filho precisa estudar e eu fiz fui no tradutor juramental do brasil mas o cartorio nao aceita a traduçao nao tenho condiçoes de retornar na espanha para fazer essa documentaçao ..me ajude como devo fazer para registrar ele aki

  53. erica disse:

    ola morei na espanha 4 anos e tive um filho na espanha. ele tem toda a documentaçao espanhola mas retornei para o brasil e nao passei pelo consulado brasileiro em madrid.quando cheguei no brasil me disseram em 3 estados que para registrar meu filho aki eu deveria ter passad primeiro pelo consulado brasileiro e ter feito a certidao brasileira para depois registrar no brasil no cartorio
    estou desesperado porque meu filho tem que estudar e eles nao pegam as crianças sem certiçao.fui no tradutor juramental do brasil fiz a traduçao mas o cartorio nao aceita. como faço para conseguir o registro de nascimento do meu filho, pois nao tenho condiçoes de retornar em madrid

  54. Carolina disse:

    Irei morar em outro pais com minha filha, tenho a autorização do pai para sairmos do pais, porém ela so tem validade de 2 anos. Esta validade é para o período de permanência em outro pais, ou para a validade do documento na saída do Brasil?
    Gostaria de saber se é necessário outro documento para saída e permanência dela la durante tempo indeterminado?

  55. Fabiane Moraes disse:

    Boas, sou brasileira e resido atualmente a 3 anos nos açores, Ilha de são Miguel. Gamhei a alguns meses na justiça brasileira do estado de goiás a guarda definitiva de meus 3 filhos dos quais duas ja estão comigo aqui em Portugal… Oque gostaria de saber e se posso daqui pedir uma medida cautelar e buscar meu filhote pra viver comigo tb ele esta atualmente com a avó paterna no estado do Pará…Peço por favor que me ajude

    att..

    Fabiane Moraes

  56. Elaine disse:

    Ola..Sou Residente permanente no Canada, porem estou no Brasil, onde tive um filho. Vou retornar ao Canada com meu filho. Devo solicitar a residencia permanente a ele? com que tipo de visto deve entrar? Obrigada.

  57. Janaina disse:

    Tenho uma filha de 16 anos que mora na França com minha irmã há dois anos eu e e o pai dela que não somos casados queremos dar a guarda provisória para minha irmã o pai quer escrever uma carta pra elaminha irmã dando plenos poderes de guarda provisória,depois de registrada em cartório e reconhecida seria traduzida por um juramentado para o francês, e dar entrada por la,pela frança,gostaria de um modelo de carta que o pai e a mãe pudesse escrever e registrar Isso é possível??

  58. tete disse:

    Noa noite estou ilegal no canada há um mês entrei como turista e agora estou gravida. o que fazer? terei apoio? posso ter aqui a criança e depois serei deportada? agradeço a sua resposta muito obrigada

  59. neide disse:

    gostaria de saber se sou casada ma europa e tenho 2 filho do casamento aqui realizado e agora a 3 meses estou separada,posso retornar ao Brasil com meus filho sem autorizacao do pai…

  60. Mary disse:

    Por favor gostaria de saber como posso receber meu beneficio do inss (pensao) morando fora do Brasil , vivo na Argentina e gostaria de saber como posso transferir meu beneficio para receber aqui , muito obrigado !

  61. Carmen Cortes disse:

    Sou brasileira, moro em Brasilia, sou aposentada e gostaria de saber o seguinte: Tenho um filho que tem o green card nos EUA ele é casado com uma moça americana e tem filho americano. Eu gostaria de ir para os EUA para tomar conta do bebê enquanto os pais trabalham, qual a possibilidade de conseguir esse visto para viver lá (EUA)?

  62. Sandra disse:

    Olá! Sou Brasileira e moro no Brasil, tenho um namorado Alemão que está vindo ao Brasil para nos casar, gostaria de saber se caso com ele aqui no Brasil essa certidão de casamento tambem serve para Alemanha? Sei que ele passa a têr visto permanente quando mora aqui no Brasil. Mas queremos morar na Côlombia e agora foi assinado que Côlombia agora faz parrte do Mercul Sul que Brasileiros podem morar lá, então quando caso no Brasil com um Alemão ele tambem pode morar comigo na Côlombia ele passa a fazer parte como brasileiro no merculsul? Casado comigo? Porfavor me mandem a resposta urgente, como devo fazer com os papeis onde devo ir e o que é necessario de documentos dele para casar comigo. Beijos.

  63. Sandra disse:

    Olá! Tenho um namorado alemão ele quer vim ao Brasil para nos casarmos, o que eu devo fazer para encaminhar os papeis e tenho duvidas se casamos aqui no Brasil esse casamento serve tambem para Alemanha? Li que brasileiros podem viver na Côlombia porque a Côlombia agora faz parte do Mercul Sul, quando caso com um Alemão aqui no Brasil ele tambem pode viver na colombia comigo, ele tambem por ter casado comigo pode fazer parte desse tratado do Mercul Sul ja que vamos casar? Porfavor me respondam com urgencia.

  64. Arnaldo disse:

    Quais documentos para um Brasileiro comprar um imóvel na Irlanda?
    Poderão me ajudar?

    Arnaldo

  65. Ana Patricia disse:

    oi bom dia.sou casada com um frances a 5 anos(desde 2007).passei 1 ano por lá e vim pro brasil buscar minha filha ,desde então não voltei a frança, mas meu marido todo ano vem aqui no brasil.nossa situação era complicada, dai este ano,2012, resolvemos q eu ia morar com ele e minha filha na frança,pois em fim consegui a guarda da criança.
    fui ao consulado, saber dos procedimentos do “visa de long sejour”, eles me infomaram q eu não precisava tirar este visto pois ja era casada.mas tem algo estranho ai, pois alá na frança informaram ao meu marido q eu precisava sim!dai fiquei neste impasse de informações.a embaixada por fim, disse q eu não precisava mesmo deste visto,estou confusa, o q fazer? nem um atestado de acoio ele conseguiu tirar por não se fazem pra esposas.fiquem sem entender nada! por favor me ajudem.liguei varias vezes a embaixada da frança e sempre tinha a mesma resposta.por favor me ajudem preciso viajar!

  66. Mari disse:

    Bom dia eu fui pra Alemanha com um Visto no meu passaporte de casamento pra 3 meses,Landratsamt da cidade prolongou mas 1 mes,com devido a demora do meu documento ser Legalizado no consulado do Brasil tive que volta pra nao esta inlegal no País,minha pergunta é eu posso volta pra Alemanha com um visto de turista e sem permanecer 3 meses no Brasil? com as passagens de ida e volta e com a segurança e nesse periodo de 3 meses realizar o casamento? ou devo permanecer no Brasil 3 meses pra depois eu volta? agradeço muito pela informaçao

  67. Pollyanna disse:

    Morei no EUA exatamente 5 anos, retornei para o Brasil marco deste ano, tenho gemeas que nasceram nos EUA (elas tem 1 ano e 4 meses), antes de voltar p o Brasil, eu fiz a eclaracao do imposto delas e obtive ajuda do governo Americano.. me informei na agencia com o contador, que o mesmo me disse que poderia declarar o imposto delas todo ano entre fev/abril.. a longa distancia.. Como isso funciona??
    Obs.: minha irma tem dupla cidadania e pode pegar no caso o cheque para mim.
    eu tenho social securty, fui com visto de trabalho..porem fiquei mais tempo que eu podia..

  68. gabriel oliveira disse:

    Sou brasileiro moro na frança a tres anos quais sao os meu direitos e como posso fazer para conseguir os papeis sem casar com uma pessoa francesa e nem fazer um filho,se puder me responder eu agradacerei.

  69. NELSON disse:

    UMA AMIGA ITALIANA FICOU GRAVIDA NO BRASIL, CONVIVE COM UM BRASILEIRO, TEVE QUE VOLTAR POIS TINHA PASSADO UM MES DO PRAZO PARA PERMANECER NO PAIS,ELA QUER GANHAR O FILHO NO BRASIL EM DEZEMBRO.
    TEM COMO ELA VOLTAR E FICAR LEGAL NO BRASIL?

  70. Nana disse:

    O que é necessário para que uma pessoa aposentada possa morar em outro país? Uruguai, por exemplo.

  71. Nana disse:

    O que é necessário para que uma pessoa aposentada possa morar em outro país. Uruguai, por exemplo.

  72. eliana rocha disse:

    quero trazer meu sobrinho di 6 anos para morar comigo na italia o que devo fazer

  73. maria disse:

    olá tenho vontade de fazer um interambio de duração longa, para fazer o meu segundo ano do ensino medio no mexico, mais minha professora pediu para eu pesquisar se eles no Mexico irão aceitar meu historico daqui do Brasil e vice-verso? por favr me ajudem

  74. mirian disse:

    ola sou brasileira e moro na frança a 3 meses com meu marido e minha filha de 5 anos (ambos brasileiros), mas nao somos casados, meu marido trabalha aqui e tem carta de sejour de 10 anos, e minha filha vai a escola, o que devemos fazer para que eu tenha os meus papeis tbm…desde ja obrigado por favor me ajude estou desesperada sem saber o que fazer

    • Elis disse:

      Ola!! se seu marido é casado com alguem que tenha cidadania, ou ele é casado com uma francesa, vc so podera ter algum documento, quando ele divorciar( somente depois de minimo 5 anos de casado) se nao é ele qua perde a carta sejour. O melhor é ele perdir a cidadania francesa o mais rapido. Pois quando ele fizer o divorcio vc e sua filha, (caso ele tbm seja o pai) terao direito a carta sejour. Olha meu marido é Argeliano com carta sejour. Ele ficou casado 5 anos, separou-se de uma francesa e agora esta casado comigo!! Minha carta sejour foi nagada, pois agora eles axigem minimo 3 anos de casamento. estou voltando pra o brasil e vou esperar la a regrupament familiall, que dura em media um ano..Meu filho nascido aqui, tem uma carta de saida e de entrada, mas nao tem carta de indentidade francesa, pois eu estou em situaçao irregular e meu marido nao é frances. Se ele fosse, minha carta nao teria sido negada e meu filho seria frances na hora!! Por isso é muito importante tirar a nacionalidade, mas demora alguns meses tbm..Boa sorte!!

  75. Katia disse:

    Sou brasileira e moro na França há quase 2 anos. Me casei com cidadão francês há 5 meses e gostaria de saber se é obrigatório fazer o registro no Consulado Geral do Brasil em Paris e se exite um prazo estabelecido para a execução desse procedimento.
    Outra questão: sou assistente social e tenho especialização em administração de empresas. Gostaria de saber como devo proceder para validar o meu diploma e se é necessário fazê-lo para trabalhar na França.
    Agradeço desde já.

    • Elis disse:

      Ola Katia!! Acredito que nao é obrigatorio, ja estou casada a 2 anos e ate agora nao tive nenhum problema, o unico impedimento taves sera quando vc for pedir seu documento na prefecture ai la eles vao querer saber porque sua certidao esta ainda como solteira.

  76. Paula disse:

    Olá, gostaria de saber quais são os procedimentos para conseguir a dupla cidadania?
    Alem daquilo acho que é ser de 3 ate 5 grau de parentesco de alguem, tem mais alguma forma?
    Vou precisar muitos papeis? e quais sao eles?
    Eu moro na Irlanda, e sou au pair, é possivel eu pedir para o meu chefe pedir por mim, na embaxada Irlandesa, e com isso fazer meu passaporte?
    Obrigada
    Paula

  77. Francisco Diez disse:

    Oi, sou brasileiro e tenho cidadania espanhola, quero viver sem paradeiro, alguns anos em cada país da europa com meus recursos próprios. Porém, tive filhos um pouco tarde e hoje tenho uma filha de 4 anos e um filho e dois. Quero saber como ficará os estudos dos meus filhos? Esta é minha preocupação. Francisco Diez

  78. Simone silva disse:

    Ola sou brasileira e casada com portugues ah um mês . !vivo em Portugal ah dois anos ,trabalho e tenho contrato de trabalho conta em bando faco desconto faço (IRS) imposto de renda do pais. Já pedie minha autorização,de residência já fui reconhecer meu casamento no consulado do Brasil. Em fim,meu marido quer morar na franca mais nao sei se posso ir com ele já ,ou tenho que esperar ele ir primeiro e depois eu ir. Se eu for já com ele irei trabalhar com contrato teremos endereço fixo tudo serto. O que faco posso com ele ou tenho que esperar um pouco até eu ter o visto? Mim ajudem Obrigada .

  79. Lídima disse:

    Olá, eu sou advogada no Brasil, gostaria morar na Suíça mas queria saber o que preciso saber e fazer para trabalhar como advogada lá!
    Agradeço muito a resposta

  80. Stephanie disse:

    Ola. Morro na Irlanda com a minha mae ja a muitos anos, eu sou resgistrada so no nome dela, tenho 16 anos, e gostaria de saber se por acaso eu posso me casar no Brasil por procuracao ? Minha mae legaliza esse casamento, e o meu noivo e brasileiro e ele tambem morra na Irlanda pois tem 18 anos.

  81. ALESSANDRA disse:

    Boa tarde,moro no brasil sou brasileira e meu namorado,mora em londres,e britanico, é um engenheiro muito rico,e quer investir aqui no brasil,digo ter uma bela casa de valor de um milhao de rais,e quer me enviar esse dinheiro para compra da casa para mim, o que e como eu devo fazer,tipo como comprar essa casa qual a burocracia,de ter esse dinheiro em maos,,agradeço se me responder com urgencia.

  82. Vanessa disse:

    Olá,Boa tarde..
    Tenho uma duvida e andei pesquisando e encontrei esse site e achei bem interessante.Eu moro há 6 anos na Espanha e estou decidida a voltar esse ano pro Brasil,mas resulta que eu tenho que pagar a declaraçao de renda aqui na Espanha,estou obrigada a isso,queria saber se no caso de que nao pagasse e voltasse ao Brasil,teria algum problema lá,sendo que no brasil eu estou isenta e nao tenho que pagar nada porque nao chego ao valor estipulado…
    Desde já muito obrigada…

  83. rosania ferreira disse:

    olá…bom dia…!!!!
    gostaria de fazer algumas perguntas…sou funcionaria publica do estado de säo paulo…posso me afastar por dois anos…tenho parentes que moram na alemanha e é a segunda vez que passo férias…só que visto pra estudante( fiquei sabendo) näo posso adquirir poque tenho 38 anos, sou solteira…em que condicöes posso ficar este periodo aqui na Alemanha e trabalhar?…pra trabalhar..preciso aprender o alemäo….e com passaporte de turista é inviavél….em que condicöes neste periodo eu posso ficar no país?
    obrigado….

  84. Vivian Bispo disse:

    Boa tarde,

    Sou brasileira, moro em Portugal há 8 anos, e faço um curso técnico de Segurança e Saúde no Trabalho aqui.
    Completei a parte teórica do curso e falta o estágio.
    A minha questão é: se posso acabar esse curso técnico aí no Brasil.
    E se sim quais os procedimentos que tenho que fazer.
    Desde agradeço vossa atenção,

  85. eni disse:

    por favor, gostaria de uma informação, morei na australi 10 anos, me tornei cidadã, australiana, precisei de voltar ao brasil,, e por motivos pessoal, dexei expirar o visto, agora desejaria voltar a australia, novamente, o que fazer para legalizar o meu passaporte? desde ja obrigada.

    • eni disse:

      Por favor gostaria de uma informação, morei 10anos na australia, voltei ao Brasil, meu passaporte expirou em 2008, me tornei cidadã australiana, por motivos pessoais, meu visto expirou, queria voltar novamente pra australia, como fazer para legalizar meu passaporte enfim os ducumentos. suecida450@hotmail.com. desde ja fico muito agradecida.

  86. meu tio francisco campagna,recebe aposentadoria da Italia RNE:W184575-p class:permanente.
    Faz seis meses que ele não recebe a aposentadoria da Italia.Atualmente ele esrá com 92 e necessitando dessa importancia.Foi mudado o endereço bancáeio dele, que agora passara a ser frito poa Londres.Até agora não sabemos nrm o nome do banco correspondente.Quero saber se vamos receber esses pagamentos atrasados e o mais rápido possível Atenciosamente
    FRANCISCO-Rua Padre Duarte 3492-Bairro de Sta. Angelina ARARAQUARA-SP
    CEP-14.800-000

  87. Emilia disse:

    Moro em Londres ha quase 10 anos, sou isenta de IR no Brasil, tenho cidadania italiana, nao trabalho aqui, alguem sabe as vantagens e desvantagens em declarar saida definitiva, ou temporaria?

    E se eu comecar a trabalhar aqui? Muda alguma coisa?

    Agradeco antecipadamente a quem puder me responder!

  88. Gabrielle disse:

    Moro no Brasil e meu namora esta nos EUA temos como casar estando em paises diferente? Pergunto pois o mesmo esta fazendo um curso de 6 meses lá e estou querendo me juntar a ele, e se formos casados teria algumas vantagens!

  89. Paula Tonini disse:

    Me socorram!! Casei no México, mas eu e meu marido somos brasileiros. Cheguei no Brasil e fiz uma tradução juramentada e agora não consigo validar o documento no Brasil. Já me informaram que eu devo ir ao México e validar no Consulado Brasileiro de lá, mas não tenho como ir lá. Como devo proceder?!

  90. Marlon Goede disse:

    Boa Noite, Bem primeiramente gostaria de agradecer quem pude-se me ajudar nessa situação, vou me casar com uma russa em breve, minha pergunta é, ela tem direito de adquirir a dupla cidadania? Eu tenho como adquirir a dupla cidadania? porque eu estava pesquisando na Net e me informei sobre alguns Sites mas não tendo certeza disso gostaria de saber também se ela for casada comigo e se eu pretender morar na Russia por algum tempo sou obrigado a renunciar minha cidadania Brasileira ouvi falar, não sei se isso é verdade então estou pedido sua ajuda nesse momento e esclarecimentos sobre isso. Porque seria uma loucura isso renunciar a cidadania, e se não querer mais ficar com ela ou não querer mais ficar na Russia como fica? ou posso morar normalmente na Russia sem pe preocupar com cidadania? Muito obrigado…

  91. marco disse:

    Sou estrangeiro, moro no Brasil e tenho RNE. Quantos meses por ano posso morar fora do Brasil sem perder o meu RNE?
    Obrigado.

  92. Edna silva disse:

    estou morando em portugal e no momento estou ilegal…gostaria de saber se eu posso concorrer a uma vaga na Universidade…

  93. Luana disse:

    Ola sou brasileira sou casada com um suico temos uma Filha e moramos na suica, meu sobrinho q mora comigo a 6 Anos no brasil, agora vou adotalo e quero leva- lo para a suica. Isso e possivel? Danke e aguardo resposta.

  94. leandra disse:

    vivo na espanha e vou a dubay em fevereiro
    necessito somente de um patrocinado estou mandando email para varias agencias em dubay e onde vivo mas ate agora nenhuma resposta
    sra que vc sabe me da mais informaçoes sobre esse assunto
    ja estou quase desistindo de viaja
    abraço

  95. vilmavitoriasoumess disse:

    sou brasileira casada com paraguayo e tenho um filho que nasceu no brasil mas o meu marido registrou ele no paraguai e agora quero saber se eu posso registrar ele no brasil como faço ja que moramos na fronteira do brasil com o paraguay

  96. lucilaine disse:

    Olá por favor gostaria de saber quais sao os precedimentos para o divórcio, uma vez que me casei na Espanha, e validei a minha certidao em um cartório civil na minha cidade Natal aqui no Brasil, estamos morando aqui há 4 anos e queremos nos divorciar, entrei em contato com o cartório mas nao sabem o que devo fazer….Obrigada

  97. Patcha Lopez Antunes disse:

    Oi , tenho dupla nacionalidade , portuguesa brasileira , gostaria de saber si para ir a portugal meu esposo que e peruano precisa de visa .

  98. Tatiana disse:

    Olá

    Parabéns pelo site!
    Queria entras com ação na justiça para fazer a tal “opção” pela nacionalidade brasileira. Mas ao sair do Uruguai não foi feito nada no Consulado. Há uma maneira de legalizar a Certidão estrangeira já aqui dentro do Brasil???

    Desde já agradeço a atenção.

  99. Alfredo disse:

    Boa noite,
    Sou brasileiro, moro no BR e nao tenho parentes de outra nacionalidade.
    Quais sao os procedimentos que devo seguir para morar em Cancun no Mexico?
    Desde ja obrigado

  100. Marina disse:

    Ola!!

    Entao eu moro na Alemanha e tenho visto de um ano (intercambio) e gostaria de viajar para Londres..Tenho 17 anos, preciso de autorizacao dos meus pais do Brasil ou algum tipo de documentacao, ou apenas meu passaporte esta ok??

  101. Aryane disse:

    Olá, eu morei na frança durante 3 anos e meio, consegui uma espécie de Carte de Sejour, mas voltei para o Brasil, a validade dela acaba agora no final do ano, eu gostaria de voltar a estudar la mas nao tenho como voltar antes do dia 01/01 para renovar , como eu faço?
    Obrigada

  102. Thamiris disse:

    Ola,estou na França a 4 meses sendo que ha 1 mês me encontro em situação irregular,namoro ha 2 anos com um francês,moramos juntos aqui,porém não nos casamos ainda,eu tenho que voltar pro Brasil para poder me casar com ele ou posso casar mesmo estando irregular,tenho todos os meus documentos,temos provas(fotos,e-mails,carimbos no passaporte dele de 6 viagens ao Brasil em 2 anos nas vezes que ele foi me visitar)tenho chance de conseguir me casar ou tenho que voltar por Brasil,me responda o mais rapido possivel,estou muito aflita,pois além de clandestina,corro risco de ter que me separar do meu amado.

  103. Karol disse:

    Olá… resido no Canadá, casei e me divorciei neste país. Vou me casar novamente aqui… Gostaria de saber como devo proceder quando retornar ao Brazil sobre essa questao. Obrigada.

  104. Gabriel disse:

    Olá,
    estou terminando o ensino médio e pretendo estudar e residir na França. Tenho dupla cidadania (brasileira/ francesa), mas não sei como fazer para validar meu diploma. Gostaria de algumas dicas para poder conseguir um documento equivalente que valesse neste país para eu poder trabalhar e quem sabe cursar uma universidade.
    Obrigado!

  105. emilayune disse:

    qndo há denuncia, eu ainda tenho chances de entrar no país? sou estudante universitária e vou levar dinheiro e hotel reservado, uma pessoa q não gosta de mim me denunciou p minha entrada no EUA, como faço p conseguir entrar no pais?

  106. mair disse:

    Oi poderia responder uma pergunta? EU MORA NO ESTERIOR BELGICA ,SEMOS EM DOIS NA FAMILIA;;;EU TEREI OS MESMO DIREITOS DA MINNHA IRMA NOS BENS QUE NOSSOS PAIS DEICHARO OU NAO???? PODERIA MANDAR A RESPOSTA PARA MEU E-MAIL.
    MUITO OBD…MAIR

  107. Phelipe disse:

    Olá tudo bem ?
    Poderia me ajudar em uma duvida ?
    meu pai é uruguayo e eu nasci aqui mesmo no Brasil e queria saber os meus direitos como a dulpa cidadania e tambem queria saber se eu posso fazer um curso superior por la ?
    espero que você possa me ajudar desde já muito obrigado .
    ATENCIOSAMENTE PHELIPE

  108. Barata disse:

    moro em Langon meu passaporte ta vencido devo troca-lo, posso tirar pela internet enviando a documentaçao pro consulado brasileiro em paris?e receber o passaporte no consulado em bordeaux ?

  109. GILSON SANTOS disse:

    QUANTO TEMPO ANTES DE VIAJAR DEVO TIRAR A AUTORIZAÇÃO DE RETORNO AO BRASIL,POR EXEMPLO:VOU VIAJAR NO DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2011?

  110. viviane valentim disse:

    Bom dia,
    Sou brasileira e vivo em Portugal com um portugues,tenhoo um filho de 6 anos que veio a 20 dias viver comigpo emm portugal.
    O pai autorizou,agora preciso saber como faço para conseguir a guarda e o documento de autorizaçao para ele viver em Portugal.Nao tenho advogado,como faço para que resolv aisto estando em Portugal?

  111. Tatiana disse:

    Ola sou Tatiana, eu namoro com um brasileiro gostaria de fazer uma pergunta.
    A carteira de identidade do meu namorado já passou da validade onde em Portugal ele podia renovar a carteira de identidade dele? Nós perguntamos no Consulado Brasileiro em Lisboa dizerao que nao fazem renovaçao da carteira de identidade..
    gostaria que me respondesem quem sabe onde ele pode renovar a carteira dele em Portugal sem precisar ir ao Brasil
    Obrigada

  112. denise disse:

    SOU BRASILEIRA gostaria de saber o que devo fazer
    estou na frança quero voltar pro prasil so que pra mim voltar presciso de uma altorizaçao do pai da minha filha que tambem e brasileiro
    mais o pai dela nao que manda a autorisaçao nao sei o que fazer minha passagem ainda ta valendo

  113. Anne Michelle disse:

    Olaa!! Suo brasileira,e estou na suica. Namoro a um ano com um portugues cm permissao par estar na suica. Quero saber o que temos que fazer pra nos casar,e quais sao os papeis que preciso!! Me ajude por favor!!!

  114. Cleo disse:

    Em setembro de 2006 chegando ao aeroporto de Miami, não me deixaram entrar, e fui repatriada (fiquei no aeroporto aguardando a próxima aeronave de retorno ao Brasil). Eles alegaram que eu passei do tempo de permanencia anteriormente, pois tive um filho lá, então eles cancelaram meu visto e tive que voltar do aeroporto. Agora gostaria de passear em NY em 2012, mas não sei se já posso tentar novamente o visto.
    Existe alguma penalidade a cumprir? Tenho que fazer o que eles chamam de “pedido de perdão”, ou ja posso tentar o visto novemente?
    Agradeceria se vc. me respondesse, pois ir ao consulado ja é desconfortante, (ainda mais passar por tudo que passe na repatriação), mas realmente não é um lugar dos mais amigáveis!!! Obrigado.

  115. Henrique disse:

    Ola,

    Sou brasileiro, com dupla cidadania (brasileira e italiana). Me casei no Brasil com esposa estrangeira (Romena), com regime de separacao total de bens, moramos atualmente na Holanda. Os documentos do casamento foram traduzidos por um tradutor juramentado e se encontram junto as autoridades locais para fim de registro.

    Pergunta : Caso eu comprar um bem imovel (ex. casa) no meu nome, e depois me divorcio (casado com regime de separacao total de bens), a esposa tem direito a alguma parte ?

    Grato se puderem responder

  116. Dani disse:

    Gostaria de saber meu marido esta nos EUA, eu e minha filha vamos pra la, ela esta no 2º ano do ensino fundamental, para ela estudar la, ela começa do pré ou serve o ano q ela esta cursando no Brasil??

  117. rozeli disse:

    Vivo em La Coruña na España a quase dois anos,quando vim com minha filha menor de idade seu pai teve que fazer uma autorização. Agora estou voltando até mais ou menos final deste mês.Gostaria de saber se tenho que obter alguma autorização do pai dela para voltar, sendo que ñ estou legal na España?obrigada

  118. leia disse:

    EXISTE ALGUM PROGRAMA (SEJA GOVERNAMENTAL OU NÃO) PARA FACILITAR PESSOAS QUE POR MOTIVOS PESSOAIS OU OUTROS, DESEJE IR VIVER NO EXTERIOR?

  119. sandra herzog disse:

    Ola , moro ha quatro anos aqui na alemanha”dresden”, gostaria de fazer um curso tecnico de costureira maßschneider, ja estive me informando sobre a duracao do curso, mas nao sei se apenas meus historicos escolares sao validos para iniciar o curso ou preciso voltar a sala de aula na alemanha.Pois segundo uma colega nossa carga horaria brasileira de estudos é muito menos do que a daqui da alemanha…

  120. Juliana disse:

    Olá! Preciso de uma informação. Sou brasileira e me casei com um português em 2006. Me separei em 2007 e não cheguei a registrar o meu casamento no Brasil. Mas fiz o passaporte com o nome de casada, quando ainda estava casada e o passaporte venceu em junho de 2011. Vou precisar renová-lo no consulado em Lisboa. Será preciso a homologação do divórcio? Ou seja, será preciso informar o STJ de que me casei, me separei e tal? E até lá como faço com o passaporte?

    • roberta disse:

      uia amiga se prepara que nao vai ser nada facil, pra renovares o passaporte e era o que ja deverias ter feito pra ptirar o nome de casada, tens que primeiro transcrever o casamento no Brasil pode ser na tua cidade natal, e pedir a homologaçao de divorcio logo em seguida, e se nao tiveres no brasil pra fazer isso tens que mandar uma procuraçao pra um advogado te representar neste processo, estou quase na mesma situaçao ja ha um ano que divorciei e agora que o documento de transcriçao chegou em brasilia pra depois voltar pra minha vidade para o advogado poder enviar a homologaçao pra que depois disso eu possa mudar meus documentos. mas te unforma bem no consulado é um longo processo , boa sorte.

  121. Josilene disse:

    ola eu moro na irlanda tenho um filho que nasceu aki como faco pra ter o passaporte vermelho dele? ou conseguir green card primeiro talvez seja melhor. me responda quando puderem obrigada….

  122. Isabel disse:

    Meu marido é Oficial da reserva. Pensamos morar uns tempos nos EUA, como não vamos precisar trabalhar para viver pois temos sustento, o que precisamos para não termos problemas em termos de imigração. Por favor me responda. Desde já agradeço

  123. cristiane disse:

    Estou indo morar na Australia a documentãção esta em transito, agora descobri que estou gravida e o pai da criança não pode me acompanhar, posso entrar gravida na Australia

  124. andreia disse:

    Olá!
    tenho algumas duvidas? tenho visto de residencia em portugal, minha filha mora comigo, mas o pai so meu deu autorização para viajar para portugual, conversei com ele,e ele concordou em meda autorização para ela residir em portugal comigo,quais os documestos e preciso para essa autorização,
    porem tambem preciso saber, qual documento necessario para ela poder viajar comigo pela europa, pois como disse antes so tenho autorização para entrada dela em portugal, e o documento da policia federal, exirge data de validade, o que tenho que fazer?

  125. Lorena Cardoso disse:

    Estou precisando que aguem tire minha duvida por favor. Estou na Bolivia a 7 meses e estou precisando ir no Brasil.. So que meu Permiço esta vencido so que ja dei entrada nos documentos pra tirar o visa. Alguem sabe me falar se com o Tramite eu posso sair e voltar com 1 semana? Obg espero pela resposta.

  126. Janaina disse:

    Quero tirar minha nacionalidade italiana,mas mesmo morando no Brasil vou ter que pagar impostos nos 2 países?

  127. Janaína disse:

    Olá, sou Brasileira e estou pretendendo me mudar para a Turquia, gostaria de saber como iniciar o processo para revalidação de diploma universitário brasileiro nesse país. Sou Farmacêutica e Bioquímica formada por universidade federal no Brasil. Por favor, se puder me ajudar, estou um pouco perdida sobre como começar esses tramites legais. Desde já agradeço a atenção.

  128. cristina santos disse:

    viajar fora do brasil morar cidar de criança

  129. toni disse:

    sendo que eu é que cuido dele agora desde fevereiro ele vai na escola de tarde mas da parte da manha sou sempre eu que cuido dele e aos fins de semana tb nao o quero deixar ao abandono para ficar numa escola ou mesmo com pessoas que nao gosto no caso seria o meu sogro e a mulher dele que é a madrasta da minha mulher agradeço desde ja sua resposta pois estou numa situação complicada no casamento e sei que vai ser dificil voltar ao normal porque agora tb comecou a falar uqe nao ajudo en nada mas en todos esses anos eu recebi aqui mais de 500 mil reais todos os meses recebia a penção so que agora nao vem mais ela começou a cobrar e nao reconhece o que faço pelo nosso filho desde ja obrigado pela vossa ajuda

  130. toni disse:

    ola
    bem a minha situação é meio complicada , vou tentar explicar o mais breve possivel , so portugues casei aqui no brasil com uma brasileira ja tem quase 10 anos , quando casamos ela aoinda estudada na faculdade , a minha situação financeira era uma pençaõ que eu recebia da frança . agora nao estou a receber mais porque soube que nao podioa receber aqui mesmo o dinheiro sendo transferido da minha conta de la para ca , temos o filho de quase 2 anos que eu me dedico a 100% pois sou deficiende visual , por issoa minha penção da europa , nao trabalho aqui so ela trabalha agora , faz mais ou menos 1 ano que deixeri de receber . as coisas no casamento nao estao la muito boas e sempre ha brigas a meu ver estupidas porque quer impor a familia dela no meio do nosso casamento , sei que mais cedo ou mais tarde vai ter divorcio e eu quero ter a guardo do meu filho , o caso é que para eu ficar aqui no brasil vai ser complicado poiis nao tenho mais recurços financeiros , nao sei se tenho direito a penção da parte dela , e a minha vontade era de voltar para a europa para viver la mas com o meu filho pois la posso reaver a minha penção entre outros beneficios , alen do mais a educação publica la é otima e nao precisa recorrer a particular , a minha duvida é a seguinte eu este ano vou viajar com o meu filho , sera que eu posso entrar com pedido de guarda dela la mesmo ? porque como falei eu ate queria voltar pra ca mas se divorciar sei que nao posso ficar aqui , se eu entrar com pedido de divorcio la da europa e de guarda do meu filho tenho alguma chance de ganhar a causa ? o que devo fazer pois nao quero fazer errado quero tudo na legalidade , nunca me passou pela cabeça ir e nunca mais voltar sem avisar , por isso eu pergunto aqui ou la tenho como ter a guarda do meu filho ? sendo q

  131. patricia oliveira disse:

    tenho uma amiga que o marido que nao era casado com ela foi para o exterior e teve que se casar la para manter o visto e agora que voltar pra casa e nao consegue juntar o dinheiro para desfazer o casamento, este casamento la é reconhecido aqui e qual o procedimento para desfazelo…

  132. fernanda disse:

    Olá,sou brasileira moro no brasil pois fui deportada e nao consigo mais voltar a inglaterra,tive um filho la e morei 5anos em londres,casei no brasil enfim… minha historia e muito compridarsrsrs gostaria de sabe quais os direitos que meu filho pode ter quanto a tudo isso. ELE JA TEM PASSAPORTE VERMELHO,O PAI DELE MORA LA MAIS É TURCO. quem eu devo procurar?
    Obrigada.

  133. Lygia disse:

    Olá, sou casada há 1 ano e meu marido vai fazer mestrado na espanha com bolsa do governo. Gostaria de saber como faço para conseguir acompanhá-lo.

  134. Andrea disse:

    olá! Porfavor, se alguem puder me ajudar..Sou brasileira e pretendo ir morar no Paraguay (Ciudad del Este), e gostaria de saber se posso trabalhar no brasil (Foz do Iguaçu) mesmo que morando no paraguay, ja que estaría vivendo na fronteira entre os dois paises. Preciso de algum documento para trabalhar no meu pais, mas morar no pais vizinho? Muito Obrigada, aguardo alguma resposta.

  135. Luiza disse:

    por favor leia e me responda , EU QUERO TIRAR ESSAA DUVIDA QUE ME ATORMENTA . eu e meu namorado terminamos o terceiro ano e estamos fazendo o vestibular e iremos fazer a fuculdade depois que terminarmos a faculdade iremos ter uma vida no estados unidos . por favor me ajuda eu posso me formar no brasil e sair para o estados unidos e ter minha carreira de direito lá ?? me responde por favor . há esse seu site é bem legal . obrigadão

    • Olavo disse:

      Você seguramente terá de ter seu diploma homologado pelos americanos. Provavelmente há muita diferença de currículos e não vão te dar direto. Manda um email pro consulado americano perguntando o que é preciso para ter o título de adv. homologado lá. Além disso, não vão te dar autorização pra ir lá procurar trabalho.
      O melhor é ir pra lá e fazer o curso lá. Depois, se vc quiser voltar, prá aplicar o curso no Brasil vai ser a mesma guerra.
      O mundo tem barreiras demais.

    • Josie disse:

      Luiza, nao quero desanima-la ,mas nos EUA nao aceitam diploma brasileiro sem passar pelos tramites da burocracia.Leva anos e toma muito dinheiro para a traducao de todos os papeis exigidos na America. Alem disso as materias que voce nao fez no Brasil vai ter que fazer aqui e depois de tudo pronto vai ter que passar no Exame da OB Americana. Isso tudo sem contar que voce tem que ser proficiente em Ingles. Boa sorte.

  136. Luiza disse:

    cara eu gostaria que você me respondese : Eu posso me formar no brasil e depois sair para o estados unidos ?? vc mim ajudaria muitoo se responder sereii muitoo grata.

  137. Narlia disse:

    Estou com uma grande duvida, morei na Belgica por 2 anos, e meus filho estudou esse tempo aqui, ele cursa o ginasio, no Brasil seria no 7° ano, ele tem 13 anos e esta na idade escolar, agora estamos de volta para o Brasil, é necessario fazer toda a legalização do historico dele aqui na embaixada, ou isso e so pra casos de certificados e diplomas, aqui na embaixada eles mim disseram q essa exigencia de legalização vai depender da direção da escola, então resolvi nao fazer , por favor mim de uma luz , obrigada

  138. catia disse:

    ola sou portugesa tenho uma filho com um caboverdiano agora vamos casar aqui em portugal para irmos viver para londres depois do casamento ele pode viajar com o cartao provisorio europeu? ou tem que pedir visto? se for preciso visto qual o mais indicado nos temos familia em londres de ambas as partes vivem la a 20 anos ja….eu tambem ja vivi em londres em 2007 mas depois voltei porque nao queria meu noivo sozinho aqui

  139. munira disse:

    eu moro em dubai quero saber a onde vou traduzir papeladas em arabe prA PORTUGUES

  140. bya disse:

    Minha irmã reside em Portugal e teve um filho com um português, porém ela que voltar como fazer para trazer o filho pra cá sem grandes problemas??? Visto que é necessário a autorização do pai e esta tem validade!!!

  141. samara disse:

    Boa noite! sou brasileiro e casada com brasileiro, trabalho na espanha ha 3 anos, O que devo fazer para que meu marido venha mora comigo na espanha?podemos fazer o dni dele pela certidao de casamento?
    Muito Obrigado

  142. Rosely Rodrigues disse:

    Olá, sou brasileira e mineira, fui casada e hoje sou divorciada, prentendo, trabalhar, morar e contrair matrimonio em Portugal, sou divorciada aqui no Brasil e gostaria de saber quais os documentos q preciso regularizar e autenticar no consulado de Portugal pra que eu possa entrar no paíz sem quaisquer impedimento de minhas pretenções para com aquele país.Aguardo resposta o mais breve possivel se puderem me ajudar quanto a isso ficarei satisfeita. Atenciosamente” Rosely

  143. rosa disse:

    olá sou brasileira casada com portugues, gostaria de saber se posso pedir o cpf dele para poder abrirmos uma conta conjunta no brasil estando a viver no exterior.Nosso casamento também está registrado no brasil assim como a certidão de nascimento do nosso filho. obrigado

  144. Fernanda disse:

    Casei na Inglaterra e nao deu certo. Posso voltar ao Brasil e pedir divorcio por la?
    MUITO GRATA!

  145. Carlos A. Amoretty disse:

    Ola’, tenho uma amiga que fez o cpf no brasil e foi morar nos EUA onde viveu por 18 anos, ela nunca declarou imposto de renda… quando voltou para o brasil ela revalidou o cpf, mesmo morando no brasil ela trabalha por telefone e recebe os pagamentos numa conta nos EUA… A pergunta e’, ela tem que pagar imposto de renda aqui no brasil também?
    Grato pela atenção!

  146. WANDERLEI JR disse:

    BEM… NESTA MENSAGEM DESEJO OBTER INFORMAÇOES O MAIS REAIS POSSIVEIS SOBRE O ASSUNTO “VIVER NO EXTERIOR” COM OS SEGUINTES TÓPICOS, ABAIXO RELACIONADOS: (farei como perguntas a receber respostas desta página…)
    1- PESSOAS DE NIVEL MEDIO ACIMA DOS 40 ANOS, QUAIS POSSIBILIDADES DE SE CONSEGUIR VIVER NO EXTERIOR?
    2- EXISTE UM LIMITE ETÁRIO PARA SE TENTAR IR VIVER NO EXTERIOR?
    3- HISTORIAS PESSOAIS DRAMATIZANTES, PODEM FAVORECER UM ASILO ECONÔMICO NO EXTERIOR?
    4- QUAIS PAÍSES, MELHOR ESTÃO RECEBENDO BRASILEIROS ATUALMENTE NO EXTERIOR?
    5- UMA DOENÇA CRÔNICA, IMPEDE A PESSOA DE IR VIVER NO EXTERIOR?
    6- UMA PESSOA DE 40 ANOS OU MAIS QUE DESEJE ESTUDAR NO EXTERIOR, QUAIS POSSIBILIDADES? E QUAIS PAÍSES MELHOR RECEBEM ESTAS PESSOAS?
    7- UMA PESSOA DE MAIS DE 40 ANOS QUE ESTEJA SOLTEIRA, HÁ IMPEDIMENTOS PARA QUE VÁ VIVER NO EXTERIOR?
    8- A POUCA IMPRATICABILIDADE DA LINGUA (QUANDO FALADA) OU ENTENDIMENTO, É DETERMINANTE PARA NÃO ACEITAÇAO DE UMA PESSOA NO EXTERIOR?
    9- COMUNIDADES BRASILEIRAS NO EXTERIIOR… COMO CONTACTÁ-LAS? HÁ PELA INTERNET ALGUM MEIO MAIS ADEQUADO PARA TAL?
    10- QUAIS OS IMPEDIMENTOS PARA ALGUEM QUE DESEJE IR LEGALMENTE PAR O EXTERIOR?
    11- EXISTE ALGUM PROGRAMA (SEJA GOVERNAMENTAL OU NÃO) PARA FACILITAR PESSOAS QUE POR MOTIVOS PESSOAIS OU OUTROS, DESEJE IR VIVER NO EXTERIOR?
    12- ENFIM, ESTA LISTA PODERIA NÃO ACABAR, E POR ISSO COLOCO UMA PENULTIMA QUESTÃO? QUAL PAÍS GENERALIZADAMENTE MELHOR FACILITA A IDA DE UM BRASILEIRO (EM ESPECIFICO SE TIVER SOMENTE O NIVEL MEDIO) PARA O SEU TERRITORIO, TENTAR A VIDA?
    13- ESTUDO NO EXTERIOR PARA PESSOAS COM MAIS DE 40 ANOS, SOMENTE COM ENSINO MÉDIO… COMENTARIO GERAIS E ESPECIFICOS, POR FAVOR…!
    14- DISSE QUE TERMINARIA MAS… CURSOS DE CURTA DURAÇAO (EM TORNO DE DOIS ANOS) QUE EVENTUALMENTE FACILITEM A IDA DE UM BRASILEIRO PARA O EXTERIOR… EXISTEM? QUAIS SÃO RECOMENDADOS? EXISTEM GRATUITOS?
    15- BRASILEIROS DE BAIXO PODER AQUISITIVO… EXISTEM MEIOS OU PROGRAMAS, SEJAM GOVERNAMENTAIS OU NÃO, QUE FACILITEM A SAIDA DESTES PARA OUTROS PAÍSES? QUAIS EXIGENCIAS E REQUISITOS?
    SE PUDEREM AUXILIAR RETORNANDO EM RESPOSTAS AS QUESTÕES ACIMA, MUITO ME SERÁ UTIL… AGUARDO SE POSSIVEL PARA BREVE, UM RETORNO AS PERGUNTAS AQUI COLOCADAS. OBRIGADO – emails de contato: wrq.junior@zipmail.com.br ou qu.ando65@hotmail.com

  147. Ana Maringá disse:

    Ola., gostaria de tirar uma duvida.,

    Sou brasileira casada com um espanhol(casei-me na espanha), vivemos juntos na espanha por 02 anos, hoje estou no Brasil (a 4 anos) , ou seja sou casada a 6 anos, gostaria de tirar meu passaporte vermelho, como devo fazer, qual o caminho a seguir ?

    Grata

  148. Renata disse:

    Olá Tati!
    Sou brasileira e me casei na Bulgária,onde registrei meu casamento no setor consular brasileiro. Fui morar no Chipre com meu marido, e após 1 ano e 6 meses decidimos nos separar. Voltei ao Brasil e gostaria de saber se é necessário fazer a transcrição do casamento aqui no Brasil? Meu marido vai fazer o divórcio na Bulgária. Não gostaria de fazer a transcrição porque depois eu deveria ir a justiça que geralmente leva muito tempo e também custa caro só pra poder me divorciar. Pode haver alguma punição se eu não fizer essa transcrição(não penso em me casar novamente)? É ilegal me declarar como solteira se não fizer essa transcrição? Isso pode me afetar quando eu for renovar meu passaporte??
    Aguardo retorno.

    Muito obrigada!

  149. Edu disse:

    Caros amigos..

    Eu sou brasleiro, e acabo de chegar a Madrid para fazer um curso de espanhol de 1 mês em uma escola internacional de idioma. Mas como sou expert em vinhos, da ultima vez que estive aqui de férias, fiz algumas amizades, com pessoas que tem lojas, vinicolas e etc, e logo quando cheguei as reencontrei.

    Para minha surpresa, fui convidado imediatamente a trabalhar aqui, mas depois expliquei que só tenho visto de turista, apenas para fazer o curso durante um mes, podendo extender ate 3 meses.

    Bem, entao disse a eles que nao poderia trabalhar sem os papeis, pois queria trabalhar legalmente, e eles não se conformaram, e disseram que nao sabem os tramites para se obter esses vistos e permissoes, mas que querem me contratar, e estao dispostos a fazer o necessário para que eu posso trabalhar com eles o mais breve possível, disseram que fazem uma carta convite, um termo de responsabilidade, o que for preciso para regularizar logo a minha situação perante as autoridades espanholas, mas todavia nunca fizeram isso e nao sabem como pode ser feito.

    Então agora faço algumas perguntas se puderem me orientar e me ajudar:

    Posso eu estando na Espanha com visto de turista e estudando, solicitar ao Governo Espanhol um visto de trabalho com toda a documentação necessária? Ou teria que estar no Brasil para dar entrada neste visto com a carta convite deles e demais papeis?

    Caso a resposta acima for te que preciso ir ao Brasil fazer este visto, posso então solicitar um visto de estudante, pagando um curso de 6 meses na escola e fazendo todos os papeis necessários, para obter esse visto. E com esse visto de estudante poderia trabalhar party time? Tipo 20 horas semanais apenas para constatar a legalidade de trabalho?

    Outro fator que é importante, sou bisneto e neto de espanhois, da Galicia, mas nem sei como se pede a dupla nacionalidade, mas também penso que e muito demorado.

    Acho que isso seria uma segunda etapa, depois de conseguir resolver essa questão do meu visto de trabalho ou de estudante, mas quero começar a pesquisar e saber os tramites afim de agilizar o processo de dupla nacionalidade, por que sei que e um processo demorado.

    Entao aguardo o breve retorno, pois preciso de uma ajuda nessas questoes, e estive no Consulado barsileiro em MAdrid e não obtive informações.

    Muito obrigado.
    Abracos.
    Edu.

  150. kelli disse:

    Gostaria de saber como uma adolescente que acabou de fazer 18 e que mora desde de criança na europa com os pais pode fazer pra tirar os documentos brasileiros de identidade, cpf e título.
    Obrigado.

  151. Olá, Bom dia!
    Gostaria de obter a seguinte informação:
    Meu filho é nascido no Brasil e meu esposo é inglês. Veio para o nascimento do nenem. Queremos passar o Natal e Ano novo os três. Existe algum risco de eu não poder voltar com o nenem caso meu namorado não queira que ele volte? Não tiramos o passaporte brasileiro ainda e nem o britânico. Nesse caso, para não haver nenhum risco de eu voltar sem meu filho qual açao devo tomar?

  152. Glenda disse:

    Oi! eu e minha mae moramos nos EUA ilegal e ela perdeu a certidao de nascimento original e copias. Como fasemos para emitir outra se nao podemos ir ao Brasil?

  153. Olá,
    Estou em Portugal a 6 meses inrregular, vim no ano passado para tentar entrar na universidade mas ñ obtive nota suficiente. este ano vou tentar de novo e gostava de saber se poderei fazer a minha matricula na faculdade mesmo estando irregular?
    Obg!

  154. oi sou brasileiro conheci uma garota inglesa infelizmente casada nos relacionamos e ela esta gravida ela mora no exterior oq eu faço gostaria muito viver ao lado do meu filho pois como ela é casada naum podera viver aqui no brasil a alguma possibilidade de viver no exterior???

    • Parvos disse:

      Charle, para viver em Inglaterra não é tão complicado como nos EUA, basta ir, arranjar um emprego (se conseguires) e alterar o visto de turista para o de trabalho. Mas, quanto ao ver teu filho, a não ser que tenhas o teu nome na certidão de nascimento da criança, o filho é e sempre será do marido dela. Tu nem sequer podes exigir um teste de paternidade por que as leis apoiam o o casamento. Ou seja, se ele está casado com ela, é o pai, nada o obriga a fazer prova disto.

  155. paulo ribeiro disse:

    Olá

    Sou portugues, e tenho namorada brasileira, ela vive no brasil, Ela tem uma filha menor e divorciada e ja pedio a autorizacao.
    Gostaria saber todos os procedimentos pra ela poder vir viver comigo na Europa em inglaterra
    Ela ja esta a tratar de pedir a autorizaçao do pai da criança pra sair do país, mas de resto ainda estamos um pouco confusos.. se precisamos casar… se da pra casar por consulado portugues no Brasil. estamos sera que podemos casar e ela vir para ca sem eu ir la ou tenho q la ir ? estamos confusos..

    Agradeço imenso qualquer ajuda que me possam dar.
    Obrigado

    • Parvos disse:

      Muito fácil… podes enviar uma procuração feita no consulado brasileiro onde tu estiveres, e lá, tua namorada vai com a procuração( se for destinada a ela) ou com o procurador a quem tu confiaste a procuração e assim casam-se sem tua presença. Mas, mais vale, casarem-se ou em Portugal ou no consulado português na Inglaterra, onde estas a viver, pois o averbamento do casamento em Portugal é mais stress que casar por procuração. Ou seja. Podes casar por procuração no Brasil sem tua presença, más, mais vale que se casem em Inglaterra em um consulado português.

    • Denise Dan disse:

      Olha nao sei se vai te ajudar, mais passo pelo mesmo problema. sou brasileira, me casei com um canadense. ele me envio por correio a certidao de nascimento e antecedentes criminais dele. eu fui no cartorio e tive que registrar os documentos dele aqui no brasil. quando ele chegou no brasil, fomos no consulado do canada no brasil, e conseguimos pegar um documento que prova que ele e solteiro. depois com esse documento e a certidao traduzida, conseguimos marcar a data do casamento. nos casamos. eu sou divorciada e tenho um filho de outro casamento. pra eu poder imigrar, o pai do meu filho assinou uma autorizacao para viajar. agora estamos preenchendo a aplicacao para imigracao. tivemos que pegar uma copia do RG do meu ex e autenticar para enviar junto com a autorizacao de imigracao que ele assinou. depois disso ele tem que assinar a autorizacao de VIAJEM, que e diferente da de imigracao. essa autorizacao e valida por dois anos, mas, a policia federal na hora do embarque nao aceita autorizacoes com mais de tres meses. entaao essa autorizacao e melhor que ele assine quando ja estiver tudo pronto pra viajar. so tenho uma observacao…o processo e muito trabalhoso e cansativo..espero ter ajudado um pouco.

  156. Elaine disse:

    Meu ex marido esta no japao e nao esta mandnado a pensao da minha filha como deveria, o que posso fazer pra que ele mande o dinheiro certo e os atrasados,nao tenho condiçoes pra pagar um advogado ,gostaria que me ajudassem

  157. benilde disse:

    moro na espanha e sou casada com espanhol, temos um filho de 1 ano,qro me divorciar e vir com meu filho para o brasil, mas o pai dele nao quer.o q devo fazer para conseguir morar com meu filho no brasil.

  158. katia disse:

    Ola, sou brasileira, casada com um italiano, vivo na espanha fazem dois anos… estou me separando agora, gostaria de saber se eu tenho direito a continuar vivendo aqui ou tenho q ir obrigatoriamente para o brasil?… pq nao tenho pretencoes de ficar ilegal…

  159. BERNARDO disse:

    OLA ,SOU BELGA VIVO NO BRASIL,TENHO UMA FILHA DE UM MES,GOSTARIA DE SABER SE POSSO ESTAR LEGAL NO BRASIL,GOSTARIA DE TRABALHAR MAS NAO SEI O QUE FAZER,ME AJUDE POR FAVOR.AGUARDO RESPOSTA E OBRIGADO!!!!

  160. tatiane sales disse:

    sou brasileira mas agora resido aqui na irlanda com meu marido que tambem e brasileiro.Ele veio pra ca com um contrado de trabalho por 2 anos, quanto ele estava com 6 meses eu vim , carimbaram meu passaport com 18 dias mas ao passar do tempo nao compareci a garda, e ja faz 8 meses que estou aqui sem documendos . Teria algum jeito de recorrer para conseguir tirar meus documentos para permanescer no pais:

  161. Jozwel disse:

    sou brasileiro e resido aqui no Brasil, conheci um britanico que veio com amigos por tres semanas… Ele gostou de mim e me pediu em casamento, se eu estou aqui no Brasil e ele mora no Reino Unido onde casamento do mesmo sexo é legal, como podemos casar então? No consulado britanico aqui no Brasil?

  162. Marina disse:

    me Chamo Marina sou brasileira casada com um portugues mais estamos morando em frança ja tenho minha carterinha de residencia e tenho uma menina do meu primeiro relacionamento q qdo vim o pai dela não deixou ela vim comigo mais agora ele não tem mais como cuidar dela e vai assinar para ela vim morar comigo e gostaria de saber como posso providenciar a documentação dela ,ela pode vim morar aq pois sou mãe dela queria todo esplicação q puderem me dar por favor
    não sei oq fazer com tanta gente dizendo uma coisa diferente da outra
    deste ja agradeço resposta em meu email

  163. luciana jairlealgois1950do Prado disse:

    Gostaria muito de esclarecer algumas duvidas e espero que por favor possa me ajuda pois sou leiga no assunto.
    Eu moro no japão e adotamos um menino também brasileiro e queria fazer a homologação desse processo de adoção ai no brasil gostaria de saber somos de curitiba e podemos pegar advogado de curitiba mesmo e ele devera ir até brasilia ?quais os documentos necessários e quanto tempo leva para sair essa homologação ?Corremos o risco deles quererem tirar o nosso filho por causa da nova lei de adoção pois tenho muito medo disso e ele ainda está usando o sobrenome da mãe biologica se puder me ajudar ficarei muito agradecida
    Atenciosamente Luciana Kamimura do Prado

  164. Puri disse:

    Olá, gostaria imensamente de saber se posso viver e trabalhar em qualquer país da comunidade européia sem nenhum tipo de visto tendo dupla cidadania portuguesa. E meu marido que é brasileiro poderia ir comigo, e ficaria em que situação? Já tentamos obter sua cidadania pelo casamento, porém nos foi negado. Se pudessem me responder ficaria grata.

  165. Guida disse:

    OLá,sou Portuguesa e casei no civil em 2007 aqui em PORTUGAL com um cidadao Brasileiro,casei por Amor e pensei ser correspondida mas,depois dele pegar a residência Familiar Portuguesa,tudo mudou.Em dezembro passado fugiu para o BRASIL sem me dizer nada,apenas me mentiu a dizer que ia para ESPANHA,levou tda a documentação que adquiriu cá e nem se divorciou de mim!
    o nosso casamento é Válido lá no Brasil ou so em PORTUGAL?
    Como posso fazer para divorciar?Fui enganada isso é Crime ?
    Agora passado mês e meio de ter fugido a familia não me deixa conversar com ele.Indo no SEF será que cancelam os documentos e o casamento?
    Agradeço a quem puder me responder.

  166. vasco disse:

    Sou português, me casei no Brasil no inicio de 2009 com uma brasileira.Depois de mais um ano no Brasil voltarei a semana q vem p Portugal p depois trabalhar na França, minha esposa ira assim q tiver tudo em ordem qto ao meu trabalho, porem tenho duvidas de como validar nosso casamento realizado aqui no Brasil.
    1- devemos validar em portugal já q sou português ou devo validar na França já q estarei vivendo e trabalhando la?Qual e mais correto e menos burocrático?
    2-Posso ir validando enquanto minha esposa ainda esta no Brasil? Quanto tempo demora essa validação p estar tudo ok?
    3- Minha esposa tem q ter no passaporte dela o meu sobrenome qdo vier ou não e necessário?
    4-Disseram q e necessário o certidão de casamento passado pelo consulado de portugal no brasil, e necessário mesmo??ou eu posso passar o certidao de casamento no consulado do brasil em portugal?para nos e mais fácil passar pelo consulado de brasil em portugal do q no consulado de portugal aqui no brasil por isso pergunto isso.
    5-Assim q e feito a validação do casamento em frança ou portugal como fica a situação de minha esposa?? Estará legal??
    Agradeço desde já quem puder me ajudar
    vasco

  167. vasco disse:

    Sou português, como faço para validar emu casamento no brasil em portugal??

  168. Karina Gutierres Baratto disse:

    Olá namoro um brasileiro naturalizado americano (divorciado há 3 anos de uma americana ) tivemos um filho este ano no Brasil e pretendemos morar nos EUA pois ele tem 2 filhas americanas do primeiro casamento. Como posso morar com ele e o nosso filho legalmente nos EUA?

  169. Isis disse:

    Olá. Vou me casar na Bélgica no próximo ano. Já tenho os papéis e tudo… Mas surgiu a dúvida: Como vai ficar meu nome de casada? Ou melhor, quais opções eu tenho:
    Posso manter meu nome de solteira? Posso juntar ao meu nome o sobrenome do meu marido? Ou posso trocar meu sobrenome pelo dele? Procurei por essa informação na página do consulado mas não encontrei nada.

    Agradeço desde já a resposta.

  170. Natália disse:

    Olá me chamo Natália.moro na Alemanha sou casada,tenho uma irma de 12 anos que mora no Brasil e gostaria de raze-lá para morar comigo legalmente…Queria muito que você me ajudasse…Como fazemos pra traze-lá ?

  171. Renata disse:

    olá….
    Moro em Portugal há 3 anos e tenho visto de residência há 2, tenho 2 irmão q moram na Bélgica, gostaria de saber se posso ir estudar lá e o que faço.
    Se alguém puder responder no meu e-mail agradeceria imenso.

    obrigado

  172. josi disse:

    ola,preciso que me exclareça como posso validar no Brasil .
    o meu casamento foi realizado na filandia.
    sou brasileira e me casei na filandia com um filandes dia 04 de julho 2009.

  173. Marilene disse:

    sou casada com um belga aposentado meu casamento foi na belgica e registrado aqui no brasil gostaria de saber se a falta do meu marido eu recebo a posetadoria dele obrigado

  174. wanesa moura disse:

    sou casada no brasil vim a portugal gravida e tive meu filho aqui em portugal .meu marrido ficou comigo durante oito meses e teve q retornar ao brasil com urgencia mas nao registramos o bebe e nen fizemos o passaporte dele e agora presciso ir ao brasil o q eu devo fazer

  175. BRUNO DE SOUSA VAZ disse:

    QUERIA SABER SE MEU NOME ESTIVER SUJO NO SPC OU SERASA ATRAPALHA TIRAR O PASSAPORTE OU ENTRAR EM ALGUM PAIS DO EXTERIOR EX:HOLANDA?

  176. Cris disse:

    Olá
    Estou há quase 11 meses fora do Brasil, morro em Luanda com meu esposo e meus filhos, meu filho de 15 anos não é filho de meu marido mas o pai bilogico autorizou sua viagem. Estamos nos preparando para voltar ao Brasil daqu iha 18 dias. Mas nao sei o que é necessário, documentacao, para o embarque de retorno, vc pode me ajudar?
    Atenciosamente
    Cris

  177. marite disse:

    quero me casar na frança ,sou brasileira,meu namorado e portugues, oque faço ,vcs podem me ajudar por favor

  178. rafael pinheiro disse:

    estou morando no brasil sou brasileiro,e minha mullher mora em portugal ela e portuguesa ,qual a documentacao que tenho que mandar pra ela poder si casar comigo sem eu estar la

  179. ULian disse:

    Olá , Dúvida Cruel !

    Meu CPf está regular pois enviaei as 2 ultimas declarações do imposto de renda , mas minha situação cadastral ainda é de pendencia pois tem mais tres declarações a fazer.
    POSSO TIRAR PASSAPORTE ?

  180. FERNANDA MENDES NOGUEIRA SILVA VIANA disse:

    Boa tarde!
    Tenho um primo que a se casou com uma uruguaia aqui no Brasil. Estão separados de fato a 4 anos e agora querem regularizar a situação (divórcio). Ela atualmente mora no uruguai e tem pressa em se divorciar pois que casar-se novamente início do ano que vem (está grávida do namorado).
    Pergunto, como preeenchem todos os requisitos para o divórcio em cartório, neste caso, ele pode ser realisado?
    Posso ser mandatária dela e assistente de ambos ao mesmo tempo, ou tem que haver dois advogados, um como mandatário dela e outro como assistente (que irá fazer o divórcio)? Como ela poderá me outorgar um mandato válido sem precisar sair de seu domicílio (Uruguai)?
    Obrigada

  181. Luck Ribeiro disse:

    Olá Bom Dia,

    gostaria de que vocês me esclarecessem sobre a seguinte dúvida: uma pessoa que vive ilegal há 3 anos no EUA, quando retornar ao Brasil pode prestar concurso público? Não será desclassificado quanto aos requisitos? Gera antecedentes criminais estar ilegal no exterior?

    Um abraço!

  182. daniella disse:

    Gostaria de saber que tipo de providência temos que tomar quando nos mudamos o exeterior, procurações etc…e em que termos

    grata
    Daniella

  183. adriana disse:

    Vivo na Espanha e vou casar com um espanhol na Espanha e depois no Brasil, a pergunta é:
    Sei que as leis na Espanha a mulher continua com o nome de solteira, como eu tenho um sobre nome que nao gosto muito, posso tirar e colocar um sobrenome do marido?? e como seria no Brasil?? porque no Brasil a mulher tera o sobrenome do marido, o que faco?? la posso ter o sobrenome dele, mas na Espanha nao.
    outra pergunta, no Brasil posso casar somente no religioso ou tenho tambem que casar no civil?? como fazer para somente casar no religioso?
    obrigado

  184. Raquel disse:

    Mei filho nasceu nos Estados Unidos. quando ele tinha 3 meses voltei para o Brasil. Ele também é registrado aqui no Brasil, por isso tem dupla cidadania.. ele terá que tomar alguma providencia para não perder uma das cidadanias ou poderá continuar com as duas?
    Como mãe, tenho algum privilégio nos estados unidos?

  185. Fabio Ambrosio disse:

    Ola amigos,

    Eu e minha esposa estamos a ponto de nos separarmos, temos um filho de 2 anos nascido aqui na Inglaterra e somos casados apenas no religioso (no Brasil).
    Nosso plane era dela terminar a Pos graduacao dela e voltarmos em Maio de 2010. Mas agora ela mudou de ideia, quer me por fora de casa e ameaca nao voltar ao Brasil tao cedo.
    Estou num beco sem saida, pois preciso voltar ao meu pais para continuar minha profissao e ela esta usando meu filho para me chantagear e ficar por aqui.
    O que devo fazer? Tem alguma maneira de eu poder levar meu filho ou pelo menos recebe-lo no Brasil por alguns meses? Como ficara a guarda? Ela tem total propriedade sobre ele neste caso? O que acontece se ela nunca mais retornar ao Brasil? Ficaria eu na dependencia de viajar se eu quiser ver meu filho?
    Desculpe, tenho muitas duvidas, pois nao quero perder meu filho de vista e estou desesperado por informacoes.

    Muito obrigado

  186. Ricardo Campos disse:

    Boa Tarde

    Minha situaçao é a seguinte, tenho 20 anos, nasci na Australia, e vim para o Brasil aos 4 anos, tenho a certidao de nascimento da Australia e passaporte, e tenho a certidao transcrita Brasileira, tenho todos os documentos brasileiros, cpf, rg, titulo, etc. Tenho interesse de morar na Australia apos terminar meu curso de Faculdade. Neste caso, há possibilidade de eu adquirir cidadania australiana e ficar com dupla cidadania? Devo contratar um advogado para requerer isso? Como devo proceder?

    Muito Obrigado pela oportundade de tirar essa duvida.

    Grato.

  187. anny disse:

    ola sou anny,tenho um filho cm um Frances .

    Meu filho nasceu no Brasil e foi resgistro no Brasil tambem,atualmente vivo no Brasil,mais ja faz dois anos q vivvo pedindo a trancriçao d meu filho,pela embaixada Francesa no Brasil,eles nunca mi responde,o que devo fazer mediante esta situaçao?

    Agradeço a atençao,e peço a gentileza para q possa mi responder em meu e-mail.obrigada

  188. Milton disse:

    Oi, Moro no exterior (frança) onde sou casado e minha situacao e legal no pais.gostaria de trazer minha irma de 12 ANOS para residir comigo aqui … oque devo fazer e quais documentos sao necessarios para que ela viva comigo.Agradeço a atençao e peço a gentileza para que responda em meu email grato.

  189. layanne disse:

    Olá gostaria ter uma orientacao,
    estou na Suécia com visto de residencia, onde posso estudar e trabalhar, estou registrada, estou a 9 meses.
    Moro com meu marido ao qual nos casamos em agosto, pelo governo,
    recebi o papel onde contem as trocas de nome e consta que somos casados,
    Meu marido esta me enchendo de duvidas, pois à todos momentos me diz , que fez isso e aquilo para que eu esteje segura , se casao ele morra.
    a forma que ele fala é como estivesse inventando algo para que possa me sentir segura,
    pois de outro lado na relacao , é mesquinho e comecou a me tratar mal,
    como posso saber , com que tipo de regime me casei,
    Como posso saber se um dia caso me divorcie terei um amparo, pelo o menos de uma penssaop,
    Nao tenho filhos com ele, meus filhos soa maires e nao morm comigo, ele tem 3 filhas menores,
    Fui na imigracao pegar o papel do Persobives, e lá constava os nomes nas filhas e da ex que morava com ele hà 4 anos atraz,
    quando ele me conheceu ele era solteiro,

    Porque apos eu me casar agora no meu papel de perssobives contas os nomes delas?
    por farvor se puder me responda por email,
    abracos de : Layanne…

  190. dayane disse:

    gostava de saber, me marydo é portugues vamos nos casar no brazyl como fyca a legalyzação dele ká, onde vamos para pegar a permyção de resydencya?

  191. JOSE LAZARO DA SILVA disse:

    SOU CASADO COM UMA AMERICANA ELA E DESABILITADA PARA O TRABALHO; COMO DEVO PROCEDER PARA PEDIR MEU GREM CARD, POIS ELA ESTA GRAVIDA DE 7 MESES NOS AMAMOS MUITO E QUERO MUITO PODER VIVER AQUI NOS ESTADOS UNIDOS… ANTECIPO MEUS AGRADECIMENTOS..LAZARO SILVA.. ( OBS. ENTREI NOS ESTADOS UNIDOS COM VISTO, MAIS MINHA PERMANECIA ACABOU EM 2005.) OBRIGADO…

  192. anna maisa disse:

    olá! sou brasileira e tenho a cidadania italiana.Q procedimentos devo tomar para que o meu marido,viaje comigo para a Itália?sem ter problemas……… grata pela atenção!

  193. GESSICA disse:

    Ola…moro na Hollanda ilegal…
    meu noivo e eu estamos indo para o Brasil no final do ano para nos casar….
    pretendemos voltar em Fevereiro…..
    queremos ter um filho aqui na europa…
    meu filho recebera papeis europeus?????
    e ha possibilidade de meu futuro marido e eu recebermos tabem….
    agradeço sua resposta…

  194. Leandra disse:

    Passando pelo site , nao poderia deixar de dizer, que vc esta fazendo um grande trabalho:
    Continue asim:
    Um forte abraco de: Leandra…

  195. Leandra disse:

    Olá me chamo Leandra, estou na Suecia, á um ano, vim para me casar , estou com visto para 2 anos , posso morar e trabalhar:
    Meu visto nao foi direto para casar, serei obrigada a me casar, se caso nao caso perco meu visto, o que acontece , apos os 2 anos, pego mas 2 anos ainda nao sei,:
    Caso me separo de meu namorado, serei obrigada a voltar para meu pais de origem;
    Por farvor ficaria grata , pelas informacao:
    Um forte abraco de : Leandra…

  196. michael disse:

    Sou americano e a minha esposa eh brasileira. Ela quer o divorcio e fala que preciso pagar uma pensao pra ela e tambem pra nossa filha que tem 9 anos. Eu vou ter que pagar a pensao pra elas? Quanto tempo? Ate que a filha chegar aos 18 anos? A pensao pra a esposa eh pra vida toda?

  197. Antonia disse:

    Sou Brasileira, tenho nacionalidade espanhola e gostaria de saber se e permitido pela lei brasileira ter outra nacionalidade, por exemplo Australiana?
    Obrigada

  198. John disse:

    Olá

    Sou portugues, e tenho namorada brasileira, ela vive no brasil, tem filho do anterior namorado.
    Gostaria saber todos os procedimentos pra ela poder vir viver comigo na Europa
    Ela ja esta a tratar de pedir a autorizaçao do pai da criança pra sair do país, mas de resto ainda estamos um pouco confusos.. se precisamos casar… se da pra casar por consulado portugues no Brasil. ou ela tem que ser contratada aqui por uma empresa pra trabalhar… etc… estamos um pouco confusos..

    Agradeço imenso qualquer ajuda que me possam dar.
    Obrigado

  199. Júlia Costa disse:

    Olá!
    Meu noivo foi trabalhar na grecia por 1 ano e ja tinha cidadania portuguesa. Eu nao a possuo e dessa forma so posso ficar la como turista por 3 meses. Se casarmos la, consigo visto para permanecer e arranjar emprego?
    Grata,
    Júlia.

  200. Beatriz disse:

    Olá.
    Estou um pouco confusa quanto ao reconhecimento do meu diploma brasileiro, para que possa valer na universidade em Madri.
    Meu diploma já tem o reconhecimento da USP, que em São Paulo representa o MEC. Nessa caso, a etapa de reconhecimento do MEC que é solicitada, já está cumprida, correto?
    Além disso, devo enviar o meu diploma original para o Ministério das Relações Exteriores do Brasil para que o reconhecimento também seja feito?
    Após isso, devo levar o diploma no consulado Espanhol para que eles reconheçam meu diploma?
    Somente a partir desse momento que poderei dar entrada a minha matricula na universidade pretendida?
    Além disso, ao chegar na Espanha também precisarei ir em um endereço e reconhecer o diploma lá?
    Obrigada.

  201. amanda disse:

    oi…minha mae tem residencia na dinamarca…residencia por visto de uniao estavel, ja q esta se casou com um dinamarques a um ano..a pergunta é…eu e meu irmao tbem podemos ter residencia la ja q somos dependente da mesma? mesmo eu sendo maior de idade?

  202. Me casei no brazil com uma australiana mas ela nao estava la ela assinou uma procuracao e sua amiga foi ao cartorio comigo e nos casamos semq ela estivesse la no brasil, agora eu e ela moramos aqui na Australia e estamos separados a dois anos, como posso me separar sem precisarmos ir ao brasil attraves da n ova lei q facilita o divorcio atraves de procuracao quais sao os tramites para eu possa fazer isso por favor and obriagdo

  203. rodrigo disse:

    ola, preciso aposentar uma pessoa e ela mora em londres e nao tem firma reconhecida em nenhum cartorio aqui no brasil. como faço pra obter a assinatura reconhecida dela na procuraçao do inss para que ela autorize eu iniciar o seu processo?

  204. cristiana disse:

    Desculpe-me por insistir, mas fora a mesma frase: ” brasileiros DEVEM entrar com passaporte brasileiro no territorio nacional…” nao sei que risco corro se nao cumpro esse “dever”.
    Convenhamos que é uma chatura essa historia de autorizacao de viajem para menores, pois pela lei suica posso ir para qualquer lugar com meus filhos e meu marido idem, sem autorizacao.
    Como esse ano, ele nao pode vir com a gente, iremos sozinhos para o brasil de férias, 15 dias.
    please… assim que der me responda, por mail+ post,obrigada!!!

  205. cristiana disse:

    Procuro saber quais os riscos, para um brasileiro de entrar e sair do Brasil, com seu passaporte estrangeiro.
    No meu caso precisamente: Viajo com meus filhos, temos todos dupla nacionalidade. Moramos no exterior, na Suiça. Podemos entrar e sair como turistas no Brasil??(usando nossos passaportes suicos?)
    Nao consigo encontrar resposta para essa pergunta. Por favor…viajo no domingo que vem…

  206. claudia rocha disse:

    boa tarde gostaria que me respondem se a umas duvidas que tenho
    sou portuguesa e vim para a belgica ha 2 meses gostaria de saber o que tenho que fazer e tambem porque tou gravida o que tenho a fazer em relaçao ao meu filho se ele nascer ca que direitos tem visto que vim para ca para trabalhar para uma empresa portuguesa e faço os descontos por portugal
    aguardo resposta obrigado

  207. Liliane disse:

    Gostaria de saber em relação a pensão alimentícia, meu ex-marido anda dizendo que vai pedir a conta do emprego atual, onde paga 20% de pensao alimenticia.O mesmo diz que recebeu uma proposta e vai trabalhar fora do país embarcado em um navio com bandeira estrangeira,nesse caso como é feito pagamento e qual a penalidade caso ele resolva nao pagar a pensão?
    Agradeço desde já e aguardo resposta

  208. Cinthia disse:

    Ola vou fazer um curso de paisagismo fora do Brasil na Belgica , e gostaria de saber o que preciso fazer depois para legalizar meu diploma no Brasil?brigada Cinthia.

  209. kelly disse:

    Oi eu vim pro EUA com um visto de turista que ja venceu e eu me casei aqui, moro com meu esposo a dois anos e temos uma filha de 4 meses, mas agora estamos a ponto de divorciar e ele quer tirar minha filha de mim, quais os meus direitos sobre ela sendo q eu ainda sou ilegal aqui(ele nunca mudou meu status) tenho direito de levar minha filha pro Brasil comigo? nao tenho dinheiro nem ninguem aqui q me ajude com advogado, o que eu faco?

  210. Paulo Ricardo Becher Machado disse:

    Minha irmã é mora em Londres há uns 7 anos e é casada com um Polonês e tem cidadania européia(me parece que é isso) e esta no Brasil por uns dias a passeio. E foi justificar o voto e foi pedido passagens aéreas que comprovam que ela no período eleitoral estava fora do brasil. No passaport dela não consta os carimbos de entrada no país, porque é tem cidadania européia e é casada com um Polones. Eu acho melhor ela pagar a multa de R$3,00 e pouco do que ficar discutindo com a justiça eleitoral

  211. consuelo disse:

    na realidade ,ao invés do comentário;eu prefiro fazer uma pergunta.Meu cunhado é italiano e mora na ITALIA,e quer comprar um imóvel em nosso pais(BRASIL) e foi informado que precisa ter/fazer um cpf aqui no BRASIL.Enfim ,qual é o procedimento correto para que um estrangeiro compre um imóvel e coloque em seu nome(proprietário) aqui no BRASIL??

  212. rochelly aderaldo disse:

    Sou brasileira casada com italiano casamento realizado no brasil, todos os documentos ja legalizado aqui na italia tenho a carta di soggiorno tenho um filho no brasil (brasileiro) ele tem 2anos quais os documentos necessario para ele morar e estudar aqui na italia?? a cidadinancia dele dependeria da minha??

    obrigada!!!!!

  213. Stephanie Lima disse:

    OI, gostaria de saber como que eu faco pra conseguir o visto pra Londres eu estando na Irlanda-Dublin. Consigo fazer isso pela internet, eu gostaria de ir estudar la e trabalhar no minimo 6 meses. Obrigada.

  214. Fernanda Schutt disse:

    Olá, gostaria de uma indicação de empresas que façam o serviço de mandar meus documentos já traduzidos e juramentados para legalização no Ministério do Exterior(Itamaraty) e Consulado de Israel no Brasil. Moro aqui em Israel já e estou fazendo meu processo de imigração, por isso peço ajuda !!!
    Preciso contratar alguém para fazer isso por mim.
    Fernanda

  215. Marília disse:

    Olá, sou brasileira e namoro um espanhol. Gostaria de informações de como obter e quais documentos necessito para casar na Espanha.

    Desde já, agradeço a atenção

    Marília

  216. Bia disse:

    Oi, gostaria de saber se a nossa união estável com meu noivo inglês seria o bastante para ele requerer o visto de permanencia no Brasil.
    Obrigada

  217. Marilene disse:

    Minha filha e brasileira, cidada americana, e se divorciou de um americano.Agora ela deseja ir de ferias para o Brasil e levar a filha de 3 anos.Como ela deve proceder se o pai nao autoriza a saida da menina ?A quem deve recorrer?
    Obrigada, espero uma resposrta.

  218. Cidadã Brasileira disse:

    Por favor leia-se ´precisa ser´ onde diz ´precisa de ser´. Grata.

  219. Cidadã Brasileira disse:

    Prezada Tatiane Dias,

    Reconhi o meu casamento, efetuado na Irlanda, no cartório de registro civil no Brasil. Contudo, agora quero separar-me. Gostaria de saber se um acordo realizado entre as partes (elaborado por Legal Aid) é suficiente para realizar a separação no Brasil ou se tenho que ter uma sentença irlandesa, ou seja, passar pelo crivo de um juiz irlandês. Finalmente, o acordo ou sentença tem que passar pela Embaixada do Brasil na Irlanda ou pode simplesmente ser apresentada no STF para homologação? Imagino que em certa altura esse acordo ou sentença tem que ser traduzido. Isso pode ser feito em qualquer um dos dois países? Precisa de ser legalizado pela Embaixada do Brasil na Irlanda ou Itamaraty?

    Desculpe-me por tantas perguntas.

    Agradeço desde já as suas muito apreciadas informações.

    Atenciosamente

    CB

  220. elisangela disse:

    se fosse possivel queria uma resposta com urgencia pois queria casar agora no inicio de maio e com urgencia.obrigado.

  221. elisangela disse:

    bom dia gostaria de saber o seguinte sou brasileira e vou casar em portugual.qual a documentação que vou prescisar do brasil pois sou solteira e ele é português e divorciado.muito obrigado.

  222. VENHO PERGUNTAR :EU SOU PORTUGUESA E O PAI É BRASILEIRO MAS ESTA A MORAR EM PORTUGAL COM A SUA ACTUAL MULHER E NÃO QUE VOLTAR PRO BRASIL.ESTOU INDO AGORA NO BRASIL PARA BUSCAR MEU FILHO QUE ESTA SOZINHO COM UMA TIA QUE NÃO TEM NENHUM DOCUMENTO NA POSSE DELA,COMO O SOBRINHO ESTA NA SUA GUARDA .ENTÃO PERGUNTO EU POSSO BUSCAR ELE SE TER UMA AUTORIZAÇÃO DO PAI TENDO PASSAPORTE E B.I. E REGISTO DE NASCIMENTO DELE AQUI EM PORTUGAL.(EU GOSTARIA QUE MEU FILHO VOLTASSE PARA O SEU PAIS E PERTO DE MIM.

  223. VENHO PERGUNTAR :EU SOU PORTUGUESA E O PAI É BRASILEIRO MAS ESTA A MORAR EM PORTUGAL COM A SUA ACTUAL MULHER E NÃO QUE VOLTAR PRO BRASIL.ESTOU INDO AGORA NO BRASIL PARA BUSCAR MEU FILHO QUE ESTA SOZINHO COM UMA TIA QUE NÃO TEM NENHUM DOCUMENTO NA POSSE DELA,COMO O SOBRINHO ESTA NA SUA GUARDA .ENTÃO PERGUNTO EU POSSO BUSCAR ELE SE TER UMA AUTORIZAÇÃO DO PAI TENDO PASSAPORTE E B.I. E REGISTO DE NASCIMENTO DELE AQUI EM PORTUGAL.(EU GOSTARIA QUE MEU FILHO VOLTASSE PARA O SEU PAIS E PERTO DE MIM

  224. Erica disse:

    Ola casei com um Frances a 5 meses e moro aqui na França a oito,estou ilegal né,como faço para regularizar minha situação,por favor me ajudem,espero resposta urgente porque me disseram que com 180 dias aqui eles anulam o casamento é verdade?Desde ja obrigada.

  225. michelle disse:

    estou na Espanha e roubaram todos meus documentos pessoais, inclusive passaporte gostaria de saber se no consulado em oporto em portugal me dao a autorizaçao para voltar para o Brasil, ou se tenho que ir ao consulado de Madrid pois portugal fica mais perto de onde estou vivendo. tenho a denúncia feita na guarda civil feita aqui em Espanha e a fotocopia do paasaporte .Por favor me ajude quero viajar no proximo mes .obrigada…

  226. Edilaine disse:

    Bom dia!!

    Gostaria de saber o seguinte:

    Um estrangeiro de portugual viver irregular no pais a tres anos, quando veio para cá conheceu uma brasileira e vive com ela em uniao estavel, dessa uniao nasceu um filho, como fica a situaçao dele aki no brasil? por ter um filho brasileiro alivia sua situaçao irregular?

    Outra Dúvida:

    Estando irregular pode ele propor ação judical no brasil?

    Att.
    Edilaine
    Obrigada!!!!!!

  227. Edimarcos T. Alves disse:

    Gostaria de receber informações sobre como me casar no Paraguai. Ambos somos brasileiros. Quais os trâmites que eu e minha noiva teriamos que seguir ? tenho buscado informações sobre cartórios no Paraguai, na internet e não tenho achado.
    obrigado

  228. Andréia disse:

    Olá, meu noivo é indiano mas vive e trabalha na Espanha a 3 anos. Ele possui residencia espanhola, mas ainda não é definitiva. Vamos nos casar no próximo ano. Gostaria de saber se depois do nosso casamento terei direito ao visto de residencia para viver com ele por lá.
    Caso não, qual seria a opinião do senhor para esta situação?
    Desde já agradeço pela atenção. Aguardo resposta.

  229. milton siqueira disse:

    ola, preciso de 1 orietaçao, casei no brasil, com regime parcial de bens, e moro nos usa, sou cidadao americano e a esposa residente, tivemos 2 filhos 1 com 15 anos e 1 com 10 anos, possuimos 1 imovel no brasil, e outro nos USA onde residimos, quero dar entrada na separaçao por onde devo começar esse processo? e quais leis devo seguir?
    atenciosamente

  230. rozimeire disse:

    meu esposo e peruano agente e casado no brasil. e temos uma filha brasileira
    moramos um ano no peru e a 4 meses voltamos para o brasil.eu gostaria de saber como meu esposo fais para legalizar sua permanente no Brasil .aguardo a resposta

  231. aline disse:

    Oi tenho uma filha e quero viver na Argentina com o meu futuro marido, e não tenho a permissão do pai dela , o que devo fazer.

  232. waldenia raquel de carvalho pacheco disse:

    ola,gostaria que me esclarecesse uma duvida,voume casar com um Poertugues por procuração,mas o problema que tenho uma ordem de espulsao de 5 anos,da Europa,,mesmo casada com ele,eles poderam proibir minha entrada,casando aqui,fazendo atrrancriçao do casamneto,sera que me deportam,me tire essa duvida por favor,desde ja agradeço…

  233. Cristina disse:

    Oi! Sou casada com um filho de frances (que tem dupla nacionalidade), gostaria de saber se posso obter tb essa dupla nacionalidade por parte do meu marido e se tem algum tempo mínimo de casados.
    Muito obrigada
    Cristina

  234. LEONARDO DE MIRANDA PIRES disse:

    PRA SER MAIS CLARO ,O PAIS QUE VOU É DINAMARCA SERIA MAIS FACIL PRA ELA ADQUIRIR A CIDADANIA PORTUGUESA SE A GENTE NOS CASAR LA??

  235. LEONARDO DE MIRANDA PIRES disse:

    OI SOU BRASILEIRO ,MAS TENHO CIDADANIA PORTUGUESA POR NATURALIZAÇAO ,ESTOU VIAJANDO PRA FORA DO PAIS E QUERO CASAR COM UMA BRASILEIRA ,SERA QUE ELA PODE ADQUIRIR A CIDADANIA E CONSEGUIR MORAR LA COMIGO SEM PROBLEMAS::??????

  236. Aidil disse:

    Sou brasileira e casei com um cidadão português no Brasil, já fazem 6 meses de casamento, atualmente moramos quase 6 meses em Portugal, a minha pergunta é como fazer a minha legalização em Portugal? por favor me ajudem é urgente

  237. tony disse:

    e depois da espanha para o brasil sendo que ja tenha todas as passagems…
    obrigado

  238. tony disse:

    boa tarde…
    se um brasileiro ilagal na australia casar com uma barsileira legal ele pode regularizar a sua situacao???

    outra duvida..
    no caso quando ele for sair do pais ilegal ele e obrigado a ir para o brasil??? se no caso ele tiver uma passagem da australia para espanha tem algum problema???
    obigado

  239. RAQUEL AUGUSTO disse:

    Meu namorado é colombiano e quer vir ao Brasil para vivermos juntos.
    O que ele precisa para viver permanente aqui, pois ele é separado e eu sou solteira.
    Queremos viver juntos e residir no Brasil.
    Me oriente por favor

  240. danilo disse:

    boa noite sou casado cm uma austriaca e essa semana estaremos dando entrada no meu visto familiar , caso meu visto de turista venca antes de sair meu visto familiar posso ir ate um pais como a suica e croacia que nao esta na uniao europeia caso nao quais sao os procedimentos que devo tomar

    desde ja agradeco

    obrigado

    se poder me responder urgentemente ficarei muito grato!!!

  241. Deise Guedes disse:

    Eu gostaria de saber,se tem algum problema eu sendo casada no cívil e os meus documentos estão de solteira?Preciso tirar meu passaporte para ir a Holanda passar férias e tenho dúvidas a este respeito.O que faço?

  242. Tatiana Bradley disse:

    Sou divorciada do meu primeiro marido que e brasileiro. Ha 1 ano e 8 meses estou morando nos Estado Unidos, sou casada com um cidadao norte-americano e sou residente permanente (Green Card). Quando nos divorciamos concordamos que ele ficaria com a guarda provisoria de nossos 2 filhos ate que eu regressasse dos EUA para o Brasil. Entretanto em nosso acordo de divorcio (amigavel) reza que durante ferias as criancas passariam comigo nos EUA e eu seria responsavel pelas despesas te transporte etc.. .Acontece que o meu ex-marido NUNCA permitiu que as criancas viessem me ver e estou sem ve-los desde que eu mudei para ca, ou seja, ha 1 ano e 8 meses nao vejo meus filhos. Trabalho nos Estados Unidos, tenho moradia fixa, todos os direitos de cidada americana que tambem se estendem aos meus filhos. O pai deles disse que se eu quiser ve-los que eu va para o Brasil porque ele jamais vai deixar eles virem para ca comigo e muito menos passar as ferias ate que facam 18 anos, mesmo com a decisao judicial a meu favor. Terei que largar meu emprego e voltar para o Brasil para retomar a guarda das minhas criancas. Estou me sentindo impotente. A justica brasileira nao me ajuda em nada. Tenho total condicao financeira de manter meus filhos aqui proporcionando uma vida melhor, saude e educacao. O que eu faco? Alguem pode por favor me dar uma orientacao?O que fazer a respeito do meu ex-marido ter descumprido a clausula de nosso acordo de divorcio que esta na decisao judicial final? Por favor alguem me ajude

  243. Gerley disse:

    Olá, fiz um documento no cartorio autorizando minha ex esposa a matricular, tirar documentos fazer tudo que meu filho precizar na Espanha levei na Dac não aceitaram, então que documento precizo fazer, a autorização do Juiz pra levar ele ja fiz. So falta esse outro pra dar poderes a ela la na Espanha.

  244. Maria disse:

    Ola, gostaria que voce me ajudasse urgente, sou casada com frances e moro na frança, em julho estivemos no Brasil e compramos uma casa em nome dos dois, agora estou indo para comprar o terreno da prefeitura mais vou so, e quero que saia no meu nome e no dele qual documento devo levar, agradeço se vc me respodender, pois esta excelente esse site onde podemos nos informar, grande bjo e aguardo sua resposta, obrigada.

  245. Rosa *-*
    Tenho 12 anoos, moro em são paulo,e namoro um meniino pela net de 14 qe mora no riio de janeiiro.
    Tenho a mesma duvida e o mesmo caso qe oo seu …
    ele tambem paga pra eu *-*
    mais sera qu è mesmo seguro paara noos ?

  246. rosa disse:

    Ola namoro um canadense pela internet e ele quer que eu va visita-lo e casar lá e depois virmos morar no Brasil Ele pagaria minha paagem e mandaria uma carta convite se responsabilizando por minha permanencia la por 3 meses.Quais as chances para o visto de turista, sou aposentada com baixa renda, dou aulas de ingles particulares e tenho renda de alugueis. no Imposto de Renda declaro a aposentadoria e uma renda sem comprovaçao ate o limite total 15mil. tenho duas casas com valor pequeno. tenho um filho de 14 anos mas que vive com om pai. sera que isto representariam raizes suficientes aos olhos do consulado para me fazer voltar? De fato nao quero permanecer no Canada, mas meu namorado venderia a casa dele e viriamos morar no Brasil.
    Pensamos de ele vir ao brasil antes disto e casarmos mas o processo dira quase um mes e ele so dispoe de 20 dias agora. Sera que se casassemos por procuração no Brasil, isto me ajudaria a conseguir o visto de entrada temporaria no Canada? ou talvez uma procuraçao para dar entrada na licença de casamento e ele viria em pessoa para casarmos seria mais convincente?
    se eu tentar o visto como turista e for negado por falta de recursos isto vai dificuktar um novo visto mais tarde?
    Ficaria muito agradecida se me orientasse
    Rosa

  247. Lola disse:

    Gostaria de saber como faço para morar legalmente na Argentina, sendo eu brasileira.
    Estou muito confuza pois uma viagem turística de três dias na Argentina custa cerca de 1.000 reais, durante uma viagem turística eu já posso fazer os tramites da legalização? Em média quanto custa pra se tornar legal na Argentina? obrigada, se possível por favor responda no meu e-mail, beijos

  248. fabricio gomes disse:

    ola meu nome e fabricio moro em portugal..tenho permiçao de residencia….sou homoxesual namoro com um portuegues…ele q ir pra londres no reino unido ..queria saber se meu visto de permanencia favorece algo ….ou devo toma outro preucaçoes
    aguard0 resposta

  249. Michele disse:

    Olá,

    Sou Psicologa formada no Brasil e gostaria de validar meu diploma da Inglaterra. Para residir lá posteriormente. Como faço?
    Obrigada

  250. Maria Cuza disse:

    Oi. A minha dúvida é a seguinte: Eu namoro um americano há sete meses, ele deseja se casar comigo aqui no Brasl, ele é divorciado e tem uma filha, eu gostaria de saber quais os documentos necessários para ele trazer dos EUA e se casar comigo no Brasil, e gostaria de saber também, se, ele se casando comigo no Brasil, o mesmo terá validade nos EUA, e o que é necessário para que o casamento seja reconhecido nos EUA. Espero ter feito a pergunta certa e a devida compreensão. Aguardo a resposta. Até logo!

  251. marta disse:

    oi bom dia tudo bem como vai .eu so brasileira morro na austria so casada ,e gostaria de traze um sobrinho para morra com migo um qui eu fasso e quais sao os docomento.muito obrigada pera responta.

  252. Angelina disse:

    Muito obrigada tatiane,
    muito bom saber que mesmo longe de casa podemos contar com pessoas de nossas raízes.
    beijinhos e Deus te Ilummine!!

  253. Angelina disse:

    Olá tatiane, estou em Portugal com visto de turismo ele vence em março e de momento não poderei renová-lo. Se eu for á Marrocos e regressar a Portugal, ganho o direito de permanência por mais 90 dias?
    bgd!

    • tatidias disse:

      Olá Angelina,
      Infelismente não. existem muitos boatos a esse respeito de sair do país e depois retornar para prorrogar o visto mais é complicado a imigração bate duro em cima disso, o que você poderia tentar é vim ao Brasil e renovar seu direito a entrar no país “Europa” por mais 03 meses
      Abraços

  254. Viviane Lima disse:

    Tatiane… obrigada pela resposta. Deu para esclarecer as minhas dúvidas.

    Fica com Deus!

  255. Viviane Lima disse:

    Olá! Fiz uma postagem ontém e ainda não fui respondida.
    Por favor, preciso esclarecer essas dúvidas.
    Meu e-mail é carpediem1616@yahoo.com.br

  256. leandro lima disse:

    Esta de parabens pela iniciativa Tatiane. varias duvidas podem ser sanadas por aki! valeu!

  257. Viviane Lima disse:

    Boa tarde!

    Sou Brasileira e tenho um relacionamento com o Brasileiro que tem dupla nacionalidade (Espanhola) e o mesmo está neste momento na Espanha, estudando e trabalhando. Vamos casar e provavelmente aqui no Brasil, e minha dúvida é como fica a minha situação. Então, quero saber se após casada, passo a ter a dupla nacionalidade também? E se terei acesso livre, legal na Espanha? E como ficaria a minha situação lá quanto a estudo e trabalho, já que estarei me formando esse ano e quero fazer minha pós-graduação lá.

    Aguardo resposta por e-mail.
    Obrigada.

    • tatidias disse:

      Olá Viviane,
      Bom se casar, você terá um visto provisório por um tempo com direito a livre transito entre a Europa e Brasil, porém a cidania só terá depois que ao chegar lá procurar um consulado ou embaixada e der entrada nos papéis. Quanto a estudo e trabalho com a cidadania em mãos passar a ter o mesmo direito de europeus;
      Abraços

  258. ola sou wesley

    olha eu estou no estados unido a mais de 7 anos eu queria me lagalizar o q eu devo fazer ja q sou ilegal ,e sou brasileiro ligitimo,
    como q eu faço pra me legalizar ,,se eles nao dao enistia,contrato um adivogado ,,,,

  259. ola tudo bem ai ,,olha eu tou com uma duvida .eu estou no exterior e madei meu tio compra uma terra pra mim mais eu nao passei neuma procurasao pra ,mais agora eu queria passar uma procurasao pra ele o que eu preciso pra fazer uma procurasao,, eo so tenho as copias do documento q ele comprou eu levo isto no consulado eles me dar a procurasao ,,, muito obrigado

  260. Jordana Suiça disse:

    olar estou muito preocupada,sou casada na suiça com um italiano a 3 anos e tenho um filho de 3 anos com ele e outro de 12 anos com outro homem,quero me seperar e quero voltar ao brasil,mas meu filho de 3 anos esta registrado so na suiça e no consulado da italia,e meu casamento nao foi registrado no consulado do brasil,pois esta e a 2 vez que caso com a mesma pessoa,pelo o fato de nao ter registrado o 1 casamento nao posso registrar o segundo.tenho que primeiro registrar o 1 casamento me divorcia e depois registrar o segundo para fazer uma certidao de nascimento do meu filho de 3 anos.a pergunta e depois dessa burocracia vou poder ter direto de levar meu filho p o brasil???o que devo fazer???obrigada

  261. marta disse:

    gostaria de ter uma resposta por emai o mais rapido possivel por gentileza

  262. marta disse:

    Ola!!!
    moro na frança com meu namorado que e portugues como faço pr requerer uma uniao estavel sem casamento ou uma autorizaçao de residencia valida e se eu sair da frança pr visitar minha familia depois posso voltar estou ilegal me ajude ….
    desde ja obrigada

  263. angelica disse:

    gostaria de saber como faço para trazer meus filhos para viver comigo em portugal sou casada com portugues mas tenho 3 filhos no brasil mas o pai deles nao assina para eles poder vim viver comigo o que devo fazer .

  264. Cintia disse:

    Meu namorado é Americano.
    Nesse momento está nos Estados Unidos.
    Voltará daqui há um mês para o Brasil.
    Iremos nos casar em breve.
    Quais são os documentos necessários meus
    que sou Brasileira e dele que é Americano,
    para oficializarmos a nossa união,
    e morarmos definitivamente no Brasil?
    Obrigada!

  265. LAURI BORTONCELLO MIAMI EUA disse:

    eu tenho dupla nacionalidade sou italiano nascido no brasil e atualmente estou nos EUA gostaria de saber oq posso fazer para me manter legal aqui tenho um americano para quem estou trabalhando sobre o qual me da contrato de trabalho e me assume saberia me dizer qual procedimento tomar desde ja meu muito obrigado

  266. fabiano disse:

    ola gostaria de saber que tipo de procuracao devo pedir para ter validade no brasil para que meu filho possa dar entrada no meu divorcio la no brasil grato

  267. ALINE MORAIS disse:

    por favor,eu quero saber se posso cadastra meu cpf pelo consulado brasileiro na frança

  268. Maria das Graças disse:

    Bom dia!

    Meu filho nasceu morto na 40. semana de gravidez na Suiça, posso registrá-lo no consulado geral do Brasil em Zurique?.
    Muito obrigada

  269. Aleandra s. soares disse:

    Ola, meu filho nasceu em bruxelas e tem toda documentação belga inclusive o passaporte, mas eu vivo hoje no brasil e gostaria de retornar á belgica. o que devo fazer pois não sei quai são os direitos dele se continuar aqui no brasil…

  270. polo disse:

    oi, sou chileno, mais tenho um tempo no brasil com visto de turista que venceu em septembro, no ano que vem em abril tenho que ir pro chile,mais nao sei que problemas vterei com a minha saida, com a policia , sera que é mais facil sair via terreste ?? preciso de orientacao, tamben que veneficio tenho com o Mercosul?? obrigado pela resposta

  271. marcy disse:

    sou brasileira ,tenho uma filha com um americano ,que agora esta trabalhando em Dubai ,poderia me responder porque ,eu nao posso viver la ,nao somos casados no civil,la nao e permitido ,viver juntos?obrigado

  272. Rojane Monteiro disse:

    Preciso de uma informação sobre casamento de brasileiro com brasileira sendo que ele mora em Boston e ela no Brasil. Queremos casar por Procuração. O que devemos fezer? Qual o procedimento?
    Aguardo resposta e muito obrigado.

  273. Andresa disse:

    Oi,moro na Italia e sou casada com um Brasileiro que tem contrato de trabalho.Gostaria de saber se posso ficar legal no pais por causa dele?E tbm se ele pode pegar cidadania pelo sobrinho,filho do irmao dele que eh casado com uma Brasileira q tem cidadnia tbm.E eles tem residencia aqui na Italia.Gostaria de saber se isso eh possivel?

  274. Angelina disse:

    Olá Tatiana, como está????
    olha…já revirei a net inteira atrás de uma resposta mas ainda ñ encontrei….seria de grande ajuda se puder me ajudar, sou brasileira, já estou cá em Portugal, terminei o secundário no Brasil(ensino médio) tenho comigo o histórico e o certificado de conclusão, onde eu posso cá em Portugal reconhecer a assinatura e autenticar esses documentos para poder ingressar na universidade?
    Vi que isso é feito no consulado de Portugal no Brasil, mas agora, cá já estou e se tiveres que ir aí para fazer isso, sai um pouco caro né.
    Perguntei na universidade se tem serviço consular de Portugal cá em Portugal, eles disseram que sim, mas ñ sabem onde e eu tampouco.
    Poderia por favor me responder o mais breve possivél?
    desde, fico muitissímo agradecida.
    Angelina

  275. Thaisa disse:

    Olá, gostaria de saber se é possivel fazer o divórcio no brasil de um casamento celebrado na Inglaterra entre brasileiros mas que não foi averbado no Brasil? qual o procedimento a ser adotado?

  276. Elisa disse:

    Olá sou brasileira com residencia em espanha e casada legalmente com um espanhol, e vamos de ferias a mexico, tenho q tramitar visado, e como devo proceder?
    Obrigada

  277. paula disse:

    olá eu vou me casar com um portugues e vamos e frança,depois que casar quais documentos serão necessarios para mim ficar legal lá?me responda via email por favor

  278. max disse:

    qure faser traferencia

  279. maria do socorro lopes disse:

    olà, estou ilegal na espanha, mas jà moro com meu namorado hà um ano aqui.ele e argentino e filho de espanhol, estou pensando em voltar ao brasil, ele irà comigo e nos casaremos là.Que tipo de visto e necessario para ele, jà que queremos nos casar là? E quais os tramites legais?? aguardo resposta.. grata.

  280. lorrayne disse:

    ola mim chamo lorrayne

    tenho uma duvida meu noivo mora em londres i eu ainda sou estudante so qui eu quero ir mora com ele so qui por eu ser estudante meus pais nao querem deixar eu ir mora com ele queria saber se eu posso sair do brasil sem a permiçao deles? grata

  281. renata disse:

    ola,meu marido é portugues e ele recebeu um proposta de trabalho no reino unido mais tenho medo de nao entrar e estou gravida de 5 meses como fasso para acompanhar meu marido.obrigada

  282. Richard disse:

    Sou cidadao belga posso morar legal nos estados unidos

  283. g.sorato disse:

    pderiam me informar sobre as normas do acordo DE LIVRE TRANSITO de cidadoes, de paises do mercosul, via terrestre.

  284. Mariana Schiff disse:

    Olá, sou argentina mas moro em portugal e meu futuro marido é brasileiro queremos nos casar aqui como faço já que no consulado brasileiro não podemos quais documentos devo providênciar e onde casamos então favor mandem respostas para o meu e-mail estou desesperada!!!

  285. Anthony disse:

    Ola,
    Sou brasileiro, moro na espanha e namoro com uma alema1 estamos pensando em nos casar aqui na espanha. Queria saber quais documentos necessarios e como legalizar os documentos passo a passo. e tambem quais documentos minha namorada precisa e como fazer!!!
    valeu

  286. ana flatron disse:

    ola. gostaria de saber quais os passos necessarios pra que um brasileiro se case com um europeu na europa.
    obrigado.

  287. ana patricia disse:

    ola. sou brasileira e quero me casar com um romeno que mora em madrid. vou a espanha com visto de estudante por 2 anos e nos casaremos la. como ainda estou no brasil, gostaria de saber quais documentos devo providenciar para levar comigo a espanha. grata.

  288. maria disse:

    gostaria de reseber uma ajuda como faço para conseguir um emprego no exterior,onde posso me cadastrar a quem procuro , gostaria muito de trabalhar na austria

  289. Joao Paulo disse:

    Moro a um ano na nova zelandia e estou namorando a 6 meses uma australiana,gostaria de mais informacoes sobre o processo de casar na australia,se tenhoq aplicar antes,pois estou indo passar ferias com ela no Brasil em fevereiro,e depois vamos morar na australia,queremos casar pois so assim posso ficar na Aus sem estudar so trabalhando pra poder ficar legal,por favor me mande informacoes sobre melhor o que fazer menos burocratico e mais rapido,se possivel pro meu email…muitissimo obrigado se alguem poder me ajudar.

  290. edina barros disse:

    Ola bom dia. Por favor preciso de uma ajuda se poder mi informar fico grata.. Bem estou noiva com um moço portugues que tbm tem cidadania americana..Quero saber se eu for encontra com ele em portugal se lá depois de casada com ele eu posso ir pra USA. Tbm quero saber se fosse pra eu ir daqui do brasil pra casar com ele lá em USA se seria dificil o visto ,pois eu nao declaro renda alguma..Resulmindo quero saber qual melhor forma e mais facil de poder CASAR-SE COM ELE E SEGUIR PRA USA EM POUCOS DIAS..OBG por favor se poder mandar minh resposta por email eu agradeço.

  291. Ana disse:

    POR FAVOR PESSOAL!!! QUERO RESPOSTA URGENTE!!!

    GRATA.

  292. Ana disse:

    Olá! por favor me ajudem!!! tenho 23 anos, fui como turista passar 12 dias em Madri em outubro com toda a documentação corretamente, chegando lá fui deportada, segundo eles por falta de documentação, sendo que levei tudo… eles carimbaram meu passaporte. Cheguei aqui no Brasil e já tirei outro passaporte com a numeração diferente e pretendo ir para Madri em dezembro só que entrando por Paris… Quero saber o seguinte: Vai ter problema na Alfândega de Paris quando eles olharem meu novo passaporte? será que fica registrado na UE a deportação do passaporte antigo? POR FAVOR MANDEM PARA MEU E-MAIL A RESPOSTA. DESDE DE JÁ AGRADEÇO…

    GRATA.

  293. sirleny disse:

    olá sou brasileira e moro em portugal ja a 3 anos e alguns meses, quando vim para portugal fiz escala em madri so que nao tenho nem um visto, antes trabalhava agora não moro com português a um ano e cinco meses agora resolvemos nos casar e vou dar entrada no pedido de visto o que devo fazer qual documentos preciso.

  294. Silvia disse:

    Olá,
    Eu e minha filha vamos para margarita, ela tem 16 anos, por ser menor de idade preciso de autorização do pai…o problema é que não sei o paradeiro dele… o que faço?

  295. Anna disse:

    Estimado amigo:

    Achei seu site no Google.
    Eu namoro um americano e nunca consegui que o pai do meu filho (10 anos) assinasse para que ele viajasse comigo.
    Meu filho é argentino naturalizado brasileiro. O pai argentino veio morar no Brasil agora. Mal visita o filho e quando o faz prejudica muito com as conversas e atitudes.
    Meu filho não quer mais vê-lo e nem falar com ele pelo telefone.
    Ele decidiu diminuir o valor da pensão que já é somente 415,00, porém tenho condições de manter meu filho bem.
    Não queremos nada de ajuda financeira, mas queremos viajar com o filho sempre que eu tiver que ir a USA.
    Agora, cansados com esta situação, meu namorado quer se casar e quer que vamos morar com ele na Flórida, onde ele é médico e tem uma vida muito melhor para nos oferecer.
    Eu tenho muito medo, pois sem meu filho não vou.
    Estamos há ummês epserando um parecer de um advogado, mas não tenho nada certo.
    Por fvor, você sabe me dizer das chances que tenho de poder ir para USA com meu filho?
    Existe algum bom advogado que trabalha nesta área?
    O que devo fazer? quanto tempo demora?
    Muito obrigada.

  296. Fabiana disse:

    Bom dia…
    estou querendo ir trabalhar em dubai.
    gostaria de saber se vcs sabem de algumas restrições e cuidados que eu devo ter ao conseguir um emprego lá, com relação a passaporte, e custo de vida.
    Agradeço desde já
    Fabiana

  297. suzane vieira disse:

    gostaria de saber , se posso viajar a procura de emprego no ano que vem 2009 ?
    tenho 2 grau completo e alguns cursos, tambem gostaria de saber se existe algum tipo de ajuda gratuita da parte do governo extrangeiro, a nivel de moradia ? muito obrigado

  298. Valerii Mizzo disse:

    Eu e minha filha de 12 anos temos dupla cidadania (Bra e Ita) Nunca me casei, mas consta na certidão de nascimento de minha filha o nome do pai. Ele é brasileiro e mora no Brasil). Eu sempre tive a guarda de minha filha. Pretendemos viajar para Inglaterra. Seu pai nao quer autorizar. Nossa dúvida é a seguinte: Se conseguirmos autorização judicial para a saída do pais ( sairmos legalmente do Brasil) e entrarmos na Inglaterra com nossos passaportes italianos, atpe que ponto teremos que nos sujeitar às normas brasileiras?
    Mais diretamente: se o pais dela criar problemas, pode ser que tenhamos que voltar de repente e contra nossa vontade para o Brasil? E corro o risco de perder a guarda da minha filha? O que quero saber é seeu e minha minha filha teremos autonomia na Europa uma vez que entraremos como italianas e naõ como brasileiras. Muito obrigada

  299. maria do socorro lopes disse:

    olà gostaria de saber se um argentino casar com uma brasileira terà direito a trabalhar legalmente no brasil??

  300. Leila Pereira disse:

    olá,
    gostaria de saber se eu (que sou brasileira) e meu noivo ( que é holandes) podemos nos casar na Dinamarca e morar na hOlanda , se um dia quisermos? esse processo leva quanto tempo?

  301. PANMELA DA SILVA OLIVEIRA disse:

    OLÁ, VOU IR A ESPANHA NO DIA 17/12 MAS IREI DESEMBAR NA CIDADE DO PORTO EM PORTUGAL E COMIGO IRÁ O MEU FILHO DE APENAS DOIS ANOS. GOSTARIA DE SABER O QUE É NECESSARIO PARA A ENTRADA DELE NA ESPANHA E PARA SAIDA DELE DO BRASIL? A MINHA PERMANENCIA SERA DE UM MES E MEIO, TERIE QUE TIRAR UM VISTO ANTES DE IR? TENHO LUGAR CERTO PARA FICAR, POIS MEU PADASTRO É ESPANHOL E MINHA MÃE MORA LÁ COM ELE. TENHO QUE LEVAR DINHERO COMIGO? QUAIS OS RISCOS DE SER DEPORTADA?

  302. Selma disse:

    Olá, eu morei 10 anos com um Alemäo na Alemanha. Eu comprei uma casa no Brasil e agora ele quer 50% da minha casa. So obrigada a dar os 50% da casa para ele por idenizacäo de moradia 10 anos? Ele continua morando na Alemanha.
    MFG
    Selma

  303. Silvana disse:

    Olá Tatiana! Tenho um namorado que está com ação de separação litigiosa e eu sou divorciada, somos brasileiros e pensamos em nos casar no Paraguai antes que o divórcio dele saia porém não sei se isto é possível e como fazê-lo. Poderia me dar informações ou indicar alguém que possa fazê-lo? Liguei para o consulado paraguaio em SP e me informaram que pelo menos um de nós tem que comprovar moradia no Paraguai. Já ouví vários casos como o nosso de pessoas que se casaram lá. Será que poderia me ajudar e responder pelo e-mail? Muito obrigada e parabéns pelo site.

  304. jaqueline disse:

    oi!!
    vou me casar com um suiço..mas agora ele vai trabalhar nos estados unidos…gostaria de saber se eu me casar na suiça é mas facil para entrar nos estados unidos..
    obrigada

  305. valdeanne disse:

    por favor e urgente…sou brasileira e vou me casar na italia,meu noivo tem dupla cidadania…o q eu quero saber.. E A MINHA CERTIDAO DE NASC.TEM Q SER TRADUZIDA EM ITALIANO
    em um consulado italiano no brasil????
    me respondem o mais rapido possivel eu agradeço muito S FOR POSSIVEL POR EMAIL.

  306. angelo marcos disse:

    boa noite ?
    gostaria de saber , se posso viajar para queengstown nova zelândia a procura de emprego no ano que vem 2009 ?
    tenho 2 grau completo e alguns cursos, tambem gostaria de saber se existe algum tipo de ajuda gratuita da parte do governo extrangeiro, a nivel de moradia ? muito obrigado !

  307. angelo marcos disse:

    boa noite ?
    gostaria de saber , se posso viajar a procura de emprego no ano que vem 2009 ?
    tenho 2 grau completo e alguns cursos, tambem gostaria de saber se existe algum tipo de ajuda gratuita da parte do governo extrangeiro, a nivel de moradia ? muito obrigado !

  308. Larissa Poloni disse:

    Estou vivendo na Colombia a 6 anos e tenho um filho de 5 anos. sou brasileira e meu esposo colombiano. quero me divorciar mas ele quer ficar com o nosso filho ou quer que eu fique aqui. eu nao tenho familia aqui e quero voltar para o Brasil e viver aí com o meu filho. que posso fazer? como é a lei nesse caso? obrigada

  309. Luiz Carlo Silva disse:

    Somos um grupo de brasileiros que estamos com viagem marcada para Argentina, devendo seguir ao Mexico após dois dias, posso encaminhar o pedido de vistos de entrada no Mexico, em Buenos Aires.
    Atenciosamente

    Luiz Carlos Silva

  310. Rita Miranda disse:

    Por favor,preciso de uma orientacao:Sou brasileira,vivi 2anos em portugal como trabalhadora independente cheguei a me inscrever no SEF mas tive que retornar ao brasil por forca maior.Agora quero retornar com a minha filha e tenho a promessa de um contrato de trabalho.Quais as chances de conseguir entrar no país e o que devo fazer?Espero uma resposta para saber por onde comecar.Agradeco a atencao,Rita

  311. Carlos Guimezi disse:

    Por favor , eu gostaria que voces respondessem minha pergunta : tenho dividas no Brasil e estou em processo de cidadania americana , isso pode atrapalhar o andamento de minha documentacao. As dividas que tenho no Brasil ( pretendo pagar urgente e resolver meu credito no Brasil ) essa situacao pode de alguma maneira atrapalhar meu processo de cidadania ? sim ou nao ? por favor respondam o mais rapido possivel obrigado…Carlos

  312. Carlos Guimezi disse:

    porfavor, moro nos EUA ,casada com americana a poucos meses, deixei infelizmente algumas dividas no Brasil como Bancos e Impostos, mas pretendo pagar.Isso pode atrapalhar meu processo de documentacao aqui nos EUA, o consulado aqui pode negar meus documentos devido as minhas dividas no Brasil. Por favor estou preoculpado, aguardo resposta em breve , se possivel atraves de meu e-mail.Muito obrigado

  313. junior disse:

    Sou brasileira,meu namorado tambem,moramos na espanha.Meu namorado tem familia italiana e esta tirando sua documentacao pensamos em casar logo no brasil para que quando saia sua documentacao a minha ja saia junto.O que precisamos para casar por procuracao no brasil,quais os documentos necessarios para isso.Precisamos de alguma procuracao aqui do consulado brasileiro en espanha para isso e se sim como se chama essa procuracao.Obrigada

  314. Daniel disse:

    Olá

    Tenho 24 anos sou jogador de futebol profissional aqui no Brasil , meus bisavos por parte de mãe eram Austriacos e minha bisavo por parte de pai era Austriaca , gostaria de saber com esta descendencia existe a possibilidade de eu conseguir passaporte comunitario para a Europa .

    Grato . Daniel Prestes

  315. Anne disse:

    Olá.Gostaria de saber;sou Brasileira e meu noivo é espanhol.Vou me casar na Espanha.Gostaria de saber,se qdo me casar adquiro o sobrenome de meu esposo ou não.Ou lá vc casa e continua com o nome de solteira.mande por email.Obrigada.

  316. Jessica disse:

    tenho tres primos que sao italianos, filhos de italianos nascidos na italia,com minhas tias que sao brasileiras….
    posso tirar cidadania ou permesso italiano atravez dos meus primosss?? ou atraves de minhas tias q sao casadas com italianos?

    e puder ne responder por email eu agradeço mto

  317. Josue Alvaro de Souza disse:

    sou cidadão brasileiro minha filha nasceu no exterior, e fiz sua certidao de nascimento estrangeira, porém quando estava dando entrada na certidao de nascimento brasileira, tive que voltar ao Brasil, como devo proceder para obter certidao de nascimento braileira para a crianca?

  318. Cristina disse:

    Existe prazo de permanência dos dados emitidos pelo chip do novo passaporte no controle de imigraçao, ou esses dados ficam armazenados ali “ad eternum”? Ou seja, por exemplo, depois de 3 meses da entrada ainda constará meus dados nesse cadastro,ou depois de meu retorno ao Brasil?

  319. Marina disse:

    Ola me chamo Marina ,sou brasileira e meu noivo e portugues, queremos nos casar em dezembro,gostariamos de saber se qdo casar posso morar com ele na Islandia ,pois ele tem contrato de trabalho la,tenho q ter visto mesmo sendo esposa,e o q tevo fazer a este respeito .

  320. junia lima disse:

    muito bom ,espro poder contar com voces,preciso saber direitinho qual o primeiro passo;sou brasileira estou querendo ir para o BrASIL casar ate no fim de Fevereiro,meu noivo ,portugues,ele ele todad sua familia mora aqui em Londres,po favor me mand um Email thank Junia

  321. Tarley Sousa disse:

    olá, meu nome é Tarley e tenho 17 anos, e gostaria de saber se é possivel quando eu competar 18 anos ( em fevereiro de 2009) eu conseguir ir tranquilo para um determinado país onde o idioma predomindante é o ingles??
    e tambem gostaria de saber se você (s) tem alguma dica em algum país em que eu poderia estar escolhendo tanto para serviço ou como para estudo assim quando completar os 18 anos…
    e por fim gostaria de saber informaçoes sobre as perguntas mais frequentes que fazem na chamada “entrevista” assim quando você entra no determinado país de destino.

    PS.: gostaria que me enviasse via email…

    Grato desde já.
    Tarley Sousa.

  322. vivia disse:

    sou brasileira casada com frances, vivemos na frança, tenho um filho no brasil, o pai e brasileiro quero trazer ele pra viver comigo na frança ja que me casei faz cuase 10 meses quais saos os documentos para trazer meu filho para reside en frança ja que ele e estrangeiro.
    obrigado

  323. Mirelle Soares disse:

    Ola Sou brasileira estudo na Espanha e meus documentos nao estam em ordem aqui. E em fevereiro o grupo de escola vai para França eu poderia viajar com eles mesmo sendo inrregular na espanha?

  324. ola ja morei em londres entrei com documento falso e pedi pra vir embora,pro brasil com ajuda do governo entao agora conheci um europeu e ele quer me levar pra morar em londres,mas to com medo sera que casada poso voltar pra londres sera que eu pedindo o visto de esposa tenho direito de morar la

  325. Levinelson Nascimento da Costa disse:

    Meu filho nasceu no Paraguai, foi registrado, retornou para o Brasil com 3 anos, hoje tem 16, preciso retirar o seu registro de nascimento e consequentemente sua carteira de identidade, como postular?

  326. disse:

    sou italo brasiliana i mio noivo è brasiliano ma sta ilegal qui il italia,
    i io gostaria de saber come faccio pra gente se casa,jà resido qui a 10 anni i ele 4 anni ilegal, e io non quero que ele corra riscos capiche?
    me ajude per favore a resolve mio problema.. grazie

  327. Carina Massena disse:

    Vou me casar com um brasileiro que tem dupla nacionalidade, devido sua mãe ser Portuguesa.
    A situação dele já está toda legalizada, tem documentos e passaporte europeu.Ele vive a 6 anos em Londres.Fui visita-lo na última semana e fui inadimitida a entrar no país.
    Gostaria de saber quais serão os meu direitos, de visitar e de morar num país Europeu após casada.

  328. Suéliton Wanderley disse:

    Olá ,tenho duas filhas na España uma com 2 anos e a outra com 8 meses registradas no livro de família,mimha mulher é brasileira,ainda não sou casado com ela,elas precisam vir embora mas encontra-se com dificuldades financeiras e eu tb,já mandei para ela outorização para tirar os passaportes e para viajar para o Brasil,e gostaria de saber se ela pode vir com as meninas só com passaport da espanhol ou tem que ter passaporte brasileiro,pois ainda ela não tirou nenhum dos dois.e se aas autorizações que eu mandei para ela reconhecido firma em cartório do Brasil tem que ser legalizado e traduzidos,e se ela é obrigada a passar pelo o consulado do brasil para poder vir embora com as minhas filhas.
    E se os Sres. tem algum conhecimento de alguma ong ou uma associação-assistência a brasiliros em Castellion ou Bracelona que possa dar um suporte para minha esposa por la,pois ela é um pouco embarassada para certas situações assim como está, ela está em situação precaria até mesmo em questão de moradia e alimentação para as crianças,a assistencia social que está ajudando no que pode,e nós estamos passando por burocracias com documentos que teve que enviar para mim legalizar traduzir-juramentar processo êsse que é muito caro aqui no brail e eu estou tb desempregado no momento,se tenha conhecimento se na España seja mais barato para tradução ficarei muito grato por poder nus ajudar.
    SEM MAIS,OBRIGADO e desde já agradeço.

  329. Tatiana disse:

    Sou Basileira e vivo em Portugal, tenho o curso de Administracao de Empresa incompleto, e gostaria de terminar o meu curso aqui em portugal,ja sei quais os devidos documentos necessarios. Mas tenho duvida agora qual o primeiro passo que devo dar pra comecar os meus estudos aqui. Agradeco resposta obg.

  330. oscar disse:

    me casei com uma canadense atraves de uma procuração aqui no brasil, agora gostaria de me mudar para o canada, como devo proceder, e quais são os documentos necessáriios para pedir cidadania canadense.

  331. rodrigue disse:

    pra visitar portugal,no caso…de nao estar levando dinheiro,tenho que mostrar algum documento de alguem que more la,no caso.primos.se responsabilizando pelas despezas…
    desde de ja agradeco…

  332. oi,sou argentino,e quero saber aonde solicitar autorizaçao para ele sair do brasil,tem documentos brasileiros, esta so saindo por 15 dias,sem ospais,aonde tenho que ir para conseguir a autorizaçao.obrigado

  333. Aline disse:

    Meu namorado arrumou um emprego em Portugal, e vai ir final de ano. Ele tem (02) duas pendências no SPC ou SERASA, oque acontece? Eles olham para ver se está saido do Brasil deixando essas dívidas?

  334. Maxwell Nascimento disse:

    Bom dia.

    Tenho um casal de amigos, peruanos, que estão vivendo aqui no Brasi há dois anos, o que é necessário para que eles tenham CPF e Carteira de Trabalho aqui no Brasil??? A moça veio por terra e ele por avião, ambos têm passaporte carimbado, mas não consta data de permanencia pemitida. Existe algum prazo de validade para que eles possam ficar aqui no Brasil??? Eles podem entrar para algum curso nas faculdades brasileiras???

    Desde já agradeço pela atenção de fico no aguardo de um retorno.

    Atenciosamente.

    Maxwell Nascimento
    Depto. Vendas
    11 5567-1000
    max.nascimento@rotam.com.br

  335. rita disse:

    ola ,
    estou com algumas duvidas e nao encontro nenhuma informaçao sobre o assunto aqui na internet,
    duvida: tenho um filho de 5 anos com um cidadao portugues, ainda nao somos casados, mas viviamos maritalmente no brasil ha 6 anos, estamos na frança e com a nova lei de imigraçao para eu poder permanecer no pais apos casar preciso validar meu visto via presencial no brasil;voltar ate que eu gostaria o problema maior e o financeiro!
    no brasil, a partir do momento que um estrangeiro engravida uma cidada brasileira ele tem direito a permanencia no pais…eu tendo um filho de europeu tb tenho esse direito de permanecer legalmente aqui? ressaltando que vim morar aqui por cicurstancias maiores, pois meu marido veio a trabalho e nao queriamos nos separar.
    seria possivel casar em portugal morando na frança? como providenciar…
    fico muito grata por qualquer informaçao

  336. franciele disse:

    Eu estou morrando no japão a7 meses e meu marido tem sido muito agrecivo comigo ,temos uma filha de 1 ano e 4meses eu quero retornar ao brasil porem não tenho renda aqui no japão e ele se nega pagar minha passagem .Então gostaria de saber se ha alguma lei que obriga ele a pagar meu retorno e da minha filha ao BRASIL.Desde já muito obrigado.

  337. elaine disse:

    vou sair do brasil pela primeira vez e vou levar meu filho tbm brasileiro para os eua,gostaria de saber se vou conseguir o visto facil para sair daqui,e se nao vou correr risco de ser transportada para o brasil assim q chegar,pois nao falo o ingles,mas tenho um noivo americano que me espera la.aguardo respostas

  338. Natalia De Paoli disse:

    Por favor estou com algumas dúvidas em relação a um casamento celebrado na itália pode registrar este casmento aqui no brasil como deve se proceder e o divórcio também pode ser desfeito aqui no brasil pois o casal mora na italia entretanto a ersposa é brasileira e o marido é italiano mas acontece que ele esta desaparecido diz a sua esposa que ele fugiu para germania na alemanha como ela deve proceder no caso do registro desse caamento aqui no brasil e o divórcio também aqui no brasil fica caro registrar e o divórcio pode ser pedido no registro civil pela nova lei por intermédio de um advogado pois a esposa mora na italia sei que fiz muitas perguntas mas é porque estou meia perdida em como começar este trabalho desde já muito obrigada agradeço

  339. Tamyres disse:

    Oieee olha eu tenho um namorado ke ele nao tem sobrenome italiano ele pode ir pra italia se ele nao tem o sobrenome e eu tenho sobrenome italiano mais ele nao vices podem me responder ???

    Muito Obrigada :)

  340. Luana disse:

    Ola, meu tio que tem nacionalidade portuguesa quer trazer a sua esposa para portugal, de momento ela naum esta legal aqui.
    Onde encontro um site ou algo assim, que tenha o termo de responsabilidade ao imigrante?
    Procurei, mas não consigo encontrar.

    Obrigada

  341. Marilene Ferreira disse:

    Olá, estou gravida de um alemão, moramos juntos no Brasil e devido ao contrato de trabalho ele devera ir embora no inicio do proximo ano, eu trabalho em uma empresa alema no brasil mas nao falo alemao e bnem ingles o que dificulta a minha vivencia na alemanha, mas agora terei um bebe e por isso nao irei morar na alemanha quero saber se terei problemas em viajar gravida e ter o meu filho lá.

    Grata

  342. Cristhiane de Paula disse:

    Gostaria de saber:
    1- Se uma brasileira casa no civil com estrangeiro no exterior, como validar este casamento no Brasil?
    2- qual documentação necessária para brasileira casada no exterior levar seu filho menor ( fruto de outro relacionamento)para morar com ela no exterior?

  343. Nagila disse:

    oi! estou querendo voltar pra irlanda entrei com a pedido de legalizaçao mas foi negado, nao chegou ao ponto de deportaçao ou pedido de retirada do pais.
    estou no brasil e queria retornar novamente,mas agora como estudante !!! ha possibilidade de entrar novamente ou pelo fato de ter entrato com o pedido de legalização anteriormente isso podera afetar a minha entrada?
    o q devo fazer?

  344. Regina disse:

    Se uma pessoa nasce no consulado Brasileiro que fica no solo americano, essa pessoa é? Brasileira ou americana?

  345. Paulo disse:

    Olá, por favor, necessito muito de uma orientacao. Vou me casar por procuracao no Brasil com minha parceira, agora em meados de setembro. Vivo em Londres, mas nao estou regular, por isso vamos casar, para regularisar tudo. Ela é cidada espanhola também, mas vamos casar como brasileiros. Irei ao Brasil final de setembro para atualizar meus documentos, incluindo passaporte, pois vou adotar o nome dela, depois disso pretendo voltar em umas 3 semanas para ficar com ela e procurar a secretaria de imigracao britanica para pedir o “resident card” como esposo de cidadao europeu, baseado na própria recomendacao do sistema de imigracao, bem como pela regulamentacao européia. Voce acha que é a coisa certa a fazer? Eles podem recusar minha entrada de volta no Reino Unido, como turista, mesmo casado com uma cidada européia? Seria melhor eu registrar o casamento em reparticao consular espanhola primeiro? Preciso tanto de orientacao, por favor, entra em contato comigo.

    Atenciosamente.

    Paulo

  346. saudacoes Sr(a) ,
    Gostaria de saber uma informacao sobre ,divorcio. me casei a 1 ano e meio na Italia e se como as coisas nao estao andando da maneira que esperavamos , estou pensando em divorcio. Ainda nao tenho a dupla nacionalidade `e valida daqui 3 anos , automaticamente Mas atulamente vivemos em Londres. Para as autoridades, se eu me divorciar posso permanecer na europa mesmo sendo cidada 100% Brasileira?ou tenho que voltar para o Brasil sem direito de viver na Europa? As autoridades Inglesas pedem vinculos para este tipo de situcacoes?tem algum problema se penso em voltar a viver na Italia?
    Muito Obrigada ,
    Abraco x Daniella-Londres

  347. Eliana disse:

    Gostaria de saber qual o procedimento que devo tomar com a minha filha menor que mora na argentina comigo para ela ficar legalmente nesse pais, sendo que tenho a guarda dela e seu pais esta no Brasil

  348. Mike disse:

    olá! sou brasileiro e resido em portugal legalmente a 5 anos e agora recebi uma proposta de trabalho na espanha de um sr. portugues q vive lá! o q eu gostaria de saber e ha alguma maneira de me legalizar lá sendo q ele esta disposto a ajudar! obrigado

  349. Gilberto disse:

    Boa noite… tenho um filho de 8 anos que está morando em Barcelona com a mãe, que está casada com um espanhol. Tenho direito à residência legal lá? O que eu tenho que fazer? Sou médico. Por favor, me envie resposta por e-mail. Grato.

  350. olaqueria saber se tenho direito a cidadania na austria meu bisavo era austro ungaro
    ela nasc em 1829 e li que tem uma lei que no ano de 1918 tdos tinham direito sera que consigo estou com tdos os doc originais dele tbm ate a minha pessoa
    por favor me ajude e q moro em londres ja faz 2e meio com minha esposa e filha presciso da cidadania obrigada
    evandro

  351. Elisangela disse:

    Oi, meu nome é Elisangela e morei 6 anos na alemanha, me casei com um cidadão alemão dessa união tivemos uma filha, q nasceu la tb. Como ele era um carrasco decidi vim morar no Brasil, no começo ele mandava dinheiro para pagar escola,comida, aluguel de um ano pra cá ele arrumou outra pessoa la e manda apenas o dinheiro do aluguel. Procurei a denfesoria publica, essa encaminhou a documentação para procuradoria geral em Brasilia …isso ja faz um certo tempo e ele me ligou ontem dizendo que ja tinha sido a audiencia, que ele naum teve que comparecer, apenas seu advogado e que a lei determinou que ele pagasse ate menos doque ele tava mandando deacordo com a tabela de Dusserdorf. Na documentação que mandei foram tb o prontuario medico dizendo que ela precisava de acompanhamento medico, foram tb todos o recibos doque gastavamos e que eu fazia anteriormente com o dinheiro!Estou revoltada pq pelo que vi a lei alemã naum ta nem ai com o bem estar da criança! liguei para Brasilia e ela disse que tenho como recorrer! Quais as chances que minha filha tem? ela tem 8 anos e passou por uma cirurgia a pouco tempo! Ele naum ta nem ai com ela mau entra em contato pra saber o estado dela.Que lei é essa???

  352. Amanda Martins disse:

    Preciso de uma orientação em direito internacional. Como uma mãe brasileira que mora na Holanda pode voltar ao Brasil com seu filho, que tem pai Holandês e mora na Holanda. Ela está brigando com o pai pela guarda da criança, mas está sendo discriminada pela Justiça dauqele país, e quer voltar para o Braisl. O que fazer?

  353. Alexandre disse:

    Quero saber se posso aplicar para cidadania Australiana estando na Austália. Sei que a Austrália tem um programa de imigração para trabalhadores qualificados, tenho um curriculo um tanto confuso, só pra resumir, sou formado em Engenharia Civil, não quero mais trabalhar na área, me formei em Dezembro de 1994, trabalhei como Orçamentista de Obras por 1 ano e 7 meses, depois passei 3 anos desempregado, depois disso dei aulas de Informática e há cinco anos dou aula de Inglês. Não acho que seria vantagem fazer uma pós ou outra graduação no Brazil pra me qualificar pra o programa de imigração. Quero ir pra Austrália fazer um curso técnico ou universitário e fazer o pedido de cidadania lá mesmo. Já consultei alguns sites mas não ficou claro pra min se isso é possível. Já pensei no programa Canadense mas já me informaram que tenho que estar no Brasil pra aplicar para esse programa. Então comecei a me interessar pela Austrália, pois me parece um bom local pra se viver, com qualidade de vida e sem grandes problemas de adaptação com relação ao clima.

  354. SANDRA disse:

    oi, sou francesan o meu namorado e brasileiro em situacao iregular, nos queremos casar, como faser para casar?

    me ajuda…

  355. Paula Gomez disse:

    Olá,possuo a dupla nacionalidade espanhola,gostaria de saber melhor quais são as possibilidades de se cursar uma universidade no exterior!As informações nos sites e no próprio consulado são ‘restritas’!Desde já muito obrigada!;)

  356. Cyro Lobo disse:

    Por favor, não consigo encontrar resposta em lugar nenhum, nem no Consulado da Espanha informam bjetivamente :
    Minha filha é cidadã italiana e casou-se no Brasil com um brasileiro. Pretendem ir morar e trabalhar em Barcelona. Ele poderá trabalhar lá, da mesma forma que ela ? que providências prévias deverá tomar ?
    Fico antecipadamente muito gratom por sua informação.

  357. Aparecida disse:

    Sou Brasileira, me casei com um Grego e vivemos na Grecia. Aqui nasceu o nosso filho.
    Agora quero me separar e voltar para o Brasil, quero levar meu filho.
    Corro o risco de perder a guarda do me filho.

  358. meiriluci lima disse:

    vivo em portugal,sou brasileira ,meu marido portugues quero trazer minha mae do brasil para ferias,qual documento ela tem que apresentar na fronteira? onde procurar informações deste tipo?

  359. Kelly disse:

    Boa tarde…. eu e minha amiga estamos querendo ir embora do brasil, estamos ainda pesquisando um pais, provavelmente Alemanha ms nao eh certeza ainda, gostaria de saber qual eh o primeiro passo que devemos tomar, o que precisaremos… ela eh descendente de italiano e eu portugues, existem possibilidades de conseguirmos nosso passaporte???? minhas duvidas sao muitas..rs se poder me respondser por e-mail… grata..

  360. Patricia disse:

    Ola, eu gostaria de saber se uma pessoa ficar gravida e ter o filho na Italia, ela pode pegar um documento para permanecer no Pais??
    Por favor preciso desta resposta, pois tenho uma amiga que esta nesta situaçao e nao sabe como agir, pois ela se encontra com 7 mes de gestaçao.
    Desde ja eu agradeço.

  361. NELSON SCHIPPER disse:

    OI, ESTOU ESTUDANDO DIPLOMA EM INFORMATICA EM LONDRES, GOSTARIA DE SABER SE POSSO IR AOS ESTADOS UNIDOS A TURISMO OU O VISTO ME SERA NEGADO?

    MUITO OBRIGADO
    NELSON

  362. Lucia Martins disse:

    Boa tarde, tenho uma amiga (brasileira)que esta viajando de ferias em Portugal com a filha de 15 anos. ela queria deixar a irma e o cunhado que moram em Portugal como tutores, pergunta como ela pode requerer este documento nomeando a irma e marido como tutores e o pai da menina precisa tambem autorizar a ida da menina para Portugal onde tenho que ir para dar entrada ou pegar mas informações.
    Grata
    Lucia Martins

  363. Amanda disse:

    Quanto tempo demora para se casar na belgica sendo brasileiros?

  364. raquel patricia disse:

    ola eu estou muito preocupada. o meu irmão foi preso na fronteira do mexico com os estados unidos so que ja faz mais de 10 dias que ele nao dar noticias .onde eu posso recorrer para obter noticias ..por favor me ajude estou muito preocupada….aguardo resposta.

  365. Camila disse:

    Meu noivo encontra-se atualmente trabalhando do EUA Pensylvania, preciso ir para lá também, porém tenho que casar.
    Como inicio o processo de casamento por procuração, salietando que, ele é brasileiro, com visto de trabalho por tempo indeterminado, eu também brasileira morando no Brasil

  366. ADRIANA RIBEIRO disse:

    HELP,minha irma se casou com um espanhol e morou 12 anos na espanha,vieram para o Brasil e abriram um comercio,depois de 2 anos ele veio a falecer.Ela tentou obter uma pensão na espanha,mas não conseguiu,ela tem casa lá…e aqui no brasil tbm não conseguiu,pois o que ele pagou pra previdencia lá não valeu???Moravam em tenerife,onde busco ajuda?ela tem direito a uma pensão por morte?Ela é casada na espanha.Ela tem um filho com ele.

  367. sou Brasileira seu pai Espanol Minha filha nasceu na España quiero voltar com ela para o Brasil onde devo ir para tenha doble nacionalidade.Obrigada

  368. Sou Brasileira casada com Español no Brasil.vivo atualmente na Espanha.tenho uma filha que nasceu aqui.quero voltar para o Brasil.meu marido e um alcoolatra este ano ele vai comigo de ferias eu nao quiero mas voltar mas tambien nao quiero perder guarda minha filha se quiser viver comigo quiero no Brasil aqui ja sofri muito com ele. sua mae ai possibilidade quanto eu esteja ai de perde-la

  369. Rosa disse:

    Tenho dúvidas quanto a naturalização. Pois um colombiano que fez pós graduação no brasil por aproximadamente 5 anos,pode naturalizar-se brasileiro por isso? Obrigada

  370. Robério AS. disse:

    Eu estou em Portugal ilegal estudando já faz um ano e meio. Entrei como turista e logo depois consegui um trabalho e mim matriculei em escola pública, se eu for pego vou ser deportado ou algo de tipo. Um amigo me falou que eu não preciso ter medo que por eu estar matriculado na escola as autoridades não irão me deportarem.

  371. Juliam Alencar disse:

    Olá…
    gostaria de saber como faço para conseguir um visto para trabalhar e morar no Chile!
    E também como faço para conseguir um emprego lá.
    Podem me ajudar?

  372. Marcelo Moura disse:

    Bom dia,
    Já tive uma vez a infelicidade de ter o visto negado para londres, mesmo tendo pago e feito tudo corretamente.
    Agora vou tentar novamente, mas vou ficar na casa de amigos, que são legalizados e vão fazer a carta para que eu mande ao consulado.
    Na verdade devo temer ter o visto negado novamente??? Ou mando a documentação despreocupado?
    No aguardo e obrigado pela atenção

  373. luciana alves disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se vc pode me ajudar?

    Eu e meu marido somos brasileiros e nos casamos no Brasil.

    Hoje vivemos na Ingraterra e temos dois fiolhos e uma casa.

    Meu marido esta me traindo e quer o divorcio.

    Como aqui ele n precisa da minha assinatura p vender a casa quero saber como me proteger da dilapidação do patrimonio?

    Onde será regido o meu divorcio, no brasil ou aqui em londres?

    Gostaria que vc possa me ajudar com qualquer informação, pois aqui n tenho nenhum recurso sem ele.

    Ha, ele tem dupla cidadania e já somos casados a 11 anos e moramos aqui a 4. Preciso terminar um curso que comecei aqui para ter alguma qualificação, poderei ficar aqui depois do divorcio? posso pegar a cidadania?

    Muito obrigada e que Deus te abençoe!

  374. jose carvalho disse:

    Por gentileza, tenho uma dúvida que ninguém consegue me responder. Será que voces podem me ajudar ?

    É o seguinte :

    Minha esposa tem dupla cidadania, brasileira e americana.

    Nos casamos no Brasil e ela acrescentou o meu sobrenome ao seu nome, modificando todos os documentos brasileiros para o novo nome.

    Consequentemente no passaporte brasileiro consta um sobrenome a mais do que no passaporte americano(o meu, que foi acrescentado ao casarmos).

    Existe algum problema nesta situação ?

    Agradeço muito.

    José

  375. Andresa Campos disse:

    olá! tenho algumas dúvidas sobre conseguir o visto permanente para morar e trabalhar na inglaterra, pois tenho dupla nacionalidade portuguesa, mas me casei a 6 meses e meu marido vai comigo, como ele deve conseguir este direito, aonde devemos procurar. obrigada pela atenção.

  376. Edgardo Gutierrez disse:

    Olá! Pesquisando na internet, encontrei esse site. Agradeceria muito se pudessem esclaecer minhas dúvidas.
    Sou nascido no Uruguai, moro no Brasil há quase 5 anos, tenho esposa e filha brasileiras. Dei entrada no pedido de naturalização e estou esperando deferimento. Simultaneamente fui aprovado em Concurso Público Federal e gostaria de saber.
    1- Depois de publicada a naturalização no Diário, o que acontece? Como proceder?
    2- A Identidade brasileira é feita nos mesmos locais dos brasileiros natos? E entrega também na hora, ou tem prazo diferenciado?
    O problema que já fui nomeado e de posse do certificado tenho que agilizar o mais rápido esta documentação pois o prazo para posse encerra-se em 25/06/2008
    Sem mais e aguardando resposta,
    Edgardo Gutierrez

  377. Melissa Couto disse:

    Ola! Sou brasileira e meu marido tambem, porem moravamos nos EUA e decidirmos casar no cartorio de Las Vegas. Por falta de orientacao, como nao registramos o casamento na Repartição Consular brasileira da jurisdição do local do casamento, como podemos fazer a transcrição no Brasil para que meu casamento seja aceito e valido por lei no Brasil?

  378. janilda disse:

    ola tenhoum filho que nasceu na espanha a documentação dele ja foi toda feita tanto na espanha quanto no brasil o problema é minha filha que nasceu no Brasil e so foi resgistrada aqui,o que posso fazer pra obter todos os papéis para ela ter a nacionalidade espanhola igual ao meu filho?

  379. Estefania Santos disse:

    eu tenho um filho e nos vamos morar no EUA,qual os documentos que eu preciso sem ser o passaporte para poder viajar,pois a crianca e de menor.Me desculpa mais eu nao sei mexer bem em computer…..

    .

  380. mariangela disse:

    Ola,

    Sou brasileira e vivo em Espanha, com um permisso de residencia. Sou solteira e tenho um filho com um espanhol. Gostaria muito de saber que necesito fazer para levar meu filho ao Brasil. Em realidade, meu filho iria com a minha irma, teria algum problema? Mas minha grande duvida é quanto ao pai. Nao tenho noticias dele, nem sequer sei onde ele mora… necesito alguma autorizaçao dele para que meu filho viaje? Cada vez que eu queira ir ao Brasil, vou necessitar uma autorizaçao dele? Meu filho nao tem a nacionalidade brasileira, pelo mesmo motivo (nao sei nada do pai, e necesito que ele vaia comigo ao consulado para realizar esse tramite), pode haver algum problema, já que eu tenho bens no Brasil?. É necesario que eu procure o pai para resolver esses assuntos? Esses problemas me tiram o sono, levo 5 anos sem ir ao Brasil por esse motivo. Já procurei um advogado aqui, mas ele ñ me esclareceu muitas coisas. Pode uma pessoa ausente, que nem sequer sabe que o filho esta vivo, interferir tanto na minha vida? Ele pode ter todo esse direito? Eu posso de alguma forma, fazer com que ele perca a patria protestade, ou ele só a perde se ele renuncia?

    Sei que estou pedindo muito…

    Mas agradeceria de todo o coraçao saber pelo menos a resposta para algumas das minhas duvidas…

    Muito obrigada.

  381. maria eva disse:

    sou brsileira mas tenho b.i de direito de igualdade em portugal .mas quero me casar com meu namorado ,ele é colombiano e mora em londres.queremos casar em londres ,mas qual o documento necessarios pra nós os 2,grato ,respostas por email.

  382. Fernanda disse:

    olá, minha pergunta é extamente igual à feita em janeiro pela Stéfannie
    “Diz:16 de janeiro de 2008 às 15:49
    Sou nascida no Brasil, mas tenho dupla nacionalidade ( Brasileira / Austriaca ), devido ao meus avos, sendo que esse ano me casei aqui no Brasil com um brasileiro, ele tem direito a nacionalidade austriaca tambem, se tiver qual o procedimento a ser feito. Grata.”

    Mas, no meu caso, meu marido é quem tem a cidadania austríaca. Você poderia me passar as orientações necessárias para eu obter a nacionalidade também?

  383. susana disse:

    Ola,Estou em processo de separacao, sou brasileira casada no Brasil con chileno (Comunhao parcial de bens)o casamento nao foi averbado no Chile.Ambos paises pertencem a MERCOSUL,existe alguma norma diferenciada para este casamento ser reconhecido em Chile? Tenho um imovel, meu nome no Chile,poren ele e fiador junto ao banco. Atualmente ele vive neste imovel e eu estou vivendo no Brasil com meus filhos.Da uma pequena pensao alimenticia para os menores impuberes.Tenho direito a uma pensao ainda que eu ja esteja trabalhando?Grata por sua ajuda.

  384. Gabriella disse:

    Boa Tarde,
    Tenho o seguinte caso: uma crinça nascida no Brasil, com pais brasileiros e casados, vão morar nos Estados Unidos. Lá decidem se separar e o pai ingressa com o divórcio lá e o pedido de guarda. O Juiz concede guarda compartilhada. O problema é que a mãe quer voltar para o Brasil, pois não trabalha nos Estados Unidos. O que é possível fazer? Entrar com o pedido de guarda no Brasil? OBS: o passaporte da criança ficou retido para que a mãe na venha para o Brasil com ela. Aguardo resposta.

  385. maria lins disse:

    Boa Tarde!
    Namoro um rapaz colombiano há 1 ano…ele vive aqui no Brasil com os pais que também são colombianos, porém o pai trabalha aqui em uma empresa filial da Colombia. Quero me casar com esse rapaz e gostaria de saber se com o casamento ele obtém o visto permanente no Brasil,e se ele pode trabalhar aqui.
    Agradeço a atenção e aguardo resposta via email.

  386. krislany disse:

    Boa tarde!vou me casar na italia, gostaria de saber se o casamento na italia vale para o brasil? Se caso nao valha aqui no brasil, quais os passos para que eu possa tb recorrer para que o casamento valha no meu pais? aguardo resposta pelo meu email.

  387. marcelo disse:

    sou italiano e estou no brasil a 20 anos,porem com entrada e estada irregular. não tenho passaporte bou documentos de viagem.sou casado oficialmete no brasil e tenho tres filhos e bens de raizes. como me documento?posso ser preso?

  388. LUCIA SILVA disse:

    OLÁ,TENHO UM PROBLEMA QUE JA FOI EXPOSTO AQUI, PRA SAIR DO PAÍS COM MEU FILHO,POIS O PAI NÃO AUTORIZA,QUERO SAIR PRA CASAR,POSSO FAZER ISTO AQUI? O PAI SERA OBRIGADO A DEIXAR CASO ESTEJA CASADA?TEM ALGO QUE POSSA ME ACONSELHAR A FAZER?GRATA PELA ATENÇÃO.

  389. Gustavo disse:

    Ola, sou cidadao Italiano e casei com uma brasileira ha 3 meses, e estou querendo ir pra Irlanda, existe algum problema?
    Posso trabalhar legalmente? Como minha esposa pode trabalhar legalmente?
    Como regularizar mionha situacao por la?

    Muito obrigado

  390. vanessa disse:

    tenho uma irmã q vive nos eua a mais de cinco anos e está se separando tem um filho nascido na italia mas mora com ela la e agora seu marido (brasileiro)quer se separar dela ja que não moram juntos a cinco anos só que não quer dar a parte dela e todos os bens dele estão no nome de terceiros e como la precisa de advogado e ela não tem como pagar ele diz que o juiz assina por ela ele so quer pagar pensão para o menino estipulada pelo advogado dele ,ele possui trabalho legal e c]ganha muito bem,tem alguma coisa que ela possa fazer para não perder seus direitos? e mais ela quer vir para o brasil mas ele não quer autorizar para o menino vir tem como ela conseguir vir sem autorizaçao dele ja que o menino foi registrado no consulado brasileiro na italia?

  391. Marcia disse:

    Boa tarde!!
    Sou brasileira e pretendo ir para a Argentina, mas não sei como fazer para regularizar minha situação por lá, já que pretendo fixar residência no País.
    Como devo proceder para ir para lá de maneira legal, podendo trabalhar de maneira regular neste país?
    Agradeço desde já se puderem esclarecer minha dúvida.

  392. ALESSANDRA MENDONCA disse:

    Uma amiga minha brasileira, tem um filho de 12 anos de pai austriaco que comecou a estudar na Áustria e agora pretende continuar os estudos aqui no Brasil, mas existe a dúvida sobre qual a série ele deverá cursar, tendo em vista que na Áustria, ele estava na 4. Schulstufe ou Vierte Klasse e o ensino é diferenciado do ensino fundamental brasileiro. O menino nasceu em dezembro de 1996.
    Agradeco desde já pelo atendimento.

  393. larissa disse:

    Se eu conseguir um visto de trabalho na Italia para 2 anos(já sair daqui com emprego lá garantido com contrato de 2 nanos) e no periodo que estiver lá tipo 3 meses quiser visitar o brasil durante 5 dias e retornar a Italia,sera que é possível?

  394. Gabriel Medeiros Gomes disse:

    meus pais sao brasileiros, moraram durante 5 anos na inglaterra, e durante esse período nasci lá, morei 3 anos e voltei para o Brasil. Portanto nasci em Londres.

    Existe alguma possibilidade de tirar passaporte inglês?

    Obrigado

  395. Ricardo Vicente Claro disse:

    Ola.. me chamam Vicente… pois meu pai tem o mesmo no primeiro meu..tenho uma duvida enorme se puderem responder por email serai legal…Tenho uma namorada que ainda e casada com um cidadao portugues e ele disse a ela que ela pode ir pra portugal ou ate aqui mesmo no Brasil pra ela se legalizar… eles sao casados a mais de 25 anos … ela pensa em se legalizar e no ano que vem se divorciar dele e os dois seguirem rumos diferentes pois os dois ja tem relacoes com namoros reais…mas continuam casados no brasil ..enfim..a pergunta e se ela se divorciar legalmente dele…ela perde a nacionalidade portuguesa… e se nao perder ela pode casar-se comigo e passar o direito para mim me legalizar em portugal atraves dela ou nao ? espero resposta…muito grato..adoro seu site…vALEU

  396. marta silva disse:

    ola, sou brasileira e meu noivo belga ,queremos casarnos na espanha ,gostaria de saber quanto tempo leva para eu conseguir estar legal apos o casamento ? obrigada !

  397. Thiago disse:

    ola gostaria de saber se eu me casar com uma pessoa ja legal na italia,quero saber se eu também fico legal nesse pais, e que medida tomar em relação a isso.
    se possivel me informe por email.
    por favor.
    grato.

  398. Tatiane Dias disse:

    Olá Vania boa tarde, tudo bem?
    O(a) Filho(a) de pai ou de mãe brasileira tem direito à nacionalidade
    brasileira. Os pais deverão registrar o nascimento da criança no Consulado
    Geral, para obtenção do passaporte brasileiro ao menor. O endereço para lhe
    facilitar segue abaixo:
    Consulado-Geral do Brasil em Barcelona
    Av. Diagonal, 468, 2º
    08006 Barcelona
    Web: http://www.brasilbcn.org
    e-mail: contato@brasilbcn.org
    Tel.: 93 488 22 88
    Fax: 93 487 26 45
    Atendimento ao público: de 9h30min às 13h. Atendimento por telefone: até à s
    17h.
    Metrô: Diagonal (Linhas 3 e 5) Ônibus: diversas linhas.
    Aos sábados e domingos, e somente para os casos de comprovada urgência, o
    Consulado dispõe de um serviço de plantão, no telefone 659 078 057.

    Atenciosamente,
    Tatiane Dias

  399. valeria dias disse:

    ola eu e meu namorado brasileiros, decidimos nos casar. vivemos em barcelona. aonde devemos ir? quais os documentos necessários? qual o custo do casamento?

  400. vania disse:

    ola, sou brasileira e meu namorado tbm, estou gravida de 7 meses e terei que ter o filho em barcelona aonde devo ir para registra-lo? ele será espanhol?

  401. Adriano Costa disse:

    tenho 60 anos sou português divorciado, conheci uma cidadã brasileira com 65 anos gostaria de saber se casando com ela poderei permanecer no Brasil,com a nossa idade, se à alguma convenção especial em relação à separação total de bens.

  402. Tatiane Dias disse:

    Olá Fran!
    Primeiramente, para que você consiga dar entrada em documentação Brasileira, será necessário que você já esteja casada e aí sim procure a Polícia Federal para dar entrada na Cidadania Brasileira. O que você pode fazer por enquanto é solicitar um visto de trabalho.

    Atenciosamente, Tatiane Dias.

  403. cristiani disse:

    1. É NECESSÁRIO VIR AO BRASIL HOMOLOGAR O DIVÓRCIO REALIZADO NO ESTRANGEIRO? é automático, feito por procuração?

  404. gustavo disse:

    gostaria de saber pois me casei ,e a minha esposa faz parte da uniao europeia,mais eu vivo ilegalmente 1 ano na irlanda,gostaria de saber se consigo visto ,ou se talvez com um work permit eu possa ir ao brasil e retorna p irlanda novamente ??? obrigado!!

  405. Cristiane disse:

    Gostaria de saber qual o procedimento para se registrar filho de estrangeiro irregular no pais.

  406. FRan disse:

    Meu pregunta é, como tiro carteira de identidade civil e carteira de trabalho , eu sou peruana e voy a casar com brasileiro em un mes, otra pregunta eu tenho 5 meses em rio de janeiro, e eu no renove meu visto aqui em brasil, y la razon foe porque a burocracia em brasil é muito grande e nosso casamento demoro tenho que pagar multa agora que estare casada com brasilero? responde a meu e mail e disculpa por meu erros gramaticales tou aprendiendo portugues.

  407. LUCIA SILVA disse:

    OLÁ,TATIANE DIAS,
    MUITISSIMO OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  408. Tatiane Dias disse:

    Olá Lucia Silva, tudo bem?
    irei responder sua dúvida por e-mail visto que sua questão é um tanto desconfortável para expor aqui a todos.

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  409. Tatiane Dias disse:

    Olá Marly tudo bem? Bom o caso dela é um tanto complicado pois está ilegal
    no país, é um risco e tanto mesmo tendo uma filha nascida lá. Bom aconselho a ela procurar neste caso a embaixada Brasileira que está lá para apoia-la e ajuda-la!
    A retornar ao país de forma mais adequada. Quanto ao registro do filho se já está registrado ótimo se não verifique também junto a embaixada como pode regularizar está questão.
    Lembre-se a embaixada tem a função de prestar serviços aos brasileiros que estão morando fora, então explore os mesmos sempre que possível quando a questão é informação.

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  410. LUCIA SILVA disse:

    gostaria de saber que posso fazer quanto a sair do país com meu filho, pois sou separada e não tenho a permissão do pai,tenho familia no exterior,consigo mover um processo? qual é minha chance?
    obrigado.

  411. Tatiane Dias disse:

    Olá Christina tudo bem?
    Até há pouco tempo bastava tirar o Número de Estrangeiro e a Segurança Social. Para o número de estrangeiro era preciso, em certas províncias, o empadronamento (atestado de residência)

    Para ter informação actualizada, procura aqui http://extranjeros.mtas.es/

    Nomeadamente:

    Régimen de los ciudadanos Comunitarios en España
    Información básica sobre la entrada, estancia y residencia de los ciudadanos comunitarios y sus familiares, conforme a lo establecido en el Real Decreto 240/2007, de 16 de febrero, sobre entrada, libre circulación y residencia en España de ciudadanos de los Estados miembros de la Unión Europea y de otros Estados parte en el Acuerdo sobre el Espacio Económico Europeo, en vigor desde el 2 de abril de 2007.
    PDF em Inglês PDF em Espanhol

    Quanto a emprego aconselho você a mandar seu curriculum O que posso lhe indicar é que cadastre seu curriculum gratuitamente nos links que disponibilizamos e nosso site em várias matérias, que verifque as vagas disponíveis no nosso busca emprego.

    Para mais informações pode também pesquisar na Embaixada ou consulado, temos a embaixada em nosso site.

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  412. Tatiane Dias disse:

    Olá Lourdes!
    Recomendo que você ligue para seu Banco aí na França e procure o
    departamento de Câmbio, creio que eles vão esclarecer parte de suas dúvidas.
    Muito provavelmente também será necessário entrar em contato com o
    Departamento de Câmbio do Banco aqui no Brasil que vai receber este
    dinheiro.
    Ambos os bancos podem cobrar algumas taxas, o Banco na França em função de
    você estar enviando dinheiro para outro país e o banco aqui no Brasil apenas
    vai cobrar pela transação de câmbio.
    OK?!
    Espero ter ajudado e se você puder nos dar um retorno do que aconteceu seria
    interessante. Obrigado!

  413. Christina disse:

    Quero trabalhar na Espanha, cmo devo procedor para ir com toda documentação ? Onde posso me informar sobre visto ou contrato de trabalho?
    Obrigada desde já.

  414. Lourdes disse:

    Moro na França a 7 anos trabalho, tenho filhos.
    Estou comprando um apartamento no brasil e gostaria de fazer uma transferencia bancaria direto ao ex- proprietario para a liquidaçao do apart/ no qual me falta pagar 60mil Reais. total do apartamento 80mil reais.como devo fazer tenho q pagar alguma taxa no brasil pra retirar esse dinheiro. Obrigado!

  415. marly disse:

    Minha filha encontra-s na Inglaterra há 3 anos, estando inlega, ela e o noivo, tiveram um filho que está com 8 meses,
    Peregunto- Como eles devem fazer para voltar para o brasil? quanto ao registro do filho, que ja está com o rergistro ingle? deve ir na embaxada brasileira.? como fazer passo a passo se possivel me explique, por favor !!!

  416. THIAGO LIMA disse:

    Olá, por favor gostaria de uma informação! Eu e minha esposa nós estamos querendo ir estudar na irlanda legalmente, se nós tivermos um filho lá, nós tinha – mos o beneficio de ficar legal nos pais depois que terminar a escola.. Obrigado aguardo respostas..

  417. qero saber c conigo financiar tudo e ir pagando la trabalhando meu telefone e 034 32120440 cel 034 99476372 estou disposto a ir mesmo

  418. Tatiane Dias disse:

    Boa noite Angela, bom acredito que a melhor opção seja casar-se aqui no Brasil, e oficializar o casamento no exterior também.

    Boa sorte e parabéns

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  419. angela disse:

    Oi querida, sou Brasileira e conheci um homem pela internet, nós nos gostamos muito e ele virá em maio e quer se casar comigo, de acordo com o que ele diz ele é médico, 43 anos nunca casado e disse que vai vir e vamos nos casar pois ele me ama…vc acha mais seguro pra mim me casar aqui no Brasil com ele? ou vc acha melhor eu me casar com ele em LÇondres que é onde ele vive!
    Me ajude, pois estou ansiosa!

  420. Tatiane Dias disse:

    Bom Dia Andreia
    Ele sendo cidadão australiano, lhe dá direito a cidadania australiana, porém o visto dele não influencia o seu, ou seja terá de solicitar o seu e também corre o risco de ser negado, a não ser que já tenha um contrato de trabalho e a empresa envie seus documentos e a requisição de seu visto ao consulado. Normalmente aconselho o pessoal a voltar e solicitar o visto, porém acho que no seu caso iria até uma embaixada brasileira mais próxima de você ai, e pesquisaria com eles se não pode ser feito por ai mesmo.
    Boa Sorte e parabéns pelo casamento

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  421. Tatiane Dias disse:

    Olá bom dia, Francisco Possidônio bom é bem simples de se resolver essa situação basta oficializar o casamento no Brasil, como oficializar? Se você estiver no Brasil, provavelmente terá que requerer judicialmente o registro do casamento, depois de legalizar a certidão estrangeira no Consulado brasileiro responsável pela jurisdição do local de expedição, mandar traduzir por tradutor juramentado brasileiro. Após feito isso a esposa passa a ter direito a dupla cidadania, ai é só entrar em contato com o consulado e dar entrada nos papéis, solicitando a mesma.

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  422. Andreia disse:

    Vou mim casar com um cidadao Australiano Aqui na Dinamarca ele tem visto de trabalho e trabalho em Londres. A alguns meses atras eu tive o visto de estudante negado para Londres.Depois de casada posso ter o visto junto ao meu marido? Posso tira o visto novamente aqui na europa ou terei que voltra para o Brasil?

    Grata

    Andreia

  423. Tatiane Dias disse:

    Olá Gabriela Gomes,verifique quais são os documentos necessários para que crianças e adolescentes possam sair do país. Atenção: Pela lei brasileira a autorização judicial somente é dispensável quando:

    a) estiverem acompanhados de ambos os pais ou pelo responsável; ou.

    b) se viajarem na companhia de um dos pais, autorizados expressamente pelo outro por meio de documento com firma reconhecida.

    Sem autorização judicial nenhuma criança ou adolescente nascido no Brasil poderá sair do país sob a responsabilidade de estrangeiros residentes no exterior. Maiores informações em http://www.infraero.gov.br/guia.php.

  424. Ola,
    Gostaria de tirar uma duvida. è o seguinte : Tenho um amigo que é de menor , e tem dupla nacionalidade ( austriaca e brasileira), nascido na Austria.Porem sua mãe mora no brasil ha alguns anos ,ele mora com ela , ela é brasileira e seu pai , falecido , era austriaco.Sua mãe foi fazer uma visita de urgencia na Austria e deixou ele com uma amiga e sua mãe devera permancer na austria por motivo de saude ate novembro e quer que ele va agora para a Austria sozinho. Esse procedimento pode ser feito? Ele tem 16 anos e pela constituição austriaca ele ja é de maior , mais aqui no Brasil não! ele poderá ir para a austria?Como posso resolver esse problema?

  425. Um brasileiro foi trabalhar no Peru com passaport e tudo. Lá casou-se com uma peruana professora de espanhol. Vieram para o Brasil, mas ela não tem passaport. No entanto, aqui já tiveram três filhos que já estão registrados no Brasil. A peruana quer trabalhar no Brasil mas não consegue devido sua situação. Como resolver isso, já que ela quer trabalhar no Brasil, tem filhos brasileiros e é casada somente no Peru?

  426. Elizabeth disse:

    Olá!Sou filha de pai austríaco e já falecido.Gostaria de saber se tenho direito a dupla cidadania e o que devo fazer?

  427. Tatiane Dias disse:

    Olá Juliana se seu marido possui cidadania você pode ter direito a entrar no
    país mas como viveu ilegal por um certo tempo, onde você não citou se foi
    deportada ou não isso pode lhe dificultar a questão para tanto indico que
    porcure diretamente o consulado para que o mesmo possa lhe orientar, tanto
    como deve proceder para entrar com o pedido como para oficializar também seu
    casamento no país “Irlanda” .
    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  428. Flávio Reginaldo de Carvalho disse:

    Olá!
    Minha companheira é filha de pai austriaco, ele veio para o Brasil quando tinha 2 anos com os seus pais (avós dela), acontece que ele faleceu em 1989 e o avô de minha companheira tbm faleceu há muitos anos.
    Hoje resta somente a sua avó, já com a idade bem avançada e sem condições de poder ajudar com o pedido de dupla cidadania.
    sem contar que a maioria dos documentos foram perdidos…como fazer para pedir dupla cidadania para minha companheira?
    outro detalhe, temos dois filhos em comum que levam o sobrenome dela que herdou do seu pai…mas não somos casados no civil, o que devemos fazer para que eu possa ter direito de dupla nacionalidade através dela?
    Pretendemos ir viajar e conhecer o país de origem de seu pai (Austria), e trabalhar na europa também.
    por favor, se puder nos ajudar… ficaremos gratos

  429. julia disse:

    oi me chamo julia,morei na irlanda ilegal por 3 anos,só que vim ao brasil em dezembro e quando voltei na pude entar de volta no pais!!mais tava namorando com um brasileiro que mora lá a 8 anos e ele é legal no pais!!!ele veio ao brasil casou comigo agora quero saber se eu tenho algum problrma pra ir pra irlanda se casei com ele.mais ele teve que ir na frente por causa do serviço dele e eu fiquei!!!minha pergunta e se agora eu fou se vai ter algum problema!!!brigada aquardo a resposta imediata//

  430. Marlo Simon disse:

    Olá,

    Estou oficializando uma União Estável com a minha companheira. Temos uma dúvida com relação aos direitos adquiridos neste contrato para o caso de fixarmos residência em outro país, por exemplo nos Estados Unidos ou Austrália.
    Teríamos os mesmo direitos de cidadãos “casados”, para vistos de trabalho, de cônjuge , etc..

    Obrigado,
    Marlo Simon.

  431. sou casada com espanhol a32 anos tenho filhos com ele. morei na italia por um tempo quero retornar como posso fazer para viver legalmente lá e trabalhar

    gracie

  432. Elaine disse:

    Vou para Holanda pois tenho amg la, gostaria de estudar, trabalhar e viajar pela Europa, que tipo de visto solicitar ao Consulado dos Reinos Baixos

  433. terezinha disse:

    Ajuda…
    Gostaria de retornar para o Brasil.
    Resumindo eu gostaria de informacoes como requerer novamente a minha cidadania brasileira pois faz 13 anos me tornei uma cidadania austriaca, por motivos pessoais, e na epoca fui informada que seu retornasse ao Brasil, eu poderia adquerir novamente a minha cidadania brasielra, pois tive que entregar meu passaporte brasileiro.Sendo assim gostaria de saber se poderia morar junto com a minha familia austriaca(meu marido Mario, meu filho Lucas de 6 anose minha filha de 1 ano e 7 meses); sem problemas no Brasil.
    Quais sao as primeiras providencias que tenho que tomar, pois estamos realmente em investir no Brasil, e morar no Brasil. AGUARDO RESPOSTA
    TEREZA LINZ

  434. alan disse:

    Eu estou casado com uma Argentina cuando casamos ela adoto meu sobrenome.
    Eu fui a policia federal levei os papeis que eles pideron eles falaron que não podia dar entrada na documentação poque na identidade da Argentina estaba com o sobrenome que la nasceu de solteira e a certidão de casamento estaba com o sobrenome dela e a que ela adoto de mi que seria de casada .
    Eles mandaram para o consulado argentino a tirar um passaporte com o sobrenome de casada nos fomos y la falaron que eles fariam isso si colocassem uma “de” enfrente do meu sobrenome poq tem uma lei Argentina que a mulher pode levar o sobrenome do marido mientras tenha um “ de” na frente. O que eu faso? .tem como tirar meu sobrenome da certidão e sim tem cuanto tempo de mora para tirar?

  435. Maurício Borges disse:

    Olá, tenho uma dúvida em como proceder…
    Minha Mãe mora atualmente na Espanha, ela é divorciada no Brasil, em breve irá se casar com seu noivo que é espanhol.
    As perguntas são: quais os documentos que ela precisa para casar-se na Espanha; em quais órgãos preciso levar os documentos, antes de envia-lós à ela?
    Por favor me ajudem, pois estou meio perdido…
    Desde já agradeço!

  436. Marcelo Vieira disse:

    Olá,

    minha irmã mora nos EUA. Ela foi para lá com 8 anos de idade.Agora aos 23 anos deseja regularizar sua situação como cidadã brasileira. Acontece que ela não pode vir ao Brasil pois acaba de ter um bebe. Ela possui passaporte mas não possui CPF e nem Identidade. Ela pode retirar esses documentos por lá?

    obrigado

    Marcelo Vieira

  437. maria das dores disse:

    gostaria de saber q documentos devo apresentar na espanha , ja q tenho uma filha casada com espanhol e uma neta q nasceu na espanha , e gostaria de ir conheçe la ,por favor me responda e tire minhas duvidas.

  438. lidis disse:

    tenho 2 filhos que moram na inglaterra . que tem o visto para viver na inglaterra o que eu faria para viver la com eles pois o menor so tem 13 anos

  439. Tatiane disse:

    Olá Henriqueta, tudo bem?
    As possibilidades de brasileiros se naturalizarem espanhóis são bastante limitadas. Isto porque a obtenção da cidadania é restrita para os filhos ou netos de imigrantes. Caso a pessoa tenha pai ou mãe nascidos na Espanha, a cidadania poderá ser requisitada em qualquer época, independente da idade. Se o interessado for neto, ele deverá ter no máximo 23 anos, desde que seus pais já tenham requisitado a cidadania. O consulado geral da Espanha em Porto Alegre afirma que estas regras são gerais, mas cada caso de pedido de cidadania é avaliado individualmente.
    Se o brasileiro interessado se enquadrar nestes casos, ele poderá entrar com o pedido de cidadania junto ao corpo diplomático espanhol mais próximo. Os documentos que devem ser apresentados são:
    • Certidão de nascimento do interessado (fotocópia autenticada)
    • Folha declaratória de dados assinada pelo pai ou mãe espanhóis
    • Certificado de nascimento original do interessado
    • Fotocópia autenticada de certidão de casamento dos pais
    • Cópia autenticada da certidão de nascimento do pai do interessado
    • Cópia autenticada da certidão de nascimento da mãe do interessado
    • Caso os pais não sejam casados, fazer isso constar da folha declaratória de dados
    • Documento espanhol do pai ou da mãe (passaporte espanhol). Caso não tenha passaporte espanhol, deverá ser entregue um certificado de naturalização emitido pela Polícia Federal brasileira. Se o pai ou mãe for falecido, é necessário entregar a certidão de óbito.
    • Cópia autenticada da carteira de identidade para estrangeiros do pai ou da mãe, emitida pela Polícia Federal
    • Se o interessado for maior de 18 anos, deve apresentar uma certidão de antecedentes penais (isto não é pedido em São Paulo).
    As pessoas que tiverem passaporte espanhol têm direito de moradia permanente e permissão de trabalho tanto na Espanha quanto nos demais países da União Européia (UE). São eles: Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Portugal, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Finlândia, Suécia, Áustria e Grécia.

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  440. Henriqueta Melo disse:

    Ola meu Nome eh henriqueta e gostaria de tirar cidadania Europeia, meu falou q meu pisavo era espanhol porem preciso ter certeza. Acontece q so sei o nome dele. Como devo proceder? para saber os outros dados dele? a quem devo procurar

  441. Tatiane disse:

    Olá Carol tudo bem?
    Bom se você já tem sua dupla cidadania, não terá dificuldades em arrumar emprego pois possue os mesmos direitos de um cidadão europeu, quanto a avisar alguém sempre é bom, pois sempre precisamos estar mantendo contato com nossos familiares, além do que é muito mais seguro.

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  442. Carol disse:

    Me ajudem por favor.

    beijocas

  443. Tatiane disse:

    Olá Senhor Paschoal Maronna respondendo a sua pergunta;

    Casamento de brasileiros com estrangeiros no Brasil
    Documentação necessária
    Do estrangeiro(a):

    1. Certidão de nascimento original (ou documento equivalente no qual constem o registro oficial de nascimento).

    2. Certidão de estado civil solteiro (ou documento equivalente que prove que o estrangeiro(a) é legalmente solteiro no país de origem.

    3. Certidão da Polícia Federal (comprovação de que o estrangeiro(a) está em situação regular no país, ou seja, com visto válido de turista).

    4. Passaporte

    Do brasileiro(a):

    1. Certidão de nascimento original

    2. Comprovante de Residência

    Observação: também é exigido no ato do pedido no cartório a apresentação de 2 testemunhas que conheçam os noivos, maiores de 18 anos e portando CPF e Identidade.

    Casamento de brasileiros com estrangeiros no Brasil
    Passo a passo

    1. A primeira coisa a fazer é reconhecer a autenticidade dos documentos estrangeiros (item 01 e 02) no Serviço Consular / Ministério das Relações Exteriores do Brasil no país onde o documento foi emitido. Por exemplo, um estrangeiro(a) com visto de turista residente na França deverá procurar o Consulado do Brasil em Paris para registrar a autenticidade dos documentos. O documento não é registrado imediatamente, em geral, o consulado leva no mínimo uma semana para emitir a autenticação.

    2. Ir à Polícia Federal apresentando passaporte. Uma certidão será emitida, comprovando a situação legal o país e discriminando quantos dias o estrangeiro(a) ainda tem de permanência no Brasil. Isso é muito importante, pois o juiz vai autorizar o casamento baseado no tempo que ainda resta para o estrangeiro(a) ficar no país.

    3. O estrangeiro(a) deverá se dirigir à Junta Comercial ( mais informações pelo site http://www.jucesp.sp.gov.br/), para requerer o reconhecimento da documentação no Brasil, atenção para o seguinte:

    a) É preciso ter paciência, o atendimento é péssimo e caso confrontados eles podem tornar ainda mais lento o processo.

    b) Ao apresentar os documentos, o funcionário pedirá para que você faça cópias dos papéis, pague a taxa, e compre uma espécie de pasta padronizada. Tudo isso é feito numa papelaria.

    c) Esteja certo de ter todos os documentos, inclusive o passaporte, fotocopiados e protocolados nessa pasta. Se esquecer algum documento, terá que pagar novamente pelo reconhecimento.

    d) O funcionário deverá encaminhá-lo a um tradutor juramentado, no idioma de origem dos documentos. Esse serviço é feito,mas você terá que pagar ao tradutor em média R$ 35,00 por página traduzida.

    e) Após obter do tradutor a cópia dos documentos traduzidos e assinados por ele, você deverá voltar na Junta comercial.

    f) O funcionário então irá assinar um ofício reconhecendo o registro dos documentos, uma das pastas é arquivada e a outra, com os documentos originais, fica com você e será levada ao cartório.

    4. Não, ainda não é hora de ir ao cartório. Você deverá registrar a Certidão de Nascimento no 2º Ofício de Notas, Será necessária uma fotocópia da certidão e o pagamento de uma taxa .

    O original da certidão não será devolvido. Ele ficará arquivado no 2º Ofício de Notas. Em compensação, para futuros fins necessários, é como se sua certidão de nascimento ficasse registrada no seu país de origem e também no Brasil. A qualquer momento, você poderá requerer (pagando uma taxa, é claro) uma comprovação de sua origem e filiação, emitida no Brasil.

    5. De posse de todos os documentos, incluindo o documento da Polícia Federal, você poderá ir ao 4º Oficio de Notas, acompanhado das duas testemunhas maiores de 18 anos, para dar entrada no pedido de casamento. Lá será paga a taxa pela entrada no processo e mais outra taxa pelo registro de toda documentação.

    6. Na hora de requerer o casamento, é necessária especificar o regime de comunhão de bens. Caso os noivos optem por separação total de bens, o que significa não partilhar de nenhum bem em comum adquirido antes ou durante o casamento, essa escolha tera que ser registrada no 3º Ofício de Notas.

    7. Para registro, você deverá levar o acordo pré-nupcial até o 3º Ofício, pagar uma taxa . O documento fica pronto, em média, em 48 horas. Uma cópia dele deverá ser devolvida ao 4º Ofício para ser anexada ao processo de casamento.

    8. Toda a documentação dos noivos será encaminhada para o Juiz responsável pela autorização do casamento, que é marcado geralmente em 20 dias. Caso não haja nenhum impedimento legal, a cerimônia é autorizada no tempo habitual. Para o dia do casamento, novamente, serão necessárias duas testemunhas.

    9. Após a homologação do casamento civil, o estrangeiro(a) estará apto a requerer ao Ministério da Relações Exteriores, através da Polícia Federal, o visto de residência temporária no Brasil, com base na união familiar com brasileiro(a).

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  444. Paschoal Maronna disse:

    Prezado Senhor

    Gostaria de obter uma informação sobre revalidação de casamento estrangeiro no Brasil: Minha filha é casada legalmente nos EUA com um americano. Ambos, hoje, vivem e trabalham no Brasil. Como fazer para revalidar o casamento aqui no Brasil, em São Paulo/SP?
    Agradeço antecipadamente.

  445. Ola disse:

    Estou indo morar em portugal, tenho dupla cidadania e queria saber o que devo fazer , para morar , estudar e trabalhar.

    Não volto mais para o brasil como devo proceder com documentação, eleições, imposto de renda, tenho que avisar a alguem que não volto?

    Aguardo retorno ansiosamente
    bjs Carol

  446. Tatiane disse:

    Olá Tatiana preciso de mais informações para poder lhe responder, descreva mais qual sua situação e em que país está para pesquisarmos sobre suas Leis.

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  447. tatiana disse:

    eu gostaria de saber quanto tempo leva pra sair a homologaçao de divorçio

  448. Cassio disse:

    Vi uma sessão que respondia o que é necessário para conseguir validar o diploma para poder dar entrada em universidades no exterior.
    Pretendo fazer uma pós graduação na Espanha e já fiz a primeira parte que e juntar o diploma e histórico da faculdade e histórico do colégio.

    Já tentei mil vezes entrar em contato com o MRE pois agora não sei o que fazer com os documentos…

    Envio direto para o ministério? aos cuidados de quem? Tenho de enviar o original? O que será feito lá? quanto tempo costuma demorar, tenho que pagar por isto?
    Obrigado pela força

  449. Leandro disse:

    Minha namorada tem nacionalidade espanhola por força dos avós dela… qual a possibilidade de ser extendida a mim?! nos casando?

    Grato
    Leandro Leal

  450. cidylan disse:

    olá Ciu!
    Em minhas constantes pesquisas, vi que:

    Se eles forem casados (não acho que a forma como foi o casamento conte) ela pode pedir visto de visitante e, ao chegar no Canadá, pode pedir visto de trabalho. Agora o visto dela fica atrelado ao dele, quando o dele vencer o dela também acaba. Seria bom que ela junte um dossiê completo para não ficar parecendo que o casamento é uma armação.
    Junte fotos deles juntos, leve testemunhas e etc.

    Primeiro tem q casar. Depois tem que ver se o skill level da profissão é O, A ou B, se sim! já pode perdir no Brasil mesmo um open Work Permit, senão terá o visto de acompanhante.

    Achei esse relato em minha pesquisa:

    “tive um amigo q casou por procuracão (e a mãe dele representando a noiva)…a noiva era , inglesa e ele Brasileiro… marcaram a data e houve um imprevisto e ela teria que resolver alguns problemas e adiar a viagem, portanto tiveram q fazer assim, mas o melhor mesmo, é ir ao cartorio da cidade e saber deles… E seu amigo tentar saber do consulado Brasileiro mais próximo de onde ele estiver residindo. Pois de alguma forma terá de provar que não se casou com ninguém enquanto fora (bigamia é crime). Mas acho q da certo sim.
    Boa sorte!”

  451. ciu disse:

    meu amigo (brasileiro) foi a trabalho, com contrato de dois anos no Canada, e sua namorada permance no Brasil.
    Gostariamos de saber poderão se casar por procuração e após, se necessario, ela podera entrar no Canadá , como esposa e ter uma vida legalizada, msm sem exercer um trabalho especifico.
    Obrigada
    ciu

  452. Tatiane disse:

    Olá Stéfannie

    A resposta de sua pergunta ficou um pouco extensa por isso mandei via e-mail

    Atenciosamente
    Tatiane Dias

  453. Stéfannie disse:

    Sou nascida no Brasil, mas tenho dupla nacionalidade ( Brasileira / Austriaca ), devido ao meus avos, sendo que esse ano me casei aqui no Brasil com um brasileiro, ele tem direito a nacionalidade austriaca tambem, se tiver qual o procedimento a ser feito. Grata.

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta